Live do Cafezinho: como trazer a classe média de volta para campo progressista?

Jandira Feghali: “O julgamento precisa ser suspenso”

Por Theo Rodrigues

08 de janeiro de 2018 : 21h15

Chega de insulto! O julgamento precisa ser suspenso.

Por Jandira Feghali*

Golpe após golpe o país parece ter se acostumado à falta de normalidade democrática.

Já se vão quase 2 anos de um governo alçado a esta posição por meio de um processo eivado de injuridicidades.

A cada dia somos surpreendidos por nova investida contra a democracia. Insultos que se seguem e agridem aos que sempre se posicionaram em favor da soberania do voto e do regime democrático.

O que está em jogo agora pode aprofundar o caminho da ruptura democrática ou estabelecer a possibilidade de retorno ao que preceitua nossa Constituição. O que está em jogo é algo tão precioso que não podemos silenciar.

Estamos muito próximos de receber o resultado do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF4, tribunal sediado no RS.

Não discuto a competência dos seus magistrados e a entrada por concurso, mas o ambiente em que este juízo se fará.

A última notícia que temos é de um abaixo assinado, feito em tom de campanha pela prisão de Lula, divulgado e sustentado pela chefe de gabinete do presidente deste mesmo tribunal, que nada fez diante do fato.

Antes disso, fomos “premiados” com outras notícias igualmente suspeitas.

A primeira diz respeito ao tempo recorde de marcação do julgamento, ultrapassando sete processos que aguardam em fila o mesmo procedimento.

A outra foi a posição do presidente do Tribunal, o mesmo que não puniu sua chefe de gabinete, ao apoiar publicamente, sem ter lido, a sentença condenatória de Lula, assinada pelo juiz Sérgio Moro.

Podemos voltar um pouco atrás e incorporar a análise do mundo jurídico que, por ampla maioria, desidratou e evidenciou as falhas na sentença do juiz da Lava Jato, não apenas pela total falta de provas, mas pela própria construção da sentença.

A inexistência de nexo entre a acusação e o patrimônio NÃO encontrado retiraria o caso do ex-presidente da Lava Jato e, portanto, da comarca de Curitiba. Ou seja, a corte
recursal não poderia ser o TRF4.

Ora, sem mais delongas, estamos a 16 dias de uma profunda violação à democracia, à Constituição e às leis.

Não podemos ficar impotentes e submersos numa corrente de injustiças, arbítrios e exceções.

Autoridades judiciais superiores precisam justificar sua existência para o seu país, sob pena de serem cúmplices explícitos do golpe e da morte da soberania do voto popular.

Este julgamento precisa ser SUSPENSO.

Com a palavra o STF.

Jandira Feghali é deputada federal pelo PCdoB/RJ e vice líder da Oposição na Câmara dos Deputados

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

30 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Roberto

10 de janeiro de 2018 às 18h08

O STF ESTÁ DESAFIADO A RESPONDER AO POVO O QUE ORA COLOCAMOS:
O ‘FUMUS BONI IURIS’, A ‘FUMAÇA DO BOM DIREITO’, OBRIGA A MEDIDAS SUSPENSIVAS.
E O ‘FOETOR MALAE IUSTITIA’, O FEDOR DA MÁ JUSTIÇA’, QUE JÁ ESTÁ RESCENDENDO POR TODO O PAÍS E ATÉ PELO MUNDO, NÃO OBRIGA O STF A MUITO MAIS?
RESPONDA, S_ T _F, ENQUANTO HÁ TEMPO.

Responder

Alisson Souza

10 de janeiro de 2018 às 07h48

A alma mais honesta do Brasil tem medo do julgamento?

Responder

Ricardo Cebalho

09 de janeiro de 2018 às 19h22

Tambem concordo, mas para que isso acontecesse, alguém deveria estar fazendo alguma coisa um recurso, uma petição com assinaturas de diversos jurista um apelo para o supremo barrar essa farsa, alguma coisa nesse sentido está sendo feita? tem advogados trabalhando com este propósito? Como então poderíamos sonhar em suspensom?. A nossa esperança é que algum dos juízes tenha um resto de dignidade e vote contra a condenação, ou revolta geral popular.

Responder

João Ferreira Bastos

09 de janeiro de 2018 às 15h57

dia 24.01 NÃO será o julgamento do LULA !!!

será o dia em que esses juízes, vão escolher como eles passarão para a história do mundo:

* juízes honestos, ou

* Como canalhas, criminosos e golpistas

Responder

Romeu Kerber

09 de janeiro de 2018 às 14h51

Triplex do Lula. – Só é dono quem registra –

C – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Institui o Código Civil .

Art. 1.227. Os direitos reais sobre imóveis constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com o registro no Cartório de Registro de Imóveis dos referidos títulos (arts. 1.245 a 1.247), salvo os casos expressos neste Código.

CC – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Institui o Código Civil .

Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.

§ 1o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.

Responder

Regina Maria de Souza

09 de janeiro de 2018 às 14h02

Ei, não concordo que este seja um país de fascitas! Há fascistas, tá bom. Não sei quantos. Muitos em cargos importantes, vá lá. Só não podemos deixar o Rinoceronte transformar-nos em bestas-feras. (É referência a Pirandello.)

Responder

Regina Maria de Souza

09 de janeiro de 2018 às 13h53

Vamos lembrar o autoelogio de Kenneth Blanco, do Departamento de Justiça norte-americano, que considerou mérito seus a profícua colaboração com a equipe do juiz Sergio Moro, multipremiado por brazilianistas de lá e daqui, na “condenação” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Traição ao Estado brasileiro? É o mínimo.

Responder

Luciana

09 de janeiro de 2018 às 13h03

Gente veja bem, será se a rapidez no processo do LULA não é por conta de sua idade acima dos 70 ele tem prioridade, direito do idoso “O ESTATUTO DO IDOSO”.

Responder

Daisy Omara Baccili

09 de janeiro de 2018 às 13h01

Não sabemos oque dizer,oque pensar.Só sei que no primeiro mandato,fiquei mto feliz do Brasil ter conseguido um presidente,á sua altura.Fomos respeitados la fora,conseguimos abaixar o custo de vida,etc… ficamos radiantes,agora finalmente nosso Brasil vai em frente.Entrou o segundo mandato,sr Lula envolvido em esquema de corrupção.Sempre encima do muro,permitindo que afundassem com meu país.Como acreditar num ser como esse.Ai entra a Dilma,mais por fora do que tampa de garrafa,com sr Lula governando por trás dela,pq vamos dizer a vdd,competencia ela não tinha nenhuma.Ai deu no que deu,roubo e mais roubo.Como confiar novamente nesse senhor.E pra dizer a vdd,não temos ninguem pra dirigir o país.Se penerar não sobra um,infelizmente.

Responder

    Benoit

    09 de janeiro de 2018 às 14h04

    Sr. Daisy, preste um pouco mais de atenção aos fatos. Pagar aos deputados em troca de apoio foi o método tradicional de governar no Brasil, ele não foi inventado pelo Lula. Voce deveria se informar acerca de tudo o que o Lula fez. Não foi o suficiente porque o país estava muito em baixo e o trabalho de recuperação tinha que demorar muito tempo. Em vez de aceitarem a colaboração oferecida pelo Lula e pela Rousseff, as oposições preferiram sabotar o governo e o país e acentuar uma crise. O resultado é visível para quem quizer ver. A recuperação agora vai ser muito mais dificil, trabalhosa e longa.

    Responder

      Vitor

      09 de janeiro de 2018 às 18h58

      “Colaboração oferecida pelo Lula”
      Acho que isso é indiscutível. Lula tocou uma política econômica ORTODOXA, com responsabilidade e mantendo os fundamentos econômicos do plano real sólidos. Também aproveitou a bonança externa para acumular reservas e o crescimento do país para distribuir renda (através de aumentos reais e sucessivos do salário mínimo).
      Agora Dona Doida? Ela só c@gou a porra toda…

      Responder

    Mordaz

    09 de janeiro de 2018 às 19h43

    O comentário dessa Sra. ilustra bem o excelente trabalho de desinformação realizado pela mídia monopolista no Brasil. Dá até cansaço desmentir toda essa narrativa golpista. Esqueceu essa Sra. que Lula terminou seu segundo mandato com mais de 80% de aprovação. Também não se pode dizer que o primeiro mandato da Dilma foi mal avaliado, visto que ela ganhou a eleição para um segundo mandato. Embora o golpe já estivesse em gestação, com as manifestações dos rebeldes sem causa em 2013 (manipulados via redes sociais, seguindo à risca a cartilha das chamadas revoluções coloridas), com a sabotagem dos “Cunhas” e com a já esquecida espionagem da NSA norte-americana contra a Petrobras, espionagem essa que certamente permitiu aos ianques reunir a munição necessária de que os procuradores de Curitiba precisavam para criar sua falsa narrativa de combate à corrupção, mas que na verdade visava o total desmantelamento dos setores de engenharia e petróleo/gás do Brasil. A perseguição ao Lula é só para que o golpe não seja revertido. O principal os golpistas já conseguiram: entregar tudo aos estrangeiros e arrochar o trabalhador. Estaremos condenados a duas décadas de estagnação, a menos que façamos um referendo revogatório.

    Responder

olario

09 de janeiro de 2018 às 10h28

O advogado de Lula questionou a autenticidade das planilhas do departamento de propinas da Odebrecht.

O que fez Sergio Moro?

Mandou a PF periciar o material.
Em vez de aproveitar a chance de desmascarar a Lava Jato, demonstrando a falsidade das provas apresentadas contra seu cliente, o advogado de Lula entrou com um processo no TRF-4 para tentar barrar o trabalho dos peritos.

Ontem à tarde, o desembargador João Pedro Gebran Neto negou o pedido, evidentemente.

Em breve, a PF poderá anexar a perícia sobre a conta Amigo ao processo criminal em que Lula é acusado de ter recebido propina da Odebrecht.

Obrigado, Cristiano Zanin.

Responder

sander landerrr

09 de janeiro de 2018 às 08h17

DOC APRENDIDOS NA CASA DO LULA SOBRE O TRIPLEX
-DOC APRENDIDO NA SEDE DA COOPERATIVA BANCCOP
-DOC APRENDIDO NA OAS
-NFs DA OAS E OUTRAS SOBRE A REFORMA
-MENSAGENS DE CELULAR DE LEO PINHEIRO SE REFERINDO A LULA EO TRIPLEX
-MENSAGENS DE PAULO GODINHO ARQUITETO DA OAS
-TESTEMUNHAS PAULO GONDINHO DECLARANDO O AP. E DO LULA
-MENSAGEM CEL. DE MARCOS RAMALHO EXECUTIVO OAS
-VISITAS DE MARIZA E FABIO LULA DA SILVA
-TESTEMUNHAS FUNCIONÁRIOS OAS DISSERAM QUE A OAS NUNCA REFORMA APTO A VENDA
-TESTEMUNHOS GERENTE OAS QUE ACOMPANHOU MARIZA E FABIO NA VISITA EM 2014
-TESTEMUNHA FUNCIONÁRIO KITCHENS QUE CONFIRMOU A COMPRA FEITA PELA MARIZA
-COZINHAS ESCOLHIDAS PELA MARIZA FORAM INSTALADAS NO TRIPLEX E NO SITIO
-TESTEMUNHO SOCIO DA TALLENTO QUE ACOMPANHOU FABIO E MARIZA NA VISITA P DETALHAR OS PEDIDOS
-TESTEMUNHO DO ZELADOR AQUELE ” VOCES SÃO UM LIXO”
-DEPOIMENTO DO DONO DA CONSTRUTORA LEO PINHEIRO CONFIRMANDO ESQUEMA CRIMINOSO DA PETROBRAS
-LEO PINHEIRO DISSE QUE ESTEVE COM LULA NO AP. (FOTO EXISTE)
-TESTEMUNHO DE AGENOR FRANKLIM MEDEIROS DIRETOR OLEO E GAS DA OAS, CONFIRMANDO PAGAMENTO DE –PROPINAS
-CONTRADIÇÕES DE LULA, ADULTERAÇÃO DO CONTRATO.. ETC…

Responder

    Benoit

    09 de janeiro de 2018 às 10h25

    É, só que muitos desses testemunhos não incriminam o Lula, muitos não têm a menor credibilidade e muitas das “conclusões” tiradas desse processo são erradas e são por isso exploradas para fins propagandísticos pelas páginas de extrema direita feitas para enganar os seus seguidores inocentes (mas mal intencionados). Para fazer uma acusação o mínimo que se exige é que os raciocínios sejam logicamente corretos. Acontece que o “juiz” Moro ao que parece não tem a menor noção do que seja um raciocínio correto, o que foi demonstrado recentemente por Euclides Mance no livro dele sobre a sentença do Moro.

    Responder

      Vitor

      09 de janeiro de 2018 às 12h27

      Falou, falou, falou e não rebateu uma única frase. Típico…

      Responder

        Benoit

        09 de janeiro de 2018 às 13h57

        É que não tem nem uma tese a ser refutada. Ele simplesmente alinha uns poucos slogans sem a menor explicação do que eles significam. Um exemplo: “VISITAS DE MARIZA E FABIO LULA DA SILVA”. O que é que isso significa? Nada, absolutamente nada. Quem eles foram visitar? O avô do Fabio, o Papa, a Rainha da Inglaterra? Por que eles não podem visitar o Papa ou quem quer que seja? Há livros que discutem e contestam detalhadamente a sentença contra o Lula. Se o Sr./Sra. Sander descobriu que todos esses comentários estão errados por que ele não escreve um livro dele mostrando isso? Ele ia fazer uma fortuna, ia ser convidado pela Globo, ia dar palestras no mundo todo. Por que ele não aproveitou a oportunidade, em vez de escrever coisas sem sentido aqui, acreditadas só por patetas (estou falando sobre voce mesmo).

        Responder

          Vitor

          09 de janeiro de 2018 às 16h49

          Vc realmente está inferindo que Marisa e Fabio foram visitar alguém e não olhar o apartamento?
          Hahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahaha!!!
          Demais! Conte-me mais sobre isso…

          Benoit

          09 de janeiro de 2018 às 17h41

          Eu nao estou inferindo nada. Voce nao sabe ler portugues? So estou perguntando o que e’ que o autor do comentario queria dizer. Voce esta dizendo que quando se visita um apartamento entao isso e’ prova de corrupcao? Voce e’ mesmo engracado.

          Vitor

          09 de janeiro de 2018 às 18h55

          Quem eles foram visitar? O avô do Fabio, o Papa, a Rainha da Inglaterra? Por que eles não podem visitar o Papa ou quem quer que seja?
          Hahahahahahhahahaha
          No mais, olhe o contexto da visita…

Benoit

09 de janeiro de 2018 às 07h23

Já há muito tempo eu venho dizendo que esse julgamento é ilegal por várias razões e que ele tem que ser anulado.

Responder

Aristides Bartolomeu Novaes

09 de janeiro de 2018 às 07h13

Eis que enfim surge um comentário que vai às entranhas do golpe que rompeu com a nossa democracia: Jandira Feghali.
A destruição estar, não no fato de tratar-se do ex-presidente Lula, mas saber que toda democracia fica alicerçada no poder econômico que tenta dominar o mundo. As pessoas, os seres humanos, são apenas o meio para aumentar o poderio de castas que muitas vezes vivem às custas do estado, seja lá de que forma for, e aqui, a forma mais fácil, é a corrupção. Infelizmente! Como admitir que um país viva a plena democracia sem justiça? Impossível. É o que estamos vivendo concretamente no nosso país, bem “nosso”, porque o que se diz aqui é que as instituições estão funcionando às claras, ledo engano. Estas, já foram destruídas faz tempo.
Este julgamento é a síntese de uma farsa sem tamanhos. O que dizer de uma secretária que faz comentários contra quem será julgado naquela casa em que ela faça parte? No mínimo daria uma punição a altura pelo seu comandado, mas o que acontece? Esta mesma pessoa continua impune e vivendo com os girdos salários pagos pelo povo. Isto mesmo, pelo povo que em sua maioria sabe que o descalabro se aproxima, a punição ao Lula. Se algum mortal se der ao luxo de ler a sentença de condenação verá que só existe prova de uma delação de um condenado. Mas, delação vale? Porque só o ex-presidente está sendo punido?
Como fica, perante o STF, os casos de delações como a de Aécio, e tantos outros que continuam a desfrutar do dinheiro público?
A democracia aqui é grana e nada mais e o pior: não é o povo brasileiro o beneficiado, mas estrangeiros que sugam tudo que o país produz. Esperemos o que restará para inserir na história: a democracia escafedeu-se!

Responder

Danyyel

09 de janeiro de 2018 às 06h59

Enquanto isso o julgamento do mérito do processo de impeachment dorme na gaveta do ministro Alexandre de Moraes do STF ká cerca de dois anos e a presidenta nada faz.

Responder

Cláudio

09 de janeiro de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Grande Jandira Feghali, também seria muito honroso para mim e acredito para a maioria dos/das brasileiras/os também tê-la como uma outra possível PresidentA do Brasil, além da querida Dilma Rousseff e outras (Benedita da Silva, Regina Sousa…). Seria ótimo ! ! ! ! ! Mas agora vamos de Lula 2018 ! ! ! ! !

“A Frente Brasil Popular está organizando um grande encontro de solidariedade ao presidente Lula nos dias 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Lá reuniremos movimentos sociais e populares, juristas, intelectuais, artistas, partidos de esquerda, e nomes internacionais em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Para garantir as condições de infraestrutura e receber as Caravanas que virão de diferentes locais do Brasil, estamos realizando uma vakinha virtual.”…

Caso seja de sua livre e espontânea vontade e disponibilidade financeira, acesse o “link”

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/em-defesa-da-democracia-e-de-lula-ser-candidato-fbp-rs

[ou acesse o “site” Vakinha e, lá, na busca interna, procure por EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE LULA SER CANDIDATO FBP/RS, de Misiara Oliveira] e saiba como contribuir [o valor mínimo de contribuição é igual a 20 reais], “vamos todos às ruas em defesa da democracia!”, diz a frente.

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Guitardo

09 de janeiro de 2018 às 01h39

Eleição sem Lula é fraude.
Esse é um país de fascistas filhos da puta!
||
\/
https://www.youtube.com/watch?v=PDV9nvX5L1U&

Responder

Luis

09 de janeiro de 2018 às 00h49

Se tivessses coragem mostraria a cara covarde fascista!

Responder

Luiz Carlos P. Oliveira

08 de janeiro de 2018 às 22h38

Não temos mais justiça. Acabou. Alguém disse que o STF está acovardado? Se está, só pode existir algum dossiê que o comprometa por inteiro. Mas… quem está em poder desse dossiê?

Responder

Marcão ( Mossoró)

08 de janeiro de 2018 às 22h21

https://www.conjur.com.br/dl/codigo-conduta-justica-federal.pdf
Companheiros, O presidente Gebran Neto e sua Chefe de gabinete, feriram o Código de Conduta dos Servidores da Justiça, comandado pelo Conselho Nacional de Justiça, além do código de ética dos servidores do Executivo.
https://www.conjur.com.br/dl/codigo-conduta-justica-federal.pdf

Responder

Antonio Passos

08 de janeiro de 2018 às 22h02

Já tivemos uma geração de onde surgiram os “FILHOTES DA DITADURA”. Agora estamos vivendo a geração de onde estão emergindo os “FILHOTES DO GOLPE”. Toda essa gente que trabalhou contra a constituição e a democracia, ficará pra sempre com esta marca. E quando a democracia voltar, responderá por seus atos.

Responder

Gustavo Horta

08 de janeiro de 2018 às 22h01

OS FALSOS PATRIOTAS
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/18/os-falsos-patriotas/

Falsos patriotas que sonegam a verdade e nadam na hipocrisia.

Falsos patriotas que se locupletam no bacanal que querem tanto preservar em nossa nação.

Falsos patriotas que se enrolam na nossa bandeira, usam e usurpam de nossas cores e de nossos símbolos e nos vendem, nos entregam, nos traem, todo dia, toda hora, todo minuto, a cada segundo.

Falsos patriotas, fascistas e radicais, que espalham ódio, que destroçaram ao longo de vários meses, a economia e a paz de nossa nação e de nosso trabalho….

Responder

Deixe uma resposta