03.04 Coletiva do Ministro da Saúde

Advogado e futuro ministro do TSE Admar Gonzaga fala à Reuters 05/04/2017 REUTERS/Adriano Machado

A cínica entrevista do novo ministro do TSE

Por Miguel do Rosário

06 de abril de 2017 : 17h35

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Pobre Brasil!

Foi assaltado por cínicos de todos os lados!

Vejam essa entrevista de Admar Gonzaga, o “futuro ministro do TSE”.

Ele deita falação sobre julgamento do qual irá participar. Dá todas as dicas de como vai votar, do que acha certo, do que acha errado, e aí, perto do final da entrevista, diz que “não pode falar porque é ilegal”.

Gonzaga deixa bem claro que irá poupar Michel Temer porque “juiz tem responsabilidade política”. O que podemos comentar diante de tanta cara de pau?

Entendo perfeitamente a responsabilidade política! Mas então não casse a chapa, ora! A troco de quê vai cassar Dilma e não Temer?

Quer dizer que você cassa aquela que teve 54 milhões de votos e não cassa o traidor sem voto que conspirou para tomar o seu lugar?

Vai poupar o canalha empenhado em implementar as políticas rechaçadas quatro vezes consecutivas pelas urnas?

***

Na Reuters

ENTREVISTA-Novo ministro do TSE indica que Corte pode absolver Temer levando em conta também momento do país

quinta-feira, 6 de abril de 2017 16:46 BRT Imprimir [-] Texto [+]
05/04/2017

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – O advogado e futuro ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga indicou que a Corte poderá eventualmente decidir absolver o atual presidente Michel Temer e punir apenas a ex-presidente Dilma Rousseff no julgamento da chapa vitoriosa em 2014 levando em conta não apenas o que está nos autos da ação, mas também o atual momento do país.

“Não só a circunstância política e econômica, mas a circunstância do jogo político à época (da eleição)”, disse Gonzaga em entrevista exclusiva à Reuters, em seu escritório de advocacia, na quarta-feira.

Gonzaga, que assume o mandato no dia 16 no lugar do ministro Henrique Neves, citou a Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64 de 1990) em seu artigo 23.

“O tribunal formará a sua convicção pelo livre convencimento de fatos públicos e notórios, desde que preservem o interesse público e lisura eleitoral”, disse. “Isso deve ser aplicado a todos, a gente tem que julgar diante da nossa visão do ambiente político.”

O advogado argumentou ainda que todo juiz “tem responsabilidade política”.

“Um juiz de primeiro grau da instância de piso, tem responsabilidade com aquilo que faz na comarca. No TSE, nós temos a participação de três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal por conta do viés constitucional e os ministros são guardiões de uma carta política”, disse. “O TSE tem responsabilidade política, tem que observar todos os elementos que seja razoável e proporcional.”

O futuro ministro do TSE disse que o depoimento do casal João Santana, marqueteiro da campanha de Dilma e Temer em 2014, e da mulher dele, Mônica Moura, podem trazer “elementos fundamentais” para o julgamento porque trabalharam na eleição.

Ele observou, entretanto, que com base nas informações vazadas até o momento pela imprensa o casal foi “bastante enfático” a respeito da não-participação de Temer nas supostas irregularidades e que o TSE terá de analisar essa circunstância no julgamento.

Gonzaga disse que a tese da separação de contas da campanha entre o titular e o vice –que vem sendo advogado pela defesa de Temer para livrá-lo de punição– não é um entendimento consolidado pelo TSE e que há, sim, casos de pena a um e não a outro. Questionado se teria simpatia pela tese, ele se esquivou.

“Eu não tenho como te avaliar e se tivesse, pela legislação, não poderia te adiantar porque é ilegal.”

Os comentários de Gonzaga ocorrem num momento em que tanto governo como líderes empresariais defendem a importância da estabilidade política para que a retomada da confiança e da atividade econômica não sejam prejudicadas.

O futuro ministro concordou com a extensão de prazo à defesa pelo TSE para apresentação de alegações finais.

“Porque essa questão poderia chegar, por cerceamento de defesa, ao Supremo Tribunal Federal e aí que se teria um prejuízo enorme para o enceramento desse processo.”

Mas discordou da decisão tomada na terça-feira pelo tribunal de tomar o depoimento de quatro novas testemunhas do processo ao considerar que essa posição pode atrasar ainda mais o julgamento da chapa Dilma-Temer e abrir margem para novos pedidos, por exemplo, de diligências e perícias.

“Se a gente continuar nessa toada, o processo fica nessa coisa sem limite e sem termo”, avaliou.

