Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

A dura crítica de Wanderley Guilherme às estratégias do PT

Por Miguel do Rosário

31 de julho de 2018 : 19h17

No blog Segunda Opinião

A ÓPERA TRISTE
31 de julho de 2018
Segunda Opinião

A declaração do Partido dos Trabalhadores de que o candidato indicado será a sombra de Lula é uma declaração indecente. A naturalização da figura de “poste de Lula” como legítimo representante da população é acintosa. Trata-se de convite explícito ao eleitorado a que cooneste uma farsa, descrita com requinte. Segundo membros da Executiva do PT, o indicado terá que ser leal e limitar-se a ser o intermediário da palavra de Lula. Na campanha, dirá que todas as suas decisões serão decisões de Lula. Ora, jamais um candidato das forças populares teve a ousadia de se apresentar como boneco falante. As declarações, transcritas pelo jornalista Luiz Nassif, não foram contestadas.

Dilma Rousseff não foi porta voz de uma pessoa, mas de um projeto de nação. Talvez por isso leia-se em documentos pró-petistas, além de proclamado abertamente em conversas, ter sido ela a responsável pelo desastre do impedimento. Acusam-na de recusar ceder a candidatura, em 2014, ao imputado desejo de Lula de voltar ao poder. Na cegueira do descontrole, a oligarquia do PT não percebe a extensão do insulto com que recompensam a dedicação às causas populares de pessoas íntegras, de respeitabilidade independente de partidos, cujos nomes circulam como possíveis indicações de Lula. Na visão da Executiva do Partido dos Trabalhadores, seriam simplórios candidatos a moços de recado.

Causa amargor reconhecer a vitória dos reacionários curitibanos na tarefa de reduzir a histórica figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à de um obsessivo costureiro de futricas eleitoreiras e justiceiro de medíocres ressentimentos. Só um vírus de paranoia, inoculado pelas estrambóticas sentenças de Sergio Moro, explica o sacrifício de “leais” quadros partidários, como requer a Executiva, buscando, não a vitória, mas a derrota de supostos adversários. Por isso, mas não só, causa embaraço assistir Lula, sempre incorporado como um brasileiro comum, ignorado pelo poder elitista, anunciar em transe a própria transmutação em “ideia”, diante de enorme multidão, ali em apoio a um dos seus, pessoa de carne e osso, mortal como todos nós.

Mas Lula não é uma ideia, Lula é um brasileiro preso injustamente, vítima de notória perseguição política, e ao qual se castrou o direito de participar da vida pública. Razões mais do que suficientes para receber solidariedade ativa, não submissa, dos democratas socialistas e liberais. Restaurar a isonomia política no país, todavia, requer a derrota do continuísmo golpista nas eleições de outubro. Negligenciar a necessária vitória eleitoral dos democratas não equivale à celebração de uma derrota por ser moralmente reconfortante à facção islâmica do petismo. O custo real da derrota será exorbitante, inclusive para os moralmente extasiados.

A circunstancial ingratidão brasileira com um de seus maiores nomes não lhe acrescenta direitos além daqueles, cotidianamente feridos, de que dispõem brasileiros e eleitores comuns. Ser o arquiteto de uma estratégia, conforme vendida ao eleitorado, mas acobertando uma ópera, foi surpreendente; tê-la proposta ao eleitorado por “postes” partidários, uma ignomínia; tratar os militantes de primeira linha como abúlicos, um erro brutal. Lula comprometeu seriamente o descortino de estadista que possuiu enquanto um brasileiro homem comum. Vença ou perca a eleição, através de um mamulengo, Lula, o grande, sucumbirá ao nefasto projeto de Curitiba: não será mais um brasileiro comum; apenas um político comum.

ÚLTIMAS PALAVRAS

Segundo resultados do Paraná Pesquisas registrados no TSE (SP-05341/2018 e RJ-o6304/2018), obtidos, respectivamente nos dias 3 e 14 de julho, Jair Bolsonaro obteve 26,6% dos votos contra 25,5% de Lula, no Rio de Janeiro. Empate técnico. Em São Paulo, Bolsonaro aparece com superioridade estatística de 24,3% contra 21% de Lula. Ainda não chegou o momento em que pesquisas eleitorais façam sentido para mim. Publico esses dados para ilustração dos dirigentes do Partido Paulista dos Trabalhadores.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

112 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carlos saraiva e saraiva

03 de agosto de 2018 às 17h14

Este senhor está se tornando um anti petista “indecente” corre o risco de se transformar em um “poste” de desonestidade intelectual. Lamentável, já brilhou um pouco no passado, agora apenas um poste com gambiarras à espera de algum pássaro abusado.

Responder

Ricardo JC

01 de agosto de 2018 às 19h56

Quando será que todos entenderão que o Ciro Gomes é o plano B da direita!! Lula jâ entendeu isto há muito e sabe muito bem que não será candidato. Portanto, continuo com Lula até o fim…ainda confio na sua estratégia.

Responder

Dio

01 de agosto de 2018 às 13h00

Quando até merval pereira(globo) está defendendo a mesma tese que é contestada pela maioria progressista, talvez seja hora de acender o sinal amarelo.
Não custa nada lembrar o conselho de brizola para esses momentos de dúvida.
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem: se a Rede Globo for a favor somos contra. Se for contra, somos a favor”

Responder

MARCO AURÉLIO CARDOSO

01 de agosto de 2018 às 11h57

Eu não tenho a MENOR dúvida de que a estratégia do “lula ou nada” do pt… é suicídio.
A ideia mesquinha do pt.. de achar que está acima da esquerda.. de achar que o lula é o deus da esquerda e sem ele não há NADA… vai levar a esquerda a morte. Só isso!

Responder

Comander

01 de agosto de 2018 às 11h53

A união das esquerdas depende exclusivamente do Lula. Nas urnas não estará. Que aliás, lembrem-se, sequer seria esse candidato se não tivesse sido condenado. Seus votos já dão empate técnico com bolsonaro em alguns estados O povo já começa querer apostar mais na aventura fascista que na ilusão progressista.

Responder

Carcará

01 de agosto de 2018 às 11h51

Com críticas duras de bocas moles Lula segue impávido rumo ao planalto. Ou seu indicado, No primeiro turno. O povo que quer isso. sem choramingas. Não tem chorumelas, Não adianta botar medo. Botar pressão no dia 15 que essa raça se caga toda. Todos eles estão com o finófio apertadinho.

Responder

Paulo

01 de agosto de 2018 às 11h39

O embate na esquerda sobre lula apoiar ciro é um suspiro de alívio na direita.
lula ñ apoiando ciro, a direita se livra de ciro na presidência e do PT no governo.
Sigam o embate, Bolsonaro, Alckmin e Meirelles agradecem.

Responder

Alexandre Neres

01 de agosto de 2018 às 11h26

O Grande Brizola dizia que uma das melhores maneiras pra você se posicionar sobre algo e tomar partido era ver a posição da Globo. Se a Globo defende um lado de uma querela, bastaria se colocar do outro. Pois bem, hoje o porta-voz dos Irmãos Marinho, o indefectível Merval Pereira, veio no Globo com o papo de que o Lula é quem alimenta o Bolsonaro, esquecendo-se convenientemente de que, depois de anos destilando ódio contra o PT, PIG e Lava Jato gestaram o filho dileto: Bolsomito. Em determinado ponto do texto, Merval sugere que Lula deveria ter um acesso de bom senso e organizar as esquerdas em torno de um nome, possivelmente Ciro Gomes. Fica a dica global.

Responder

Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

01 de agosto de 2018 às 11h25

CezarR é um pseudônimo seu para destilar sobre o PT Miguel ? Bem, apenas uma pergunta para esclarecimento onde estamos pisando. Porque determinados comentários em resposta ao digníssimo não aparecem. Justamente sobre aqueles comentários que detonam o PT. Agora algumas horas pedi para liberarem, nada. Escrevi no mesmo lugar outra resposta, nada. estamos ficando cabreiros…muito cabreiros. Se conseguirmos esclarecer seria interessante. Mas se estamos pisando em terreno minado… hi… iremos procurar trincheira.

Responder

    CezarR

    01 de agosto de 2018 às 13h29

    Você é mais um paranoico igual aos coxinhas que enxergavam só comunistas debaixo da cama.

    Responder

      paulo cezar de souza rodrigues

      01 de agosto de 2018 às 16h02

      enchegavam? hahaha se entregando? ENCHERGAM!!!!! CONTINUAM ENCHERGANDO!!!

      Responder

Luis Campinas

01 de agosto de 2018 às 11h11

Darr créditos a Mónica Bergamo e Lauro Jardim é muto complicado, quando se sabe a que se prestam. Assim como fz senões a Vox com a história que tem e passar batido em pesquisas da Veja é a Paraná. Interessante, pq Datafolha não dá as caras havia dois meses? Bom voltando, quem indicou Eunício para a disputa foi Camilo para criar caminho livre para Cid e Eunicio e para não se queimar e queimar Lula, inventaram mais uma mentira. Se Cid quiser ser eleito é quero que seja, não será na vaga de nosso senador e sim de Eunício e isso ficou claro com a declaração da presidenta do PT. E isso será muito bom pq começaremos com os dois votos do Ceará para as mudanças que o Brasil vai fz em.2019

Responder

Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

01 de agosto de 2018 às 11h11

Ex. Lá em baixo, uma resposta a CezarR… onde foi parar ? O gatinho comeu ?

Responder

Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

01 de agosto de 2018 às 11h08

Libera ai os comentários. Falta bastante. O que está acontecendo ? Nunca vi censura no blog !…

Responder

Ro

01 de agosto de 2018 às 11h05

“vitória dos reacionários curitibanos na tarefa de reduzir a histórica figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à de um obsessivo costureiro de futricas eleitoreiras e justiceiro de medíocres ressentimentos.”

Ressentimento é o que sobressai no texto. Não é uma crítica dura, é um texto amargo.

Se Lula é visto como futriqueiro ressentido entre os pares do articulista, então ele tem andado com as pessoas erradas. Isso está muito longe da realidade e do que apontam as pesquisas, das quais Miguel do Rosário tanto gosta .

Responder

Ari

01 de agosto de 2018 às 10h52

Sugiro a leitura desta matéria
http://brasildebate.com.br/o-pt-e-a-alianca-de-enfrentamento-das-esquerdas/

Responder

MIGUEL GRAZIOTTIN

01 de agosto de 2018 às 10h50

“dos democratas socialistas” e liberais. Que conversa é esta meu amigo? Socialista se não for democrata nao e´socialista! Conversa de reacionario! Querer legitimar esta eleiçao casuista é , desculpe, no minimo burrice, para nao dizer apoiar o Golpe. Ou alguem acha que vão deixar a Esquerda vencer. Vao patrolar qualquer um e legitimar o Golpe porque houve eleiçoes e os “socialistas democraticos” participaram
Meu Deus!

Responder

    Marcos

    01 de agosto de 2018 às 11h45

    Exatamente.

    Talvez o cenário dos sonhos para os golpistas seja um segundo turno entre Alckmin e um candidato fraco do PT, no qual o tucano ganhe. Aí poderiam alegar que as eleições foram tão democráticas que até o PT participou e tal…

    Mas, sem o PT para legitimar a farsa, o novo governo já iria entrar muito fraco.

    Responder

      Jonas

      01 de agosto de 2018 às 12h13

      E por q causa, razão ou circunstância o candidato do pt seria fraco?

      Responder

Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

01 de agosto de 2018 às 10h48

Nostra pede por intermédio deste requerimento queira o nobre blogueiro desbloquear nossos comentários que vem a público trazer nossa livre opinião constitucional de que o senhor autor do artigo é um ignorante. Esta opinião é favorável ao Lula livre e nem por isso é desfavorável ao Ciro, embora implicitamente, a partir da posição do artigo e do blog. Respeitamos a posição do Miguel. Mas temos o direito de expressar que esse senhor é um irritante ignorante, irado, intriguento, desinformante, mentiroso sob inúmeros aspectos. Você até tem o direito de publicar isso Miguel mas, cortar os comentários que combatem isso… vai acontecer é uma debandada de gente séria do blog. Obrigado.

Responder

    degas

    01 de agosto de 2018 às 13h32

    Muito bem, vidente, viva a liberdade de expressão. Só estranho que isso venha de quem defende partidos que querem censurar a imprensa, digo, controlar a mídia socialmente. E aproveita o embalo e pede para liberar os comentários no 247, Tijolaço e outro blogs que censuram vozes discordantes.

    Responder

Ari

01 de agosto de 2018 às 10h37

Imagino que já existam até rascunhos de artigos para a hipótese de vitória da direita começando com a frase “eu bem que avisei”.
Ou Lula ou nada!

Responder

    CezarR

    01 de agosto de 2018 às 10h38

    E você já está se antecipando nas desculpas.

    Responder

Ricardo JC

01 de agosto de 2018 às 10h07

Vou repetir aqui o que já escrevi em outras ocasiões. O direito à crítica deve ser inalienável e devemos aprender a não rebater as críticas com acusações ad hominem. Uma das coisas que eu mais tenho estranhado nestes textos, críticos à estratégia do PT, é que todos sempre levam em consideração que o PT está apenas fazendo o seu jogo de interesses, como se isso não pudesse ser, de nenhuma forma, uma parte da estratégia do campo progressista. Quer dizer que a boa estratégia eleitoral, segundo os críticos, é abandonar Lula, com seu imenso potencial de votos, e cerrar fileiras com um candidato que mal chega a 6-7% das intenções de voto e que volta e meia dá uma derrapada nas suas declarações, algumas delas inaceitáveis (apoio à ava Jato, por exemplo), pelo menos para mim? Essa é a estratégia que pode sair vencedora? Me perdoem, mas este argumento é muito fraco. O que existe, na verdade, é uma imensa vontade de outras forças progressistas de ocuparem o espaço deixado (?) pelo PT. Se estivessem na posição do PT, certamente fariam exatamente a mesma coisa. Há uns dois anos atrás, eu vinha, no meu grupo de amigos e militantes, pregando que o PT deveria abrir mão da cabeça da chapa presidencial em favor de Ciro e com Haddad (ou outro nome de maior consenso no PT) como candidato a vice-presidente. Isto sob um programa de governo claro e com ações bem definidas e tratadas em conjunto, o que evitaria possíveis traições (temos sempre que considerar isto…). Entretanto, estes mesmos que hoje querem que o PT abandone Lula, achavam que o PT estava morto e que não precisariam dele para alavancar uma candidatura progressista. O que vemos hoje é o contrário. Criticam e criticam a estratégia petista porque sabem que sem o PT não haverá possibilidade de vitória, mesmo que se considere que Lula é maior do que o partido. O tempo para alianças programáticas passou…e ninguém procurou o PT para tal. Só querem usufruir do potencial de votos de Lula e do tempo de TV, este sim, pertencente ao partido. Vale lembrar também que o PDT contribuiu sobremaneira para o golpe contra Dilma, uma vez que a maioria dos parlamentares do partido votou contra a presidenta, ainda que Ciro tenha feito movimentos, tímidos em minha opinião, no sentido de defender Dilma.

Responder

    paulo cezar de souza rodrigues

    01 de agosto de 2018 às 16h09

    movimentos tímidos não…ciro jamais defendeu Dilma…ele acha que ela – e sua “fraqueza” – é a culpada por “tudo que está aí”…

    Responder

Alcidimar

01 de agosto de 2018 às 10h06

Cara, vê se te emenda.
Se pensas que Lula não deva insistir na candidatura, é um direito.
Mas, ficar postando coisas para enfraquecer o PT, aí é canalhice, sobretudo neste momento.

Responder

    CezarR

    01 de agosto de 2018 às 10h43

    Vocês são malucos! Essas críticas não visam enfraquecer o PT, pelo contrário, visam o seu bem e o da esquerda de modo geral, já que o PT é o maior partido. Vocês são fundamentalistas malucos tão obcecados quanto os bolsominions. O Prof Wanderley sempre quis o bem do PT, sempre esteve ao lado de Lula, não seria agora diferente.

    Responder

      Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

      01 de agosto de 2018 às 10h56

      Este professor é um ignorante.

      Responder

      Ruy Acquaviva

      01 de agosto de 2018 às 11h10

      Só que quem está errado é ele, não PT.

      Responder

        CezarR

        01 de agosto de 2018 às 11h26

        É possível que esteja errado, como é possível que esteja certo. Não se pode é tratá-lo como se fosse um inimigo.

        Responder

    Ruy Acquaviva

    01 de agosto de 2018 às 11h09

    Além de canalhice é fazer o jogo dos golpistas. Uma eleição com o líder inconteste da oposição impedido por uma farsa jurídica com inegável motivação política é uma eleição sem legitimidade. Querer pressionar Lula a renunciar para legitimar essa farsa eleitoral é ser parceiro do golpe e atuar para o aprofundamento da ditadura que se forma a partir do golpe de 2016 e recrudesce a cada dia.
    Acho um absurdo essa argumentação de que devemos aceitar que a ditadura escolha quem pode e quem não pode ser candidato.
    Acho que o PT faz muito bem em ir com Lula até o final e se ele for barrado, que seja com os golpistas tendo que assumir todas as consequências do arbítrio. Aí ainda ficará a solução Hector Cámpora, que foi o candidato que concorreu por Peróm em 1973 na Argentina, quando a ditadura daquele país impediu o maior líder argentino de concorrer. Cámpora concorreu não em seu nome, mas em nome de Perón e denunciando a ilegitimidade da eleição. Uma vez eleito convocou em apenas 3 meses eleições livres onde todos puderam concorrer, inclusive Perón que venceu.
    Essa proposta que devemos ficar de quatro e aceitar as imposições da ditadura quietos, mantendo as aparências para eles, é simplesmente uma adesão ao golpismo.

    Responder

      Paulo

      01 de agosto de 2018 às 11h45

      lula não vai renunciar, ele será inelegível.

      Responder

        Dio

        01 de agosto de 2018 às 12h34

        Q deixem então q os golpistas o façam inelegível.
        Lula não vai desistir como o autor quer.

        Responder

      Benoit

      01 de agosto de 2018 às 14h43

      Ô Ruy, voce escreve: “Acho que o PT faz muito bem em ir com Lula até o final e se ele for barrado, que seja com os golpistas tendo que assumir todas as consequências do arbítrio.” Voce acha que depois de terem dado um golpe e deposto o governo eleito, depois de julgarem e prenderem o Lula eles estão muito preocupados com consequências? Eu acho que eles estão se lixando para as consequências. O que eles querem é arranjar os melhores candidatos que eles têm e ganhar as eleições. E se a esquerda ficar se lamentando demais por causa do golpe, talvez a direita que deu o golpe ganhe mesmo as eleições.

      Responder

cunha e silva ,

01 de agosto de 2018 às 10h00

Ser cientista político não diz que suas reflexões e análises estão corretas , bem como sua percepção da realidade . A idade e a experiência de Wanderley não lhe dão o condão de ” guru” e , tudo que fala está correto ou vá se realizar . Wanderley tem crédito , muito crédito , mas neste caso não se sabe a quem está servindo , de longe as esquerdas . Caso Lula já estivesse indicado o seu ” poste ” , a esta altura já estaria condenado na lei da “ficha suja ” além de uma enorme perseguisão da mídia oligopolista e estaria para a passo com Bolsonaro e não esta vantagem que Lula possui .
O namoro ou o flertada com a direita de Ciro diz muito , se chegar a presidência ele casa .

Responder

    Paulo

    01 de agosto de 2018 às 11h11

    Ñ teria tempo hábil para inabilitar o “poste” pela ficha limpa, pois precisaria condenar em 2º instância.

    Responder

José Ricardo Romero

01 de agosto de 2018 às 09h52

Sinto-me ultrajado por esta proposta do Lula e do pt de colocarem um poste na presidência que deve governar de acordo com as instruções vindas do cárcere. Eu jamais votaria em um substituto do Lula que será escolhido segundo esta anunciada estratégia do pt. Difícil vai ser encontrar alguém honrado que aceite fazer este papel ridículo e humilhante. Haddad e Jacques Wagner já declinaram da “honra”. Claro, eles têm vergonha na cara. É possível que a destrambelhada da Gleise aceite. Normal. Depois acham ruim que o Ciro disse que ele não é puxadinho do pt e não acredita em acordo com o pt! Pontos para ele.

Responder

    Julio Locher

    01 de agosto de 2018 às 09h58

    Postei no Tijolaco, que considerava o blog com os melhores textos, principalmente em relação aos ataques que sofreu a Petrobras, o seguinte comentário na reportagem quando não havia nenhum. O meu comentário foi cortado!
    “É óbvio que as esquerdas devem se unir em torno do Ciro, merval não importa. Liberdade e Justiça ao Lula, e essa eleição, a mais importante da história.Não importa o Merval, ganhamos com o Ciro no primeiro turno. É triste ver o blogs fazerem com o Ciro que a Globo fez com o Lula. Viva a união!

    Responder

      Leo Teles

      01 de agosto de 2018 às 10h39

      Seu comentário está la!!!

      Responder

        Francisco

        01 de agosto de 2018 às 13h05

        Pô, cara! Ele sabe que estava lá.
        Estragou a desinformação do cirista, querendo sacanear o Brito pela clareza que mostra a estratégia de Ciro ser deletéria a esquerda.
        E o Miguel, dando cama e dormida a essa gente.

        Responder

Jota One

01 de agosto de 2018 às 09h32

Ué, o Cafezinho começou a publicar o mesmo estilo de fotos da Globo sobre o Lula.

Responder

    Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

    01 de agosto de 2018 às 11h01

    Nós já analisamos com nossos psicólogos há muito tempo e postamos vários comentários sobre isso. A psicologia tem muito a contribuir com a política. Quando… fotos coloridas, bonitas… quando… preto e branco, escuras, feias…

    Responder

Justiceiro

01 de agosto de 2018 às 09h24

Pois é. Quem se apresentar a esse papel ridículo estará assumindo que é um poste.
E ainda terá que confirmar diante das câmeras: sim, sou poste de Lula!
Ai, será perguntado: se caso eleito, como governará? Não poderá ter uma linha direta com Lula pois a lei proíbe celular na cadeia(embora Lula tenha bastante mordomia lá), então, cada decisão será um Deus nos acuda, já que o Brasil terá que esperar o poste ir ouvir a opinião de Lula em Curitiba.
E em uma entrevista, como seria?
– presidente, o que o senhor pensa sobre tal assunto?
– amanhã eu respondo. Vou ter que consultar o presidente Lula na cadeia.

E ainda tem petista dizendo que o professor é um velho senil.

Responder

mallman santos

01 de agosto de 2018 às 09h21

Simples…. Sempre tive respeito e vi boa virtudes em Ciro que superam com folga seus defeitos e desatinos…. Mas a medida que o Ciro tentou e tenta arregimentar – QUASE NA MARRA – os petista pra seu projeto começaram me irritar… Dignidade e honra tem preço… O Ciro chicoteava cotidianamente Dilma e petistas e até o Lula. A PREPOTÊNCIA desmedida e tripudiando como se “fosse obrigado a votar nele” causou irritação. Nunca vi uma PALAVRA em tom amigo em favor de eleitores petistas… Uma palavra que eles são importante e exercem um papel de grandeza dentro da politica… Ele busca o Haddad pra ser vice e o Haddad que teria de se virar pra “adoçar ” a boca dos petistas porque Ciro é INCAPAZ de fazer um gesto positivo… mas negativos lhe sobra tempo e deixa transparecer que sente prazer em maltratar petista. Ciro perdeu o bonde e o timing quando bem lá no começo poderia não tratar bem… pelo menos NÃO TRATAR MAL… Mas a verdade é que Ciro nunca fez questão absoluta dos petistas… Era apenas um ADEREÇO ENJOADO E QUE DESTESTAVA

Responder

SGuimaraes

01 de agosto de 2018 às 09h20

Facção islâmica do petismo? O que aconteceu? Já esta com saudade do Heilo Bicudo, facção islâmica do petismo isso sim é ofensivo, Wanderley Guilherme, pode ser o que for não tem direito de rotular os militantes do PT assim, e você Miguel do Rosário já entendi a sua, é um defensor do cheirador de cocaína amigo de Tasso Jeressati e Aecio Neves.

Responder

Lucas Correa de Almeida

01 de agosto de 2018 às 08h49

O PT quer ser arrogante e seguir na sua estratégia mas depois quem paga é o povo. Desde 2013 o pt não acerta uma mas continua na arrogância de achar que é o mestre do jogo político. E o pt não acerta não pq faz o q a militância pede e sim pq faz o q os burocratas do partido escolhem. Por isso a raiva da esquerda quando eles continuam com essa arrogância. Vou listar alguns erros fatais pós 2013:
1) Lula não candidato em 2014
2) Lula não ministro da Dilma
3) Joaquim Levi no ministério da Fazenda.
4) sem articulação nenhuma na votação do impeachment.

Todos erros cometidos pela burocracia q levou o povo pro buraco. Custa agora errar pelo que a militância pede?

Igual técnico de futebol. O cara insiste insiste nos jogadores q ele quer e continua perdendo. Uma hora ele se toca e coloca o cria da base que a torcida pede todo o jogo. Se perder a torcida pelo menos foi atendida e viu q errou.

A diferença é q o pt não ouve sua torcida, vai continuar perdendo, mas vai continuar sem assumir os erros.

Ano que vem estará la: Lula preso, direitos sendo corroídos e insistindo que a culpa é do adversário somente.

Triste.

Responder

    Luis Campinas

    01 de agosto de 2018 às 09h33

    Parte eu oncordo. Pq Lula deveria ser candidato em 2014 se Dilma tinha feito um bom mandato? Indicar Lula ministro naquele momento além de não estar ainda posta a realidade que depois justificaria sua ida, naqiele momento indicaria enfraquecer a imagem dela. Falar em falta de articulação para barrar o golpe é não entender o processo e o poder das forças que atuaram. Juntaram: grande mídia, judiciário, POR, PR, TCU, a quase totalidade dos empresários de todos os setores da economia, capitaneados pelos rentistas, a indústria do petróleo no mundo e simplesmente os.EUA. Faltou articular o que do lado.de cá? Faltou um cara com habilidade? rs. O texto sequer aponta a importância do senado e culpa de.forma mentirosa Lula pela retirada do senador do PT da disputa para dar a Eunício e na vdd.quem propôs essa idiotice foi o Camilo. Fz intriga não deveria ser papel de alguém de esquerda. Publicar tb.

    Responder

    CezarR

    01 de agosto de 2018 às 10h37

    O Lula é vendido como gênio político, mas realmente, desde 2013 ele vem colecionando uma série de equívocos. É fato que Lula tem um faro político acima da média, mas também é fato que suas estratégias vitoriosas contaram com a contribuição de outras cabeças do PT, como Genoíno, Dirceu, Gushiken e até mesmo de gente de fora do PT durante crises como a do mensalão (o próprio Ciro estava no staff que segurou a onda do mensalão). Ocorre que essas eminências pardas foram retiradas do jogo e hoje, a assessoria do Lula é composta de gente sofrível.

    Responder

SGuimaraes

01 de agosto de 2018 às 08h25

Facção islâmica do petismo. o que aconteceu? Já esta com saudade do Heilo Bicudo, facção islâmica do petismo isso sim é ofensivo, Wanderley Guilherme, pode ser o que for não tem direito de rotular os militantes do PT assim, e você Miguel do Rosário já entendi a sua, é um defensor do cheirador de cocaína amigo de Tasso Jeressati e Aecio Neves.

Responder

Fernandes

01 de agosto de 2018 às 06h32

Pessoal , não importa se sou militante do PT ou Simpatizante mas na verdade votei desde 1989 no Presidente Lula (10 vezes) e na Presidenta Dilma (4 vezes) por isso tenho autoridade de escrever a verdade para todos.
Esse candidato que é o Ciro Gomes é a principal testemunha do Presidente Lula pois são velhos amigos verdadeiros há 30 anos e ajudou o PT há 16 anos e jamais apoiaria o Presidente Lula acusado injustamente de corrupto e lavagem de dinheiro pois ele não tem um processo da justiça em nada .
O Professor Wanderlei hoje com 82 anos sempre foi Petista e Lulista , chamar o Professor de senil é uma aberração , ele vê o Brasil como um Democrata Social e deseja o melhor para o Brasil e o PT.
Vejo muitos preocupados com o Bolsanaro mas esquecem que o Picolé de Chuchu é golpista e tem o PSDB que quase ganhou a eleição em 2014 como o inimigo número um dos progressistas , Bolsanaro é um além de golpista é nazista um mero fantoche que não representa nada e perde o segundo turno. Ainda tenho esperanças de ver o Presidente Lula Livre disputando essa eleição com o Vice o Ciro , vai ganhar no primeiro turno , agora o PT finalmente focou Brasília onde está o STF , com um número de no mínimo de 4 milhões de pessoas tem que pressionar esses 11 MinistroS que é a última chance para Lula Livre e Livre de todos esses processos espúrios . Finalmente deixem o Presidente Lula com sua intuição de Estadista que seremos vencedores e recuperar tudo que o Vampirão deu para os gringos , avante PT.

Responder

    Sergio Sete

    01 de agosto de 2018 às 09h00

    “(…) votei desde 1989 no Presidente Lula (10 vezes) e na Presidenta Dilma (4 vezes) por isso tenho autoridade de escrever a verdade para todos.”

    Um dos argumentos lógicos mais patéticos que já li em um texto: justificar a existência de uma verdade absoluta (“A” verdade) por ter digitado na urna eletrônica o número 13 quatorze vezes…. só rindo mesmo!

    Responder

      Benoit

      01 de agosto de 2018 às 09h59

      Voce não deve entender umas setes vezes nada acerca do que é um argumento. O seu comentário pelo menos não apresenta nenhuma argumento lógico ou ilógico a favor ou contra nada. Talvez voce também não saiba ler.

      Responder

Cláudio

01 de agosto de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia.

Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Responder

Francisco

01 de agosto de 2018 às 00h55

A cada dia que passa sem que pesquisas da mídia monopólio aconteçam, Wanderley entra em parafuso, pois sabe muito bem quem os desmotiva em realiza-las.
PS: A semana que vem o Datafolha completará dois meses sem nova pesquisa.
Por que será?

Responder

Francisco

01 de agosto de 2018 às 00h46

Sei não, se Wanderley Guilherme, nessa insana razia contra Lula e o PT, consegue não ’empacotar’ até 15 de agosto.
Enquanto isso desesperadamente, aos oitenta e dois anos, bate recorde atrás de recorde, diariamente, na produção de artigos “Tango de uma nota só”, tentando solapar PT e Lula, na esperança que não apenas desatolem Ciro, como viabilizem a campanha do candidato, que o convidou para dessa vez não atolar sozinho.
Completamente ‘espirocado’ e à beira de um ataque de nervos, Wanderley esperneia à dança dos desatinados, feito índios chamando chuva.
Pode isso, Arnaldo? .

Responder

    El-dani

    01 de agosto de 2018 às 09h38

    Agora na companhia de merval Pereira.

    Responder

Luis Campinas

01 de agosto de 2018 às 00h43

O texto quase paranoico e extremamente agressivo, digo ogro, na ânsia de buscar uma saída que o autor imagina ser a mais correta, erra em coisas inaceitáveis. Não sabia que Dilma era considerada poste também por quem se diz de esquerda. Não se vê seja no autor do texto seja em Ciro referirem-se a Haddad dessa forma. E o bom e competente Haddad não se reelegeu. Dilma a presidenta deposta por um golpe de estado, fez um brilhante primeiro mandato e enfiou o poste na guela dos reacionários/misóginos. Não entendi também essa do post ser a responsável em boa medida pelo golpe. Quanta bobagem! Qualquer um com um pouco de juízo e mínimo de conhecimento sabe que a determinante por tudo o que estamos a passar não foi Dilma, ou até foi, mas não pelos eventuais erros e sim pelas virtudes. Foi apeada porque em 2010 deixou claro ao vice de Obama que o petróleo é do Brasil e que a agenda geopolítica dos EUA não se identificava com os nossos interesses. Do lado interno os rentistas capitaneados pelo Itaú fizeram o complemento. Ciro poderia ter trabalhado para ser o vice de Lula. Personalista que é, e assim como tantos e se achando a última bolacha e avaliando muito mal, está dando nisso que vemos. Pode ser que ainda algo ocorra de união, até pode, mas textos como este aqui, contribuem sim para a direita. Agora, se não der, nos encontraremos, espero eu, no segundo turno, conforme a tradição.

Responder

    Cícero Costa

    01 de agosto de 2018 às 07h58

    Boa, Luis !! Falou pouco, mas disse tudo. Assino embaixo.

    Responder

Davi

31 de julho de 2018 às 23h59

Esse Wanderley é um porre, deve ser pago pra desestabilizar a esquerda e principalmente o PT

Responder

    Antonio. Passos

    01 de agosto de 2018 às 00h16

    Ficou com inveja do Bicudo e resolveu jogar no lixo sua biografia. Senilidade pode ser uma boa desculpa.

    Responder

      SGuimaraes

      01 de agosto de 2018 às 08h33

      Concordo com você! exatamente isso que comentei já esta com saudades do Helio Bicudo que passou para o outro lado e vai acertar as contas com DEUS! Miguel do Rosário já deixou claro que vota e apoia Ciro, admirador de Tasso Jeressati e amigo dp Aecio Neves com quem dividi muitos vicios.

      Responder

luis castro

31 de julho de 2018 às 23h59

Quanta sandice desse professor

Responder

    Antonio Passos

    01 de agosto de 2018 às 00h14

    Impressionante como esse cara joga fora o prestígio que tinha, para passar atestado de imbecilidade. É o Bicudo II.

    Responder

Evaldo Martins

31 de julho de 2018 às 23h33

Depois daquele episódio com o Duplo Expresso, o Migule se perdeu totalmente com o seu jornalismo.
A estratégia do PT está dando certo, tem que partir para o tudo ou nada, para o Lula ou Nada. Não vamos compactuar com esse Judiciário Canalha.

Responder

    Ruy Acquaviva

    01 de agosto de 2018 às 11h15

    Concordo plenamente, a estratégia do PT está certíssima. O arbítrio precisa ser enfrentado. A questão é democracia ou ditadura e eleições manipuladas são o oposto da democracia. Essa proposta de aceitar a imposição dos golpistas e colocar somente os candidatos que eles aceitam é um disparate. E se o PT aceitasse o arbítrio e apoiasse o Ciro, mas o Ciro fosse barrado pelos golpistas com outra farsa jurídica qualquer, teríamos que mudar de novo, para o candidato que eles permitirem por ser “mais viável”?

    Responder

Alberto Jorge

31 de julho de 2018 às 23h08

Boa noite!

Precisamos de menos intérpretes e de mais pessoas ocupandobas ruas e avenidas do nosso Brasil denunciando o Golpe de Estado que desprezou os votos de milhões de brasileiros e brasileiras!

O Povo Brasileiro trabalhador e honesto exige respeito à possibilidade de Lula ser candidato!

Os que se opõem a esse desejo que paguem o preco da vilania jurídica baseada em julgamentos morais ou políticos ideológicos.

LULA Candidato

Responder

João Lucas Trevisan Alves

31 de julho de 2018 às 22h44

Ódio de classe travestido de crítica à esquerda, que na verdade é uma crítica direitista no sentido de não ouvir o povo, que quer claramente votar em Lula e deixar a esquerda à reboque da esquerda classe média, aquela das universidades sabe, esse senhor não passa de um falastrão classificando de facção islâmica a ala do PT que está claramente se deslocando à esquerda nesse momento, a ala direitista caso esse gênio não saiba é a ala que quer deixar o Lula de lado e priorizar os governos estaduais na eleição, Lula é sim uma ideia, a ideia de um operário nordestino e pobre que cria consciência política, ingressa no sindicato e idealiza e dá vida ao maior partido de esquerda da América Latina, desculpa seu Wanderley e Miguel do Rosário, mas a traição de vocês não será tragada por nós, boa sorte na caminhada de capitulação de vocês, e ao autor, que tal uma visita ao Estado de Pernambuco e perguntar aos pobres de lá porque gostam do Lula, ou pra um dos milhões de alunos que ingressaram na faculdade porque votaram na Dilma, e outra, chama-la de poste é ridículo, digno da Globonews, um revolucionário sandinista está claramente ameaçado no governo, a perseguição aos líderes progressistas da região se intensifica cada dia mais e esse senhor vem culpar a Dilma pelo martírio do impeachment, pelamor de Deus, haja má fé

Responder

L@!r M@r+€$

31 de julho de 2018 às 22h36

Lula e o PT estão certos! Não tem que facilitar pro golpe! Se não querem que o Lula seja candidato, a justiça que o retire e pague o ônus disso! Se Lula desiste da candidatura, faz um favor à imagem do golpe! É capaz dos coxinhas dizerem que a desistência do Lula é confissão de culpa! Chega de capitular com golpistas! Lula ou anula! E depois do resultado eu vou reclamar, sim, porque não permitiram que eu votasse em quem eu acreditava, pois a “justiça” tirou esse direito dos brasileiros!

Responder

Nicolau Macário

31 de julho de 2018 às 22h31

ATOR DA DEMOCRACIA OU FANTOCHE DA FIESP? (Por Nicolau Macário)

Sem esquecer o respeito que devotamos à sua ilustre figura, é preciso dizer que Wanderley Guilherme usou muitas palavras, e até alguns floreios antidiluvianos, para expressar o que poderia ter dito em quatro letras, ou em duas sílabas: Ciro. Mas como “Lula” também tem quatro letras, e duas sílabas, ficaria um tanto arriscado optar pelo resumo da ópera. Seria como confundir mesa e cão, já que ambos têm quatro pernas. Mas mesas não saem ladrando em horário eleitoral e nem fazendo xixi em postes. Claro, Wanderley sabe disso, tanto que sua acusação a Lula é de que ele inverte os termos se comportando como um poste que alveja o cão. O líder do PT estaria forjando um candidato postiço e canino.

É Ciro, o grande ausente omnipresente no artigo de Wanderley, quem seria o candidato autêntico, vivo em carne e osso. Não um boneco falante do ventríloquo Lula. Okay. Mas Ciro não sendo boneco falante de Lula não poderia bem ser um boneco falastrão de outros manipuladores de marionetes? É esse que é o problema. Quanto mais Ciro fala, menos conteúdo consistente vem à luz. Tudo que ele diz soa a enfeite, bandeirinhas, fogos de artifício, decoração barata de festa de são João.

O homem é um blefe e, o que é pior, um blefe com a carapuça da velha oligarquia nordestina, cheio de palavrório oco, tão firme quanto uma biruta de aeroporto. Quem confiaria numa figura patética que vive dizendo num dia e se desdizendo no outro? E que tem chiliques de prima-dona, como a última em que ameaçou renunciar a própria candidatura depois da repercussão negativa, coisa mínima para um homem de fibra, de suas declarações sobre colocar o judiciário no seu quadrado e libertar Lula. O sujeito é fraco, inconstante, mercurial e manhoso. A cada dia mostra uma nova infidelidade a si mesmo.

Para ele é suficiente dizer no dia seguinte coisas como “minhas palavras foram interpretadas fora do contexto” para, num passe de mágica, ficar o dito pelo não dito. E assim será se for eleito.
Na atual conjuntura de fortes ventos, altas temperaturas e pressão extrema em que vivemos, quem sequer é fiel a si mesmo como será fiel a um projeto popular contestado pelas maiores forças organizadas do país? Forças às quais o Ciro, como é notório, tem-se mostrado subserviente e servil. Quem seria a verdadeira marionete da FIESP, da CNI, da FEBRABAN, dos compadres latifundiários?
Se fosse preciso fazer uma concessão ao Wanderley, e aceitar seus parâmetros de original e cópia, não custaria perguntar o que seria mais adequado a um projeto popular e democrático: um candidato mamulengo de Lula ou boneco falastrão fantoche da FIESP?

Difícil alimentar dúvidas. E é difícil também não perceber que, sendo Lula hoje o homem que encarna a democracia, seu universal concreto, a representação democrática ou, para ser mais explícito e exato, o teatro democrático, só ganha com atores que encenem as peças escritas nas masmorras de Curitiba, tão vivas quanto outras célebres obras primas do cárcere. Quanto melhor o ator e mais fidedigna a representação, melhor.

Responder

    Benoit

    01 de agosto de 2018 às 08h34

    O seu comentário é que é um blefe. Ele não sai do tom sugestivo e manipulador. Voce pergunta se o Ciro não poderia ser um boneco de manipuladores. Por que ele seria um boneco de manipuladores? Se o Ciro fosse um oportunista ele teria aderido ao golpe quando quase todo mundo favorecia o golpe.

    Voce tenta denegrir o Ciro como se não fosse muito fácil dizer as mesmas coisas de qualquer pessoa, inclusive do Lula. E se alguém dissesse do Lula que ele é o candidato que adotou o modo de vida da alta burguesia, que fez o jogo dos bancos, que não fez uma reforma tributária progressiva e por aí a fora? Ele não chegou um dia a fazer uma declaração crítica da esquerda (talvez eu me engane sobre isso)? É muito fácil dizer do Lula que ele “é fraco, inconstante, mercurial e manhoso”. Também se pode dizer com facilidade que ele é um político fracassado e que está a caminho de se desmontar a si mesmo com a ajuda das partes acéfalas do PT e de alguns seguidores ingênuos dele. O que é que o Lula presidente tem a ver com o Lula sindicalista? É fácil dizer que o Lula de hoje tem muito pouco a ver com o Lula sindicalista autêntico de outras épocas, se é assim que voce quer falar das coisas.

    O fato de o Lula ser vítima da justiça só põe o Lula ao lado de mihares ou milhões de outras vitimas da justiça, de uma justiça que foi em parte instituida e mantida pelo PT e pelo próprio Lula. Mas isso não confere ao Lula nenhum poder ou saber especial de espécie nenhuma. O Ciro tem um projeto consistente de esquerda, ele tem falado decididamente e melhor do que a maior parte dos políticos brasileiros. Acho que se voce quer discutir esses assuntos, voce deveria apresentar argumentos sérios em vez de recorrer a uma linguagem sugestiva e manipuladora barata.

    Responder

      SGuimaraes

      01 de agosto de 2018 às 08h57

      Não só dos injustiçados pela justiça mais injusta e cara do planeta, mas por que é um fato LULA o MAIOR E MELHOR PRESIDENTE que este país já teve, deixe de inveja…. Ele fez e muito pelo miseráveis deste país, este miserável que você mesmo não ver!

      Responder

Sepúlveda

31 de julho de 2018 às 22h13

A teimosia do PT elegerá Bolsonaro, assim como elegeu Collor em 89. O judiciário que trancafiou Lula para não ser candidato não o libertará para ser candidato. Lógico! Petista que acredita nessa possibilidade ou é ingênuo demais ou burro demais. A vaidade faz o PT achar que é maior do que o país, mas não é. Eles ainda não perceberam que se a esquerda perder, Lula não sairá da cadeia e se eleito subjudice terá seus votos anulados dando a Vitória ao segundo mais votado. O Brasil não merece isso.

Responder

    Benoit

    01 de agosto de 2018 às 08h35

    Concordo inteiramente

    Responder

    Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

    01 de agosto de 2018 às 11h05

    Não concordamos. Inteiramente.

    Responder

Nunes

31 de julho de 2018 às 22h07

Pelo visto temos o “poste do Lula” e o poste Wanderley. Este sim, se portando como um verdadeiro moço de recado.

Responder

    Benoit

    01 de agosto de 2018 às 08h39

    Tente distinguir as coisas um pouco melhor. O Wanderley não precisa do Ciro para nada, não é empregado do Ciro. Talvez voce não tenha notado, mas o Ciro é candidato a presidente do Brasil e tanto as eleições e os programas e méritos dos canditos estão sendo discutidos porque um deles deverá vir a ser o presidente do Brasil pelo menos por 4 anos. Voce não parece ter nada a dizer de interesse sobre tudo isso.

