Menu

Desvendando o golpe. Série revela detalhes do Impeachment

O historiador Guilherme Scalzilli criou a série “Balanço do golpe”, que trata do impeachment de Dilma Rousseff, e para isso revisitou as circunstâncias do golpe parlamentar sofrido pela ex-presidente em seis textos. A série é uma proposta de compilar um rol de questões que merecem figurar nos futuros debates historiográficos, pois são elementos estarão marcados em nossa recente […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O historiador Guilherme Scalzilli criou a série “Balanço do golpe”, que trata do impeachment de Dilma Rousseff, e para isso revisitou as circunstâncias do golpe parlamentar sofrido pela ex-presidente em seis textos. A série é uma proposta de compilar um rol de questões que merecem figurar nos futuros debates historiográficos, pois são elementos estarão marcados em nossa recente democracia.

O primeiro episódio foi escrito em 13 de setembro, apresentando o contexto político que precedeu a retirada de Dilma da presidência da república. Nos textos seguintes, Scalzilli revela os personagens envolvidos na queda, as manifestações nas capitais, a falta de apoio no congresso, o papel do judiciário, e, por fim, faz uma análise da mídia, que para ele deu uma unidade narrativa à pauta do impeachment e atuou como agente coercitivo sobre os parlamentares que o materializaram.

“Balanço do golpe”:

Introdução

A base

As ruas

O papel do Judiciário

O poder da mídia

Conclusão

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Marcos Carvalho

22/12/2016 - 23h09

https://www.youtube.com/watch?v=XC5ev1dffuA&feature=youtu.be


Leia mais

Recentes

Recentes