Coletiva de Rodrigo Maia (ao vivo) sobre medidas contra a crise

Miriam Leitão, colunista do golpe, lidera estratégia da Globo para desmantelar o BNDES

Por Miguel do Rosário

30 de maio de 2017 : 09h29

O Brasil está órfão de informação.

Os colunistas econômicos não falam mais de economia. Foram alistados no jornalismo de guerra. Sua missão é desviar a atenção dos problemas econômicos e focar nas conspirações midiático-judiciais, baseadas, como sempre, em delações.

Em sua coluna de hoje, Miriam Leitão assume a estratégia da Globo: mentir sobre o BNDES.

O BNDES sob Lula e Dilma se tornou uma instituição de Estado, prestigiada, respeitada, que investia na empresa nacional, de todos os tamanhos, pequenas, médias e grandes.

Sob Lula e Dilma, o BNDES bateu recordes de lucro e de financiamento às empresas brasileiras.

Foi com ajuda do BNDES que o Brasil enfrentou todas as crises que perturbaram o mundo no período e foi com o BNDES que o Brasil cresceu e o desemprego chegou ao nível mais baixo da história.

Na gestão tucana, o BNDES era usado apenas para financiar os programas de privatização e de desmonte do Estado.

Assim que o golpe foi consumado e Michel Temer assumiu o poder, o BNDES voltou à rotina tucana: todos os financiamentos às empresas nacionais foram suspensos, interrompidos, cancelados.

A primeira iniciativa do governo foi roubar 100 bilhões de reais do BNDES para torrá-los em juros da dívida pública, ou seja, entregá-los aos banqueiros. E isso em meio à maior crise econômica em décadas, crise esta produzida pelo golpe.

O BNDES do golpe serve apenas para financiar empresas de mídia, através de publicidade, e subsidiar as privatizações, já que o neoliberalismo do governo Temer (do tipo tucano) é tão radical que paga, com dinheiro público, para empresas estrangeiras e nacionais comprarem o nosso patrimônio.

O golpe entra com as “delações”, onde os empresários, chantageados pelo Estado, dizem exatamente aquilo que os procuradores – esses novos capitões do mato da Casa Grande – querem ouvir para ajudarem a mídia em sua campanha para destruir o BNDES.

Ora, se a Globo diz que o BNDES serviu como “central de propina” (o que é uma mentira odiosa), então fica fácil aceitar o desmantelamento completo da instituição.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

20 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Fenelina Pereira Rehem

31 de maio de 2017 às 10h45

Não consigo entender a demência que contagia os agentes da desinformação quando sua missão é transmitir a informação retratando a realidade, e não como instrumento de informação da imprensa midiática, de grupos corporativos que agem como aves de rapina, vampiros que vivem sugando o sangue o trabalhador. Onde chegamos!!!!Parece script de filme de terror. As costuras que esses grupos fazem para se perpetuarem no poder desafia a inteligência humana quando a grande maioria desses trabalhadores não tem acesso às fontes fidedignas.

Responder

Jonatas Albuquerque

30 de maio de 2017 às 23h39

Essa mulher é uma louca!!! Como destorce tudo!!! Leviana !!!

Responder

José X.

30 de maio de 2017 às 20h17

infelizmente o Brasila não tem forças armadas, senão todos esses traidores e quinta-colunas estariam pagando por seus crimes de traição

Responder

Laercio Ferreira

30 de maio de 2017 às 20h57

O LEITÃO AI É AQUELE SEBOSO , UNTADO DE ÓLEO , QUE ´SOLTO NAS FESTAS DO INTERIOR DO PAÍS , ONDE A POPULAÇÃO SAEM CORRENDO PRA PEGA-LO , A COLUNISTA DO GOLPE É MAI LISA QUE O CITADO ANIMAL , E A GLOBO TV I COMANDADA PELO IMPERIALISTA DO NORTE , QUE JÁ MAMOU NO BNDES DA PÁTRIA MAMADA DO BRASIL,O BNDES , UM BANCO ESTATAL DE FORMENTO DAS INDÚSTRIAS NACIONAIS , AGORA JOGADO NAS BACIAS DAS ALMAS , PRA SER DOADOS AOS GRINGOS??,

Responder

Wilson Alves

30 de maio de 2017 às 18h33

São dados e informações públicas, o escracho que fizeram nos anos de 2008 a 2013 são fatos e não invenções. Agora que tem gente com medo, isso tem, um ministro já começou a confessar contas não declaradas… Miriam é um jornalista, como tal tem que informar!

Responder

    fabio

    30 de maio de 2017 às 17h49

    BNDES É O ÚNICO MOTOR DE CRESCIMENTO QUE AINDA TEMOS, DEPOIS DOS ATAQUES INCONSEQUENTES CONTRA A PETROBRAS E ODEBRECHT. TODOS OS EMPRÉSTIMOS FEITOS PELO BNDES NO PERÍODO LULA-DILMA FORAM LEGAIS E DERAM MUITO LUCRO AO BANCO, A DESPEITO DO QUE OS COLONITAS IDIOTAS DA GLOBO FALAM. BNDES SEMPRE TEVE INADIMPLÊNCIA MENOR QUE A DO ITAÚ. QUANTO À MANTEGA, OS 600 MIL SE REFEREM A HERANÇA DO PAI.

    Responder

eu

30 de maio de 2017 às 15h06

O salário dela deve ter aumentado bastante nos tempos de golpe. O dela e de todos “especialistas” da Globo. Especialistas em mentiras e manipulação.

Responder

Marlene Goes

30 de maio de 2017 às 16h06

Uma mulher como essa devia Rascar o diploma vergonha

Responder

Rafael Torres

30 de maio de 2017 às 15h12

E fora a manipulação dos métodos do ibge.

Responder

Adalberto Cardoso

30 de maio de 2017 às 15h03

SE AS MURALHAS CAIRAM IMAGINA A GLOBO EH QUESTAO DE TEMPO

Responder

Julio Osborne Marins

30 de maio de 2017 às 14h42

Fdp.

Responder

Maria Cecilia Ferrarez Bouzada

30 de maio de 2017 às 13h58

Cancro!

Responder

Paulo L Maia

30 de maio de 2017 às 13h56

Responder

Rodolfo Souza

30 de maio de 2017 às 13h52

essa é toda atrapalhada , não acerta uma !!!!

Responder

Roberto Moore

30 de maio de 2017 às 13h10

O que a porca tá fazendo

Responder

Wilson Pagano

30 de maio de 2017 às 12h50

Leitão só é bão com uma maça na boca e morto. Fora disso só presta para digerir lavagem quando vivo!!!

Responder

Mario Lucio Silva

30 de maio de 2017 às 12h33

Vaca mentirosa capacho da direita

Responder

Deixe uma resposta