Ainda assim, ele considera que o julgamento pode ser concluído até agosto pelo TSE.

ODEBRECHT

O advogado afirmou que a Corte também vai analisar uma eventual exclusão de provas do processo, como a delação feita por executivos da Odebrecht, por não constar do objeto inicial do pedido, segundo alegam as defesas de Dilma e Temer. Segundo ele, a causa tem de ser bem delimitada.

“Não pode ficar aí atirando em qualquer lugar e depois ver quem você matou”, disse.

Gonzaga brincou com a torcida de integrantes do Palácio do Planalto de que, empossado, votará para absolver Temer. Afirmou que é natural essa torcida pelos governistas, mas, questionado se pode haver surpresas, frisou: “É que nem futebol, você está torcendo e pode ser surpreendido pelo adversário”.

Gonzaga disse que não vai se declarar impedido para julgar Dilma-Temer, mesmo tendo sido advogado da mesma chapa na eleição anterior, a de 2010. Ressaltou que não se envolve com as pessoas da causa, mas apenas com a causa e frisou já ter advogado para a chapa adversária do PT nas eleições de 2002 e 2006.

“Sou advogado, advogado é isso. Eu não me envolvo com um criminoso porque eu advoguei para um criminoso. Se eu advogar na matéria penal para alguém que cometeu um crime eu vou fazer o meu trabalho para dar um tratamento de justiça adequado”, resumiu.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

29 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

LUIZ TAVE

10 de abril de 2017 às 19h27

CARGOS NO MINISTERIO , NO STF E NO TSE DE TEMER (golpista) E` BALCAO DE NEGOCIOS ! O homenzinho sorrateiro , corrupto e mentiroso

Responder

LUIZ TAVE

10 de abril de 2017 às 19h14

GILMAR MENDES ARMOU ESSE GOLPE COM TEMER DENTRO DO AVIAO QUE IA PARA O FUNERAL EM PORTUGAL ! E QUE DEU CAGANEIRA NELE E DORMIL ATE` MAIS TARDE , E PARTIU PARA FAZER PROPAGANDA DE SEUS LIVROS ! U

Responder

Rogério Borges

07 de abril de 2017 às 18h53

Pau nele.

Responder

SGuimaraes

07 de abril de 2017 às 12h05

E só mais um comprado com o dinheiro publico… Temer Traídor da Pátria. e esse ai também…

Responder

Neuza Ladeira

07 de abril de 2017 às 11h38

Todos querendo livrar o golpista e corrupto Temer
Esse país tem covardes demais Ladrões em excesso e homens que se vendem
Vivemos num mundo onde a classe trabalhadora os mais despidos são culpado pelo desarranjo do país
O novo ministro do TSE é um cara de pau tendencioso e parcial indicação dos golpistas
Por quanto tempo vamos ficar vendo o invertido onde a lei não é vero

Responder

Joseph Rommel

07 de abril de 2017 às 11h10

Ele é pupilo do Gilmar. O seu raciocínio bate com a tese e a forma de falar do GM. Que tremenda cara de pau. É no mínimo vergonhoso ver a atuação do Gilmar quando almoça, e viaja de carona com o MT, dar dicas par se defender do processo movido por PSDB no TSE e depois se senta na cadeira de presidente do TSE fingindo sequer conhecer o MT ou fingindo-se ser autoridade acima de qualquer suspeita.

Responder

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

07 de abril de 2017 às 08h17

então cumpra seu papel e prenda esses bandidos,todos eles.

Responder

Walter Riehl

07 de abril de 2017 às 06h44

Cara de pau

Responder

César Augusto Martins

07 de abril de 2017 às 04h38

Uai…pra fazer jogo político nem precisa de diploma de advocacia…

Responder

LUIZ TAVE

07 de abril de 2017 às 01h12

CANALHA FILHO DA PUTA

Responder

William Fraser

07 de abril de 2017 às 03h47

Lacaio tem que pagar a fatura

Responder

Claudio Anael

06 de abril de 2017 às 22h40

O problema dos golpistas togados é que eles precisam se eximir de assinar o golpe… vão cassar a Dilma apenas pra escaparem da responsabilidade formal do amparo jurídico ao golpe.. Suas biografias, se é que se importam com isso, serão vergonhosas . Vão pra História como corruptos e covardes.

Responder

Vitor Hugo Cantarelli

07 de abril de 2017 às 00h24

Será que é pau mandado????

Responder

Mateus Estevão Orban

06 de abril de 2017 às 23h34

Esse picareta nem finge que a missão dele é fazer o trabalho sujo do Temer lá na corte.

Responder

Sebastião Calado

06 de abril de 2017 às 23h21

Taí um juiz apropriado para apitar os jogos do Curingão — como aqueles árbitros do ano passado, “acaso lembra-te, Inês?”: o atacante perna-de-pau do “timão” caia distante 500 metros da grande área e ele, rápido, lépido e fagueiro, assoprava o apito: pe-na-li-da-de má-xi-ma!!!

Responder

    Anônimo

    06 de abril de 2017 às 22h47

    Por isso mesmo que o Corinthians ganhou tudo em 2016, né?

    Responder

    Júlio César Novaes

    06 de abril de 2017 às 23h16

    Até aqui os anti choram!!!

    Responder

enganado

06 de abril de 2017 às 20h18

O TçE começando pelo CHEFE não passam de um bando vagabundos de toga, aliás quem no __braZil__ de hoje que faz parte do governo não é vagabundo/apátrida/ladrão??? Todos o são, inclusive aqueles que apoiam/garantem/e fazem o jogo por debaixo dos panos, também por OMISSÃO/COVARDIA/FALTA ÉTICA!!!!!!! Pergunta: “””AINDA EXISTE CONSTITUIÇÃO VIGENTE NO __braZiUS__??? DEMOCRADURA de DIREITA PLUTOCRATA e CLEPTOCRATA consagrada pelos ANGLOS_SIONISTAS instalados nos USraHell. Me desmintam!!!!

Responder

Walter Pastori da Fonseca

06 de abril de 2017 às 19h24

Comentar o que depois de ler esta entrevista estou sem condiçoes pisicologiica pra comentar que Deus tenha piedade de nós.

Responder

Antônio Marcos

06 de abril de 2017 às 22h22

Estabilidade pra golpista

Responder

Lulu Pereira

06 de abril de 2017 às 22h03

picareta

Responder

LUIZ TAVE

06 de abril de 2017 às 18h47

ESSES SABOTADORES QUE COMPRAM AS PESSOAS COM CARGOS , PARA VIABILIZAR SEUS INTERESSES POLITICOS E PARTICULARES QUE ACABAM FAZENDO APOLOGIA AO GOLPE E AO CRIME ORGANIZADO ! TODOS OS DOIS MINISTROS RECEM CHEGADOS AO STE SAO INDICAÇAO DE TEMER / GILMAR MENDES QUE VIVEM MERGULHADOS EM GOLPES E SABOTAGENS ! TA CHEGANDO A HORA DO POVO DELIBERAR SUA RAIVA , INDIGNAÇAO GUARDADA NO PEITO POR ESSES CANALHAS CARA DE PAU ! GILMAR E` INIMIGO O1 DO LULA E DA DILMA , ALEXANDRE DE MORAIS . . . e` SEM COMENTARIOS ! MAIS DE UM , JA E FORMAÇAO DE QUADRILHA !

Responder

carlos

06 de abril de 2017 às 18h38

Esse é um cara de pau, a responsabilidade dele é julgar, o seu jurisdicionado ,se for pela lógica dele todo presidente que nomear ministro nunca será condenado.enquanto essa regra tiver valendo é o presidente que com tantos afazeres tiver que empregar juiz irresponsável pra cuidar da cada-grande, não vamos a lugar nenhum.

Responder

Samuel Da Silva Sousa

06 de abril de 2017 às 21h31

É ANIMAL PRA TUDO QUANTO É LADO. KKKK AFF

Responder

Ana Esmeralda Fonseca Costa

06 de abril de 2017 às 21h28

Responder

Marcus Van Opstal

06 de abril de 2017 às 21h13

Sem novidades. E segue o Golpe Togado MTPSDB.

Responder

João Valente

06 de abril de 2017 às 21h00

É muita hipocrisia.

Responder

Luiz

06 de abril de 2017 às 17h52

O QUE SE ESPERAR DE UM PRESIDENTE SEM VOTO, SEM CARÁTER, SEM LEGITIMIDADE, SEM CORAGEM, SEM POSTURA, SEM VERGONHA, SEM MORAL???? INDICAÇÕES NA MESMA LINHA. OS IGUAIS SE ATRAEM. E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, EM PASSOS DE FORMIGA E SEM VONTADE. JÁ DIZIA O POETA LULU SANTOS.

Responder

Jorge Rodrigues

06 de abril de 2017 às 20h40

Vendo Ilusão:
Meus fornecedores são:
Dória.
Aécio.
Bolsonaro.
Temer.
Tenho comercial na Globo, Veja e Estadão.
Obs: São os melhores fornecedores do Brasil.

Responder

Deixe uma resposta