Menu

STF entrega Lula ao nazismo lavajateiro

Durante a leitura de seu voto sobre o habeas corpus de Lula, o ministro Gilmar Mendes fez a mais dura crítica já proferido por qualquer membro da instituição às tentativas da grande imprensa de influenciar suas decisões. Gilmar disse que, em mais de quinze anos de casa, jamais viu um publicidade midiática mais opressiva, configurando […]

78 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Durante a leitura de seu voto sobre o habeas corpus de Lula, o ministro Gilmar Mendes fez a mais dura crítica já proferido por qualquer membro da instituição às tentativas da grande imprensa de influenciar suas decisões.

Gilmar disse que, em mais de quinze anos de casa, jamais viu um publicidade midiática mais opressiva, configurando mesmo chantagem.

O ministro deferiu o habeas corpus pedido pela defesa do presidente. Ou seja, por ele, Lula ficaria livre.

Gilmar foi o segundo a falar. Ele pediu para antecipar seu voto, numa estratégia inteligente para criar um ambiente psicológico propício ao voto de Rosa Weber, cuja personalidade frágil deixava a sua posição em aberto.

O primeiro voto, do relator, o ministro Edson Fachin, foi um primor de cinismo. Ele buscou alguns casos sensacionais de lentidão judicial para defender a prisão automática após condenação em segunda instância, e se posicionou contra o habeas corpus ao presidente Lula.

Além do posicionamento absolutamente desleal com as forças progressistas que lhe indicaram, foi um voto incrivelmente falacioso, porque justificado em nome dos “direitos humanos”. Ou seja, um país com mais de 700 mil presos, e com presídios se constituindo como verdadeiros campos de concentração, com um judiciário plutocrático, conservador e embriagado de privilégios, ele defende transferir nossos “direitos humanos” para as mãos desses mesmos juízes.

Alexandre de Morais declarou que a “presunção de inocência é relativa”, e negou habeas corpus a Lula.

O voto de Luis Roberto Barroso foi o pior de todos: demagógico e incoerente. Após denunciar, quase chorando, que a maior parte dos presos são pessoas pobres, negras, mantidos em estado de prisão provisória, Barroso dá uma pirueta retórica para usar esse mesmo fato para justificar a relativização do princípio constitucional da presunção de inocência. Ou seja, ao invés de defender que o judiciário se revise a si mesmo, e pare de prender tanta gente por razões menores, ele defende ampliar o poder do mesmo judiciário!

Tratados internacionais e constituições estrangeiros são citados repetidamente como fuga do próprio texto constitucional, que entende dar amplas garantias aos cidadãos justamente por causa do histórico autoritário do Estado brasileiro. Barroso chega a mencionar leis islâmicas!

Barroso insiste nos argumentos esquizofrênicos, contraditórios: ele informa, com base num cálculo “artesanal” feito por sua assessora, que um percentual mínimo de réus conseguem, efetivamente, habeas corpus favoráveis. Ora, ao invés de concluir que isso é prova do autoritarismo judicial, ele infere que essa é a razão para eliminar de vez o habeas corpus para todos!

O ministro cometeu várias desonestidades intelectuais. Todos os pressupostos dele são a favor da condenação. Os recursos são sempre procrastinatórios, porque o réu é… culpado. O longo tempo de espera para o fim do processo beneficia o réu, porque… o réu é culpado.

Não passa pela cabeça de Barroso a ideia iluminista (não o iluminismo da Globo, que ele professa) de que o Estado e a Justiça estatal não são divinos, e que o princípio filosófico da presunção de inocência é a base de um sistema penal humanista, justamente pelo fato de que, ao longo de milênios, o absolutismo judicial foi talvez o elemento mais reacionário e perigoso das eras sombrias que antecederam a chegada da modernidade.

Depois de afirmar que não tinha lido a sentença de primeira instância, nem da segunda, afirmou que votava contra o habeas corpus para Lula.

Rosa Weber fez um discurso confuso, hermético, para ao cabo também negar habeas corpus a Lula e, com isso, praticamente mandar Lula à prisão. Weber negou seu próprio entendimento anterior, em favor do texto constitucional, que é bem claro: o réu é inocente até sentença transitado em julgado. Em suma, Rosa Weber disse que é favor da interpretação literal da Constituição, ou seja, contra a prisão em segunda instância, e em favor do habeas corpus, mas que, neste caso, a “literatura” lhe permitia mandar Lula à masmorra.

Ao fim da leitura de Weber, que definiu o resultado da votação, Marco Aurélio Mello pede para que seja registrado nos autos que a operação de Carmen Lucia, de levar a plenário o caso Lula antes de discutir a questão mais geral da prisão em segunda instância, determinou o seu resultado, pois Weber deixou claro que votaria diferente se o que estivesse em jogo fosse essa questão geral e não o caso individual de Lula.

O fato sombrio por trás de todo o debate no STF é que a condenação de Lula foi totalmente irregular, porque não se apresentou nenhuma prova para corroborá-la.

Luiz Fux, que também nega o habeas corpus, cita um caso de linchamento de um estuprador como justificativa para o endurecimento do regime penal brasileiro.

O discurso de Fux é assustador: ele menciona, como justificativa principal de seu voto, o acompanhamento do “sentimento constitucional da sociedade”, porque decisões contramajoritárias não dariam “legitimidade democrática” ao judiciário, com risco de produzir “insatisfação social” e risco de “desobediência civil”. É uma justificativa incrivelmente fascista e covarde, além de incoerente, porque entende a “vontade social” como uma coisa única, monolítica, e que ele, juiz, e só ele, pode interpretar. Ora, a sociedade é dividida em classes, e o ministro Fux, quando fala em sentimento social, refere-se exclusivamente a uma determinada classe, aquela que tem o poder influenciar o seu voto. Ao agir assim, Fux não ajuda a dar nenhuma legitimidade democrática ao judiciário. Ao contrário, a sociedade começa entender que o judiciário não quer mais exercer um papel imparcial, de regular os conflitos, em especial o de classes. Isso não ajuda, evidentemente, a promover a paz social.

Toffoli fez uma defesa algo insegura do instituto da presunção de inocência e deu provimento ao pedido de habeas corpus.

Os melhores discursos da noite foram proferidos por Ricardo Lewandowski, Marco Aurelio e Celso de Melo. Ambos deram aulas magistrais sobre a importância dos direitos fundamentais e da fidelidade à Constituição brasileira.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Pinto Basto

06/04/2018 - 01h27

Data venia as opiniões dos numerosos juristas de fundo de quintal que nos brindaram com pérolas do mais puro pensamento primata, o momento não é para discussões, mas decisões. Fizeram um golpe de estado criminoso e descarado no congresso que foi acobertado pelo STF. Agora o balcão de negócios institucionais fica em silêncio, enquanto seis pobres terráqueos cagarolas se borram todos para dar continuidade ao golpe de estado que afastou Dilma Roussef, permitindo que Lula seja preso! Alguém provou que Lula foi corrupto? Não roubou nem uma galinha? Então o julgamento e sentença do pressuposto juiz Moro deveria ser anulado, mas a dona Carmen Lúcia, na mais completa inocência que destila velhacaria covarde, deixou de exercer sua função de presidente do CNJ, resultado: A covarde encenação do julgamento da concessão de habeas corpus a Lula, mas repito, foi condenado sem provas materiais! Então está na hora do Povo decidir a questão, faz uma GREVE GERAL IRRESTRITA, bota todos os traidores na cadeia e depois promove uma REVOLUÇÃO de princípios políticos e administrativos. Temos que acordar o Povão!

EDEM

05/04/2018 - 12h52

Talvez aqui, alguns comecem a entender o que está acontecendo no país. Não é o facismo pelo facismo. O problema não é Bolsonaro. Existe um interesse real nisso tudo. Os moralista evangélicos, Bolsominions, Pmdbistas.
Esses são apenas aventureiros. Estão apenas tentando chegar ao poder. Herdarão o resto do Brasil. “Os defensores da Patria” acham que o problema é o PT e o Comunismo. Ledo engano. Os liberais do lado de cá são apenas inocentes-uteis.

    Fehnelon

    05/04/2018 - 15h37

    * Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo brasil.

Mirko Kraguljac

05/04/2018 - 11h35

Miguel, me desculpa, mas você ainda deixa fascistas cagando no Cafezinho! A democracia morreu no país já faz dois anos, mas Cafezinho ficou em duvida até hoje… Não está na hora de mudar conceito, elevar voz e começar uma nova batalha, agora excluindo baboseiras de uma democracia que, de fato, não existe mais? Meu caro, com maior respeito para trabalho exemplar, não dá mais – ou vamos lutar contra o fascismo em ascensão ou deixar fascistas vencer sem resistência? Simplesmente,tá na hora de subir e afinar tom, usando nossos poucos meios de comunicação só para nós – nessa triste e angustiante hora, torna se fundamental aumentar a autoestima, bem como fortalecer espirito de continuação de luta. Com fascismo não existe dialogo, fascismo se combate! ( O Boulos não é inventor dessa frase, mas sabe usar no momento certo!)

    Adalberto

    05/04/2018 - 11h51

    Concordo. Chega de ficar dando espaço para manisfestoides arrogantes e alucinados.

    Miguel do Rosário

    05/04/2018 - 12h38

    Você se engana, Mirko. Eu tenho filtros automáticos contra os fascistas. Mas eles passam pelas brechas. É isso ou não ter comentário nenhum. Mas aos poucos os filtros vão melhorando.

      Fehnelon

      05/04/2018 - 13h24

      Perdão, mas discordo nesse ponto.
      Acho providencial a participação deles, mesmo dos bots automatizado.
      Muito ou pouco, os temas são listados nos sistemas de busca, e quando consultados expõe juntamente nossas observações sobre o tema, e se isso atingir e plantar a semente em um filho que seja, ao qual não teríamos acesso de outro modo, nosso ínfimo papel terá sido cumprido.

      * difícil está sendo manter o foco e a calma. E por isso me desculpo.

    Erimosi

    05/04/2018 - 13h07

    Você quer a censura e banimento, é isso?

Rafael R.

05/04/2018 - 10h08

É bonito, mas ao mesmo tempo irônico e controverso, à esquerda desse veículo de comunicação, elogiar Gilmar Mendes. Jurisprudência DEVE, ser cumprida e não contestada…..Parabéns Rosa Weber, pelo seu entendimento.
E por que, os esquerdistas deste canal, não defenderam Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Antônio Palocci…que há tempo pedem HC….não, isso é válido somente para o todo “poderoso” Lula.

    Fehnelon

    05/04/2018 - 13h10

    Hoje não é um bom dia para essas analises ditadas e superficiais… Vamos ao lado pratico da coisa, deixando sofismas de lado, porque não salvamos Cazuza com os modernos remédios para cancer??? Porque ele tinha Aids… Percebe? Não há nada contra Lula, além das mesmas vozes que exigiram a condenação, inclusive usando Generais para isso.

    Toda a discussão é descabida, o real julgamento aqui é se Curitiba tem o poder de condenação simplesmente apontando alguém. Então não sejamos hipócritas.

    O mais dolorido de se ver são essas “crianças” bradando contra seu único pilar de proteção. Odiando seu igual oprimido, e servindo a seu próprio opressor.

    O que vc conseguiu foi, fosse a escolha de um time, o direito de escolher livremente a camisa que quer usar. Parabéns!

    Então, agora, livre dessa corja de corruptos que só faz populismo comprando os trabalhadores com bolsa familia, vc pode escolher LIVREMENTE entre as camisas 1 e 2 do corinthians CIDADÂO.

    Entendeu CIDADÂO? Bem vindo ao seu novo Brasil CIDADÂO, e obrigado pela cooperação CIDADÂO. A sim, e otimistas cantemos juntos a chegada de um novo “milagre ecônomico”, EU TE AMO MEU BRASIL, EU TE AMO.

      Fehnelon

      05/04/2018 - 14h44

      Erimosi… O Brasil ja era um país de primeiro mundo, respeitado, rico financeiramente, com reservas em dolar respeitaveis e credor do FMI e do proprio EUA… Lider fundador do Bricks, e uma luz guia para os países em desenvolvimento. Independente de passar isso antes da novela das 8 ou não era assim… A imprensa mundial está disponivel na internet, não é dificil ver como era a imagem do Brasil.

      é dificil para nós, criados na ideologia capitalista, entender, e aceitar que existem outras formas, outros valores, qd o capital, o dinheiro, não é o primeiro deles. Não é coincidência não terem conseguido imputar crimes a Lula, nem a Dilma… Olha a dificuldade e o montante de forças que tiveram de ser movidas para isso. Nenhum lider de esquerda dessa grandeza tem o dinheiro como valor primário, se não ele não seria quem é… Diferente de outras vertentes, ele não passaria pelo crivo da militancia por anos para atingir esse ponto.

      Estamos do mesmo lado meu irmão, e estão mentindo para a gente.

jose carlos lima

05/04/2018 - 10h06

Uma Rosa que não é a Luxemburgo

A Rosa que não é a Luxemburgo…..https://josecarloslima.blogspot.com.br/2018/04/impressoes-do-golpe.html#more

Joao

05/04/2018 - 09h58

Estamos enganado: não há justiça e o julgamento ontem foi a maior armação feita do seculo, Percebam eles não regularam a condenação em primeira ou segunda instancia o que fizeram mandaram prender lula…. pois quando um Tucano ou bandido amigo (Aecio, Temer, Cunha e etc…) deles forem condenado poderão abrir a discussão e mudar seus votos, por isto o circo de empate e discurso para enganar a todos, o julgamento é de HC

Erimosi

05/04/2018 - 08h36

O Executivo não tem o poder para interferir na atuação dos outros poderes (Princípio da Separação dos Poderes).
Pois, a atuação do Judiciário, tendo como base o Princípio da Legalidade para os agentes públicos (este só pode fazer o que estritamente autorizado por lei), tem a sua atuação regrada pela Legislação primária (Constituição e Leis), e não por normas (norma infralegal) vindas do Executivo.
Logo, não tem cabimento afirmar que “o PT reformulou os veículos de justiça”.

    Fehnelon

    05/04/2018 - 09h45

    kkkkk…. Normalmente eu seria ironico e tentaria te apontar o caminho do óbvio, mas hoje o titio vai te pedir para deixar os adultos sozinhos na sala… * Percebe? É assim que nós te vemos… Nós sabemos como vc pensa e pq vc pensa assim… O titio e outros titios aqui estudam esse fenomeno desde o inicio, no fim dos anos 20, com o surgimento do modelo de propaganda baseado fortemente em Bernays… e explicitado hoje, principalmente, por Chomsky. Procura… Isso é a ponta do iceberg…

    Hoje, diferente de 64, somos 200 milhôes e eles AINDA não tem o controle total da informação, e isso não se sustenta sem o controle pesado da opinião publica.

    Aguardem e vigiem, isso é o começo, o chamado foi feito, trincheiras, por tempos, camufladas foram chamadas a ativa, adolescentes preparados em grêmios escolares desde da década de 90, com a ditadura ainda fresca na memoria, e hoje homens de mais de 40 anos e posições sociais das mais diversas, estão na ativa novamente… Tomando a frente no real campo de batalha, os canais de informação… Pessoas não identificadas, que não podem ser localizadas por um mecanismo opressor, pq não estáo ligadas a nada… Quem sabe Bolsonaro não seja um de nós? O erro do império, em sua arrogancia foi achar que só ele se preparou para essa nova era. Observamos até esmiuçar o padrão de reações, e sentamos… Esperamos… Agora despertamos! Ou ficar a patria livre ou morrer pelo Brasil.

    Que Deus se apiede desses bufões gananciosos, por que duvido que alguém mais o faça.

      Erimosi

      05/04/2018 - 10h44

      Fenelon: já publiquei uma resposta, mas a moderação não deixa passar, embora meus termos sejam respeitosos. Então, tchau.

      Jota

      05/04/2018 - 11h16

      Fehnelon, as bases da atual estrutura estão na superestrutura e ela foi modelada para isso. Gostaria de mais referência sobre suas observações, seria possível?

      Fehnelon

      05/04/2018 - 11h55

      Ola Jota, não tenho a opção de responder a diretamente seu comentário, por isso respondo ao meu próprio.

      Sem duvida, concordo plenamente, TD é a superestrutura em funcionamento, não se explica “Moro”, analisando Moro…

      Se por referência vc se refere ao “modelo de propaganda”, procure por Edward Bernays, pouco citado, é o pai das relações publicas, trabalhou para o governo americano na condução da percepção publica durante a ultima grande guerra. * Ele é autor do livro “Propaganda”, q pode ser baixado gratuitamente… Nas primeiras paginas ja se tem acesso a mente do autor e ao que ele propõe.

      * Mas antes disso, ainda no fim da decada de 20, começo dos anos 30 se detecta a implantação gradual de suas ideias, em um modelo “governamental” de propaganda, que Noam Chomsky expõe e pontua muito claramente. Modelo esse que a partir do fim da seg guerra ganhou musculos com estudos amplos no campo da psicologia social, estudos envolvendo controle de “humor” de massas. Estudos publicos, que podem ser consultados (em parte pelo menos).

      Os conceitos usados na guerra hibrida, observados mais atentamente, desde o levante Arabe, e aqui, com inicio pratico em 2013, nas passeatas paulistanas por centavos de aumento na passagem, pontuado pelo brilhante slogan em horario nobre “O gigante despertou”… Tem seus preceitos baseados nesse “modelo de propaganda” aperfeiçoado.

      O modelo é fantastico, mas tem suas fragilidades, como apontado por seus proprios mentores, são muitas e profundas…

      Segue basicamente essa linha de pensamento para se auto justificar:
      “A esquerda (chamada unicamente de comunismo) é a direita com empatia, logo o tempo fatalmente a levará ao poder, sempre. É precciso que mentes preparadas se levantem acima das massas, e daqueles sem a força de caracter necessária, a quem falta discernmento, inteligência e firmeza moral, e decidam o que é melhor para todos”.

      * Ou ficar a patria livre ou morrer pelo Brasil

Ric

05/04/2018 - 08h01

O amor pelo bandido de estimação é tão lindo!

    Ivaldo Muniz Carvalho

    05/04/2018 - 08h50

    PARABÉNS PELO SEUS BANDIDOS AECIN, TEMER, JUCÁ, SARNEY, PADILHA, ALIÁS SÃO TANTOS QUE PASSARIA A VIDA ENUMERANDO! QUANDO NÃO SE TEM O PODER DE PENSAR É ASSIM MESMO! POIS TEM A GLOBO PARA DECIDIR O QUE VOCÊ FAZ E DEVE PENSAR!

    Wilson Alves

    05/04/2018 - 09h22

    Não se preocupe, continue ironizando coisa séria pois o dia em que o fascismo se consolidar sua cabeça será a primeira a rolar, e tenha certeza injustiça é a prática do fascismo mesmo com os próprios como vi que os apoiam.

RodrigoR

05/04/2018 - 07h58

O PT esteve 13 anos no governo, não no poder.

Em 13 anos reformulou os veículos de justiça que tal como carroças, atolavam ante a mínima chuva, contudo, para que? Para que os mesmos veículos fossem utilizados pelo poder das elites em causa própria?

Ha muito ainda o que se aprender no campo da estratégia política por parte da esquerda, que de tal forma, tem que aprender a governar com a porra da caneta na mão…..as vezes a mão tem que pesar e isso parece que não se fez claro na cabeça de quem esteve com ela na mão.

Ai você observa o voto de Alexandre de Morais, filiado ao PSDB e com advocacia prestada ao PCC…ai você pensa, PQP, que porra é essa…

    Erimosi

    05/04/2018 - 08h34

    Comentário moderado.

    Erimosi

    05/04/2018 - 08h37

    O Executivo não tem o poder para interferir na atuação dos outros poderes (Princípio da Separação dos Poderes).
    Pois, a atuação do Judiciário, tendo como base o Princípio da Legalidade para os agentes públicos (este só pode fazer o que estritamente autorizado por lei), tem a sua atuação regrada pela Legislação primária (Constituição e Leis), e não por normas (norma infralegal) vindas do Executivo.
    Logo, não tem cabimento afirmar que “o PT reformulou os veículos de justiça”.

    Erimosi

    05/04/2018 - 08h39

    Quanto ao Alexandre de Moraes, sua oratória é horrível, mas sua retórica é muito bem embasada.
    Muito diferente do Toffoli, ex-advogado do PT, cuja retórica baba-ovo (enjoei de escutar ele falando “votos excepcionalmente bem embasados de meus colegas” para todos os colegas…), não é tão horrível quanto a do Moraes (mas é enjoativa)>
    Porém, seus argumentos são da profundidade de conhecimento de um pires lixado…. Até o Marco Aurelio de Mello ficou horrorizado com a sugestão dele de mandar prender em primeira instãncia em caso de julgamento por tribunal de júri, fato este que não está presente de ponto algum de nossa legislação…

Erimosi

05/04/2018 - 07h56

6 X 5 -> Lula prestes a ir para a prisão.

Resultado esperado, pois o que estava em pauta era um Habeas Corpus, que é o instrumento criado pela Constituição para garantir a livre locomoção de um indivíduo ameaçada por ilegalidade ou arbitrariedade.

No caso, o HC era contra uma decisão do STJ, que negou (por UNANIMIDADE) provimento contra o resultado do julgamento em segunda instância, que (por UNANIMIDADE) aumentou a pena dada pelo julgamento em primeira instância.

Como o julgamento em primeira instância obedeceu ao devido processo legal, como a segunda instância reavaliou as provas e o julgamento com o devido processo legal, concordando com a primeira instância, como a terceira instância não viu nenhum sinal de quebra do devido processo legal dos julgamentos em instâncias inferiores, era completamente impossível das provimento à reclamação.

Logo, certíssimo o STF ter negado provimento ao habeas corpus..
Só é estranho ter 5 juízes do STF que não se atentaram para esse fato básico.

Ivaldo Muniz Carvalho

05/04/2018 - 07h54

O judiciário brasileiro depende da globo e demais mídias que só pregam o ódio e a intolerância! Se a Ministra rosa weber, que estava e estar ameaçada, não fizer o que a mídia golpista em especial a campeã e líder no mercado de concepção de mentes vazias e extremamente alienadas não fizer o que eles querem vai se dar muito mal!
Caso o senhor dono da verdade absoluta, que não é Deus, e sim o moro por acaso mandar algum dos seus amigos para a cadeia, mais isso é uma grandiosa ilusão, a senhora rosa com certeza mudará de opinião!
O Lula será sempre uma grande líder mundial, muitos brasileiros que estavam nas ruas pedindo a sua condenação já devem ter esquecidos que se estão onde chegaram devem isso ao LULA!

evlaldo ciríaco

05/04/2018 - 07h53

há tempos venho dizendo ou se ocupa literalmente a RedEsgoto em todo o Brasil, ou, botemos a violinha no saco e vamos assistir o espetáculo.

Isabela

05/04/2018 - 07h35

O bom é q o Brasil chegou ao fundo do poço. Sem mais.

    Erimosi

    05/04/2018 - 07h59

    O fundo do poço é se os ADC de prisão só em condenação por ultima instãncia for aprovado, como quer a ala garantista do STF.

    Aí vão libertar estupradores, pedófilos, traficantes, assassinos, tudo em nome da “presunção da inocência”, até que o STF os julgue…
    Enquanto isso, mulheres vítimas, crianças vítimas, assassinos soltos e presos….
    É esse o país em que você quer continuar vivendo ?

      Adalberto

      05/04/2018 - 09h46

      Amigo, qual é a sua? Você vem num blog de esquerda ficar repetindo esta baboseiras jurídicas que ninguem aqui acredita? Se você acha que cabe ao juiz intrepretar a lei, seguir jurisprudência ou qualquer coisa, OK, é o seu direito. Entretanto, coloque na cabeça que nossa interpretação é que o julgamento foi político e com a clara intensão de tirar Lula da disputa eleitoral. Ninguem aqui é contra a justiça, a lei e a ordem. Ninguem aqui é maluco ou irresponsável. Só não dá para admitir esse uso tórpio das leis com objetivos eleitoreiros e essa manipulação criminosa das informações por parte da mídia. Respeite isso.

      Erimosi

      05/04/2018 - 10h48

      Pro Adalberto, já que não é possivel responder diretamente a ele:
      o julgamento do Lula foi TÉCNICO.
      NOVE juízes analisaram suas demandas e foram recusadas por UNANIMIDADE.
      Pois Lula não cometeu crime politico.
      Lula cometeu CRIME, simplesmente, de corrupção, se quiser.
      Foi por isso que foi condenando.
      Simples assim.

      Adalberto

      05/04/2018 - 11h48

      Cara, suas paixões políticas estão tão em seu âmago que você ignorou nossa interpretação do resultado do julgamento e, novamente, repete as mesmas baboseira jurídicas a la “as instituições estão funcionando normalmente” e “o processo é impecável”. Seu perfil é exatamente igual a todos os “direitistas” que entram aqui: vomitam lugares comuns de uma forma pavonesca. Você ainda não percebeu que não esta do “lado certo da história” ou do lado dos “cidadãos de bem”. Todos nos perdemos. Talvez seus netos acreditem no que eu estou dizendo, quando alguma mídia futura publicar um “nos não deviamos ter apoiado o golpe de 1964”, como uma certa emissora, com sede no RJ, fez há alguns anos atrás.

      Erimosi

      05/04/2018 - 12h21

      Para o Adalberto (ii)
      As suas interpretações são apenas isso: interpretações, um construto mental que você criou em sua propria mente.
      Já eu falo em fatos, realidade dos fatos: a de que uma notoria figura publica foi julgada por 9 (nove) pessoas com plena capacidade de julgar outras, conforme processo acordado com a sociedade.
      E o resultado é que declarado culpado ele foi.
      São fatos, acima de quaisquer interpretações.

      Adalberto

      05/04/2018 - 14h41

      Que fatos, amigo? Eu baseio em “interpretações”? O senhor acha que a sentença dos “nove juizes” não passam de que? Também são interpretações, visões pessoais da realidade. AH! “Eles tem provas” – “provas” podem ser interpretadas incorretamente. AH! “Eles seguem a lei” – Vemos juizes intepretando a lei, seguindo jurisprudência ou não. Juiz não é senhor da verdade, cara. Sua fé no sistema é cega e envenenada pelas suas paixões políticas. Isso não é episódio de programa de televisão. O fato, meu querido, é que o processo de Lula foi acelerado para tira-lo da disputa eleitoral. Não foi para atender ao clamor da população ou outras baboseiras propagadas pela grande mídia.

jose carlos lima

05/04/2018 - 04h05

A nossa solidariedade
A minha dúvida: quanto tempo vai durar este golpe, senão o tempo da duração do silencio do povo…
Ainda teremos quantos golpes neste século

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2018/04/a-nossa-historia-e-historia-do-golpe.html

keia

05/04/2018 - 03h11

Esta manhã acordei com esperança
Pois em meu sonho, numa luz, numa bonança,
Vi sob o solo do congresso nacional
Enorme fenda se abrir, e todo o mal
Que sofrimento ao país tem inflingido
Foi pelo fogo do inferno engolido

aecim, nunes, índio e tantos mais
A detritos de esgoto, tão iguais
Todos eles, esta corja, se danaram
Só o Jean e a Jandira se salvaram

Ali perto, bem pertinho, na outra praça
A da moça da balança e com a venda
Outra fenda se abriu, olha que graça
E só togas a arder, qual oferenda
Ao capeta, se ele merece tal desgraça

Foi só um sonho, momento de veleidade
Desejo interno que à noite se condensa
O congresso e todo o judiciário
Continuam poraí, é a realidade

Se ao sete pele resta um pouco de nobreza
Se a um desejo ele pode atender,
Leve fascistas e juízes, com certeza
Ao menos isso eu presumo merecer.

poesia com geléia

    PT explora peitinho das minas

    05/04/2018 - 07h05

    Viste tu aqueles peitinhos duros das “minas” gerais e o tapado do lula tampando-os, cá em BH?

    Saborosos seios:.
    |
    PT foi a Carnaval de BH para fazer anúncio! Adesivos: “lula livre” e “lula 2018” pra pregar no peitinho.
    |
    Votar em PT é experiência de compra. Não é o produto em si que é bom e/ou importante. Mas a experiência abstrata de se comprar: «votei no PT. É chique. Sou “moderninho”. Sou jovem.»
 PT é produto de consumo, bem vendido & propagado via marketing publicitário.
    |
    No Carnaval de BH bastou ter ido a blocos e bloquinhos de BH pra ver PT se infiltrar a fazer propaganda e dar adesivo favorável a lula. PT procura associar sua imagem com Carnaval pra “dizer” que é “moderninho”; de que se está com “BACO” & “DIONISO”; que não é “careta” (mas é):

    no seu miolo profundo PT é BARANGO.

Malconm

05/04/2018 - 02h26

Enquanto a esquerda burra subestimar a força dos guerreiros lucidos o pais continuará esse puteiro…falar de massas …base..mimimi e viver a vida caviar do Leblon…repete Delfim Moreira…100 anos atrás…
Só visão oligárquica tentando sr exibir, srm noçao de POVO!!!
ACORDA Gente carbonada…das elites arrogantes bem intencionadas…

    Miguel do Rosário

    05/04/2018 - 04h04

    quem são os “guerreiros lúcidos”?

Euler

05/04/2018 - 01h29

E pensar que os que defenderam a liberdade de Lula com mais ardor foram, à exceção de Levandowiski, justamente os não escolhidos pelo PT: Gilmar Mendes, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello. Tófoli nem conta, dado a sua covardia em assumir posição clara em favor de Lula. Os demais, todos indicados por Lula e Dilma (menos Alexandre Moraes, da cota de outro traíra bandido que ocupa a presidência), deram uma aula de canalhice e servilismo aos donos da Globo e ao imperialismo norte-americano. Sabe-se lá quando a esquerda terá outra oportunidade de conquistar o governo federal. Mas, que a realidade fática atual nos sirva de lição: jamais entregar cargos-chave da república para canalhas almofadinhas. Além disso, jamais conciliar com a realidade de criminoso monopólio das comunicações nas mãos de grupos mafiosos e entreguistas, como acontece agora. E é preciso mexer na estrutura (no topo) do poder militar também, ao invés de fingir que eles não existem. Agora é nos preparar para o pior.

Beto Castro

05/04/2018 - 01h00

Os golpistas que articularam uma pantomina teratológica para destruir a frágil democracia brasileira não atentam para a fermentação social causada por suas ações deletérias. Logo, logo a situação de extrema pobreza, desemprego, miséria urbana, desesperanças e facções criminosas oriundas desta fermentação, acabará por produzir o combustível que ateará fogo numa sociedade decadente, carcomida e doente. Os magnatas e as classes abastadas de proxenetas coloniais que criaram esta fermentação explosiva não serão capazes de atenuar o cancro em metástase que geraram, por absoluto desinteresse operacional utilitário e míope. Um dos colaboracionistas oncológicos se referiu a uma pretensa “Mutação” Constitucional da Cláusula Pétrea do artigo quinto para justificar a negação do Habeas Corpus, ou seja, um câncer constitucional. Nenhuma sociedade que atingiu patamares civilizatórios consentâneos no seu curso democrático, por sua vez, aceitará pacificamente a dilaceração do seu tecido social. Esta é, infelizmente, a dinâmica histórica que comanda os processos da fermentação social em busca do progresso, o qual sempre passa por algum tipo de entropia termodinâmica momentânea ou conjuntural. Felizmente, o Brasil já adquiriu uma massa crítica de pensadores com consciência nacional científica e robusta. Fora da democracia só existe a barbárie dos fantoches neoliberalistas e uma nova Assembleia Nacional Constituinte raiará deste teatro do absurdo. Assim, novamente surgirão os três poderes democráticos nesta conjuntura esmagados para lidar contra os mesmos engendradores de golpes de Estado periódicos e contumazes do vai e vem da história. Gerações e gerações de jovens serão sacrificadas neste processo de cabo de guerra da insensatez histórica, mas, como diria o compositor profético – “Se todos os tristes juntos quiserem, toda a tristeza vai se acabar”. E olha que a tristeza já chegou há dois longos anos. O desespero dos golpistas se assenta exatamente no torniquete da paranoia de uma represália bumerangue, cuja distensão demora para ser implementada em tempos de inquisição e tortura psicológica por asfixia. Há remédios eficazes para enquadrar os golpistas, mas os adeptos do maniqueísmo ideológico preferem a hipocrisia de se submeterem a uma luta desigual numa correlação de forças de convencimento inútil. O impedimento e a perda do poder ocorreu exatamente neste ambiente hipócrita de faz de contas. Bem aventurados os ingênuos que alcançarão o Reino dos Céus.

    Adalberto

    05/04/2018 - 07h08

    Cara, desculpe. Não vai haver insurreção popular. O brasileiro é conservador e hipocrita, mesmo o pobre. Ninguem gosta de causar confusão e chamar atenção. Lembra daquele sujeito na fila da padaria ou do banco que reclamou, a plenos pulmões, que estava demorando? Você não achou ele incoveniente? Entendeu o que estou querendo dizer? Se não houver um lider para causar esta revolta, esqueça. Nosso lider vai ser preso. Os golpistas sabem que a cabeça da resistência popular é o Lula e um Lula não surge a toda hora. As esquerdas vão demorar décadas para reassumir o governo. Se isso ocorrer, não vai haver mais pais.Tivemos a oportunidade de destruir o escorpião (Globo) e quizemos domestica-lo, levando-o para atravessar o rio em nossas costas. Pois bem, ele nos picou, é de sua natureza.

Alan

04/04/2018 - 23h52

Onde o PT foi achar Rosa Weber, Fux, Barroso ??? Fachin tudo bem, é um novo modelo de juiz feito pela CIA que se vende como progressista até chegar ao poder.

    Erimosi

    05/04/2018 - 08h10

    Entendi, o modelo para você é o Gilmar Mendes, que foi escolhido pelo FHC….

Trazibulo Zibim Meireles

04/04/2018 - 22h47

O STF será preso junto com Lula, confirmou o linchamento judicial, um justiciamento ao maior presidente do Brasil. Vergonhosa a postura daqueles fantoches togados da Globo.

PT faz PROPAGANDA até infiltrando em Carnaval de BH…

04/04/2018 - 22h05

VISTE tu os tais peitinhos duros das “minas” gerais e o tapado lula tampando-os, cá em BH?

Sabor.osos se.ios:.
|
PT foi a Carnaval de BH pra anunciar! Adesivos: “lula livre” e “lula 2018” pra pregar no peitinho.
|
Votar em PT é experiência de compra. Não é o produto em si q é bom. Mas a experiência abstrata de se comprar: «votei no PT. É chique. Sou moderninho. Sou jovem.»
 PT é produto de consumo, bem vendido & propagado via marketing publicitário.
|
No Carnaval de BH bastou ter ido a bloquinhos de BH pra ver PT se infiltrar a fazer propaganda e dar adesivo favorável a lula. PT associa sua imagem com Carnaval pra “dizer” que é “moderninho”; de que se está c/ “BACO” & “DIONISO”; que não é “careta” (mas é):
|
no seu miolo + profundo PT é KITSCH político. [OU complete tu mesmo(a)].

    HOCUS POCUS

    04/04/2018 - 22h12

    A ERVA ESTÁ TE DETONANDO ,VOLTA A REALIDADE, É A TUA VIDA QUE ESTÁ EM JOGO.
    LÁ NO TEU UNIVERSO PARALELO O MUNDO É MARAVILHOSO ,NÉ?

Reginaldo Gomes

04/04/2018 - 21h41

O golpe sem pátria odeia, tem nojo e despreza com todas as forças do inferno o Lula, o stf. a globo, o exército, a direita, a esquerda,etc… Todos esses idiotas tem que começar a brigar e se matar logo!!!
O país tem que incendiar, virar um inferno!!! Assim, o golpe terá a paz e a tranquilidade necessárias para roubar e saquear, fazer leis , etc … sem ser incomodado , pois todo mundo vai estar muito ocupado brigando e se matando.
E o golpe sem pátria continua rindo.

Gustavo

04/04/2018 - 21h31

O voto da Rosa Weber foi bastante demagógico e demorado. Me pareceu um voto sensato no sentido de manter a jurisprudência de 2016 ainda que ela tenha visão divergente.

Ela também deixa claro que seu posicionamento refere-se ao Habeas Corpus e não a prisão de segunda instância no sentido de manter a jurisprudência já decidida (errada ou não).

Me parece uma preocupação legítima no sentido de seguir aquilo que a corte já decidiu duas vezes (ainda que erroneamente na visão de boa parte).

Vale lembrar que ela deixou em aberto seu posicionamento sobre as ADIs e pelos julgamentos anteriores ela poderia até manifestar-se contra a prisão em segunda instância.

Agora é ver se a presidente Carmen Lúcia vai manter as ADIs fora da pauta ou não.

Joelson

04/04/2018 - 21h26

Parabéns Rosa Weber, parabéns Moro, parabéns Brasil de bem!!!!!

    janio o ieso

    05/04/2018 - 00h19

    Parabéns seu BURRO IDIOTIZADO.

      Partido Brasil

      05/04/2018 - 01h05

      O cara não é burro. Apenas tem uma opinião diferente da sua.

    Caio

    05/04/2018 - 02h13

    Parabéns ao procurador Deltan Dallagnol e ao excelentíssimo ministro Luís Roberto Barroso.
    Sérgio Moro, herói nacional, homem digno e sabe falar bem o português porque estudou, assim como o notável ex-ministro Joaquim Barbosa, negros de família humilde mas que não usa seu passado difícil para se promover e nem para ficar bancando a eterna vítima do sistema e das pessoas que de alguma forma contribuem para tentar fazer o país avançar.

    Hamiltom

    05/04/2018 - 22h01

    PARABENS MORO CARMINHA ROSA WEBER !!!!!!!!O BRASIL HONESTO AGRADECE E LUGAR DE COMUNISTA E EM CUBA VENEZUELA !!!BRASIL AME-O OU DEIXE-O!!!!

      Miguel do Rosário

      06/04/2018 - 08h27

      Olha aí o pessoal que festeja a decisão do STF… Vou deixar alguns comentarios sem moderação, para registro histórico do tipo de “sentimento social” que o STF resolveu atender.

Gustavo

04/04/2018 - 21h12

Não pude acompanhar todos os votos mas pude escutar integralmente o do ministro Barroso e do Weber. Não vou entrar no mérito se ele é ou não golpista ou se é ou não correto (ok aquele lance da palestra foi foda).

Independente disso até o presente momento foi o único que apresentou números e estatísticas para embasar a linha de raciocínio.

Entendo e concordo plenamente que a prisão em segunda instância abre margem para condenações injustas já que a justiça dos homens não é perfeita.

Todavia colocar a condenação apenas após o trânsito em julgado também incorre em problemas e impunidade.

O que vi no voto do Barroso foi contrabalancear isso com números que mostram que decisões de segunda instância raramente são reformadas e que por isso tenderia a balança pro lado do cumprimento em segunda instância. Isso foi feito com base em levantamentos feitos no STJ.

Se houver estatísticas que contradizem os pontos apresentados eu gostaria muito de conhecer. Sei que o site é sério e vira e mexe apresenta números que a grande mídia não faz. Teríamos alguma coisa pra contradizer com base em números ?

    Miguel do Rosário

    04/04/2018 - 21h27

    Gustavo, sim as decisões de segunda instância raramente são reformadas. A de 1ª instância também. Nosso judiciário é corporativo. Dificilmente reforma suas próprias decisões. Isso significa que temos que reforçar as garantias, não diminui-las. O regime penal brasileiro é autoritário. Prende muito, prende mal e não investiga nada. Os longos períodos de espera sofridos pelos réus não podem ser vistos como “vantagem”. Se o réu é inocente, ou mesmo se é culpado, então essa longa espera é uma tortura! Para o judiciário, os longos períodos não atrapalham sua vida. Já o réu, passa uma vida inteira em suspense.

      Gustavo

      04/04/2018 - 21h36

      Oi Miguel,

      Essa estatística de baixa revisão pode ter sim o viés que você cita de corporativismo e isso é um problema. Mas qual seria a solução em seu ponto de vista (deixando a questão Lula de lado) ?

      Se prendermos em segunda instância corre-se o risco de prender mal e prender muito mas jogar para a última instância não seria prender pouco e favorecer a impunidade ?

      Seria mesmo necessário quatro instâncias para determinar se o réu deve ou não cumprir pena ?

      E considerando que a terceira e quarta instância não julgam o mérito mas apenas aspectos processuais e constitucionais como ficaria uma solução ideal ?

      Miguel

      04/04/2018 - 21h45

      A solução é trabalhar ué! Investigar melhor e agilizar o processo. Jamais retirar garantias.

      Erimosi

      05/04/2018 - 08h22

      Não necessariamente o Judiciário é corporativo: simplesmente os juízes e promotores tentam fazer seu trabalho da melhor maneira possível, de modo a não terem suas sentenças reformadas em instâncias superiores e, por conseguinte, serem mal-vistos pelos colegas que estão num nível a que pretendem chegar.
      E não diria que prende mal: os policiais, como servidores públicos, devem obedecer ao Princípio da Legalidade para os agentes público: só fazer estritamente o que a lei permite. Portanto, se prendem, o fazem tentando ter certeza dos pressupostos, caso contrario, o juiz é obrigado a soltar o preso, como ocorre em muitos e muitos casos de prisões justas, materialmente, mas formalmente falhas.
      Além disso, faltam as prisões justamente dos “cabeças”, pois o “bagrinhos” normalmente vão para a prisão, porque presos em flagrante delito.
      E os longos períodos de espera são justamente permite-se excesso de recursos, atravancando ainda mais o judiciário brasileiro.

