Menu

Crise econômica pode tirar Temer do poder

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Boa tarde. Há um consenso na grande imprensa: as manifestações verde-amarelo ocorridas ontem, pedindo a cabeça de Renan, são um alerta a Temer que vivencia o momento mais delicado politicamente desde que assumiu a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

Há um consenso na grande imprensa: as manifestações verde-amarelo ocorridas ontem, pedindo a cabeça de Renan, são um alerta a Temer que vivencia o momento mais delicado politicamente desde que assumiu a presidência. A “lentidão” de Meirelles em apresentar sinais concretos de recuperação da economia, somada à eminente delação da Odebrecht, mantém pulsante a instabilidade política. Sofre o povo!

Até quarta.

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • Fantástico

A edição deste domingo foi preenchida por matérias e reportagens sobre a queda do avião da Chapecoense. Por esse motivo o número de matérias sobre política foi bem menor do que de costume.

Manifestações a favor da Lava Jato reúnem milhares de pessoas em todos estados e no DF

Tempo da matéria: 9:51 min

Diferente das manifestações articuladas pela esquerda, quando há míseros segundos de matéria, essa teve quase 10 minutos. Mostrou detalhes das manifestações ocorridas em boa parte das capitais, exibindo números de participantes e o ‘fora Renan’, nitidamente incorporado pelo Fantástico. Vale lembrar que as manifestações de ontem foram feitas pelos verde-amarelo, ligados, na maioria dos casos, aos movimentos de direita. Um boneco do juiz Sérgio Moro como super herói foi visto em algumas cidades.

Em 2015, meio milhão de brasileiras passaram por aborto ilegal, diz estudo

Tempo da matéria: 6:01

Tendo como base a entrevista da antropóloga responsável pela pesquisa sobre aborto no Brasil, matéria usou duas mulheres como ilustração de abortos ilegais, seja através de clínicas clandestinas ou via medicamentos abortivos. O tema entrou em pauta na sociedade a partir da decisão da 1ª turma do STF em descriminalizar abortos ocorridos até o 3º mês de gestação. A abordagem do Fantástico mostrou-se favorável à descriminalização.

Italianos votam em referendo sobre mudanças na constituição; Ministro da Itália anuncia renúncia ao cargo

Tempo da matéria: 36 seg

O 1º Ministro Mateo Renzi teve sua medida rejeitada pela população. Entre os itens propostos, havia a redução no número de senadores de 300 para 100. Após de divulgação de pesquisa de boca de urna, indicando que os italianos rejeitaram a mudança na Constituição, Renzi renunciou ao cargo.

  • TV UOL

Separei 3 vídeos do presidente da ALERJ, Picciani, sobre questões conjunturais do país e do Rio. Sua fala serve muito mais para debatermos do que compreendermos a atual conjuntura. O quarto vídeo é sobre os motivos do medo que a delação da Odebrecht causa à classe política.

Picciani: Temer tem “falta de sorte na questão política”

Sobre impeachment de Pezão, CPI das Isenções e Paes em 2018

Sobre pacote de austeridade e crise no RJ: “vai se agravar”

Por que a delação da Odebrecht aterroriza os políticos?

  • Folha de São Paulo

Capa – Destaque para as manifestações verde-amarelo, ocorridas ontem em todo o país.

capa-folha

Celso Rocha de Barros – O ‘Lehman Day’ da política brasileira está chegando, e vai ser feio

Celso diz que impeachment de Dilma, cassação de Cunha, Temer assumindo a presidência, não foi nada comparado ao que a delação da Odebrecht pode fazer. Ressalta o envolvimento dos principais partidos com a empreiteira. Segundo ele a crise política mal começou. O pior ainda virá.

Aécio NevesÉ necessário um diálogo amplo e esclarecedor

A arte de falar muito e dizer pouco. O que Aécio “peróba” Neves está dizendo é que a insatisfação social com a ética política atual deve encontrar espaço para diálogo e exercício democrático. Sutilmente ele justifica a necessidade de reduzir número de partidos (proposta dele) visando melhor e maior representatividade.

Valdo CruzRuas miram Renan e deixam claro que estão atentas às ações em Brasília
O receio de Temer é que as manifestações se avultuem e cheguem até ele. Poupado pela direita que foi às ruas ontem (4), vê-se na eminência de tornar-se alvo se a situação política e econômica não melhorarem. Valdo destaca que a ansiedade do Palnalto em salvar sua própria pele, sobretudo em relação à Lava Jato, pode fazer com que medidas insensatas sejam criadas, deixando nossa vida ainda mais crítica.

  • Estadão

Destaque da página inicial:

Vera MagalhãesO que vem por aí

O texto de Vera reforça o que já foi dito pelos outros veículos: embora Temer não tenha sido mencionado pelos manifestantes dos atos ocorridos ontem, o que vem por aí, a delação da Odebrecht, por exemplo, manterá a crise pulsante. Enquanto a economia não apresentar sinais relevantes de melhora não haverá “sossego” para o governo.

Eliana CantanhêdeEncalacrada

A encalacrada a qual Eliana refere-se é a manobra dos deputados na alteração do pacote de medidas anticorrupção cuja decisão final, caso o Senado aprove, terá de ser do presidente Temer. Eliana bate na mesma tecla que os demais colunistas de opinião: a não retomada da economia fragilizou governo e aliados. Também a delação eminente da Odebrecht. O povo sofre as consequências.

  • O Globo

Destaques da página inicial:

Miriam Leitão e a coluna Panorama, à semelhança da Folha e Estadão, destacaram que as manifestações de ontem contendo gritos de ‘Fora Renan’ são alerta a Temer. Nesse sentido há consenso entre os veículos de maior circulação no país. Todos eles constatam que a demora em recuperar a economia, e a não resolução da crise política, podem inviabilizar gravemente o mandato de Temer.

  • VEJA

capa1n_veja

Como se a revista fosse super amiga da democracia!

Reinaldo Azevedo – A economia do país afunda, mas a agenda da política segue sequestrada pela da polícia

Na primeira parte do texto Azevedo descorda da atual configuração dos acordos de leniência, como os que a Odebrecht fez. Para ele, as punições deveriam recair sobre a pessoa física, deixando a empresa seguir adiante, pagando seus “pecados”. O jornalista acredita que a esquerda vá se apropriar do resultado das delações quando outros partidos, que não o PT, forem citados. Ele acredita que isso fortalecerá o discurso do “a favor do povo” típico da esquerda. Conclui dizendo o óbvio: a economia está mal. Não me diga!

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes