Menu

STF atira no Congresso a pedido de Eduardo Bolsonaro, defensor do Golpe Militar

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho Ao atender aos anseios ‘democráticos’ de políticos que se identificam com a ditadura militar, como é o caso de Eduardo Bolsonaro, o STF esmaga a Câmara e o Senado, os desmoraliza e os faz minguar como bolas furadas. Os furos no poder do Legislativo acabam de ser […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

Ao atender aos anseios ‘democráticos’ de políticos que se identificam com a ditadura militar, como é o caso de Eduardo Bolsonaro, o STF esmaga a Câmara e o Senado, os desmoraliza e os faz minguar como bolas furadas. Os furos no poder do Legislativo acabam de ser feitos pela ponta da caneta do ministro Luiz Fux, em liminar concedida a Eduardo Bolsonaro. Ao fazê-lo, o ministro,  no mesmo movimento que diz que deputados e senadores brasileiros não são ninguém, ou não passam de zés ninguém, diz que um político que comanda manifestações em que é pedido o golpe militar, é sim alguém.

Quem é esse alguém?

Esse alguém identificado com o regime militar e com torturadores, e que pediu ao STF que, em nome da democracia, desfizesse toda a tramitação na Câmara dos deputados das Dez Medidas de Combate à Corrupção, é o filho de Jair Bolsonaro que , como o pai, ao votar a favor do impeachment de Dilma na Câmara, também fez homenagem ao regime militar e aos torturadores. Disse o deputado Eduardo Bolsonaro ao proferir seu voto, segundo a revista Exame:

“Em 09 de Abril de 1964, com votos de Juscelino Kubitschek e Ulisses Guimarães inclusive, elegeu o General Castelo Branco que com o apoio de homens de coragem como o CORONEL CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA e LÍCIO evitaram que hoje todos nós estivéssemos cortando cana como em Cuba. (…) Viva as Forças Armadas! Vivam os Brasileiros!!!”

Para quem desconhece os feitos e obras do Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, basta ler o pequeno resumo biográfico dado pela revista:

“Conhecido pelo apelido de ‘Doutor Tibiriçá’, Ustra foi acusado pelo desaparecimento e morte de pelo menos 60 pessoas. Também foi o primeiro a ser reconhecido pela Justiça como torturador.”

E esse deputado, que elogia um torturador sanguinário e tantas vezes homicida, é o mesmo que aparece armado em manifestação contra Dilma e pelo impeachment, em novembro de 2014. Na época o deputado, depois de questionado, disse que era policial federal e tinha porte de arma. Acontece que, como lembrou matéria do DCM, a Constituição é clara sobre o direito à manifestação:

Artigo 5º, inciso XVI:

“Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Não é preciso mais nada, os fatos são notórios, para que nenhuma dúvida subsista de que, ao pedir respeito à democracia, esse deputado produziu uma farsa, totalmente em contradição com seu apreço pelo regime militar. E o ministro do STF, em nome de interesses que, evidentemente, também não serão os da democracia, assinou embaixo.

O mais interessante, é que Fux tomou a decisão quando o Senado acenava, com declarações de Renan Calheiros, em apressar a votação da lei contra o abuso de autoridade que, como se sabe, visa ações de juízes e procuradores. Além disso, também como uma retaliação ao Judiciário, o presidente do Senado conseguiu aprovar o projeto da lei contra os supersalários ontem.

A intenção óbvia de Fux era, com sua decisão, atingir também o Senado. E o atingiu, como é evidente. Portanto, a Câmara e o Senado, enfim, o Congresso Nacional, foram transpassados por um ato do Judiciário que, no mínimo, diz que esse poder, o Legislativo, deixou de ter qualquer autonomia. E um poder sem autonomia é a mesma coisa que um poder sem poder. Ou seja, é um não-poder. O ato de Fux, ao fim e ao cabo, equivale a abolir o Congresso.

Terá sido a ameaça aos supersalários, isto é, ao assalto permanente que os contracheques judiciais praticam contra os cofres públicos, a real motivação da liminar do ministro?

Seja como for, é difícil não concluir que seu ato é uma pá de cal sobre o túmulo que a Câmara e o Senado já havia cavado para si mesmos quando, respondendo ao golpe conduzido pela Globo, aprovaram o impeachment de Dilma. O complô entre o Judiciário e o Legislativo destruiu o poder Executivo, e iniciou uma era de golpes.

O dia a dia tornou-se uma sucessão de golpes, dados ou frustrados, que sinalizam uma situação sem volta. Os ressentimentos, as desfeitas, os ódios já não deixam qualquer chance de entendimento ou pacto. Numa situação como essa, prestar homenagem ou reverência a um político do clã Bolsonaro, o que pode significar? Ou melhor, o que pode significar senão uma homenagem de um ministro do STF, a instituição dita guardiã da Constituição, ao regime militar?

Será que o ministro Fux já vislumbra um governo de Jair Bolsonaro e começa a cantar afinado com uma marcha militar ditatorial?

Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lucas Caetano

16/12/2016 - 22h54

Até ia ler a matéria mas desisti quando vi a foto demonizando um POLICIAL FEDERAL de andar armado.

Jairo Piran

15/12/2016 - 23h10

Barjonas você é um grandessíssimo idiota, canalha, pilantra, sem moral. VTNC com essa sua matéria calhorda!

    Disqus LAM Mod

    16/12/2016 - 03h26

    Quem foi o engracadinho que ensinou esse animal de carga a escrever?

