Menu

Justiça do Chile conclui que Pinochet era ladrão

Uma curiosidade: o economista de Bolsonaro, Paulo Guedes, trabalhou com Pinochet. A conclusão da justiça chilena ajuda também a enterrar a besteira de que militar é menos corrupto do que civil. Entregue-se poder a um militar e ele pode ser tão ou mais corrupto quanto um político qualquer. O que corrompe é o poder, não […]

36 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Augusto Pinochet (picture-alliance/AP Photo/S. Llanquin)

Uma curiosidade: o economista de Bolsonaro, Paulo Guedes, trabalhou com Pinochet.

A conclusão da justiça chilena ajuda também a enterrar a besteira de que militar é menos corrupto do que civil. Entregue-se poder a um militar e ele pode ser tão ou mais corrupto quanto um político qualquer. O que corrompe é o poder, não o status civil ou militar da pessoa.

***

Na DW

Justiça do Chile conclui que Pinochet desviou dinheiro público

Sentença do Supremo aponta que ex-ditador contou com ajuda de ex-militares para desviar 17 milhões de dólares. Recursos foram escondidos em contas no exterior.

Pinochet comandou o Chile entre 1973 e 1990

Após 14 anos, a Justiça chilena encerrou nesta sexta-feira (24/08) o “Caso Riggs”, a investigação sobre desvio de dinheiro público por parte do ex-ditador Augusto Pinochet.

Em decisão final sobre o caso, os membros da Suprema Corte do país condenaram os quatro ex-militares Gabriel Vergara Cifuentes, Juan Ricardo Mac Lean Vergara e Eugenio Castillo Cádiz por cumplicidade com Pinochet no desvio de 17 milhões de dólares (73 milhões de reais) para contas secretas do Riggs Bank, um antigo banco sediado nos Estados Unidos.

Os quatro foram condenados a penas de quatro anos de prisão com benefício de liberdade vigiada. Mac-Lean e Catillo também deverão pagar uma multa de 525 mil pessoas cada (cerca de 3 mil reais).

Os juízes determinaram ainda o confisco de 1.621.554,46 dólares em bens de Pinochet adquiridos de forma ilícita e que ainda não ultrapassaram os prazos de prescrição.

“Está demonstrado que os acusados Vergara Cifuentes, Mac-Lean Vergara e Castillo Cádiz, atuando como funcionários públicos, se encarregaram da custódia de fundos correspondentes a gastos reservados e tomaram parte de sua subtração em favor de Pinochet Ugarte ou de seus familiares, em detrimento do erário nacional…”, apontou a sentença.

A sentença aponta ainda que o patrimônio total deixado por Pinochet chega a 21,3 milhões de dólares. Deste valor, 17,8 milhões é de origem ilícita, mas apenas 1.621.554,46 dólares podem ser confiscados dos herdeiros. O restante é resultado de crimes que já prescreveram.

O Caso Riggs foi revelado em 2004, quando foram localizadas cerca de 100 contas abertas em nome de Pinochet e de sua família no Riggs Bank e em outras instituições financeiras no exterior.

As contas em nome de Pinochet foram localizadas durante uma investigação do Senado dos Estados Unidos que apurou o financiamento de organizações terroristas após os atentados de 11 de setembro de 2001. Além das contas de Pinochet, o Riggs Bank também se envolveu em transações suspeitas envolvendo cidadãos sauditas e o ex-ditador de Guiné Equatorial Teodoro Obiang Nguema Mbasogo. O banco foi vendido para outra instituição em 2005.

Segundo as investigações, o esquema de desvios e de remessas ao exterior começou em 1981, quando o Pinochet ainda estava no poder, e continuou mesmo após o ex-ditador deixar o poder, quando passou a chefiar o Exército, durante oito anos.

Pinochet, que morreu em dezembro de 2006 aos 91 anos, chegou a ser processado pelo caso. A Justiça também decretou sua prisão domiciliar por algumas semanas, mas não houve condenação antes de sua morte.

O general liderou uma ditadura por 17 anos que provocou a morte de mais de 3.000 pessoas.

