Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Reinaldo Azevedo: o pit bull com trabalhadores honestos que vira poodle de deputado corrupto

Por Tadeu Porto

10 de junho de 2016 : 18h18

Por Tadeu Porto (@tadeuporto), colunista do Blog O Cafezinho*

RA se pegou, na noite do dia 09 de Junho de 2016, chateado com a Federação Única dos Petroleiros, pois não conseguiu entender o porquê de uma greve de 24 horas contra o Golpe de Temer com forte inclinação a entrega dos bilhões de reserva de petróleo no Pré-sal.

Como eu sou bonzinho, e estou de bom humor pelo andamento da greve dos petroleiros e petroleiras, vou explicar a ele e tentar estancar essa angústia que deve estar sentindo no peito por não entender que a classe trabalhadora, numa democracia, também tem direito de se manifestar, inclusive por uma greve que é regulamentada pela Lei nº 7.783/89.

Vamos considerar, a priori, que Reinaldo não entende nada de petróleo. Penso ser plausível tal conclusão interpretando alguns textos dele, por exemplo: 1) o novo presidente da Petrobrás não se “entrega a chicanas partidárias” (Parente acumulou uma vaga no CA da Petrobrás e nos ministérios da casa civil e do “apagão” do FHC, mas ele não participa dessas “chicanas”, aparentemente. Estava lá por coincidência mesmo); 2) Que a extração de barril de pré-sal esteve, em janeiro desse ano, U$62,00 (bizarrice que já comentei aqui) e 3) Que o projeto do Serra, possível fruto de um lobby que Wikiweaks revelou (também já comentei a preocupação das empresas com os fornecedores AMERICANOS) é bom para o país.

Bom, a democracia permite que cidadãos escrevam o que quiser, entendendo ou não sobre o assunto, desde que não cometa algum crime em suas palavras. E confesso que me peguei surpreso por RA ofender a FUP [eu até enxergo certa calúnia na coluna dele, mas prefiro responder na dialética de textos] que é uma instituição republicana,  democrática e reconhecida pela legislação brasileira.

E por que isso me é estranho?

Oras, pois os olhos republicanos de Azevedo parecem ter uma flexibilidade especial quando se trata das instituições brasileiras. Por exemplo, aquele texto emblemático “ódio a Cunha é ódio a democracia” foi de uma fofura incrível, parecia a Agnes do filme “Meu Malvado Favorito”. Vamos relembrar o texto escrito para a Folha:

Como sou um fanático da democracia representativa e um discípulo de Montesquieu, eu o aplaudo [Cunha]”  (…)
“Sim, eu sei que Cunha é um dos investigados da Operação Lava Jato. Caso venha a ser colhido por algo que eventualmente tenha feito (ou que não tenha) – e torço para que seja inocente –, será uma pena”

Reinaldo até considerou que Cunha pode ser “colhido por algo” que eventualmente não tenha feito… É muita doçura!

Além disso, atentem para algo igualmente interessante: sobre a federação que representa a categoria petroleira, dentro da lei, não tem nada de “fanático da democracia representativa”. Ademais, não pesa contra a FUP sequer investigações, nem na lava-jato e nem em lugar nenhum, portanto, numa busca de coerência entre as palavras do Reinaldo – sei que pode ser inútil mas não perco a fé na humanidade – não consigo entender a lógica de proteger Eduardo Cunha sob a armadura de presidente do legislativo e atacar, sem pudor ou conhecimento, uma das maiores federações de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras.

A FUP luta, hoje, por aquilo que ela acredita ser melhor para o país: um projeto nacionalista para o aproveitamento do petróleo como um todo no Brasil. Ou seja, que a exploração, a produção, o refino e os devidos tratamentos movimentem a cadeia produtiva nacional, não só gerando emprego a petroleiros e petroleiras, mas também a metalúrgicxs do setor naval, engenheirxs e pesquisadorxs de inovação tecnológica, petroquímicos, empregadxs da construção civil e afins. Até outro dia, com a ideia de Petrobrax que Pedro Parente votou enquanto ministro, a cadeia produtiva do petróleo brasileiro deixava lucros e empregos no exterior.

