Menu

Bresser Pereira lança um apelo aos meganhas do Judiciário, MP e PF: não destruam mais o Brasil

Moralidade a qualquer custo? Por Bresser Pereira, na Folha Nada é mais simples do que transformar a moral em um sistema de regras absolutas sobre as quais não há qualquer possibilidade de compromisso. Muitos adotam a retórica da moralidade, da moralidade perfeita, a qualquer custo. O farisaísmo é sempre um tranquilizador perfeito da consciência. Será […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Moralidade a qualquer custo?

Por Bresser Pereira, na Folha

Nada é mais simples do que transformar a moral em um sistema de regras absolutas sobre as quais não há qualquer possibilidade de compromisso.

Muitos adotam a retórica da moralidade, da moralidade perfeita, a qualquer custo. O farisaísmo é sempre um tranquilizador perfeito da consciência.

Será razoável o que fazemos com o Brasil ao adotar essa “filosofia”?

Primeiro, temos os abusos da Lava Jato. A operação começou moralizando o país, mas em seguida desrespeitou direitos básicos. Está destruindo nossas grandes empresas de construção.

Houve corrupção na Petrobras? As práticas corruptas são antigas nas obras públicas? Valeu a pena encontrar os culpados e puni-los? Sem dúvida. Mas faz sentido usar da coerção para extrair delações e “vazar” imediatamente seu conteúdo para a imprensa?

Faz sentido não distinguir o caixa dois, já parte dos usos e costumes do financiamento de campanhas no Brasil, das propinas (oferecer obras ou emendas legislativas em troca de dinheiro)? Vale a pena desmoralizar todos os políticos brasileiros? Vale a pena realizar uma cruzada contra as empresas, ao invés de apressar e simplificar os acordos de leniência?

Definitivamente, não vale.

E agora tivemos a Operação Carne Fraca. Faz sentido a publicidade que a Polícia Federal deu a ela? Faz sentido anunciar ao mundo que a produção de carne do Brasil não está sendo devidamente fiscalizada?

É provável que de fato ocorram problemas na fiscalização. A ação escandalosa da Polícia Federal, no entanto, vendeu a ideia de que as grandes empresas exportadoras de carne -patrimônios da sociedade brasileira, assim como as construtoras- são todas corruptas. Isso também não faz o menor sentido.

Pode fazer, contudo, para os defensores da moralidade absoluta.

Sim, precisamos de moralidade. Sim, precisamos punir a corrupção. Mas de maneira razoável, pragmática, sem violência. Na vida social -e, mais ainda, na política-, os valores são fundamentais.

A Operação Lava Jato representou uma conquista enquanto processava e punia políticos, lobistas e funcionários envolvidos diretamente em propinas. Transformou-se depois em ameaça quando assumiu caráter partidário. Tornou-se ameaça ainda maior quando revelou que as propinas não eram relacionadas apenas ao PT.

Quando a Constituição de 1988 deu independência e poder ao Ministério Público, encarei como uma vitória. Quando a Polícia Federal foi reformada e prestigiada no governo Lula, igualmente comemorei.

Vejo agora, todavia, que o Poder Judiciário e a Polícia Federal estão saindo do controle da sociedade. Transformaram-se em poder perigoso para os destinos da democracia e do desenvolvimento brasileiro.

Sim, queremos mais honestidade na condução da vida empresarial e da vida pública, mas os padrões éticos são uma construção social, como também o são a construção da nação e do Estado.

Uma construção que está hoje ameaçada pelo ressentimento, pelo radicalismo e pelo ódio.

Não destruamos o Brasil. A moralidade é um valor maior, mas não o único, e não pode ser assegurada a qualquer custo.


LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas. Foi ministro da Fazenda (governo Sarney), da Administração e Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia (governo FHC)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lili Brown

31/03/2017 - 20h05

STF ANULEM o impeachment comprado que destruiu nossa economia e nossa democracia! RESPEITEM a Constituicao brasileira! RESPEITEM os Brasileiros e RESPEITEM O BRASIL!

Hannibal de Sousa

31/03/2017 - 16h56

Outra Vaza a Jato e o país voltará a exportar pau-brasil.

Vanda Nazareth

31/03/2017 - 03h01

…”Vejo agora, todavia, que o Poder Judiciário e a Polícia Federal estão saindo do controle da sociedade. Transformaram-se em poder perigoso para os destinos da democracia e do desenvolvimento brasileiro.

Sim, queremos mais honestidade na condução da vida empresarial e da vida pública, mas os padrões éticos são uma construção social, como também o são a construção da nação e do Estado.

Uma construção que está hoje ameaçada pelo ressentimento, pelo radicalismo e pelo ódio.

Não destruamos o Brasil. A moralidade é um valor maior, mas não o único, e não pode ser assegurada a qualquer custo.”

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas. Foi ministro da Fazenda (governo Sarney), da Administração e Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia (governo FHC)

José Carlos

30/03/2017 - 22h42

Ninguém fala . Mas caixa 2, tem do outro lado da moeda , sonegação fiscal. Experimente tentar descontar um recibo médico no seu IR, para ver se não haverá cruzamento com o profissional da área médica. Sonegação é Crime !!! Que é o fato gerador da existência do caixa 2.

Estela

30/03/2017 - 18h53

Parabéns, minha percepção, e meus sentimentos foram expressadas com clareza nesse artigo. Meu carinho e admiração a Sr Bresser Pereira.

Robson José Araujo

30/03/2017 - 16h35

Excelente reflexão, parabéns.

Jose Nogueira Filho

30/03/2017 - 16h02

Porquê não vão destruir o cu da mãe pra não cagar mais bostas com esse fdp

João Mbs

30/03/2017 - 15h08

O povo preciso acordar para esta realidade!! E reagir enquanto ainda é tempo!

Wanderson Pereira Zinho

30/03/2017 - 15h07

Deveria fazer apelo para os bandidos disfarçados de políticos, muitos desses defendidos nessa pagina. Poste esta mijando no cachorro agora.

Alexandre Manzoni

30/03/2017 - 15h01

Temos que convocar constituinte. Colocar limite nesse feudo. Enquanto funcionar como instrumento das elites, vai ser entreguista. Vai ser parcial. E a parcialidade vai bater o martelo na ralé e na soberania nacional.

    Moema Barreira Costa

    30/03/2017 - 15h17

    convocar uma constituinte com este congresso?

    Alexandre Manzoni

    30/03/2017 - 15h19

    Limpar antes companheira… Hahaha

Flavio Barbosa

30/03/2017 - 15h01


Leia mais

Recentes

Recentes