JPS/efe/afp/rt

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Cláudio Pedroso da Fonseca

31/08/2018 - 09h32

Militar não é sinônimo de estadista. Para a condução responsável da política externa brasileira, alguém precisa informar o nosso camelô paraguaio das conclusões chilenas.

Marcao (Mossoro)

27/08/2018 - 14h08

Miguel do Rosario, voce esta cada vez mais rodeado de facistas. Te cuida!

Gustavo

27/08/2018 - 07h00

Não é nenhuma surpresa. A Venezuela tem forte presença de militares o governo e não raras as vezes se descobre fraudes e corrupção envolvendo-os (muitos até já desertaram quando as descobertas são feitas)

Atribui-se muitas vezes as melhorias econômicas às épocas da ditadura militar (ao custo das liberdades sociais).

De fato algumas coisas caminharam bem sobre certos aspectos sobre certos aspectos econômicos (ainda que democraticamente falando o saldo tenha sido bem negativo), mas a corrupção também rondou esse período.

Todavia isso não os isenta de corrupção. Como bem dito pelo autor é besteira achar que militar é menos corrupto que civil.

    hocuspocus

    27/08/2018 - 19h19

    quem falou da Venezuela coxa manipulado???? equiparar (é a tua intenção) a ditadura de Pinochet com o governo do Maduro e mau caratismo.Por outra parte ,quais são as tuas fontes em relação a situação do país vizinho?? globosta,estadão e similares ???? patos amarelos não evoluem ,a cabeza é só pra separar as orelhas.

      Gustavo

      28/08/2018 - 18h07

      Boa Tarde hocuspocus,

      Não pensei que meu comentário fosse ofendê-lo, mas queria esclarecer que me considero neutro. Termos como “Coxa”, “Mortadela”, etc não fazem parte do meu vocabulário para categorizar aqueles que não conheço.

      Bem em primeiro lugar não estou comparando Venezuela com Pinochet. Veja que a minha conclusão vai no mesmo sentido do autor do artigo, ou seja, é besteira achar que militar é menos corrupto que civil.

      Acredito firmemente nessa idéia, já que como o artigo cita o Pinochet e seus militares tem a cota de corrupção citada no artigo, assim como acredito que a ditadura militar no Brasil (independente dos ganhos econômicos e das crateras sociais) também tenha suas doses de corrupção. Por que acreditar que com a Venezuela é diferente ?

      Agora vamos falar um pouco de Venezuela sem citar as fontes que você mencionou. Vamos às seguintes constatações:

      O site do Banco Central da Venezuela (não estou falando de grande mídia ou reportagem direcionada) não publica seus dados econômicos já tem vários anos. Qual seria a razão de esconder tais indicadores ? Por que não se abrem os indicadores econômicos para que se saiba exatamente o tamanho do problema e se possa combatê-lo ? Já dizia o ditado “Quem não deve, não teme”. Seria alguma dose de corrupção, o grande motivador pra isso aí ?

      A petroleira PDSVA está em franca queda. Sua capacidade produtiva no passado era bem maior do que é hoje. A empresa está sucateada e os dirigentes que lá estão são militares. Não podemos nem dizer que é culpa dos EUA, porque ele não deixou de comprar nenhuma uma mísera gota desse petróleo mesmo com embargos. Tive a curiosidade de procurar “telesur pdvsa corrupción” no google e não são poucas as notícias de corrupção na Petroleira pelo canal da estatal Venezuelana (e não estou falando de rede globo, estadao e similares). Detalhe que os dirigentes da Petroleira são militares assim como muitos outros no governo

      Tais fatos só me permitem concluir que a tese do Miguel está correta. Militar não é menos corrupto que civil. Nem no Chile, nem no Brasil e nem em lugar nenhum.

      Não se ofenda pela Venezuela ok ?

      Gustavo

      29/08/2018 - 08h43

      Bom dia hocuspocus,

      Não pensei que meu comentário fosse ofendê-lo, mas queria esclarecer que me considero neutro. Termos como “Coxa”, “Mortadela”, etc não fazem parte do meu vocabulário para categorizar aqueles que não conheço.

      Bem em primeiro lugar não estou comparando Venezuela com Pinochet. Veja que a minha conclusão vai no mesmo sentido do autor do artigo, ou seja, é besteira achar que militar é menos corrupto que civil.

      Acredito firmemente nessa idéia, já que como o artigo cita o Pinochet e seus militares tem a cota de corrupção citada no artigo, assim como acredito que a ditadura militar no Brasil (independente dos ganhos econômicos e das crateras sociais) também tenha suas doses de corrupção. Por que acreditar que com a Venezuela é diferente ?

      Agora vamos falar um pouco de Venezuela sem citar as fontes que você mencionou. Vamos às seguintes constatações:

      O site do Banco Central da Venezuela (não estou falando de grande mídia ou reportagem direcionada) não publica seus dados econômicos já tem vários anos. Qual seria a razão de esconder tais indicadores ? Por que não se abrem os indicadores econômicos para que se saiba exatamente o tamanho do problema e se possa combatê-lo ? Já dizia o ditado “Quem não deve, não teme”. Seria alguma dose de corrupção, o grande motivador pra isso aí ?

      A petroleira PDSVA está em franca queda. Sua capacidade produtiva no passado era bem maior do que é hoje. A empresa está sucateada e os dirigentes que lá estão são militares. Não podemos nem dizer que é culpa dos EUA, porque ele não deixou de comprar nenhuma uma mísera gota desse petróleo mesmo com embargos. Tive a curiosidade de procurar “telesur pdvsa corrupción” no google e não são poucas as notícias de corrupção na Petroleira pelo canal da estatal Venezuelana (e não estou falando de rede globo, estadao e similares). Detalhe que os dirigentes da Petroleira são militares assim como muitos outros no governo

      Tais fatos só me permitem concluir que a tese do Miguel está correta. Militar não é menos corrupto que civil. Nem no Chile, nem no Brasil e nem em lugar nenhum.

      Não se ofenda pela Venezuela ok ?

      Gustavo

      29/08/2018 - 08h44

      Gostaria de responder mas meu comentário está sendo censurado

      Gustavo

      29/08/2018 - 08h47

      Olá hocuspocus,

      Não pensei que meu comentário fosse ofendê-lo, mas queria esclarecer que me considero neutro. Termos como “Coxa”, “Mortadela”, etc não fazem parte do meu vocabulário para categorizar aqueles que não conheço.

      Bem em primeiro lugar não estou comparando Venezuela com Pinochet. Veja que a minha conclusão vai no mesmo sentido do autor do artigo, ou seja, é besteira achar que militar é menos corrupto que civil.

      Acredito firmemente nessa idéia, já que como o artigo cita o Pinochet e seus militares tem a cota de corrupção citada no artigo, assim como acredito que a ditadura militar no Brasil (independente dos ganhos econômicos e das crateras sociais) também tenha suas doses de corrupção. Por que acreditar que com a Venezuela é diferente ?

      Agora vamos falar um pouco de Venezuela sem citar as fontes que você mencionou. Vamos às seguintes constatações:

      O site do Banco Central da Venezuela (não estou falando de grande mídia ou reportagem direcionada) não publica seus dados econômicos já tem vários anos. Qual seria a razão de esconder tais indicadores ? Por que não se abrem os indicadores econômicos para que se saiba exatamente o tamanho do problema e se possa combatê-lo ? Já dizia o ditado “Quem não deve, não teme”. Seria alguma dose de corrupção, o grande motivador pra isso aí ?

      A petroleira PDSVA está em franca queda. Sua capacidade produtiva no passado era bem maior do que é hoje. A empresa está sucateada e os dirigentes que lá estão são militares. Não podemos nem dizer que é culpa dos EUA, porque ele não deixou de comprar nenhuma uma mísera gota desse petróleo mesmo com embargos. Tive a curiosidade de procurar “telesur pdvsa corrupción” no google e não são poucas as notícias de corrupção na Petroleira pelo canal da estatal Venezuelana (e não estou falando de rede globo, estadao e similares). Detalhe que os dirigentes da Petroleira são militares assim como muitos outros no governo

      Tais fatos só me permitem concluir que a tese do Miguel está correta. Militar não é menos corrupto que civil. Nem no Chile, nem no Brasil e nem em lugar nenhum.