E para não ficar só nas críticas ao blogueiro da Veja, respondo, aqui, os questionamentos que ele colocou em sua coluna:

Em primeiro lugar, lutamos, e muito, nos governos do PT. Como exemplos, cito a segunda maior greve da nossa história, que pautou o preço internacional do barril de petróleo e foi num momento de fragilidade da Dilma em Novembro de 2015 (a Forbes destacou que nossa greve foi por razões não corporativas) e a primeira interdição de uma plataforma – marco da luta por saúde e segurança – nas vésperas da eleição de 2010.

Em segundo lugar, temos total noção do que é (neo)liberalismo. Possuímos, inclusive, experiência material com essas políticas que buscam o lucro sem considerar variáveis expressivas, como a qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora, a ponto de mandar uma plataforma inteira para o fundo do mar (a P36 que produzia 80mil barris por dia, pode fazer as contas do quanto de dinheiro ela deixou de fazer) e matou onze petroleiros que tentaram combater o incêndio no local. Sem contar na redução drástica do quadro de funcionários, da perda de conquistas históricas e, sem esquecer, da corrupção que não é investigada e deixa até o réu confesso Cerveró estarrecido.

Por fim, destaco que a Petrobrás só está no abismo para entreguistas, que talvez seja um rótulo o qual Reinaldo se identifica, que não enxergam que a geopolítica do petróleo reproduz um cenário extremamente adverso para as petroleiras de todo o mundo e, assim como na crise de 60 quando sete viraram quatro irmãs, só as mais fortes sobreviverão.

Basta saber se Azevedo é brasileiro o suficiente para enxergar que a Petrobrás (que já foi considerada, no segundo mandato do Lula, uma nova “sete irmã”) é competente para sair dessa crise como foi para descobrir a maior reserva de petróleo da história recente.  Ou se ele é só mais um que, desde Getúlio, tenta entregar nossa riqueza a nomes internacionais.

E, convenhamos, eu nem estou pedindo muito, Reinaldo…

Só espero que seu republicanismo democrata trate os petroleiros e petroleiras com a sutileza e educação que você entrevistou o então presidente da câmara, o conservador que gosta de Pink Floyd, Eduardo Cunha. Não custa nada, não é verdade?

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

34 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Luiz Augusto

25 de junho de 2016 às 12h05

DEFENDER O INDEFENSÁVEL. Veja o que diz esse blogueiro, ROLA BOSTA, defensor de Eduardo Cunha
Por: Reinaldo Azevedo 22/06/2016 às 16:52
O MPF tem de saber que não é ombudsman da sociedade e do processo político. Errou, por exemplo, ao passar a impressão de que o PT não comandou o petrolão.
O MPF errou, por exemplo, ao passar a impressão de que o PT não está no comando do petrolão; de que se trata de uma obra compartilhada com o PMDB. Errou ainda mais quando fez de Eduardo Cunha, que tem de ser punido, o grande nome do escândalo. E ele não é.

Responder

JOHN J.

14 de junho de 2016 às 22h17

MAS, QUEM É QUE AINDA DÁ CRÉDITO E LÊ AS BOSTAS QUE ELE ROLA.
ELE FEDE EM CORES E AO VIVO, SUA VOZ É MAU CHEIRO TRANSMITIDO PELAS ONDAS SONORAS,, SUAS LETRAS ESCRITAS SÃO OS RASTROS DAS BOSTAS QUE ELE ROLA.

Responder

    Luiz Carlos

    16 de junho de 2016 às 09h17

    Pior que tem muito acéfalo que dá crédito a Reinaldo Azevedo.

    Responder

17Abril2016

14 de junho de 2016 às 17h13

R.A. É MAIS UM CAOZINHO BARULHENTO DA MATILHA GOLPISTA

Responder

RADICAL

12 de junho de 2016 às 22h55

Este pseudo jornalista RA não passa de um idiota à serviço dos golpistas.

Responder

    Sebastiao Leite

    12 de junho de 2016 às 23h07

    Golpista já virou retrô, amigo. Se atualize para acreditar você mesmo naquillo que escreve. Todo o mundo é golpista. Só o PT que deu golpe financeiro, moral, ético e cultural não o é…sei… Vá trabalhar igo e não viver de pães e mortadelas (ou salames)….

    Responder

Sebastiao Leite

12 de junho de 2016 às 22h39

Após suas exposições,as quais permitem a democracia, lidas por mim (e de petróleo tenha certeza entendo mais que você -se é que conheces algo além de sindicalismo e suas benesses), te desafio eu, não o Reinaldo Azevedo, a uma quaestio disputatae -não pressinto que saibas ao menos o que seja isso- , sobre suas colocações e fazer voce verificar que nenhum de seus argumentos sobrevivem ao mais simplório argumento. E, tenha presente: você não representa os petroleiros (ao menos na formação de achismo pessoal). Explicite o ofício em exercício e posição do ocupante. Essas suas… estão manjadas e não são mais digeridas. E tenha certeza, o Reinaldo Azevedo, nesta, tem razão. Estude muito para se deparar com alguém como ele. Vai passar vergonha. Segue onde me encontrar. Imbetiba. Prédio 124. Não posto telefone ou email devido poder ser contra regras. Mas, te encontro fácil se desejares.

Responder

    Erick Grazina

    22 de junho de 2016 às 22h00

    “…Estude muito para se deparar com alguém como ele….” Ahhh, que bonitinho! Ele realmente acredita que RA tem alguma erudição… Será que eu devo contar que Papai Noel não existe? Não! Melhor deixar a criança viver suas doces fantasias…

    Responder

      Sebastiao Leite

      22 de junho de 2016 às 22h30

      Conheço seu tipo. Sabe onde me encontrar para um face a face. Dispensa-se RA para sofistas de seu naipe. Não dura um round comigo. Para que RA contra ti. Será que és um sindicalistas pelego com medonho de perder a teta, a mortadela do pão e os R$30??? Procure outro trouxa igual a ti amigo.

      Responder

        Erick Grazina

        22 de junho de 2016 às 22h35

        Ui! A garotinha tá nervosa! Que medo! O que houve? Vovó esqueceu de fazer seu leite com pera hoje?

        Responder

          Sebastiao Leite

          22 de junho de 2016 às 22h45

          Ops. O Gracinha…foi mal…Grazinha…Enfim…Grazinha se magoou só por ter citado a falta de mortadela? Sentimental esse Grazinza que vive de pelegagem. Trabalhe Gracinha…Ops…Grazinza…..Não acerto…Granzinza…

          Erick Grazina

          22 de junho de 2016 às 22h48

          Tenho apenas uma dúvida: você cospe ou engole depois que paga um boquete para o Tio Rei? Sério, acho que todos aqui do blog estão curiosos…

          Sebastiao Leite

          22 de junho de 2016 às 23h02

          Satisfaça o grupo. Sendo você sindicalista (seu modo de se expressar – ou usar de gracejos e ironias na falta de intelecto – te denúncia), e sendo o Gracinha do grupo… Grazinha….nem na ironia você faria frente comigo…Seu tipinho eu conheço há décadas…Mesmas Grazinha…Gracinhas….Ops..Gazinhazinha.. Adeus “cuompanheiro” sem pão sem mortadelamortadela…

          Erick Grazina

          22 de junho de 2016 às 23h07

          E o retardadinho realmente acha que eu sou sindicalista ou que me importo com isso. Depois de todas as postagens não percebeu que estou apenas tirando com a sua cara. E ainda chama os outros aqui de lentos… Por favor continue respondendo para que eu continue rindo aqui…

Paulo Roberto

12 de junho de 2016 às 22h35

Prezado comentarista. Antes de tudo fiquei assustado quando comecei a ler tantas palavras com a letra “X” espalhadas pelo texto, me desculpe, mas é que eu uso a língua portuguesa, que apesar das tentativas de modificações de alguns acéfalos, continua considerando a palavra “engenheiro” como correta. Quero dizer que conheço esta grande empresa, como prestador de serviço, há quase 30 anos. Neste período sempre tivemos noticias de corrupção na empresa, mas não com a escala, com a organização e com o método adotado nos governos do PT. Quando votei em Lula para os dois mandatos, tinha a esperança de ver um governo que combatesse a corrupção já endêmica no governo de Fernando Henrique. Fiquei entusiasmado com a luta para se construir nossas plataformas no Brasil e para que se voltasse a desenvolver novas refinarias para atender às necessidades de nossa economia em crescimento. Hoje vejo que tudo era uma grande mentira, pois o objetivo maior desta grande quantidade de obras que aconteceram nestes 13 anos não foi dar trabalho e emprego para as indústrias e para os trabalhadores do Brasil. O grande objetivo era enriquecer os políticos no poder e seus amigos empresários, principalmente empreiteiros. As obras foram sendo paralisadas, com as construtoras demitindo milhares de trabalhadores, após a descoberta dos esquemas milionários. Estas pessoas que o senhor tanto defende, conseguiram trazer para a falência nossa grande Petrobras, assim como a Eletrobras. E por favor, não venham me dizer que eu ouvi falar tudo isso. Eu testemunhei a forma como as empresas eram contratadas, sem que houvesse um projeto de detalhamento consistente, dando margem às manipulações que hoje conhecemos graças à Operação Lava-jato.

Responder

    Sebastiao Leite

    12 de junho de 2016 às 23h04

    Parabéns amigo. Endosso em gênero, número e grau e faço suas minhas palavras se assim o permitires. Também presenciei tudo isto por mais de 28 anos. Este discurso deste benemérito de situação favorável, onde a verdade dele e somente a verdade dele existe (aliás a psicopatia dos PTistas é algo a ser estudado), é típico de alguém perdendo uma teta, um apaniguados. Não se deram conta de que sejam zumbis. Não enganam nem a si mesmos. Vivem de um rancor latente e utopia funesta.

    Responder

    Antonio Carlos Lima Conceicao

    02 de agosto de 2016 às 18h24

    “…conheço esta grande empresa, como prestador de serviço, há quase 30 anos. Neste período sempre tivemos noticias de corrupção na empresa, mas não com a com escala, a organização e com o método adotado nos governos do PT.”
    Segundo o tucano Ricardo Semler, a propina baixou na era petista.
    E olhe que os petistas deveriam até cobrar mais, pois ainda tinham que pagar aos tucanos, como o Sérgio Guerra que foi filmado cobrando propina para enterrar a CPI da Petrobrás.

    Responder

PAULO ALBERTO

12 de junho de 2016 às 10h51

Se existe um traidor nessa história dos 54 milhões de votos é Dilma
PMDB levou ao menos 20 milhões de votos para a petista
Sem o Michel, o presidente seria Aécio nas eleições fraudadas de 2014

Responder

PAULO ALBERTO

12 de junho de 2016 às 10h47

Os faxineiros da charge são, com toda a certeza, a senzala diante da casagrande

Responder

Sergio Santhiago

11 de junho de 2016 às 16h56

Esse traste sarnento de nome reinaldo azevedo, teve a cara de pau e a má fé de dizer, dia 8, que o Mi, o michel golpista, se comprometeu a não sair candidato à presidência em 2018… Que fofo né reinaldinho… o Mi não se comprometeu a não sair candidato??? O MICHEL GOLPISTA ESTÁ INELEGÍVEL POR 8 ANOS E É POR ISSO QUE ELE NÃO SAIRÁ CANDIDATO… E NÃO PORQUE ELE NÃO QUER… PILANTRA MAL CARÁTER !!!

Responder

Sebastião

11 de junho de 2016 às 13h19

Todas as vezes que ouço ou leio o nome de Reinaldo Azevedo eu me lembro da melhor definição que esse boçal recebeu em vida. Um “rola-bosta” como bem disse o Frei Leonardo Boff. O cretino merece uma cadeira na Academia Brasileira de Escritores Imbecís. Pior que ele só mesmo o Merval Pereira! E, se acham intelectuais.

Responder

Octavio Filho

11 de junho de 2016 às 10h43

Eu sempre digo que os coxinhas (principalmente os eleitores do PSDB) não ligam para a corrupção, pois os seus políticos e empresários são extremamente corruptos. O problema deles está relacionado aos movimentos sociais. Detestam sindicalistas, negros, índios e muitos deles também detestam nordestinos. Esta é a minha percepção.

Responder

    Sebastião

    11 de junho de 2016 às 13h24

    Sem falar que tem inveja dos ricos e adoram pisar nos pobres. A maioria posa de bem de vida, dormindo todas as noites com o cheque especial no vermelho, as prestações do carro e da casa em atraso. Nem se fale do condomínio… É gente que come sardinha e arrota bacalhau. Mas, não perde a pose. Principalmente, em São Paulo. Se acham o “fino” do Brasil!

    Responder

      17Abril2016

      14 de junho de 2016 às 17h17

      De pleno acordo. Os coxinhas sao movidos pelo odio. Odio aos pobres, ao povo quw tabalha.

