Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Trump bloqueia a Venezuela, mas a Chevron tem reunião de negócios com Maduro

Por Tulio Ribeiro

06 de setembro de 2017 : 11h12

(crédito Imagem-Correo del Orinoco)

O presidente da República Bolivariana da Venezuela Nicolás Maduro Moros teve nesta terça 5 de setembro, uma reunião de negócios com o mais alto executivo da petroleira estadunidense Chevron para América e Africa, Clay Neff. O encontro visou fortalecer a parceria da ¨Petroleos de Venezuela¨ (PDVSA) com a empresa da América do norte.

O compromisso ainda contou com assessor executivo Ali Moshiri (CHEVRON), o vice presidente executivo do País Tareck El Aissami, o ministro do petróleo Eulogio Del Pino, o ministro do planejamento Ricardo Menéndez e o presidente da petroleira venezuelana Nelson Martinez.

Em 14 de julho, no apogeu da pressão internacional contra o governo, foi a vez de outra petroleira estadunidense Horizental Well Drilling firmar um convênio com a Venezuela de 1,3 bilhão de dólares, para explorar 200 poços com objetivo de produzir 105000 barris diários de petróleo em 3 anos. O negócio foi fechado por Tom Swason, presidente da companhia e o mandatário do país caribenho.

Os líderes de associações com a PDVSA são os chineses e russos,já que a constituição determina o modelo exploração via parceria com capital majoritariamente venezuelano.Os estadunidenses ,ao passo que incentivam o afastamento do Brasil,Argentina e Colômbia atuam pragmaticamente em ampliar sua presença na Venezuela, sabiamente dividem política de negócios.

Fontes

www.eltelegrafo.com.ec/noticia/economia/8/venezuala-firma-acuerdo-por-usd-1-300-millones-con-petrolera-de-ee-uu

www.vtv.org.ve/presidente-nicolas-maduro-se-reunio-con-representantes-de-la-empresa-petrolera-chevron-para-america-y-africa/

www.correodelorinoco.gob.ve

Autor

Tulio Ribeiro é graduado em Economia,pós-graduado em História Contemporânea,mestre em História Social e doutorando Em¨ Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV Caracas.

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Luciano Lima

11 de setembro de 2017 às 04h07

Tá provado. Eles querem mesmo é o petróleo venezuelano.

Responder

Nadir Ribeiro

08 de setembro de 2017 às 00h43

Cadê toda a fanfarronice do “topete”?
Eles que precisam do ouro negro, então que se curvem. Viva maduro

Responder

Fabio Stelzer

07 de setembro de 2017 às 14h13

Uéé…. recebeu os demônios capitalistas ??

Responder

luan

06 de setembro de 2017 às 17h05

o dinheiro fala mais alto para is EUA,
esta é a luta pelo petróleo

Responder

José Das Couves

06 de setembro de 2017 às 15h42

É.. parece que a tentativa de golpe na Venezuela “moio”… kkkkk

Responder

    lu

    06 de setembro de 2017 às 17h17

    Concordo

    Responder

Reginaldo Gomes

06 de setembro de 2017 às 12h41

O presidente é o trump, porém, quem manda no império é o patrão. (mamon)

Responder

Fabiana Ubinha Almeida

06 de setembro de 2017 às 14h38

A moral do Trump é de gelatina.. hahaha

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina