Menu

País vive momento grave na economia

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Boa tarde. Uma constatação latente permeia as notícias da grande imprensa hoje: recessão econômica. Há unanimidade entre os veículos de comunicação quanto a necessidade de aprovação das medidas de ajuste fiscal, como a PEC do Teto e a […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

Uma constatação latente permeia as notícias da grande imprensa hoje: recessão econômica. Há unanimidade entre os veículos de comunicação quanto a necessidade de aprovação das medidas de ajuste fiscal, como a PEC do Teto e a Reforma da Previdência. Analistas econômicos concordam que o momento é grave, e que o Banco Central deve agir de maneira acertada para que o país não entre em depressão econômica.

Até amanhã.

  • JN

Produto Interno Bruto recua 0,8% no terceiro trimestre

Tempo da matéria: 2:49 min

Matéria mostrou indicadores econômicos que explicam a atual recessão.

Comitê de Política Monetária do Banco Central decide reduzir a taxa básica de juros

Tempo da matéria: 17 seg

A taxa foi reduzida de 14% para 13.75%. Parece-me que isso não resolve os problemas da classe trabalhadora.

Projeto que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos é aprovado pelo Senado

Tempo da matéria: 19 seg

Senadores aprovaram em 1º turno a PEC que limita os gastos públicos. Como sabemos, sua aprovação tem sido articulada pelo governo Temer desde o início de seu mandato. A PEC representa um grande golpe nos benefícios sociais que o Estado proporciona à população.

Deputados desfiguram projeto anticorrupção enviado pelo MPF

Tempo da matéria: 5:48 min

Matéria detalhou quais partidos foram responsáveis pelas alterações da proposta original. Fica evidente que trata-se de um contra-ataque do legislativo, na figura dos deputados, em relação ao judiciário, cuja Lava Jato é a principal motivação para tanto. O texto aprovado prevê pena por abuso de autoridade a procuradores, promotores e juízes.

Renan Calheiros tenta acelerar votação, mas acaba derrotado

Tempo da matéria: 1:28 min

Apesar da manobra em acelerar a votação no Senado, Renan foi derrotado por 44 votos a 14. Sua pressa em aprovar o pacote anticorrupção explicita a politicagem por trás dela.

Lula presta depoimento à Justiça Federal em São Bernardo do Campo

Tempo da matéria: 21 seg

Lula e Bumlai foram ouvidos como testemunhas de defesa do deputado cassado Eduardo Cunha.

CCJ do Senado aprova fim do foro privilegiado para crimes comuns

Tempo da matéria: 30 seg

Se aprovada nas demais sessões do Senado e Câmara, autoridades dos três poderes passarão a ser julgadas por juízes de 1º instância.

Comissão do Congresso aprova mudanças na MP do ensino médio

Tempo da matéria: 1:47 min

Artes e Educação Física foram mantidas como disciplinas obrigatórias. 60% do currículo será de base comum e os outros 40% de escolha do aluno. Destaque para o ensino profissionalizante, que não carece de professores com formação pedagógica para lecionar. Querem formar indivíduos que executam ao invés de pensar.

  • TV UOL

Depoimento: Lula explica nomeações de cargos executivos da Petrobras

Lula fala sobre relação de Cunha com campo de Benim e Zelada na petrobras

Veja a íntegra do depoimento de Lula a Moro no caso Eduardo Cunha

Boechat incisivo em relação à manobra da classe política contra a ação da Lava Jato. Diz que compromisso dos procuradores é com sociedade.

  • Folha de São Paulo

Capa – Destaque para o pessimismo que a recessão econômica gera. Detalhe na matéria sobre Cuba, no canto inferior direito, associando o regime de Fidel à morte. Cabe críticas ao regime cubano, não há dúvida, mas sabemos que o jornal usa a velha tática de criminalizar comunistas e esquerda de modo geral. No canto inferior esquerdo, citação de Joaquim Barbosa dizendo que Temer não chegará a 2018.

capa-folha-de-sao-paulo

Clóvis RossiCrise enorme, governo nanico

Sem expressividade sequer como prefeito, Temer é nanico diante da grave conjuntura atual. Seu PMDB, embora grande como partido, não pensava um projeto de país há 22 anos, porque não concorria à presidência. Agora, diante do cenário desolador para os trabalhadores, com recessão econômica longe do fim, a constatação é de que estamos ferrados! E muito.

Marina Dias PSDB cogita fim de governo Temer e eventual eleição de FHC

Ao contrário do que parece, é mais interessante ao PSDB que o governo Temer funcione, sobretudo na aprovação das medidas impopulares através dos ajustes fiscais, para que o caminho esteja pavimentado em 2018. Bem sabemos o tipo de política praticada pelos tucanos: privatizações e entreguismo. Caso Temer não resista à crise e possíveis delações que o atinjam, o ex-presidente FHC é nome cogitado para assumir a presidência se houver eleição indireta.

EditorialTeto Necessário

A Folha claramente apóia o pacote de ajustes fiscais do governo. Aprovada em 1º turno no Senado, ontem (30), a PEC do Teto será definitivamente aprovada ainda esse mês. O editorial chamou de fascistoide as manifestações contra a PEC, em Brasília, em que vidros foram quebrados e carros de emissoras de TV revirados.

  • O Globo

Ricardo NoblatMomento é de conversa e de entendimento

Para Noblat não é hora dos poderes se desentenderem entre si. O momento de crise pede conciliação. Todos devem trabalhar tendo em vista a aprovação das reformas que fará com que a economia expresse reação substancial.

Helena ChagasTemer e o cheiro do medo

O medo de Temer é não durar até o fim de seu mandato. O PSDB colherá os frutos do GOLPE, cedo ou tarde. Se Temer sair, o PSDB indicará FHC, se ficar, exigirá apoio do PMDB para as eleições presidenciais de 2018. Perde o povo!

Merval Pereira – Pressa de Renan tem explicação

Merval constata que a pressa de Renan tem um motivo que a define: ele vai ser julgado no STF e pode virar réu. O jornalista afirma que ao contrário do que sugere o nome da medida – anticorrupção –  a intenção da classe política é atrapalhar investigações sobre corrupção.

  • Estadão

Fausto Macedo – Moro propõe alteração no projeto da lei de abuso de autoridade

  • Valor Econômico

capa-valor

“Se o Banco Central não agir direito, pode transformar a recessão em depressão”

Há consenso entre analistas econômicos quanto a necessidade de aprovar o quanto antes o pacote de reformas e ajustes fiscais elaboradas pelo governo. Além delas, o Banco Central precisaria reduzir a taxa de juros com vistas a proporcionar retomada do consumo. A dívida (dos Estados e da população) somada ao desemprego, deve ser combatida através de medidas econômicas que evitem depressão.

 

No link abaixo você ficará sabendo como crescer junto com o Cafezinho comprando títulos de publicidade do blog.

https://www.ocafezinho.com/2016/11/28/cresca-junto-com-o-blog-compre-titulos-de-publicidade-do-cafezinho/

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Bosco

01/12/2016 - 18h54

A recessão nos EUA e no Japão levou os governos a zerarem a taxa básica de juros. No Brasil, o que os nobres iluminados do GOLPE fazem?

    DEBLU MENAU

    01/12/2016 - 20h58

    O objetivo é quebrar o país. Precisamos seguir o exemplo da Islândia.


Leia mais

Recentes

Recentes