Menu

Democracia é governo do povo? – análise da grande mídia

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Boa tarde. Às vésperas das eleições municipais, a ideia de democracia no Brasil anda muito relativizada. O impedimento da presidenta Dilma escancarou a parcialidade do judiciário, os esquemas de parlamentares como Eduardo Cunha, a […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

Às vésperas das eleições municipais, a ideia de democracia no Brasil anda muito relativizada. O impedimento da presidenta Dilma escancarou a parcialidade do judiciário, os esquemas de parlamentares como Eduardo Cunha, a manipulação que a TV aberta e a grande mídia ainda exerce sobre a população etc.

Tenho impressão que depois de passada as eleições, o governo Temer intensificará a agenda golpista com vistas a colocar em prática as reformas já sabidas (e sabe Deus quantas mais) . Caberá à esquerda, seja nas ruas, seja nas mídias alternativas , o papel de resistência e superação dessa aguda crise política.

Até amanhã.

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • JN

Anulação dos julgamentos que condenaram policiais militares de São Paulo pelo massacre do Carandiru

Matéria destacou fala do desembargador Ivan Sartori, relator do processo, absolvendo os acusados. Embora tenha mostrado como contraponto os protestos feitos por ativistas, como Anistia Internacional, Human Rights Watch e a fala da procuradora de Justiça Sandra Jardim, o tempo maior foi usado para expor detalhes técnicos que justificam a anulação dos julgamentos. O jurista Ives Gandra aparece dizendo que do ponto de vista técnico a ação do desembargador foi irretocável.

GO: Candidato à prefeitura é assassinado durante carreata

José Gomes da Rocha já havia sido prefeito duas vezes. O atirador, Gilberto Ferreira Amaral, era motorista da Secretaria de Saúde e não se sabe se havia algum desentendimento pessoal com o candidato à prefeitura.

À semelhança do que tem acontecido no RJ, pessoas ligadas à vida política têm sofrido atentados. Parece vivermos um período sombrio no que diz respeito à vida pública.

BC bloqueou mais de R$ 30 milhões das contas de Palocci

Matéria de pouco mais de 1 minuto. O que chama atenção na verdade nem são as cifras detalhadas na tela da TV, mas a determinação do juiz Sérgio Moro em solicitar o bloqueio das contas mesmo sem comprovar culpa. Como contraponto citou nota de defesa dos envolvidos.

Ministro da Justiça terá que se justificar

Depois de suas declarações exibicionistas sobre a deflagração da 35ª fase da Lava-Jato, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, terá de se explicar à Comissão de Ética da Presidência da República (sim, o governo Temer tem comissão de ética, por mais paradoxal que isso seja).

Segundo interlocutores do Planalto, assessores do presidente queriam a exoneração do ministro, o que não ocorreu. Resta saber o grau de seriedade que o assunto será tratado, visto que todos somos imparciais, não é mesmo?!

  • Estadão

Coluna José Roberto de Toledo

O Sonho de Temer

O sonho de Temer e seus aliados é que a Lava-Jato prendesse Lula antes mesmo das eleições. Ou, na pior das hipóteses, até o fim do ano. Mas não é muito vantajoso que isso ocorra tão depois. Eles querem extinguir a possibilidade do PT eleger candidatos, e mais, manchar de vez a imagem do partido dos trabalhadores nos coraçõezinhos e mentes do eleitorado brazuca.

Eles querem deixar o caminho livre para que “juntos”, PMDB e PSDB, aprovem a agenda entreguista, privatizadora e que promove o Estado de Exceção.

O sonho de Temer é, definitivamente, o pesadelo do trabalhador.

Ricardo Lewandowski: impeachment de Dilma foi um tropeço na democracia

Em aula ministrada aos alunos do curso de Direito na USP, ministro do STF lamentou o processo de afastamento da presidenta Dilma e lembrou que historicamente o processo democrático brasileiro é interrompido a cada duas ou três décadas.

Ele conduziu o processo de impedimento no Senado.

Disse ainda: “o Estado democrático de Direito é aquele que amplia direitos e complementa a democracia representativa mediante a participação popular”.

A gravação foi feita pela Revista Caros Amigos e foi honestamente retratada nesta matéria do Estadão.

Blog do Fausto

LILS e Instituto Lula sob investigação na Lava-Jato

Sob o argumento de que as ‘movimentações financeiras da LILS e do Instituto Lula serviram para ocultar propinas’, a matéria exibe e comenta os documentos anexados ao processo contra o ex-presidente.

Fica bastante claro a tentativa da grande mídia de usar exaustivamente informações contidas nas acusações contra Lula, como a reforma do triplex e a chácara em Atibaia, como fio condutor de suas notícias. A técnica da repetição tem como objetivo transformar qualquer fragmento em verdade absoluta, e isso traz consequências determinantes para a formação do inconsciente coletivo.

  • Folha de São Paulo

668 mil postos de emprego informal foram criados em 2016

Matéria contém infográficos interessantes, com números precisos, em que é possível compreender o contexto do mercado de trabalho na atual economia.

De certo modo viabiliza a discussão sobre a proposta de reforma trabalhista na perspectiva do trabalhador.

Governo Temer suspendeu repasse a blogs ligados ao PT

Matéria ocupou espaço razoável e apresentou contraponto proporcionalmente pequeno.

Segundo levantamento da Folha junto à Secretaria de Comunicação da Presidência e as estatais (Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES), 13 sites deixaram de receber verba desde que Temer assumiu. São eles: Brasil 247, Carta Maior, Conversa Afiada, Diário do Centro do Mundo, Site Jornal GGN (Blog do Luís Nassif), Portal Fórum, Opera Mundi, Brasil Econômico, O Cafezinho, Portal Fórum, Sidney Rezende, Viomundo e Brasil de Fato.

Considerando que os dados levantados supostamente sejam verdadeiros, será que não vem à tona a discussão da democratização da mídia?

É possível ver detalhes do ‘repasse’ na íntegra da matéria.

  • Blog do Camarotti – G1

Pedro Paulo, candidato do PMDB à prefeitura no Rio, adotou a estratégia de “esconder” o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) de sua campanha. Na avaliação de aliados foi um erro; o candidato não tem nem a metade das intenções de voto dos eleitores de Paes. Está empatado tecnicamente com Freixo do Psol, ambos em segundo nas pesquisas.

Se ele fosse do PSDB e estivesse em São Paulo, talvez tivesse uns 28% das intenções!

Entendedores entenderão.

  • Blog do Noblat

Eleições no Rio de Janeiro e São Paulo

Acontece hoje o último debate dos candidatos à prefeitura.

Se as pesquisas se confirmarem nas urnas, só resta uma pergunta: por que votam tão mal paulistanos e cariocas?

Crivela lidera no Rio e Doria em São Paulo.

Sem mais.

  • Blog do Merval – O Globo

Quem perde e quem ganha de fato com o resultado das eleições à prefeitura?

Para Merval, o PT será o grande derrotado caso se confirme as pesquisas.

Vai além. No caso de São Paulo, provavelmente Alckmin saia fortalecido dentro do partido e projetando as eleições de 2018, caso Doria, seu pupilo, saia vencedor.

Quão trágicas seriam essas consequências ao país?!

  • Blog Reinaldo Azevedo – Veja

Temer parou de dar dinheiro aos blogs sujos

Azevedo disse que os ‘blogs sujos’ usavam dinheiro do contribuinte de forma difamatória e que, portanto, não há razão de existirem.

Acho que o que ele tentou dizer é que isso é típico de blogs, não é Azevedo?

Segundo sua lógica, um canal de TV aberta, subsidiada com dinheiro público, jamais faria tal coisa.

  • Blog O Antagonista

Meu antagonismo ao anta-gonista:

Quando uma classe de trabalhadores fazem greve, como a greve dos bancários, por exemplo, fica explícito duas coisas: a necessidade de lutar por melhores condições de trabalho e rendimentos, e o nível de exploração da força de trabalho promovida, nesse caso, por instituições financeiras.

A luta continua meu caro. Seja as que Boulos organiza em São Paulo, ou as que acontecem em Vitória-ES.

Só um nível de reacionarismo elevado é capaz de deslegitimar os movimentos sociais, assim como menosprezam (tentam, pelo menos) os veículos de comunicação de esquerda, como é o caso deste blog e de tantos outros, constantemente chamados de “sujos”.

E sim, foi GOLPE!, né não Lewandowski?

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

[/s2If]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

JOHN J.

