Menu
, , , ,

Procuradora-geral da Venezuela teria recebido US$ 7 milhões em contas nas Bahamas

(Imagem: Luisa Ortega Díaz em visita ao ministério público do Brasil- radiomundial.com.ve-estação do Governo da Venezuela) Tende-se a pensar que o alto comando da promotoria de um país deveria ter uma prática retilínea que engrandecesse a justiça, aquela que valorasse a premissa de isenção e distância de interesse pessoal, que se põe a prova quando […]

49 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Imagem: Luisa Ortega Díaz em visita ao ministério público do Brasil- radiomundial.com.ve-estação do Governo da Venezuela)

Tende-se a pensar que o alto comando da promotoria de um país deveria ter uma prática retilínea que engrandecesse a justiça, aquela que valorasse a premissa de isenção e distância de interesse pessoal, que se põe a prova quando a força de domínar se aproxima do judiciário. O perigo se apresenta quando, dizendo servir a população, o burocrata toma de assalto o poder para gerir um objetivo individual.

Luiza Marvelia Ortega Diaz se especializou em direito penal pela universidade privada de Santa Maria, onde lecionou até poucos dias atrás. Foi consultora jurídica do canal 8, a Venezuela de Televisão, principal emissora estatal da Venezuela. Em abril de 2002 ingressou no Ministério Público e foi homologada como sua procuradora chefe em 2007. Dentre diferentes trabalhos em sua gestão, enumera-se a investigação e detenção de pequenos banqueiros por fraude de gestão e patrimônio; o requerimento de extradição do ex-presidente Carlos Andrés Pérez por repressão e mortes na revolta da população em 1989, chamado de ¨Caracazo¨. O seu processo de maior destaque foi a criminalização de Leopoldo López por 43 mortes no movimento golpista “la salida”, em 2014.
Todavia por outro lado, em relação ao importante problema de abastecimento de produtos no país, sua atuação foi de conivência com o empresariado, que recebiam dólares subsidiados para a cadeia produtiva, mas utilizavam no mercado de especulação cambial. No ano de 2014, a deputada de oposição e vice-presidente do partido “un nuevo tiempo”, Delsa Solórzon, solicitou sua exoneração por dar proteção a estas empresas.

Outro dado importante de abordagem é que sua escolha teve a indicação de seu marido, o deputado Germán Ferrer, que apesar de eleito inicialmente pelo PSUV (chavista), após sua reeleição em 2015, começa a criticar a política socialista, e defender o fim de subsídios(1) a população, como na questão do preço da gasolina. Neste contexto, o parlamentar inicia um processo de servir a oposição, formando um grupo independente do governo. A utilização privada do avião do Ministério Público por seu esposo, gerou uma ação de devolução da aeronave(2) . Ortega e Ferrer se dissociavam de vez do chavismo e partiam para uma carreira política junto a oposição.

No que tange a disputa aberta com o chavismo, sua maior vitória advém do caso do Tribunal Superior de Justiça, em determinar e substituir atribuições da assembleia nacional. Depois da eleição parlamentar de 2015, quando a MUD alcançou quase dois terços do congresso, o objetivo da frente oposicionista não era aprovar leis que fossem de encontro com seu programa, e sim derrubar o governo. Superado vários embates políticos, os parlamentares passaram a não colocar em votação medidas que autorizasse as novas empresas mistas tentando asfixiar economicamente o país, estas parcerias são base da atividade petroleira: projetos entre a PDVSA e o capital estrangeiro. Este fato praticamente paralisaria a arrecadação de novas atividades. O TSJ concluiu que, na falta de atividade do congresso, ele deveria legislar(3) . Luisa Ortega desempenhou um papel decisivo em apontar que esta prática estava em desacordo com sua análise constitucional(4) , levou o governo e o TSJ a recuar, presenteando a oposição uma vitória consistente.

Quando o presidente Nicolás Maduro convocou a Assembleia Constituinte pelo artigo 367 da constituição, Ortega tenta impedir, porém sem base legal é vencida. Neste momento, a procuradora é a oposição dentro do Estado e não uma representante da justiça. A imprensa internacional e o MUD retratavam ela como um força que pudesse romper o chavismo, uma análise que se distanciava da realidade e que nunca se concretizou.

Destituída por 8089320 pessoas que votaram na constituinte que tentou impedir, Luisa Ortega passou a ser investigada. A indagação da população da Venezuela era buscar razões que levaram a procuradora geral se abster de processar os terroristas das guarimbas, bem como os partidos que os financiavam. Segundo o novo chefe da promotoria, Tarek William Saab, e colega na Universidade Santa Maria, “Luisa Ortega é autora intelectual de todas as mortes ocorridas na onda de protesto que iniciou em abril”(5) . Não se demandou muito tempo para identificar uma rede de corrupção, para extorquir e vender proteção a possíveis processos. O auxiliar da fiscal, Luis Sánchez Rángel e Gérman Ferrer, seu esposo, teriam recebido em contas nas Bahamas do banco da Suíça, 7.118.321 dólares(6) entre março e abril de 2016, fruto de extorsão. Emitida ordem de prisão, Sánchez foi preso, mas Ortega e Ferrer fugiram para a Colômbia(18/8/2017).

Em meio estes conjunto de fatos, parte da comunidade internacional vai preferir a “convicção” que Luisa Ortega e Ferrer são exilados políticos. A justiça na América latina, que ficou próxima a elite, e distante dos mais humildes, agora sofre com alguns promotores que, em vez de servir a população, escolheram multiplicar seu patrimônio privado ou político.

FONTE:

1) Silva, Flávio T. R. A política de estado sobre recursos do petróleo, o caso venezuelano. São Paulo: Editora Pillares, 2016.
link
1) http://elcooperante.com/diputado-german-ferrer-reconoce-que-se-deben-hacer-cambios-en-el-seno-del-gobierno/
2) http://efectococuyo.com/politica/tsj-investiga-caso-de-avion-usado-supuestamente-por-la-fiscal-ortega-diaz
3) http://eldiario.es/internacional/Supremo-venezolano-competencias-Parlamento-desacato_0_627837250.html
4) http://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-39459905
5) http://www.venezuela.shafaqna.com/es/ve/989871
6) http://www.telesurtv.net/news/Exfiscal-venezolana-Luisa-Ortega-y-su-esposo-llegan-a-Colombia-20170818-0076.html

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Manoel

22/08/2017 - 18h26

Texto que demonstra como falta informação no Brasil,Fora PIG

Fernando

22/08/2017 - 18h17

Para os “oposição” que gostam de estatísticas, ou talvez não….. pois não gostam de ver a Colômbia (que grande país latino-americano, nas mãos dos cow-boys… um mimo), e o Brasil, outro mimo, para um país riquíssimo, em tudo, até na parvoíce dos “paneleiros” que agora andam caladinhos, e sabemos bem porquê, por causa desse vermelho do gráfico (mas devia ser de corarem de vergonha… e não fosse o Lula, estaria igualzinho a Colômbia). Uma vergonha, de países que andam por aí a falar de outros….. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_igualdade_de_riqueza#/media/File:2014_Gini_Index_World_Map,_income_inequality_distribution_by_country_per_World_Bank.svg

Juvando

22/08/2017 - 12h48

Achei a matéria interessante. Entretanto, não vi as provas da corrupção apontada. Seria até bom para divulgar e desmascarar essa procuradora.

    Vania

    22/08/2017 - 18h15

    Mas no link tem apreensão do avião que esposo usava e a conta,com o banco suíço,em Nassau.E o valor.

Rodrigo

22/08/2017 - 12h18

Veja como o Cafezinho virou parâmetros para entendermos a Venezuela.
Os Bolsonildos mandaram pessoas pra debater,mas o nível é sofrível:
Maduradas é um site de humor de absurdo,
Falam que a constituyente não tem poder,isto só lendo livros pra aprender que tem.
E outra diz que fugiu da ditadura que a oposição tem rádio,TV e disputa eleição.
Viva o Cafezinho.
Força revolución

Bat

22/08/2017 - 10h55

https://maduradas.com/aqui-estan-las-7-razones-que-explican-por-que-venezuela-se-convirtio-en-una-dictadura/
¿Pero por qué Venezuela es una dictadura? Aquí le damos siete razones reseñadas por el medio Infobae:

1. Secuestro del poder judicial: la justicia de Venezuela ha sido cedida a jueces militares para que estos falle siempre a favor de lo que dicte el régimen. El fiscal que llevó la causa que terminó condenando a Leopoldo López, Franklin Nieves, reconoció que todas las pruebas en contra del líder de Voluntad Popular fueron inventadas y que “Maduro es el que gira todas las instrucciones para poner presa a cualquier persona”. El régimen rojito también nombró en sesiones parlamentarias extraordinarias a 12 de los 32 magistrados del Tribunal Supremo de Justicia con una mayoría inferior a los dos tercios que exige la ley. Todos ellos carecían de credenciales para ocupar el cargo y han demostrado ser un servicio más del Ejecutivo nacional.

