Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

A melhor atuação do Brasil – e o porém

Por Pedro Breier

27 de junho de 2018 : 19h27

Por Pedro Breier

Foi a melhor atuação da seleção brasileira até aqui.

A verticalidade característica da equipe de Tite deu a tônica do primeiro tempo. O Brasil criou chances com passes em profundidade, com os brasileiros  sempre tentando pifar o companheiro rapidamente ao invés de girar a bola mais horizontalmente. Coutinho e Neymar recuavam para tentar o paase decisivo de qualidade.

Em uma dessas jogadas, Philippe Coutinho deu belo lançamento para deixar Paulinho na cara do gol. O voltante/centroavante encobriu o goleiro com um biquinho de primeira. Golaço.

Paulinho é um volante atípico.

Aparece na área a todo o momento para concluir as jogadas, sendo uma bela arma para surpreender defesas, como no 1 x 0 contra os sérvios – que não criaram uma mísera chance no primeiro tempo, diga-se de passagem.

Entretanto, sua participação no que tange às atribuições clássicas e essenciais de um segundo volante – chamar a bola e, com ela, ditar o ritmo da partida – é praticamente nula.

A falta de controle de bola, ou trabalho horizontal, ou… “meio-camposidade”, digamos assim, do time brasileiro permitiu que a Sérvia ensaiassse uma pressão no segundo tempo, criando três jogadas de ataque bastante perigosas entre os 15 e os 19 minutos.

A forte cabeçada de Thiago Silva aos 22, após cobrança de escanteio de Neymar, jogou por terra a empolgação do time de vermelho, colocando 2 x 0 no placar.

A entrada de Renato Augusto no lugar de Paulinho e a tranquiliade proporcionada pela vantagem no placar mudaram o estilo de jogo brasileiro.

Apareceu a paciente e habilidosa troca de passes que uma vantagem no placar recomenda e que é a melhor estratégia para o nível de qualidade dos jogadores brasileiros.

Além de possibilitar a minimização dos riscos e o controle da partida – afinal, enquanto se está com a bola, é impossível tomar gol – a paciência na troca de passes permite a criação de jogadas mais trabalhadas e envolventes, o que aconteceu na segunda metade da etapa final.

A tentativa de chapéu no goleiro efetuada por Neymar aos 40 minutos, após bela sequência de tranquilos e serenos passes, é emblemática quanto ao ponto.

Neymar, aliás, jogou bem, sendo mais objetivo e bem-sucedido em seus belos dribles (além de menos cai-cai e chiliquento), com destaque para um chapéu no campo de defesa seguido de uma arrancada e passe inteligente para Coutinho na entrada da área, aos 24 do segundo tempo.

Coutinho segue, contudo, como o melhor jogador brasileiro, tendo mais uma atuação de altíssimo nível ao fazer uma linda assistência, muitos passes de qualidade e algumas jogadas de efeito.

Não despontou, nesta primeira fase, nenhuma seleção com um futebol avassalador e dominante, como a Espanha de 2010 ou a Alemanha de 2014.

Sendo assim, o Brasil, ainda que apresentando um futebol um tanto errático, termina a primeira fase confirmando as expectativas pré-Copa de ser uma das favoritas ao título.

 

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve n'O Cafezinho desde 2016, sendo atualmente um dos editores do blog.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

12 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Lucy

28 de junho de 2018 às 17h15

A principal motivação para o GOLPE PARLAMENTAR E JUDICIÁRIO planejado pela CIA e financiado pelas multinacionais beneficiadas pelas privatarias e as corruptoras petrolíferas dos ILUMINATTIS Rockefeller (Exxon Mobil antiga ESSO) e Rotschild (Shell) foi sem dúvida a entrega do maior campo petrolífero do planeta e o mais produtivo do mundo, o PRE-SAL brasileiro descoberto pela Petrobras em junho de 2007 a ex estatal brasileira foi vítima das privatarias de FHC (FHC doou na bacia das almas em troca de propinas TODAS as petroquiímicas gigantes da Petrobras para o seu amigo pessoal Emílio Odebrecht e para o grupo turco QATOR, A Odebrecht ganhou a BRASKEM,atual grupo BRASKEM ODEBRECHT LTD, Sergio Moro ensaiou a LAVA JATO e segundo Tacla Duran exigiu da Odebrecht propinas de 400 milhões de reais para ocultar a BRASKEM deixando a petroquímica fora da lava jato e ajudou a esconder os computadores da BRASKEM, esse sr Sergio Moro foi o mesmo juizeco que abafou por duas décadas e blindou TODOS os envolvidos no escândalo BANESTADO e escândalo Jairo Gianoto e o assassinato de Luiz Antonio Paolicchi morto metralhado em Maringá para queima de arquivo dos crimes tucanos)

https://www.youtube.com/watch?v=JeiO8AKs9L4

OS PRINCIPAIS ALVOS DA CIA E DA PLANEJADA LAVA JATO FORAM:

1- A DOAÇÃO DOS CAMPOS PETROLÍFEROS GIGANTES PARA AS PETROLÍFERAS AMERICANAS. ESSA FOI A MAIOR MOTIVAÇÃO PARA O GOLPE JUDICIÁRIO DE 2016. A SHELL, EMPRESA QUE S SRA ROSANGELA MORO ADVOGA DESDE 1997 FOIU A MAIOR GANHADORA DE CAMPOS PETROLÍFEROS NA ERA FHC (29 CAMPOS DOADOS PELO GENRO DE FHC NA ÉPOCA CHEFETE CORRUPTO DA ANP SR DAVID ZYLBERSZTAJN GANHOU PROPINAS MILIONÁRIAS PELO ESQUEMA BANESTADO, PANAMÁ PAPERS USANDO EMPRESAS FANTASMAS E DE FACHADA A “DZ ENERGIA” E NO GOVERNO GOLPISTA A SHELL A PROTEGIDA DA “FAMIGLIA MORO COSA NOSTRA” A “EGUA E O MAZAROPI” (CODINOME DELES NA LISTA DEPROP DA ODEBRECHT) ERAM OS TESTAS DE FERRO DA SHELL. NA ENTREGA DO PRESAL E DE CAMPOS NA ERA FHC A SHELL FOI A MAIOR PAGADORA DE PROPINAS A POLÍTICOS CORRUPTOS E ATÉ JANTOU COM UMA MINISTRA DO STF PARA ACERTAR DETALHES DO GOLPE, ENTREGA DO PRESAL, ISENÇÃO DE IMPOSTOS POR 30 ANOS E AINDA ACERTOU COKM A CARMEN A MANUTENÇÃO DA PRISÃO DE LULA PARA MANTER A REVOGAÇÃO DA “LEI DA PARTILHA” CRIADA POR LULA EM 2003 E APROVADA EM 2007 ESSA LEIA DO LULA GARANTIU 30% DO PETRÓLEO EXTRAÍDO COMO IMPOSTO PARA EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA E INFRA ESTRUTURA, O PRE-SAL FOSSE MANTIDO COM O BRASIL E ESSA “LEI DA PARTILHA” CRIADA POR LULA, OS 80 BILHÕES DE BARRIS AVALIADOS EM 20 TRILHÕES DE DÓLARES (80 TRILHÕES DE REAIS) LEVARIA O BRASIL PARA A QUARTA POSIÇÃO MUNDIAL EM DESENVOLVIMENTO. A ENTREGA DO PRESAL E A TOTAL ISENÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE O PETRÓLEO POR 30 ANOS FOI O ALVO MAIOR DO GOVERNO DOS EUA E DA CIA E TAMBÉM DAS PETROLÍFERAS QUE REMUNERARAM OS POLÍTICOS E JUÍZES E OS PROCURADORES QUE ARTICULARAM O GOLPE CONTRA A SOBERANIA NACIONAL

Responder

Lucy

28 de junho de 2018 às 16h13

Eu preferia que o Brasil fosse campeão em patriotismo (não tivesse se tornado uma república das bananas e do entreguismo lesa pátria), na educação (Brasil está entre os piores do mundo), segurança pública (Brasil é o terceiro mais violento do mundo com taxas de homicídios alarmantes de até 54 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, todos os anos são 60 mil assassinatos por ano).
O GOLPE DE 2016 foi cuidadosamente planejado pela CIA que treinou juizecos e procuradores traidores e teve o financiamento das multinacionais corruptoras que pagaram no Banco do Estado do Paraná (BANESTADO) 125 bilhões de US$ (500 bilhões de reais) em propinas entre 1995 e 2002 a 300 políticos do quadrilhão de FHC blindados no Escândalo Banestado pelo juiz tucano Sérgio Moro parente dos donatários do poder no Paraná e fundadores do PSDB no estado. Essas multinacionais se beneficiaram com as 137 privatarias tucanas, entre as que mais pagaram propinas a políticos na era FHC, estão a BHP Samarco, Light, Shell, Chervron, Exxon Mobil, Light, AES-American Energy Systems que levou na mão grande a Eletropaulo, Siemens, centenas de multinacionais pagaram propinas para levar na bacia das almas 137 empresas nacionais super lucrativas do setor de telecomunicações, setor petroquímico (FHC doou 27 empresas petroquímicas da ex estatal Petrobras e entregou para o amigo Emílio Odebrecht e para o grupo turco Qator,FHC e Jo´se Chirico Serra doaram para a BHP Samarco a maior empresa de mineração do mundo (VALE DO RIO DOCE E A DOCENAVE), FHC doou para mega especuladores 32 empresas de energia elétrica (FHC e o sinistro ex diretor do FMI para a América Latina, sr Pedro Lalau Parente, planejaram os “apagões” para justificar as privatarias de 32 empresas de energia elétrica), além de doação de 29 bacias sedimentares de petróleo e entrega do capital da ex estatal Petrobras na Bolsa de NY. (FHC e o corrupto genro David Zylbbersztajn e o sinistro ministro dos apagões de FHC sr Pedro Parente, entregaram de seis bilhões de ações da Petrobras na bacia das almas no NYSE em 1999)
Agora com o golpe de 2016 o entreguismo lesa pátria do quadrilhão de MI-SHELL Temer, superou os desmonte criminoso lesa pátria da era FHC, Temer conspirou desde 2010 nos primeiros dias que atuou como “vice conspirador” com o governo americano planejou o golpe e entregou informações sigilosas do Brasil desde o primeiro dia de governo Dilma Temer já conspirava o golpe contra a soberania nacional como revelam os documentos do Wikileaks e Lassange.
Com o Golpe de 2016 os golpistas doaram pela PEC-131 do corruptíssimo lesa pátria blindado na lava jato sr José Chirico Serra e outros 300 políticos corruptos golpistas entregaram na bacia das almas campos ultra-gigantes do PRESAL 80 bilhões de barris avaliados em 20 trilhões de dólares (80 trilhões de reais) segundo a entrevista de Rockefeller dono da Exxon Mobil e de Rotschild (Shell) foram doados por preços de um centavo o barril, preços de coca cola. Além, desse crime de lesa pátria os corruptos golpistas isentaram as petrolíferas estrangeiras de todos os impostos por 23 anos (tempo necessário para extrair e depletar todos os campos do pre-sal) segundo a MP-795 esse ato arruinou com as economias dos estados produtores de petróleo e estados onde estavam os estaleiros que os golpistas fecharam para transferir milhões de empregos pela doação do presal (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul)
Além da doação de reservas imensas de petróleo os golpistas ajudados pelo ex ministro dos apagões de FHC o corrupto sr Pedro Lalau Parente, reduziram carga nas refinarias brasileiras e venderam na bacia das almas varias unidades da petrolífera brasileira e ainda fecharam quatro refinarias para permitir a importação de gasolina, diesel e gás de cozinha das refinarias americanas, um crime de lesa pátria. Pasmem, os gringos usam o presal doado pelos golpistas para produzir a gasolina e o diesel nas refinarias americanas e vender os combustíveis pasmem fabricados com o nosso petróleo do presal doado pelos golpistas corruptos. Isso explica a DOLARIZAÇÃO DOS PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL

Responder

Sammy Alvares Y.

28 de junho de 2018 às 14h18

Seleção, CBF e patrocinadores todos milionários.
O povo sem emprego , a economia um desastre , petróleo e empresas públicas sendo entregues.

Brasil, um pais de TOLOS.

Responder

Robson

28 de junho de 2018 às 12h33

Bom dia. Quando sai a análise do Ibope?
Cirão com 4% vai dar um trabalho danado para a suas argumentações, né?
#LulaLivre!
Vice Celso Amorim.

Responder

    beth

    28 de junho de 2018 às 12h51

    Passei aqui só para conferir se o Miguel já tinha conseguido digerir a pesquisa Ibope e encontrar novos argumentos para a “viabilidade” do Ciro…claro que não. Vai demorar.

    Responder

    beth

    28 de junho de 2018 às 12h52

    Vai levar o dia todo…e não vai conseguir

    Responder

Menestrel

28 de junho de 2018 às 12h07

Nova pesquisa Ibope: Lula 33%, Ciro 4%
Hora de Miguel fazer uma autocritica e dizer que errou, Lula não cai nas pesquisas nem os outros aumentam. A estratégia de Lula estava certa.

Responder

    Sergio Sete

    28 de junho de 2018 às 14h09

    Outro dado importante:

    REJEIÇÃO: (os 3 mais rejeitados)

    Fernando Collor de Mello (PTC) – 32%
    Jair Bolsonaro (PSL) – 32%
    Lula (PT) – 31%

    Vê-se que o presidiário não é tão “amado” assim quanto a esquerda propaga. Empatado com o milico…

    Responder

      Curiosinho

      28 de junho de 2018 às 14h38

      Não te faz de bobo peidão.

      Responder

Sergio Sete

28 de junho de 2018 às 10h48

Ora ora se não temos aqui espectadores da imperialista Globo ou de canal pago capitalista…. interessante.

Responder

henrique de oliveira

28 de junho de 2018 às 08h45

Também tive a impressão que a Sérvia entregou o jogo e o juiz da partida só faltou bater lateral para o BRASIL , mas o legal foi ver que Neymar ficou praticamente isolado dos outros jogadores , e quase nem apareceu , só isso já valeu a pena.

Responder

René

28 de junho de 2018 às 08h37

A mim pareceu que a Sérvia entregou o jogo, ficavam cercando e assistindo os brasileiros sem dar combate, fizeram pouquíssimas faltas e apesar de alguns minutos de pressão não levaram perigo à meta brasileira, muito estranho.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?