    Responder

Pedro Cândido Aguarrara

31 de julho de 2018 às 22h04

Estratégia do PT está errada porquê o Miguel quer que a estratégia do PT seja a estratégia dele.

Não é muito mais facil reconhecer que a estratégia dele está errada como já foi demonstrado inúmeras vezes? Claro. Mas a vaidade pessoal é um problema sério. Denigre desrecomenda qualquer jonalista que se pretenda sério.

Responder

    Benoit

    01 de agosto de 2018 às 08h41

    Voce por um acaso leu o artigo, que não é do Miguel, e tem uma ideia do que se trata? Voce notou que ele tem argumemntos para fundamentar o que ele está dizendo? Se voce acha que o artigo está errado, por que voce não apresenta os seus argumentos?

    Responder

      Pedro Cândido Aguarrara

      01 de agosto de 2018 às 12h40

      Vide comentário do Johne Wayne abaixo.

      Responder

        Benoit

        01 de agosto de 2018 às 14h16

        Ler, para quê? O Wayne também não parece ter notado que o artigo não é do Miguel e não parece ter nada a dizer sobre o artigo.

        Responder

Johne Wayne Oliveira

31 de julho de 2018 às 22h03

O problema do Miguel é que virou cabo eleitoral do Ciro e tão falastrão quanto seu candidato. Não dá mais pra ler seus artigos, perda de tempo.

Responder

Jessé Guimarães

31 de julho de 2018 às 22h02

Li o artigo do Prof. Wanderley. Li com tristeza, mas concordo com ele. Escrevi há pouco um comentário no facebook, em que falava da responsabilidade do Presidente Lula, líder maior da esquerda inegavelmente, caso a direita levasse o governo nas urnas. Tenho visto muita gente falar de Lula e do PT, mas do Brasil, nada. Sempre, quando o Brizola estava fora do páreo, votei em Lula e posteriormente em Dilma. Não nos enganemos, a história é escrita pelos que vencem, e sem ser petista, tendo a crer que o partido que mais perderá será o PT. Antes de 64 o PTB era o maior partido popular. Hoje seu presidente é Roberto Jefersom. Tenho 78 anos. Voto desde 1960. Poderia e deveria estar literalmente em casa, mas considero, que não votar nas atuais circunstâncias, mais que um erro, é um crime.

Responder

    NeoTupi

    02 de agosto de 2018 às 01h13

    Amigo, só discordo de suas conclusões (e do prof. Wanderley). É o Brasil que precisa de Lula hoje para voltarmos a ser uma grande nação, como nos tornamos a partir de 2003 até 2014. Hoje, os interesses internos dos partidos e dos candidatos pouco importam se não fazem o que o povo precisa e deseja.
    E acho que Lula já tem seu lugar na história, não precisa de projeto de poder pessoal, nem partidário. Sua luta agora é para recolocar o povo no Planalto, expulso pelo golpe, colocar o pobre no orçamento de novo.
    Note que Lula está fazendo um sacrifício pessoal grande pelo povo, pois ele poderia ter se exilado e estar levando uma vida tranquila no exílio, contando seus feitos e fazendo política internacional. Em vez disto está enfrentando uma prisão injusta para devolver ao povo a vida que conquistou em seu governo. Não podemos deixar de lutar ao lado de quem luta pela gente e com a gente.

    Responder

Demerval Calixto

31 de julho de 2018 às 21h53

O PT sempre indicou com bastante antecedência o candidato ao governo do estado e nunca ganhou em sao paulo. Se aquecimento antecipado ganhasse jogo o ex-jogador Jorge Mendonça teria sido campeao do mundo.
Quem tem que se virar para chegar ao segundo turno é o Alckimin. Lula e o PT nao tem obrigação nenhuma de facilitar o caminho para a direita.
Nao tenho a menor duvida que tem gente e blogueiro que joga dos 2 lados, joga na esquerda, mas tb joga na direita.
Definir o candidato agora é dá a vitoria para o PSDB/MDB. Se unindo toda a direita eles nao chegam nem ao Bolsonaro.
Se o povo quer votar no Lula o que adianta indicar outro alguem que o povo nao se indentifica e que nao vai votar nele ?

Responder

Wilton Santos

31 de julho de 2018 às 21h34

Acintosa é o abandono do Lula nas masmorras de Curitiba e aceitar os termos dos golpistas. O Lula e o PT estão certos em insistir na candidatura do ex-presidente para colocar a questão do golpe no centro do debate eleitoral. Se a estratégia do PT estivesse dando errado as intenções de votos do Lula estariam caindo e sua rejeição aumentando. O que tem ocorrido é exatamente o contrário, as intenções de votos no Lula ou seu indicado estão aumentando e a rejeição está caindo.

Isso sem falar que o PT está recuperando sua base social de forma impressionante, o que será muito importante para eleger uma bancada de esquerda. Bem diferente do Ciro Gomes que já deixou bem claro que vai governar com o “centrão” e manterá as mesmas práticas fisiológicas anteriores ao golpe. Votar em alguém indicado por Lula é votar numa plataforma política formada por um partido de esquerda com forte presença no Congresso Nacional. Votar no Ciro Gomes é votar em um político sem base social que acredita que terá apoio dos partido de direita no Congresso Nacional

Voto no Lula ou em quem ele indicar, assim como eu a maioria dos brasileiros farão o mesmo!

Responder

    CezarR

    31 de julho de 2018 às 22h25

    Certo, e se o Lula por um milagre se candidatasse e ganhasse, governaria com quem? Com a “esmagadora” bancada da esquerda? Com o MDB, que aliás, já está colado de novo! Não fica apontando para os outros quando se tem rabo de palha, o Ciro, ao menos, não fez concessões ao Centrão. E quem abandonaria o Lula, se um candidato de esquerda ganhasse com o apoio dele? Isso não mudava o jogo? Não seria ele mesmo, Lula, o grande vencedor? Seus apelos melodramáticos não fazem sentido, se você está preocupado com o PT forte daqui há duas eleições ( já que comemora o retorno da base social), há um problema mais urgente a ser resolvido agora, há o patrimônio nacional que está na marca do pênalti. Ou será que é isso que o PT quer? Que o PSDB faça o trabalho sujo da privatização e arrocho, para que depois ele o PT não tenha que fazê-lo? Lula abandonado… francamente…

    Responder

    Ultra Mario

    31 de julho de 2018 às 22h51

    Quanta hipocrisia, querendo atribuir ao Ciro os defeitos que são do Lula e da Dilma. Quem fez troca troca de favores com bandidos foi o PT, quem está se aliando com o PMDB é o PT.

    Inclusive o Ciro já cansou de criticar a Dilma logo em 2014 por essas porcarias, inclusive avisou que ela não terminaria o mandato… deu no que deu, e os petistas ainda não acordaram que se deixar, o PT faria tudo de novo! Chega de masoquismo.

    Responder

    Benoit

    01 de agosto de 2018 às 08h47

    Wilton, me desculpe, mas o PT sofreu uma derrota humilhante nas eleições municipais. O Lula e o PT governaram com o apoio de políticos e forças conservadoras ou oportunistas. Além do mais, o Ciro deixou bem claro que o programa dele é um programa decididamente de esquerda. Quer dizer, o seu comentário não parece ter nada a ver com a realidade.

    Responder

y sem soma

31 de julho de 2018 às 21h15

Se o Lula é um ideia eu não sei, mas vai virar santo graças a demonização que fizeram de sua imagem. Seja como for, dentre os muitos comentadores que tenho visto, de esquerda e direita, muito me fazem lembrar do “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”, pois, como dizia Vieira, tem gente que chega a ser pior do que URUBU. O bicho nem morreu ainda e tão querendo roer-lhe a carniça. Só que não. Lula 2018!

Responder

José Marcelo Serra Cordeiro

31 de julho de 2018 às 21h10

O PT é o maior partido da esquerda, portanto tem que atender os anseios do eleitor e esse se expressa nas intenções do voto. É Lula ou nada, do contrário será jogar toda a sujeira prá debaixo do tapete fingindo que nada de anormal está acontecendo no país.

Responder

    Ultra Mario

    31 de julho de 2018 às 22h42

    Os 13 milhões de desempregados, os outros milhões de “empreendedores” limpando carros no semaforo, os 60 milhões de endividados, os 60 mil assassinados por ano? Segundo os petistas, que se contentem com nada…

    Aliás, nada não né… sabemos que o que vai vir é muito pior que “nada”

    Responder

Dio

31 de julho de 2018 às 20h51

Enlouqueceu?
Que texto mais desesrepeitoso. E sem necessidade de tanto palavriado estrambólico.
Pq vírus psicótico?

A pessoa pode até não concordar com a estratégia, mas é necessário um pingo de respeito até para criticar.
Além disso, não deve vir com preconceito.
O q o autor tem contra o islamismo?

Miguel, toma cuidado com o q pública.
Desse modo, se afasta cada vez mais a possibilidade de acordo.
Não vai ser na mão grande ou ameaça q a sonhada união se construirá.
Abraço.

Responder

    JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

    31 de julho de 2018 às 22h20

    Não é o Miguel publica que impede o acordo, e você sabe disto. Caso haja uma vitória da direita, não se iluda, o maior prejudicado será depois do Brasil, o PT

    Responder

      Dio

      01 de agosto de 2018 às 12h39

      Sabe q vc tem razão?
      O q miguel publica não vai dividir a esquerda, pq ela nunca unida tão unida como está agora.
      Esse texto não é uma declaração prla união da esquerda, e sim pela desistência da estratégia de lula e do pt. O q é inadmissível.
      E esquerda vai ter 4 candidatos nessa eleição, e isso não é o fim do mundo, por mais q wanderleys digam o contrário.

      Responder

Elias

31 de julho de 2018 às 20h43

Lula é a única saída. Mesmo com duras críticas o governo do PT, no momento o único que pode derrotar essa corja de monstros é Lula.
Toda a esquerda deveria defender a estratégia de Lula.

Responder

    João Pessoa

    31 de julho de 2018 às 20h54

    A estratégia de não apoiar ninguém no primeiro turno e no segundo ter que escolher entre Bolsonaro e Alckmin?
    ACOOOORDA!!!

    Responder

      CezarR

      31 de julho de 2018 às 22h28

      É isso que eles querem, uma terra arrasada para depois retornarem por cima. Estão apostando no quanto pior, melhor. Só não combinaram com os russos, esqueceram que os tucanos dominam o Judiciário e a grande imprensa.

      Responder

    Benoit

    01 de agosto de 2018 às 08h50

    Talvez voce não tenha seguido as notícias e não sabe que o Lula está na cadeia e dificilmente poderá concorrer à presidência.

    Responder

CezarR

31 de julho de 2018 às 20h37

E tem mais uma, agora entende-se perfeitamente porque Haddad e Wagner, os dois melhores quadros do PT , não aceitaram a candidatura. Ninguém quer se anular para que se governe por procuração, isso é um absurdo completo. Caras da estatura do Haddad e do Wagner sendo garotinhos de recado era o que faltava para a degeneração completa do partido. O partido está perdido e Lula, um senhor injustiçado, de 72 anos de idade, viúvo, triturado pela máquina de moer gente do baronato, perdeu a cabeça se isso for verdade. Isso não vai dar em coisa boa para o PT é muito menos para o país.

Responder

    Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

    01 de agosto de 2018 às 08h24

    Isso não é verdade! Isso é um panfleto mal escrito e mal humorado de um ignorante que se passa por intelectual, com remorsos, raivas encalacradas, invejas enfiadas no ce.u!

    Responder

    Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

    01 de agosto de 2018 às 10h32

    Isso não é verdade, esse intelectual é desonesto e ignorante. Intriguento que se tornou transformou-se num panfletário desbocado sem vergonha, invejoso, desamado, descarregando suas frustrações dos lençóis na política. É um caso perdido de babaca filhote da cruza de cruz credo com credo em cruz. A ira que destila pelos caninos não tem remédio nem com Rivotril. Não tem cheiro de povo senão talvez uma Mãe Preta poderia dar-lhe uma surra de toalha molhada e depois uma salmoura numa bacia de alumínio, com vinagre de maçã… Safado!

    Responder

    Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

    01 de agosto de 2018 às 11h16

    Isso não é verdade. O professor é um ignorante. ( Solicitamos publicação da outra resposta )

    Responder

      Thiago

      01 de agosto de 2018 às 13h27

      Cara, eu passei todos os comentários procurando a tal “resposta perdida” e quando cheguei nas respostas publicadas, só li xingamentos rasos… De “desamado” a “filhote de cruz credo”… Sério que é esse tipo de “resposta” que cê tanto reivindica que seja publicada, Nostradamus?

      Responder

CezarR

31 de julho de 2018 às 20h26

É exatamente a sensação que eu tenho. Lula foi para prisão como uma ideia, tinha tudo para se tornar um mito, mas parece que lá, no cárcere, está se apequenando. Como disse o professor Castañon outro dia, é o que Lula fará quando for impugnado que definirá como entrará para a história, e complemento eu: as indicações sobre como isso se dará não são boas.

Responder

Mareclo

31 de julho de 2018 às 20h18

De q lado vc esta, Miguel?

Responder

    CezarR

    31 de julho de 2018 às 20h22

    Da esquerda, e do povo, assim como o professor Wanderley, que sempre defendeu o PT e o Lulismo.

    Responder

    Nilson Moura Messias

    31 de julho de 2018 às 20h24

    O cafezinho frio e fraco adotou Ciro Gomes. Me informe, por favor, se a direção nacional do PT, pediu a opinião a este pseudo intelectual chamado Wanderley. Desconheço..

    Responder

      CezarR

      31 de julho de 2018 às 20h29

      O “pseudo intelectual” se você não sabe quem é, sempre esteve ao lado do PT. Aliás, você bem deve saber disso. Veja que o professor não está defendendo o Ciro, isso é fetiche seu, ele está defendendo uma candidatura, que pode ou não ser do PT. Vocês têm fetiche com o Ciro da mesma forma que os coxinhas tem com o Lula, são farinha do mesmo saco.

      Responder

    João Pessoa

    31 de julho de 2018 às 20h52

    Cara… esquece o Lula.
    Ele já está fora. Infelizmente ele quer apenas manter-se influente na esquerda, por isso todo esse desmando da Gleisi. O problema, é que atrapalha o Ciro, que tem um projeto para o Brasil, e coloca Bolsonaro e Alckmin no segundo turno.
    A partir de 2019, não vai adiantar escrever “Lula livre” ou “Lula ou nada” enquanto um Bolsonaro da vida estiver se ajoelhando para os EUA.
    Bote a mão na consciência.

    Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?