2. Bloqueo del referéndum revocatorio: El Consejo Nacional Electoral también está sometido a las órdenes de Maduro. Por eso negó la petición que hizo el pueblo venezolano para realizar un revocatorio al presidente. Sin embargo, el poder electoral suspendió el proceso por supuestas irregularidades, justo un día antes de la recolección del 20% de las firmas del padrón electoral.

3. Adiós a elecciones libres y limpias: Como no tiene apoyo popular, el régimen de Maduro pospuso en octubre de 2016, sin ninguna explicación, las elecciones regionales previstas para diciembre de ese año. También convocaron a la elección de 545 integrantes de la Asamblea Nacional Constituyente (ANC) sin consultarle al pueblo si quería activar este recurso, tal como establece la Constitución Nacional. Además, el sistema de votación inventado por el chavismo para estas elecciones violaba el principio de una persona-un voto, ya que le daba el mismo peso a un pueblo de 2.000 habitantes que a una ciudad de un millón.

4. Se creó una instancia política por encima de la Constitución: Eso es la ANC, un suprapoder de duración indefinida que puede intervenir en la vida política y pasar sobre los poderes constituidos. Desde que se instaló, inició una cacería de brujas contra alcaldes opositores, disolvió la Asamblea Nacional y destituyó a la fiscal general.

5. Se acabó con el Parlamento: La ANC resolvió este viernes “asumir las competencias para legislar sobre las materias dirigidas directamente a garantizar la preservación de la paz, la seguridad, la soberanía, el sistema socioeconómico y financiero, los bienes del Estado y la preeminencia de los derechos de los venezolanos”. De esta forma burló la voluntad de más de 14 millones de venezolanos que votaron por este poder legislativo a finales de 2015.

6. Hay presos políticos: El mundo lo reconoce. Maduro acabó con las protestas opositoras como lo hace cualquier Estado autoritario: con represión y cárcel para cualquier disidente. En este grupo están populares dirigentes opositores como el alcalde metropolitano, Antonio Ledezma; el ex alcalde de San Cristóbal Daniel Ceballos y el dirigente de Voluntad Popular Leopoldo López.

7. No hay libertad de prensa: La persecución a los medios de comunicación inició en 2007, cuando la administración de Chávez cerró el canal Radio Caracas Televisión (RCTV). Desde ese momento y con la restrictiva Ley de Responsabilidad Social en Radio y Televisión, el régimen ha amenazado a los canales Globovisión, Televén y Venevisión. También ha expulsado a NTN24 y CNN en Español y ha bloqueado a distintas páginas web.

    Miguel do Rosário

    22/08/2017 - 11h09

    Nossa, quanto besteirol. Nessa linha, poderíamos inventar 1.001 razões porque os EUA não são uma democracia, porque nenhum país europeu é uma democracia. Sem contar que é muita mentirada também.

Bat

22/08/2017 - 10h51

A Assembleia Constituinte fraudulenta depôs a procuradora sem ter poderes para tal, desrespeitando a atual Constituição vigente na Venezuela. E agora está sendo perseguida com falsas acusações. Aliás, como todo governo ditatorial gosta de fazer.

    Miguel do Rosário

    22/08/2017 - 11h10

    Falsa acusação vemos no Brasil. Veja o caso de Lula. Nos EUA, então, é o que mais tem. E a Assembleia Constituinte tem poderes sim, evidentemente.

Allen Franco

22/08/2017 - 10h40

Ela fugiu do pais pois esse chavismo perde força a cada dia devido a fome que o povo passa e a super inflação que o proprio governo criou. Ela FUGIU da ditadura e vocês apoiam idealismo contra fatos? Fila do pão, super mercados vazios, gente pedindo socorro pois o governo controla até quanto e como você toca seu comércio. Que estupidez defender opressor e acusar oprimido

    Miguel do Rosário

    22/08/2017 - 11h11

    Há muito mais fome na Colômbia. Confira os dados da ONU. Acusar o “oprimido”? Oprimido financiado pela CIA e pelo império? COmo é que é?

Eloiza Augusta

22/08/2017 - 10h39

Brilhante matéria e merece ser compartilhada e reverberada pelos quatro cantos do planeta.
Parabéns Cafezinho pelo “pão de queijo” , hoje, oferecido a nós.

rita

22/08/2017 - 01h25

Turma corrupta da direita

Andreia Bolfe

22/08/2017 - 04h21

Vcs sabiam que janot é indicação do Lula? Vcs sabiam que Temer já foi vice do PT 2x, vcs sabiam que o Meireles foi ministro do Lula mto elogiado em discursos pelo próprio? Gente sem cérebro

    Bernard Batista de Brito

    23/08/2017 - 17h13

    Vc conhece programa de governo ?

    Marilene Cruz

    24/08/2017 - 13h38

    Mas a reforma vai dar liberdade para o PT, que poderá agir com mais independência, para colocar serrar de fato o Brasil.

    Marilene Cruz

    24/08/2017 - 13h38

    ….. para consertar de fato o Brasil.

    Luís

    26/08/2017 - 15h51

    Gente com cérebro sabe que existe traição na política.

Rodrigo

22/08/2017 - 01h12

infelizmente nosso judiciário está corrompido e serviu ao golpe.
vejo esta matéria como a coragem do governo venezuelanos

Elide Bernardo

22/08/2017 - 03h09

Aí,aí,aí,Brasiiiiil!

jAss

21/08/2017 - 23h39

Alguem me diga qual a razao dessa paralisia no Brasil? Gente, a KKK mostrou a cara aqui nos EUA e foram empurrados para fora da Casa Branca em uma semana devido a maifestaçoes e afastamentos do regime Trump. O q seria necessário para por o povo nas ruas?

XINXA

21/08/2017 - 22h05

Judiciário golpista Brasileiro em breve vai cair do cavalo e vai aparecer as propinas que recebem do imperialismo para ajudar governo ladrão a dar o golpe no Brasil ,bandidos da Venezuela trabalham em conjunto com golpistas do brasil

Irion

21/08/2017 - 20h42

Aliás, um deles especula com imóveis do minha casa minha vida! (programa com juros subsidiados para os mais necessitados). Por aí dá para ter uma ideia da “moral” que o sujeito tem, para alega “combater a corrupção…” Me engana que eu gosto! Esses sujeitos devem estar todos ricos (lá fora, nos paraísos fiscais, não aqui…|)

Irion

21/08/2017 - 20h38

Muito oportuna a pergunta do Fernando! Ou será que somos todos otários ingênuos que não sabemos para QUE(M) eles estão trabalhando com afinco?

    Rodrigo

    22/08/2017 - 01h11

    para império

Cláudio Xavier

21/08/2017 - 23h04

É um sonho distante

fernando

21/08/2017 - 19h37

quanto será que a CIA paga para nossos????

Antonio Cerqueira

21/08/2017 - 22h13

E SEGUE A DESGRAÇA DA JUSTIÇA BRASILEIRA, EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO, QUE FEDOR DESGRAÇADO.

Antonio Cerqueira

21/08/2017 - 22h13

Reginaldo Gomes

21/08/2017 - 18h00

É uma fanfarrona essa procuradora.

H H H

21/08/2017 - 16h16

Será que a CIA vai interrogar a distinta mulher
Ou ela fez o que eles mandaram

Beto

21/08/2017 - 15h58

A Venezuela é a notícia internacional,o
império atrás do petróleo com os vassalos da oposição e uma procuradora corrupta.
Parece o Brasil.
Bela notícia, um furo do cafezinho

Ilsa Rosa

21/08/2017 - 18h54

o famoso prato escondidinho..

George Dourado

21/08/2017 - 18h03

Talvez, o poder mais corrupto.

vanessa

21/08/2017 - 14h59

Podemos imaginar o que aconteceu fora da Venezuela.
Bandidos protegendo as quadrilhas do poder econômico.
Esta era o exemplo da oposição venezuelana?Estão bem representados
O Pig vai pirar com o cafezinho

    Camila

    21/08/2017 - 15h24

    E agora a lava jato passou informações pra ela

    luciana

    21/08/2017 - 16h06

    Acho que A Venezuela é aqui.

Sergio Vieira

21/08/2017 - 17h11

Igualzinho à república bananeira !

    Marco

    21/08/2017 - 15h29

    Vai chantagear geral.
    A rainha dos guarimbeiros

Helton

21/08/2017 - 14h08

Isto não vai sair no PlimPlim
Parabéns cafezinho

    B carvalho

    21/08/2017 - 16h02

    furo jornalístico

Mariuza Bezerra

21/08/2017 - 17h07

Gente , que país ê este?

Enilson Costa Suzart

21/08/2017 - 16h46

Ana Rita Suzart

Enilson Costa Suzart

21/08/2017 - 16h45

Radiovaldo

Enilson Costa Suzart

21/08/2017 - 16h45

Deyvid Bacelar

Enilson Costa Suzart

21/08/2017 - 16h45

CANALHAS

Maurício Ricardo Alves Rossi

21/08/2017 - 16h43

Ótima matéria

Jaqueline Tambosi

21/08/2017 - 16h38

Que podridão neste Brasil!

Firzen Firen

21/08/2017 - 16h33

Ótima matéria… conheço gente que acreditava que essa procuradora era “isentona”


Leia mais

Recentes

Recentes