Marcelo Garcia

15/12/2016 - 18h46

Esquerda maldita, incoerente e manipuladora. Foram contra as safadezas que a câmara cometeu na calada da noite, em meio a comoção nacional pela “chape”, mas agora, como é um Bolsonaro que está tentando reverter o quadro, eles tentam deturpar totalmente o sentido da coisa.

    Disqus LAM Mod

    16/12/2016 - 03h24

    Ser burro assim deve ser maravilhoso e libertador.
    Viu a novela hoje, Claudia?

Regis Fernandes Gontijo Regisf

15/12/2016 - 17h01

Olha, fica andando armado assim na barraca pra ver. uma hora o treis oitão dispara e vai dar no saco!

    Lucas França

    15/12/2016 - 23h55

    Do que estás falando ? Estás pedindo a um policial federal andar desarmado ?

      Disqus LAM Mod

      16/12/2016 - 03h27

      Citar a Constituicao pra uma besta como voce e o mesmo que querer discutir fisica quantica com um ruminante.

        Lucas França

        16/12/2016 - 06h03

        art 144 § 7º da CF “A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.”

        Um policial federal continua sendo policial mesmo não estando em serviço.

        Instrução Normativa nº 23/05 Art.27 da polícia federal ” Os policiais federais têm livre porte de arma de fogo, em todo o território nacional, ainda que fora de serviço, devendo portá-lo acomoanhada do respectivo registro de arma de fogo e da Carteira de Identidade Funcional.
        Parágrafo 1º Os policias federais poderão portar arma de fogo institucional ou particular, em serviço e fora deste.
        Parágrafo 2º Os policiais federais ao portarem arma de fogo institucional ou particular, em locais onde haja aglomeração de pessoas, em virtude de evento de qualquer natureza, tais como no interior de igrejas, escolas, estádios desportivos, clubes públicos e privados, deverão fazê-lo, de forma discreta, sempre que possível, visando evitar constrangimento a terceiros”

        Este regulamento da PF permite o porte discreto a policiais, ainda que em manifestações, se fosse proibido, hoje certamente ele seria punido pela PF, algo que não aconteceu, e aliás, muito bom o insulto de vocês, ao invés de ficar cuspindo ódio doutrinado, vão estudar economia, pra ver se vocês se libertam desse marxismo cultural.

          Disqus LAM Mod

          16/12/2016 - 13h01

          O lindo e o sujeito colar o texto constitucional, dizendo exatamente o contrario da tese defendida por ele, e ainda achar que acabou com qualquer duvida a respeito de sua posicao. A ignorancia pode ser remediada, mas a burrice, a cegueira intelectual, essa e incuravel. Vai mascar alfafa que voce ganha mais, jumento semialfabetizado.

          Lucas França

          16/12/2016 - 17h23

          Torna se difícil a compreensão de sua escrita, devido ao erro de acentuação gráfica, mas o que esperar de alguém “alfabetizado” pelo sistema Paulo Freire baseado no granscismo.

          Disqus LAM Mod

          16/12/2016 - 19h27

          E mesmo, muar? Na realidade a dificuldade e oriunda de sua limitada capacidade cognitiva. E nao fale daquilo que voce, um intelecto limitado organicamente, nao tem condicao de compreender.

          Regis Fernandes Gontijo Regisf

          26/12/2016 - 15h00

          ai que meda, defendendo corporativismo institucional… com uma polícia federal movida a bolsonaros e bolsonetes só podemos esperar violações de direitos e garantias constitucionais. acostume-se, os abusos também acontecerão contra você

      alexandre

      16/12/2016 - 04h52

      Tentar explicar algo para comedor de alfafa e o mesmo que dar de natal um patinete pro saci perere.

Rosana Caram

15/12/2016 - 14h16

O cafezinho nao está na listas dos que recebem dinheiro nosso, roubado pelo pt?

    Regis Fernandes Gontijo Regisf

    26/12/2016 - 15h03

    engraçado, memo a glroubo recebendo milhões de publicidade e jornalismo contratado pelos governos, a culpa é sempre dos blogueiros sujos por receberem menos de um por cento do que a midia corporativa recebe. e quem dá golpe no país é quem recebe os mais de 99%

Marcos

15/12/2016 - 13h14

Mas pera ai… Apesar de hoje ter razão, quando o congresso derrubou a Dilma vcs não achavam que ele era legítimo… Quem diria, não!?

C.Poivre

15/12/2016 - 12h57

Está cada vez mais difícil indentificar qual o PIOR “ministro” de uma gafieira apelidada de tribunal: é gilmar? Será fux? É a presidenta da gafieira a “sem-noção”? Será tófoli, o office-boy de gilmar? Será o tal barroso que enganou todo o mundo por um certo tempo se passando por constitucionalista, quando agora vemos que é ANTICONSTITUCIONALISTA? Poderia ser o teori, que aguardou pacientemente CUnha iniciar o golpe contra a Presidenta legítima para só então tirá-lo da presidência da “câmera” dos deputados (como diz aquele “juiz” de Curitiba)? Ou todos, já que há um que é o dono do supreminho, o beiçola (representante da globo), e todos o obedecem submissamente?

Gr K

15/12/2016 - 12h41

Temos que acabar com mal. Corta o tronco. Esqueçam as folhas elas morrerão por consequência

Atreio

15/12/2016 - 12h21

perfeito.
certo q não levará 21 anos de novo.

o poder emana do povo.

somos mais fortes e muito maiores q o homúnculo e seus meninos amestrados(abestados?).

    Regis Fernandes Gontijo Regisf

    15/12/2016 - 17h02

    para os golpistas e o governo clandestino o povo emana do poder. quem não emanar do poder não é povo e não tem vez.


Leia mais

Recentes

Recentes