      Não se ofenda pela Venezuela ok ?

      Gustavo

      29/08/2018 - 08h52

      Hocuspocus eu vou simplificar pra ver se passa,

      Não estou comparando Venezuela com Pinochet. A conclusão é a mesmado autor do artigo, ou seja, é besteira achar que militar é menos corrupto que civil.

      Vamos às seguintes constatações:

      O site do Banco Central da Venezuela não publica seus dados econômicos já tem vários anos. Qual seria a razão de esconder tais indicadores ? Por que não se abrem os indicadores econômicos para que se saiba exatamente o tamanho do problema e se possa combatê-lo ? Seria alguma dose de corrupção, o grande motivador pra isso aí ?

      A petroleira PDSVA está em franca queda. A empresa está sucateada e os dirigentes que lá estão são militares. Não podemos nem dizer que é culpa dos EUA, porque ele não deixou de comprar petróleo mesmo com embargos. Tive a curiosidade de procurar “telesur pdvsa corrupción” e não são poucas as notícias de corrupção na Petroleira pelo canal da estatal Venezuelana.

      Tais fatos só me permitem concluir que a tese do Miguel está correta. Militar não é menos corrupto que civil. Nem no Chile, nem no Brasil, nem na Venezuela e nem em lugar nenhum.

Fernando

26/08/2018 - 20h16

Tem gente que acredita em mula sem cabeça, papai Noel, na cuca. Se o cara manda matar e mandou mesmo matar adversários políticos, o general assassino e torturador não vai roubar, teve uma súbita crise de consciência.
Ser civil ou militar não define o caráter de ninguém.

Brasileiro da Silva

26/08/2018 - 20h08

Mais um golpe da Globo, CIA, NSA e do MP contra um pobre político “honesto”. Mas não se preocupem. O CDH da ONU já preparou uma liminar “exigindo” que o Chile declare inocente o corrupto perseguido pela lei.

    Serg10 Se7e

    27/08/2018 - 08h27

    Pensei o mesmo!
    São todos inocentes!
    “É golpi! é golpi!!!!”
    Fora Globo golpista!!!!
    Fora Temer golpista!!!!

Jorge

26/08/2018 - 18h52

Pinochet + Lula = Ladrões… A justiça está trabalhando muito bem no Chile e no Brasil…

Lafaiete de Souza Spínola

26/08/2018 - 11h00

Sim!
Precisamos acabar com essa história de que militar é um ser diferente!
A China, por exemplo, durante a Dinastia King, em 1894, foi invadida pelo Japão que possuía uma Marinha algo menor e impôs uma derrota vergonhosa à frota , na foz do Rio Yalu (Mar Amarelo), na própria costa chinesa! Encouraçados foram a pique e os navios que sobraram entregaram aos japoneses.
Principal causa: Desvio de dinheiro necessário para treinar os marinheiros e dar manutenção aos navios. Quando foram atacados, quase nada funcionava. Muitas peças foram subtraídas para serem vendidas! A corrupção tornou-se endêmica!
O mesmo fenômeno ocorreu nas forças terrestres! O exército vivia num meio corrompido!
Nada ocorre repentinamente! A Dinastia King arrecadava os impostos dos camponeses para o luxo do Palácio de Verão e seus letrados!
Tudo isso, já vinha acontecendo durante anos, décadas!
Os ingleses notaram a vulnerabilidade da China e impôs duas guerras para vender ópio, a cocaína da época! A primeira, em 1939-1942. Na segunda, em 1960, as tropas inglesas, em parceria com as francesas chegaram a Pequim, com facilidade, e saquearam o Palácio de Verão. A receita do ópio suplantou à do chá! Note, que sempre há uma potência externa na espreita de tirar proveito!
Os Japão, país bem menor, notou essa vulnerabilidade e invadiu a enorme e fraca China. Primeiro, em 1894 e depois, em 1937. A China pouco mudou, pouco aprendeu!
O índice de analfabetismo, mesmo no início do século XX , continuava superior a 95%. Os camponeses eram, quase todos, analfabetos. A produção de arroz era suficiente; mesmo nos períodos de seca, quando a fome dominava; para manter os letrados, os homens do império!
Em qualquer país, onde as desigualdades sociais chegam a extremos, onde a educação do povo não seja considerada a prioridade, quase sempre, há uma tendência para corrupção generalizada, sem distinção de setores sociais. Querer separar setores é, apenas, mais uma manipulação para nada mudar!
Quem pensa num Brasil menos injusto, soberano e independente, luta por isso:
https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

