Menu

À próxima luta: Referendo Revogatório

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho Sabemos que o Brasil é hoje conduzido por um bando de desonestos e desesperados. Políticos que já escreveram os nomes no lixo da história tentam salvar a própria pele. Para isso não sentem sequer vergonha do serviço sujo a que se prestam. Colhemos hoje os frutos do poder do […]

33 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Montagem/Wellington Calasans

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho

Sabemos que o Brasil é hoje conduzido por um bando de desonestos e desesperados. Políticos que já escreveram os nomes no lixo da história tentam salvar a própria pele. Para isso não sentem sequer vergonha do serviço sujo a que se prestam. Colhemos hoje os frutos do poder do dinheiro privado no patrocínio das campanhas eleitorais. A maioria da sociedade não é representada por isso que está aí.

Senadores da oposição, com ênfase nas mulheres senadoras, fizeram mais do que o possível para impedir a revogação da Lei Áurea. Retardaram ao máximo a votação da “Reforma dos Empresários”, tentaram emplacar uma emenda que daria a possibilidade de reabrir o debate sobre o tema, etc. Perderam “de tratorada”, nas palavras da Senadora Gleisi Hoffmann (PT – PR).

A CLT foi revogada em uma terça-feira das trevas. Após as senadoras promoverem um dos mais belos trabalhos de resistência com a ocupação da mesa, luzes foram apagadas, som dos microfones foi cortado, transmissão (da TV e Rádio Senado) interrompida. Tudo isso para justificar a sobrevida de um governo moribundo e a entrega, aos patrocinadores do golpe, da encomenda que visa unicamente a destruição dos direitos dos trabalhadores.

Era escancaradamente visível, naqueles que – em maioria – aprovavam um pacote de maldades contra os trabalhadores, um flagrante distanciamento do sentimento real da sociedade. Os discursos, dos poucos que tiveram coragem de botar a cara para defender algo tão cruel contra o povo, sobretudo contra as mulheres, beiravam o ridículo. Tentaram argumentar algo tão profundo com um falatório raso, fundamentado nas manchetes falsas da imprensa patronal.

O Brasil deu um mergulho no passado. Nada, além da falta de compromisso com o país e com o povo, irá explicar no futuro próximo a irresponsabilidade de banir a justiça do trabalho e a possibilidade de convívio sadio entre empregadores e empregados. A falácia de que as novas medidas irão gerar mais empregos será revelada uma farsa, como uma farsa também foi a promessa de que a “ponte para o futuro” daria estabilidade política e a retomada econômica ao País.

Dos poucos políticos que ainda pensam no povo, precisamos focar naquilo que é plausível. O Referendo Revogatório, defendido há meses pelo Senador Roberto Requião (PMDB – PR), exige muito mais luta e resistência política, mas é o caminho que restou para quem defende a democracia.

É fácil de perceber que as leis e regras que regulamentam o equilíbrio das forças entre patrão e empregado serão imploradas de volta, sobretudo pelos pequenos e médios empresários, num curto espaço de tempo. O caos está oficializado e contra ele somente uma borracha para apagar este capítulo tão medíocre da nossa história. É preciso reparar este erro. Sejamos abolicionistas.

Apoie o Cafezinho

Wellington Calasans

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ana C

06/10/2017 - 20h13

Vamos divulgar o referendo revogatório para máximo de Brasileiros. Urgente.

Jorge Viana

13/07/2017 - 02h37

Tudo a que estamos assistindo passivamente no cenário político atual é apenas uma amostra do que seria um Estado totalmente privatizado no qual o maior direito dos trabalhadores e eleitores é justamente o de ficar calado porque se falar alguma coisa poderá ser condenado a pagar pelos honorários advocatícios da defesa de quem se sentir ofendido. Esse é o espírito do liberalismo econômico, liberdade para o capital e a socialização da miséria para o povo.

Clovis eDos Santos

12/07/2017 - 21h43

o maior exercito de um pais é o seu povo – EH HORA DE PEGAR EM ARMAS – NAO TEM OUTRA SAÍDA – TIRAMOS ELES DE LAH OU MORREREMOS SEM DIREITOS

    Jorge Viana

    13/07/2017 - 02h40

    E onde estão as lideranças para tanto? A disposição para a luta existe em muitas cabeças e corações, mas sem organização seria apenas um ato suicida.

Acabou…

12/07/2017 - 15h45

A desconstrução do país está em pleno curso. Essas propostas de reformas Trabalhista, Previdenciária, Educação e Saúde, além da entrega à iniciativa privada estrangeira do controle dos setores econômicos e financeiros, são apenas o começo das reformas estruturantes a cargo do gabinete que deu o golpe parlamentar. O pior está por vir quando o grupo político ultraneoliberal assumir o próximo governo com sua agenda-programa já elaborada : “aprofundar as reformas necessárias”. Não adianta nem botar esperança na pleito eleitoral porque os algoritimos de manipulação do voto eletrônico estarão em funcionamento.

João Maurício Rocha

12/07/2017 - 18h18

…o Brasil é HOJE…? “Çei”.

Rita De Cassia Romeiro Rodrigues

12/07/2017 - 16h50

Lula vem ai em 2018?

Marco Antonio Ferreira

12/07/2017 - 15h07

Requiao apoiou. Dilma e seu governo corrupto.

    Adriana

    12/07/2017 - 14h09

    Que governo corrupto? Dilma combateu a corrupção
    Foi retirada pelos corruptos deixa de ser zumbi tekeguiso pela Globo. Pensar é de graça. Basta ler e se informr

Sandra Hortencio Dos Santos

12/07/2017 - 12h57

É vergonhoso a exploração.

Felix Nonnenmacher

12/07/2017 - 12h50

Sem o uso da força bruta essa escória corrupta (incluo nela os empresários que bancaram as campanhas políticas desse Congresso) não sai de lá e não vai parar de ferrar o trabalhador.

Clá

12/07/2017 - 08h46

Não vai entrar nos comentários para me explicar, Wellington? Ah, então quer dizer que você escreveu só por escrever, descomprometidamente, só para encher espaço com letra morta.

Lobo

12/07/2017 - 08h41

No primeiro lugar, temos de colocar a ideia em cabeça de todos, que decisões de governo golpista não possuem legitimidade GOVERNO GOLPISTA É ILEGITIMO!!! Segui proclamação de ilegitimidade de decisões desse governo. Isso pode ser feito no Congresso, com larga maioria da esquerda. Referendo? SIM!!! Revogatório? SIM!!! Mas, nas eleições Lula tem que ganhar e a esquerda unida tem que conquistar larga maioria no Congresso, porque revogação não é suficiente – prejuízo herdado do governo golpista é grande e vamos precisar anos de recuperação.

    none

    12/07/2017 - 19h36

    nao recupera mais bando de lunáticos bunda moles. tarde demais. sinto muita vergonha. empalamento já !

Clá

12/07/2017 - 08h37

Para Wellington Calasans:
Wellington, por gentileza, gostaria que você me explicasse como pode ser possível revogar a Nova Ordem Mundial. Se você está falando em referendo revogatório quer dizer que você acredita que exista alguma possibilidade de revogar as medidas que nos estão sendo impostas pela banca. Eu desconheço como angariar forças, no campo social, para se contrapor a tamanha violência. Mas, se você está dizendo, alguma coisa você deve saber a este respeito. Gostaria, por gentileza, que você respondesse ao meu comentário e me explicasse quais são as ideias que você tem a respeito. De minha parte, já posso dizer, desde já que são ideias delirantes (ingênuas, será?)

    Wellington Calasans

    12/07/2017 - 10h11

    Clá, do jeito que você fala a “nova ordem mundial” parece a Cabra Cabriola. A fórmula para o Referendo Revogatório está na formação de uma maioria parlamentar. Hoje o povo sabe que, tão importante quanto eleger um presidente, temos que escolher bons parlamentares. Satisfeito, ou vai jogar a toalha?

      Clá

      12/07/2017 - 10h36

      Não jogo a toalha, jamais, Wellington: a Nova Ordem Mundial não é a Cabra Cabriola (seja isso o que for). Apenas é a absoluta destruição da dignidade humana daqueles que não fazem parte do pico da pirâmide, ou seja, eu e você, inclusive. Agora, se você é a favor, quer dizer que pertence ao pico da pirâmide. Ué? Se pertence ao pico da pirâmide, porque está perdendo seu tempo escrevendo em blog de esquerda?

        Wellington Calasans

        12/07/2017 - 11h40

        Se há uma coisa que faço é combater a exploração das pessoas.
        Pensei que o debate proposto fosse em torno do tema do post. Se você quer falar sobre a minha vida pessoal, desculpe mas não tenho tempo. Desde logo, manifesto aqui a total falta de interesse de saber algo sobre a sua vida pessoal. Não tenho textos no estilo “meu querido diário”.
        Escrever para um “blog de esquerda” é uma realização profissional de qualquer pessoa que tenha coragem de não se render ao modelo tradicional e, como disse no texto, patronal da imprensa.
        Ah! Cabra Cabriola é conhecida também como “Bicho Papão”, conhece?
        Abraço e seja feliz.

