Menu

A importância do ato pela democracia no Circo Voador

Por Pedro Breier Importantíssimo o ato em defesa da democracia de ontem no Circo Voador (RJ), que reuniu representantes de sindicatos, movimentos sociais, do PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB e PCO. A presença de partidos que têm candidatos, projetos e táticas bastante diversas entre si demonstra que a absoluta maioria da esquerda organizada entendeu a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier

Importantíssimo o ato em defesa da democracia de ontem no Circo Voador (RJ), que reuniu representantes de sindicatos, movimentos sociais, do PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB e PCO.

A presença de partidos que têm candidatos, projetos e táticas bastante diversas entre si demonstra que a absoluta maioria da esquerda organizada entendeu a gravidade do momento político pelo qual o Brasil passa.

A união da esquerda para enfrentar a ascensão do fascismo é fulcral. Sem ela, a derrota para as trevas do autoritarismo é certa.

Destaque para o discurso de Valério Arcary, fundador do MAIS – Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista, ruptura do PSTU que tornou-se uma corrente do PSOL.

O chamado à unidade feito por Arcary foi de arrepiar. Alguns trechos:

Aqui estamos começando a erguer os tijolos de uma muralha na luta contra o fascismo. Somos todos camaradas, aprendemos duramente que construir a Frente Única não significa ter adesão de um partido sobre outro. Não podemos mais ter medo de nossas diferenças.

As diferenças do passado, as diferenças com as alianças que o PT decidiu fazer, não nos impedem de dizer: não haverá um só ato neste país contra a prisão do Lula onde a bandeira do PSOL não será levantada e com orgulho.

Quem não sabe contra quem luta não pode vencer. Contra o fascismo do nosso tempo, somos todos camaradas.

Lula seguiu a linha que Guilherme Boulos vem adotando, de que é possível conviver com as diferenças inerentes à esquerda: “Isso aqui não é uma seita, que todo mundo tem que pensar igual. Ter Manuela e Boulos como candidatos é um luxo”.

Segundo o vereador Reimont Luiz (PT/RJ), Ciro Gomes só não esteve presente porque está na Europa.

Enfim desenha-se a unidade necessária para a luta contra a barbárie.

Abaixo a íntegra do belo discurso de Valério Arcary. Vale a pena assistir.

https://www.facebook.com/portalesquerdaonline/videos/1000736783427477/

 

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes