Menu

Barraco no STF: o antipetista grosseiro versus o lavajateiro cínico

“Há uma grande desordem sob o céu, a situação é excelente”, dizia Mao Tsé-Tung, analisando as condições políticas anteriores à revolução. É nessa frase que penso ao me informar sobre o barraco ocorrido entre os ministros Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso. A briga sem-vergonha entre ministros não me alegra ou entristece, mas me proporciona, […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

“Há uma grande desordem sob o céu, a situação é excelente”, dizia Mao Tsé-Tung, analisando as condições políticas anteriores à revolução. É nessa frase que penso ao me informar sobre o barraco ocorrido entre os ministros Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso.

A briga sem-vergonha entre ministros não me alegra ou entristece, mas me proporciona, admito, um sentimento de catarse. Arriscando-me a ser vulgar, é um sentimento do tipo: quero mais que eles se explodam!

Sim, porque afinal, não há mais salvação para o STF. Em certo sentido, eles se tornaram a instituição mais sórdida de todas, porque a mais cínica, a mais hipócrita, a mais covarde.

O legislativo, em especial a Câmara dos Deputados, tem um rosto mais transparente. Uma maioria golpista fez o país passar o maior vexame da nossa história, naquela votação comandada por Eduardo Cunha. Mas tivemos os nossos herois, aqueles que vieram ao microfone para expressar a repulsa popular ao golpe. Não foram maioria, mas também não foram poucos. E, sobretudo, ali havia transparência: golpistas versus legalistas.

O STF é uma coisa mais obscura, mais tóxica. Os ministros, com seus discursos empolados, não parecem dizer coisa com coisa.

Lembram-me muito – os ministros – uma cena que eu via no sítio do meu pai, quando ele criava galinhas. Criança, eu observava fascinado o momento em que elas eram mortas. O caseiro cortava-lhes a garganta e as soltava. Antes de morrer, elas vagavam frenéticas, desvairadas, agitando os corpos sem cabeça.

A briga de ontem entre os ministros Luis Roberto Barroso e Gilmar Mendes me pareceu o entrechocar de galinhas desorientadas. De um lado, Gilmar, um antipetista furioso e maleducado, a fazer insinuações caluniosas sobre Lula e Bolsonaro, perguntando-se quem paga suas caravanas.

Ora, Gilmar é doido? Se tem acusações a fazer (e não é dever de um juiz acusar ninguém, isso cabe ao Ministério Público), que as faça objetivamente. Que seja um golpista sério, ao menos! Insinuar é coisa de moleque!

No entanto, à parte seu antipetismo doentio, que o faz se perder em devaneios repletos de calúnias e ofensas, Gilmar Mendes me parece um constitucionalista mais sério e mais corajoso do que Luis Roberto Barroso e seus chiliques neoliberais.

O “iluminista do Projac” não é mais um ministro independente. Tornou-se mais um dos advogados da Globo no STF, assim como sua colega Carmen Lucia. Ambos à serviço da Lava Jato e, consequentemente, do golpe e o desmonte do Estado.

Barroso quer assumir o lugar do legislativo (neste sentido, a crítica de Gilmar é correta), ao qual ofende grosseiramente o tempo inteiro, apesar de não usar a linguagem chula de Gilmar. Pior que isso: como advogado da Globo, converteu-se no que temos chamado por aqui de “príncipe do estado de exceção”. Sim, porque Barroso perfaz uma dança incrivelmente cínica, em que arrisca posições “progressistas” no campo dos costumes (muitas vezes de maneira inócua, porque sabe que suas posições não prevalecem), enquanto se alinha caninamente ao lado dos coturnos de toga, contra a liberdade, contra as leis sociais, contra as garantias.

Enquanto Gilmar é um golpista vulgar e truculento, Barroso é um representante mais sofisticado, e mais sórdido, da guerra híbrida que sacrificou o Brasil no altar do imperialismo (e hoje em dia, só os idiotas, e a Folha de São Paulo, acham que isso é “teoria de conspiração”).

Quando Barroso acusa Gilmar de falta de “patriotismo”, a expressão parece queimar a sua própria boca de um jeito que ele nem consegue pronunciar direito a palavra. Ele diz “patriotis” e pára por aí.

Por acaso Barroso fez qualquer manifestação, nos últimos tempos, contra a entrega do patrimônio nacional? Não, não fez.

Barroso é tão ou pior entreguista quanto Gilmar.

Até porque, a essa altura do campeonato, a gente não está mais preocupado com o Partido dos Trabalhadores, que mal ou bem sobreviverá a essa era apocalíptica. Nossa preocupação maior é com o país, cujas riquezas naturais, terras e indústrias, estão sendo dilapidadas com uma violência que só se vê em nações invadidas militarmente. E com a população, cujos setores mais pobres estão perdendo direitos a uma velocidade recorde, voltando à pobreza, ao subemprego, à miséria, à fome.

Queríamos que Barroso se indignasse com isso, e não com Gilmar Mendes!

Queríamos que Barroso se indignasse contra o Estado de Exceção, que persegue Lula, que mata Marielle, que prende e “suicida” reitores, que concentra todo o seu dinheiro na Globo!

Chilique contra Gilmar Mendes não nos mata a fome, Barroso!

Se quiser ser patriota, Barroso, eis uma lista do que você pode fazer:

1) Suspender todas as privatizações, que não podem ser conduzidas por um governo não-eleito.
2) Pressionar pela inserção em pauta da votação da inconstitucionalidade do impeachment, e trabalhar objetivamente para anulá-lo.
3) Suspender as campanhas publicitárias do governo na Globo – isso é flagrantemente inconstitucional.
4) Proibir que magistrados ganhem “prêmios” no exterior: isso é propina legalizada.
5) Anule completamente a Lava Jato, operação ilegal desde o início, baseada em delações forjadas, em processos viciados, em modus operandi ditatoriais.
6) Defender abertamente o direito político de Lula ser candidato a presidente da república em 2018, como quer a população, segundo todas as pesquisas.
7) Afastar completamente qualquer possibilidade de haver prisão (ilegal, em vista de um processo sem provas, viciado) de Lula e do almirante Othon.

O youtuber abaixo separou os “melhores momentos” do barraco entre Gilmar e Barroso.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

haydee

23/03/2018 - 13h00

Excelente abordagem do tema. Se ele fizer tudo isso que está relacionado, que seria o correto, ele morre

Patrícia Amalia

23/03/2018 - 10h08

No Brasil a Justiça e a mídia perderam a confiança do povo.

Claudia

23/03/2018 - 08h04

Um dos melhores textos que já li sobre o Brasil que vivemos hoje.

Fernando Oliveira

23/03/2018 - 06h49

Tão vendo agora por que o judiciário precisa de Auxílio Moradia ??? É Pros Barracos !!!! É Pros Barracos !!!! É Pros Barracos !!!!

Marcos Pinto Basto

23/03/2018 - 01h40

Comentar STF é covardia, não se chuta cachorro morto, mas não podemos deixar passar a oportunidade de declarar o STF como uma gangue de iluminados embromadores!

Ronei motta

23/03/2018 - 01h17

Lula ameaçou , “se me prenderem abro a boca e entrego todo mundo” , capaz que iriam prender o poderoso chefão.

ontreus

22/03/2018 - 23h01

O Brasil é o único pais que um Bandido, LULA, continua solto e quer prender um Juiz , MORO!

STF VERGONHA DO BRASIL!

Andreia

22/03/2018 - 22h41

Comentário idiota

HOCUS POCUS

22/03/2018 - 22h34

OS TOGADOS POR VONTADE PRÓPRIA E A TIRACOLO DO CRIMINOSO DE CURITIBA DESCERAM DO PEDESTAL DE SEMIDEUSES.
AS LUZES DOS HOLOFOTES POR ELES PROCURADAS DE UM MODO DESPREZÍVEL,OS MOSTROU HUMANOS, E PIOR !HUMANOS TOTALMENTE DESCARTÁVEIS.
QUANTO LIXO MANTIDO COM O DINHEIRO E O ESFORÇO DE NÓS TRABALHADORES PARA SER FINALMENTE, NOSSO CARRASCO. .

Gal Monteiro

22/03/2018 - 20h43

Miguel, não tiro, nem ponho. Você me representa. Gratíssima pela exatidão cristalina. Abração com o calor do Nordeste

ARLINDO DO C.C.FILHO

22/03/2018 - 19h05

Queríamos que o STF se indignasse contra o Estado de Exceção, que persegue Lula, que mata Marielle, que prende e “suicida” reitores, que concentra todo o seu dinheiro na Globo!

Chilique contra um ou outro não nos mata a fome,STF!

Se quiser ser patriota, STF, eis uma lista do que você pode fazer:

1) Suspender todas as privatizações, que não podem ser conduzidas por um governo não-eleito.
2) Pressionar pela inserção em pauta da votação da inconstitucionalidade do impeachment, e trabalhar objetivamente para anulá-lo.
3) Suspender as campanhas publicitárias do governo na Globo – isso é flagrantemente inconstitucional.
4) Proibir que magistrados ganhem “prêmios” no exterior: isso é propina legalizada.
5) Anule completamente a Lava Jato, operação ilegal desde o início, baseada em delações forjadas, em processos viciados, em modus operandi ditatoriais.
6) Defender abertamente o direito político de Lula ser candidato a presidente da república em 2018, como quer a população, segundo todas as pesquisas.
7) Afastar completamente qualquer possibilidade de haver prisão (ilegal, em vista de um processo sem provas, viciado) de Lula e do almirante Othon.

Almir

22/03/2018 - 16h08

A vida do povo brasileiro e os caminhos da nação sendo decidida em tribunais.
Brasil um pais de tolos.

Almanakut Brasil

22/03/2018 - 15h42

Foi PEÇONHENTO quem nomeou!

Acabaram com os porões e deu no que deu!

Erica

22/03/2018 - 14h46

Colocou em palavras meu pensamento Miguel

Joanna Buarke

22/03/2018 - 14h18

Parabéns pelo texto, Miguel!

Antonio

22/03/2018 - 13h35

E uma briga falsa,em pensar que esse e o supremo tribunal,gente estamos fodidos

Jaiel de Assis lopes

22/03/2018 - 13h30

A Abordagem do Miguel é totalmente coerente com a realidade da “liga da justiça”(sem os super-herois americanos que estão na CIA/FBI/NSI). quanto ao Gilmar é o único honesto no STF, honesto não, transparente, mostra sua verdadeira face quando trata com a boa justiça os amigos e é terrível como os inimigos. Seus pares são iguais mas, fingem imparcialidade. Este vídeo nos mostra a fala mais completa do Gilmar mostrando que a lei é a constituição e não o que cada um acha, ou o que o pig manda, ou ainda o falso moralismo. Mostrou também para todos o jogo de esperteza na condução dos julgamentos no STF e atingiu Barroso de cheio e ainda revelou seu escritório e seus negócio nebulosos que só os pares sabem das mutretas em que cada um está metido, um primor. Como alguém citou em algum texto que não vem
ao caso, o melhor inimigo é o que se revela e Gilmar é este melhor inimigo.

Eduardo

22/03/2018 - 13h15

Veja Miguel, a que situação o STF levou o país e seu povo! Como se não fosse rudimentar, tornou-se-se humilhante ao povo e ao mundo jurídico brasileiro, ter que pedir, implorar, mendigar, orar aos pés da magnanime protetora do povo Santa Carmem Lúcia, que tenha
Misericórdia de seus fervorosos vassalos e faça só aquilo para o qual foi beatificada depois santificada: “ Santa Carmem Lúcia, por misericórdia, abra os caminhos “ saia da frente” e deixe que a constituição brasileira seja cumprida! Em tempo: depois disso, vamos resolver seu caso!

ANTONIO LUIS M BRAGA

22/03/2018 - 12h28

TUDO COMBINADO ESSA DISCUSSÃO , ESSA NOVELA É DAS ANTIGAS , ESTÃO QUERENDO TIRAR O CORPO FORA NA HORA QUE FOREM VOTAR O HC DE LULA ! ?

Francisco

22/03/2018 - 12h21

Hoje, saberemos os nomes dos ministros que serão apose tacos sumariamente, processados por domínio do fato do golpe, dos auxílio moradia da prevaricação.

Hoje, saberemos a quem odiar.

Reginaldo Gomes

22/03/2018 - 12h19

O marqueteiro do stf até que não é muito burro. A primeira merda do stf foi ter adiado a decisão sobre o auxílio mansão. A segunda merda foi ter escolhido votar um caso de prisão em segunda instância invés de votar a regra!!!!
Como encobrir essas duas merdas?
Só produzindo algo mais fidido, uma baixaria fake , igual aquelas do big brother.

Fuja quem puder

22/03/2018 - 12h17

O Brasil vai ficar divertido se o STF voltar atras na decisao sobre a prisao na segunda instancia. Todos os crimes no Brasil só serao efetivados depois que os 11 ministros julgarem… ou seja ninguem vai mais preso no pais, ja que os milhares de processos todos prescreverao, obviamente… A zona vai ser tanta que os 70 milhoes de mortes causadas pelo citado Mao Tse Tung para implantar sua ditadura vao ficar poucas. Com essa decisao, até o Cunha passa a ser 100% inocente novamente, Quem topa?
De 190 paises da ONU o Brasil será o único que que nao prende na segunda intancia…

    ALBERT FANON

    22/03/2018 - 12h28

    Outro ignorante em história dando pitacos aqui…Mao nunca provocou 70 milhões de mortes na China, e se não fosse ele o país continuaria como no início do século passado, quando era um imenso prostíbulo obrigado a consumir drogas vendidas pelos ocidentais.

      Mordaz

      22/03/2018 - 19h51

      De tanto que esses direitistas falam em comunismo (ou do que eles cham que é comunismo), vão acabar despertando a curiosidade do povão e incentivá-lo a, finalmente, fazer a revolução…

    euclides de oliveira pinto neto

    24/03/2018 - 09h25

    Não sei onde você encontrou essa “pérola”…

Rosa

22/03/2018 - 12h11

Transformam o Brasil inteiro num p….o porque assim se ganha mais dinheiro…..

O STF é um bordel de quinta categoria e o cafetão é o PIG.

Christiane

22/03/2018 - 11h40

Obrigado Miguel excelente artigo, espero que os deputados progressistas leiam e parem de replicar essa SURUBA SUPREMA que se revelou ser o STF pós-golpe.


Leia mais

Recentes

Recentes