José Silva

12/07/2017 - 10h48

Nunca esqueçamos: o primeiro passo LULA e o segundo é um NOVO CONGRESSO DE ESQUERDA. O troco tem que ser dado nos picaretas golpistas. Sem isto a destruição do país continuará a passos largos.Vamos à luta também por um novo parlamento.

Edson Molina

12/07/2017 - 10h47

O que mostra a atitude das senhoras é reflexo de truculência. Se partisse da oposição a reforma trabalhista era legal, boa.

    Maria Thereza Freitas

    12/07/2017 - 08h42

    por favor, vc acha que a esquerda, mesmo a mais light, iria apresentar uma proposta dessas?

      Carlos Valentin

      12/07/2017 - 12h41

      Desenhe para ele entender.

    Clá

    12/07/2017 - 08h43

    Edson: a reforma trabalhista não seria boa nem se partisse de Deus.

    Carlos Abrunhosa

    12/07/2017 - 12h36

    A reforma proposta nunca seria boa nem apoiada por forças de esquerda.

Joao Batista

12/07/2017 - 10h32

PARASITAS DO MUNDO>>>>

Joao Batista

12/07/2017 - 10h31

VAMOS LEVAR O BRASIL A SÉRIO !!!!>>>>>>>#NORTE AMERICANOS(MAÇONARIA) , #SAQUEIAM O BRASIL A SÉCULOS …!!!!>>>>>>>>>>>>>>>#MASSACRE AO IRAQUE , DEMONSTRAÇÃO SE PODER AO MUNDO ( INTIMIDAÇÃO) , A CUSTO DO NIÓBIO BRASILEIRO !!!!>>>>>>>>>>>>>>#BRASIL GOVERNADO POR LADRÕES A SÉCULOS(MAÇONARIA) !!!>>>>>>#TODOS QUE FOREM CONTRA O SISTEMA , SERÃO MORTOS PELA MAÇONARIA( ACIDENTES)…!!
= GETÚLIO VARGAS , TANCREDO NEVES , ENEIAS CARNEIRO ,…>>>……..*****ESTÃO #ENVENENANDO OS BRASILEIROS (VACINAS ,….)>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>#BRASIL SAQUEADO POR #EUA , A SÉCULOS !!!!>>

Nicola Cruciol

12/07/2017 - 09h43

HOJE NÃO, HA MAIS DE TRINTA ANOS O BRASIL É CONDUZIDO POR DESONESTOS E NÃO VENHAM QUERER JOGAR A CULPA SÓ NO TEMER.

    Wellington Calasans

    12/07/2017 - 10h04

    Você é fake? Duvido que exista alguém assim.

    José Silva

    12/07/2017 - 10h52

    A culpa é dos ratos. O nome é: Temer Neves da Cunha. Conhece?

Paulo L Maia

12/07/2017 - 08h35

RB Bloisi

12/07/2017 - 07h52

” Dos poucos políticos que ainda pensam no povo, precisamos focar naquilo que é plausível. O Referendo Revogatório, defendido há meses pelo Senador Roberto Requião (PMDB – PR), exige muito mais luta e resistência política, mas é o caminho que restou para quem defende a democracia.

É fácil de perceber que as leis e regras que regulamentam o equilíbrio das forças entre patrão e empregado serão imploradas de volta, sobretudo pelos pequenos e médios empresários, num curto espaço de tempo. O caos está oficializado e contra ele somente uma borracha para apagar este capítulo tão medíocre da nossa história. É preciso reparar este erro. Sejamos abolicionistas.”

    Clá

    12/07/2017 - 08h40

    Para RB Bloisi:
    Bloisi: qual democracia, filha (o)? Não há mais democracia. Aliás, não há sequer necessidade de forças armadas, porque não há mais o que defender. De qual democracia você está falando? Em que fuso horário você está?

RB Bloisi

12/07/2017 - 07h47

” Era escancaradamente visível, naqueles que – em maioria – aprovavam um pacote de maldades contra os trabalhadores, um flagrante distanciamento do sentimento real da sociedade. Os discursos, dos poucos que tiveram coragem de botar a cara para defender algo tão cruel contra o povo, sobretudo contra as mulheres, beiravam o ridículo. Tentaram argumentar algo tão profundo com um falatório raso, fundamentado nas manchetes falsas da imprensa patronal.”


Leia mais

Recentes

Recentes