29/09/2016 - 16h43

ESSE DOUTOR MORO É UM JUIZ FEDERAL MUITO IMPARCIAL, POR ISSO ELE ESTÁ REALMENTE INTERESSADO EM PRENDER O GRANDE BANDIDO LULA, ESSE LADRÃO, CORRUPTO, MALFEITOR QUE AFUNDOU O PAÍS.
Afinal LULA é o maior bandido do governo brasileiro em todos tempos e por isso, para ajudar esse doutor em sua árdua tarefa de colocar esse perigoso bandido na cadeia, coloco aqui alguns dos crimes que ele cometeu, sozinho ou juntamente com seus aliados, todos muito perigosos. (uma pesquisinha na INTERNET e o probo Juiz poderá comprovar todos esses crimes que esse petista canalha cometeu.
LULA ‘comprou’ os votos de sua reeleição, já que a Constituição não permitia reeleição de Presidente.
LULA “ganhou’ uma fazenda em Minas Gerais e a empreiteira construiu um aeroporto para ele.
LULA “ganhou” um apartamento de mais de 400m2 no bairro de Higienópolis SP, com direito a reforma geral e milionária.
LULA “ganhou” também um apartamento na Rua mais cara de Paris onde ele costumeiramente passa suas férias.
LULA comandou e “ganhou” muito grana sendo o comandante da PRIVATARIA TUCANA.
LULA foi responsável pelo Escândalo do Banestado, onde mais de 150 bilhões de dólares foram lavados com participação do doleiro YOUSSEF, velho conhecido do Doutor, mas a falta de CONVICÇÃO não deixou que prendessem ninguém.
LULA doou vários bancos públicos aos seus amigos e ainda financiou suas dívidas com dinheiro público do BNDES.
LULA doou o maior banco estadual do Brasil, o Banespa ao Santander.
LULA faturou muita grana nas obras do ROUBANEL MARIO COVAS.
LULA saqueou e sucateou a NOSSA CAIXA NOSSO BANCO e obrigou o BB a ficar com o prejuízo.
LULA faturou muito no TRENSALÃO, onde a compra de trens e equipamentos sempre era superfaturada em 30%.
LULA faturou muito no METROLÃO PAULISTA onde uma reforma de um trem custava mais caro que um trem inteiro novinho em folha e mais moderno.
LULA e seus asseclas faturaram mais de 100 MILHÕES DE DÓLARES com a compra e venda da petrolífera argentina PÉREZ COMPANC. Se tiver dúvidas, pergunte para a sua colega a Dra. ELIANA CALMON,para o delator CERVERÓ ou faça busca na web
LULA e seu filho PAULO HENRIQUE fizeram negócios escusos entre a BRASKEM ( Odebrecht +Petrobrax) e a World Wide Partnership , usando offshore no Panamá.
LULA colocou seu genro na direção da PETROBRÁS, com a intenção de saquear e sucatear a empresa, mudar o nome para PETROBRAX e doar a mesma aos amigos por ser um elefante branco, assim como fizeram na PRIVATARIA DAS EMPRESAS DE TELEFONIA agindo no LIMITE DA NOSSA IRRESPONSABILIDADE.
LULA tem uma filha que ficou bilionária durante a Privataria Tucana e cujo nome está na lista dos bilionários da FORBES e é sócia do maior bilionário do Brasil o dono da Ambev.
LULA foi funcionário fantasma no gabinete do pai deputado federal, mas morava e estudava na cidade do Rio de Janeiro.
LULA tem amigos, deputado e senador, que usam helicóptero abastecido com dinheiro publico para fazer trafico de drogas em MG.
LULA construiu vários aeroportos em MG, no meio do mato, para facilitar as vidas de seus amigos traficantes.
LULA “doou” a maior mina de NIÓBIO do Brasil em Araxá MG, aos seus amigos empresários.
LULA, muitos disseram que ele fez contrabando de pedras preciosas e de nióbio em MG.
LULA, teve seus nome na lista de FURNAS.
LULA, teve seu nome no famoso DOSSIÊ CAYMAN.
LULA teve seu nome delatado várias vezes com valores e locais em Minas Gerais.
LULA participou num execrável caso de ROUBO DE MERENDA ESCOLAR no estado de SP.
LULA, disse um investigado em gravação, VAI SER O PRIMEIRO A SER COMIDO.
… … … … … … …
OS MAIORES CASOS DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL.
1. Privataria Tucana————–100 Bilhões e 155 milhões PSDB
2. Banestado————————-42 Bilhões e 155 milhões PSDB
3. Propinoduto Metro/CPTM —–40 Bilhões e 150 milhões PSDB
4. Vampiros—————————–2 Bilhões e 455 milhões PSDB
5. Banco Marka————————1 Bilhões e 855 milhões PSDB
6. TRT – SP———————————————955 milhões PMDB
7. Anões do Orçamento—————————–855 milhões DEM
8. Sonegação da Globo——————————615 milhões ????
9. Operação Navalha——————————–610 milhões DEM
10. Sudam———————————————-214 milhões PSDB
11. Sanguessugas————————————140 milhões PSDB
12. Mensalão———————————————55 milhões PT
“EU NÃO TENHO CULPA, VOTEI NO AÉCIO”
“SOMOS TODOS CUNHA”
“SOMOS MILHÕES DE CUNHAS”


Leia mais

Recentes

Recentes