    HOCUS POCUS

    04/04/2018 - 22h08

    -todavia colocar a condenação apenas após o trânsito em julgado também incorre em problemas e impunidade-
    MEU CARO ,VC COLOCAR ISSO COMO “JUSTIFICATIVA”.PARA O ATROPELO DA CF É INADMISSÍVEL.
    SE A LEI ESTÁ ERRADA ,DISCUTA-SE E EM CASO DE MAIORIA MUDE-SE A LEI,MAS POR AQUELES QUE A GENTE ESCOLHE NO VOTO !!!!NÃO PELO JUDICIÁRIO!!!!!
    ENQUANTO ISSO,GOSTE OU NÃO ,REPEITE-SE A LEI !!!!!!!

      Gustavo

      04/04/2018 - 22h33

      Meu caro acho que você não leu o parágrafo anterior onde digo que a condenação em segunda instância pode levar a decisões injustas.

      Eu concordo integralmente com a prerrogativa de mudança de lei apenas por aqueles que estão aptos como você cita.

      O que eu coloquei é que deixar para cumprir pena apenas após a quarta instância pode (e sabidamente) gerar outros problemas.

      Vejo muita divisão sobre o tema e ainda estou formando opinião (daí os questionamentos).

      Se aqui não é o espaço para isso ou se uma constatação não pode ser postada me desculpe.

Carlos Dias

04/04/2018 - 21h07

Ok, mas achoq ue narrar a desgraça já não pode ser a meta. Os blogues progressistas precisam apontar os caminhos e organizar os atos.

Claudio

04/04/2018 - 21h05

Nao percam o globo repórter especial que a Globo provavelmente fará com a min. Rosa Weber. A Globo agradece a sobre-vida para sua concessão. O Brizola tentou em vão, o Lula pautou a regulação da mídia no Rio e a Globo não dormiu.

Andre

04/04/2018 - 21h04

resistencia? nao vai golpe, teve… lula nao sera condenado, foi… lula nao vai ser preso, vai…
vai pra rua resistir entao seu frouxo, fica ai no seu computador falando de resistencia, vai resistir entao

    Miguel do Rosário

    04/04/2018 - 21h11

    não entendi, andre. voce confunde palavras de ordem com profecias. e subestima o valor do trabalho político, que evidentemente deve ser precedido por operações de inteligência. ou voce é adepto de jogar pedras em tanques de guerra?

      Paulo Rogério

      04/04/2018 - 21h37

      O trabalho político deve ser precedido de inteligência, sim. Mas esse ativismo on line tem me perturbado a alma. Vocês, representantes da mídia alternativa, cumprem o papel de analisar e informar com credibilidade — coisa que a grande mídia não tem!
      Mas, se hoje a narrativa da mídia não consegue mais se impor de forma hegemônica por conta da internet, por outro lado, passamos nós, leitores informados, a nos contentar em “resistir” on line…
      Resistência on line não muda jogo político. Não no Brasil. Talvez, na Noruega fosse possível. Aqui, não é!
      Quanto à jogar pedras em tanques, bem…não temos a mesma coragem e garra dos palestinos.

      Cesar nardi

      04/04/2018 - 22h13

      Miguel do rosario, O LULA CARA, É UM CRIMINOSO CONDENADO, SE ENVOLVEU NOS MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE MIGUEL, MENSALÃO, PETROLAO, OS PRINCIPAIS LÍDERES DO SEU PARTIDO, FORAM TODOS CONDENADOS, E PRESOS POR DESVIOS DE DINHEIRO PÚBLICO, ELE NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI, VAI TER QUE PAGAR PELOS SEUS CRIMES, ALIÁS, TODOS TERAM QUE PAGAR PELOS SEUS CRIMES.

Evandro Pereira

04/04/2018 - 20h59

Lula tem é que ir se abrigar em uma embaixada e de lá liderar a resistência !!!

    yan Pedro

    04/04/2018 - 21h03

    Com certeza.

    Concordo

    05/04/2018 - 00h32

    Com certeza companheiro! Tem uma embaixada na república de Curitiba que vai dar asilo pra esse criminoso!

      Cesar nardi

      05/04/2018 - 01h11

      Concordo, ESTÁ FOI BOA CARA KKKKKKKKKKKKKKKKK

Andre

04/04/2018 - 20h50

choraaaaaa seus doentes….. acabou….
quero ver sairem pras ruas agora, seus covardes que so sabem ficar atras de um teclado,

    Tatatata

    04/04/2018 - 21h01

    VÁ TOMAR NO CANECO!!!

Cícero Costa

04/04/2018 - 20h39

O site jurídico “Jota” afirma pelo Twitter que um pedido de vistas pode ser feito antes do término da sessão de julgamento do habeas corpus do Lula.

“Fontes afirmam que um pedido de vista é avaliado, no intervalo, por ministros do STF. A ideia é que o julgamento do HC de Lula só seja retomado quando marcado o julgamento das Ações declaratórias de constitucionalidade, quando jurisprudência sobre 2ª instância poderia ser alterada”, disse o site “Jota.

    João Silva

    04/04/2018 - 21h06

    Uma forma de derrubar a estratégia da juíza Carmen Lúcia, pró globo, e ao mesmo tempo frear a ênfase punitivista da já decadente Lava-jato. Operação que desde o seu início mantém o país na crise e na obscuridade.

      Partido Brasil

      05/04/2018 - 01h13

      Caramba, altas teorias da conspiração. Vocês viajam demais. Acham legal essa vibe de cinema cult na vida. Quanta bobagem ter político se estimação, como se houvesse algum que seja honesto..,


Leia mais

Recentes

Recentes