      Responder

ANGELO VIEIRA

11 de junho de 2016 às 10h05

O Reinaldo Azevedo se garante. Seus artigos contundentes doem no fundo da alma. O cara mata a cobra e mostra o pau. Sindicalista é uma classe que há muito tempo que já devia ter sido extinta de nosso país ! Não servem pra porra nenhuma. Não trabalham, não deixam ás pessoas trabalharem, vivem em bando, sobrevivem do dinheiro do trabalhador, adoram uma mamata pública, são profissionais na arte da baderna, e ainda por cima são atrelados ao PT. Pra quem gosta de merda, sindicalista é um bom prato.

Responder

    Delano SS

    12 de junho de 2016 às 15h16

    Na hora de defender os direitos do Trabalhador são os sindicalistas e sindicatos que vão lá peitar o patrão e os políticos canalhas que tentam roubar os direitos trabalhistas e sociais do povo. São eles que saem as ruas para protestar por mais direitos para a classe trabalhadora que muitos que criticam querem o fim de sindicatos e a classe trabalhadora desunida pois assim é mais fácil estrupar os direitos do povo do Trabalhador. Por isso não fale mais besteira, ficou feio pra você esse comentário ignorante burro e vergonhoso.

    Responder

Dario Bordin Lenci

11 de junho de 2016 às 04h19

O pete destruiu a Petrobras em prol do seu projeto de poder perpetuo e enrequecimento ilicito do seus lideres e apaniguados.So cegos como os militontis esquerdopatas fingem nao enxergar o caos provocado pelo pete ao pais e aos brasileiros honestos ,que,estao,todos os dias sendo demitidos de seus empregos.

Responder

Sérgio Rodrigues

10 de junho de 2016 às 22h35

Perda de tempo com esses fascista!…Ele merece é desprezo!…

Responder

Nova Esquerda

10 de junho de 2016 às 22h29

Não sei porque a gente perde tempo com esse vigarista da tia rei… essa bicha velha corrupta.

Responder

    Paulo Roberto

    12 de junho de 2016 às 22h38

    Não sabia que a “nova esquerda” era homofóbica. Triste…

    Responder

Claudia Lucia Alves de Santana

10 de junho de 2016 às 21h14

Esse Reinaldo Azevedo é uma bosta anta! Quem não sabe que esse sem escrúpulos é um safado que vive de favores e risinhos a base de galanteadas de segundas intenções aos golpistas? Seria bom que o povo não prestasse atenção a nenhum desses jornalistas do PIG. São porcos por tradução e porcos por tradição. O farelo verde e amarelo que eles consomem diariamente ainda é pouco, querem o farelo preto do petróleo e o farelo vermelho do sangue dos trabalhadores brasileiros! Vai te catar Reinaldo Azevedo, leva teu DNA patético para a estratosfera mediana de teu linguajar ferino.

Responder

    Octavio Filho

    11 de junho de 2016 às 10h46

    Eu acho que este blog como outros sujos, trazem o pensamento de RA e Merval para criar um fato jornalístico. O que nos interessa a opinião deles. Eu não lei a veja e nenhuma outra revista da globo ou da abril. Não vejo jornalismo da tv das grandes emissoras. Então, o que eles pensam não faz a mínima diferença para mim e para quem tem algum discernimento.

    Responder

      Roberta Vilarejo

      11 de junho de 2016 às 11h12

      Sei.

      Responder

JOHN J.

10 de junho de 2016 às 21h12

SENADORES DO PSDB, PP, DEM E PPS DISCUTIRAM CRISE INSTALADA NO SENADO E SE UNEM CONTRA PEDIDO DE PRISÃO DE RENAN, JUCÁ E SARNEY
Aécio Neves (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Ana Amélia (PP-RS); Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Waldemir Moka (PMDB-MS); Ronaldo Caiado (DEM-GO), Cristovam Buarque (PPS-DF)
REUNIRAM-SE NO GABINETE DO TUCANO TASSO JEREISSATI (PSDB-CE), NA QUINTA-FEIRA 09/06/2016, MOSTRANDO QUE O SENADO NÃO ESTÁ DISPOSTO A APROVAR O PEDIDO DE PRISÃO DOS BANDIDOS AMIGOS DENUNCIADOS PELO PGR.
Leia mais http://oglobo.globo.com/brasil/senadores-se-unem-contra-pedido-de-prisao-de-renan-juca-sarney-19479544

Responder

Deixe um comentário