    augusto

    27/08/2018 - 10h05

    De acordo com quase tudo ai no seu comentario.
    Porem ha moedas, que tem dois lados.
    Apareceu um ditador, Mao Tse Tung , o qual com uma ideia na cabeça e mão de ferro implantou um sistema que, gostem ou não, impediu a fome generalizada na china no final dos anos 40 e nos 50.
    Precisava de comida. Roupa nem carecia – porque todo o mundo vestia o ” uniforme Mao” e basicamente nao precisava de outro…
    Foi uma etapa, visto em perspectiva, não é?
    Agora, tem seu sistema(s), recheado e respingado de socialismo e ganha de GOLEADA o campeonato mundial do desenvolvimento.
    Outro dia, tive que rir ao ouvir do pres.mundial da OMC, o brasileiro R Azevedo – alias um grande diplomata – que o ”Ocidente” quer é que a China, ganhando e goleada, simplesmente MUDE seu modelo. Pra eles poderem competir…
    É ou não é pra rir ate o fim mês?????

Capanema

26/08/2018 - 08h57

Isso não é nada! A Justiça Brasileira concluiu que o Lula é ladrão e vcs não aceitam!!!

    Benoit

    26/08/2018 - 18h54

    Por que nós teríamos que aceitar isso?

      Flávio

      26/08/2018 - 19h10

      Verdade, não têm que aceitar não. Continue acreditando na inocência de Lula, de Cabral, de Dirceu, de Eduardo Cunha, de Dirceu, de Geddel , de Renan, de Aécio……..continue acreditando !

        Benoit

        26/08/2018 - 20h10

        Ao contrário de voce eu não preciso acreditar em nada. Eu quero ver as provas que não foram apresentadas pela justiça. O próprio Lewandowski disse que o Dirceu foi condenado sem provas.

          Flávio

          27/08/2018 - 09h16

          Ora, se você não é o réu da causa, não faz parte da defesa , não pertence aos quadros do MP e nem do judiciário, não há razões para que provas sejam apresentadas a um Zé ninguém como você. E se , por acaso, lhe forem apresentadas e você não achar que são suficientes, sua opinião não terá o menor valor !

          augusto

          27/08/2018 - 10h09

          que raciocinio monumental.
          A Escola de base, em SP, tambem não precisou.

          Flávio

          27/08/2018 - 16h59

          É mesmo , eu havia esquecido. Foi a equipe da Lava Jato e o juiz Sérgio Moro que coletaram as provas e condenaram o pessoal da Escola de Base !

Justiceiro

26/08/2018 - 08h51

“Justiça do Chile conclui que Pinochet desviou dinheiro público”

Justiça do Brasil conclui que Lula desviou dinheiro público.

Empataram

Vai publicar meu comentário, Miguel?

    Benoit

    26/08/2018 - 18h53

    Então voce podia nos informar de que contas públicas o dinheiro veio e em que conta do Lula o dinheiro foi parar? Voce será o primeiro a fazer essa revelação sensacional.

      Brasileiro da Silva

      26/08/2018 - 20h10

      Corrupção não é só dinheiro em contas. Cabral gostava de jóias. Lula de reformas em imóveis. Cunha de $$$. Mas todos são corruptos.

        Benoit

        26/08/2018 - 20h16

        No momento quem parece ser corrupto é a justiça. Para fazer acusações de corrupção com fundamento é necessário ter provas que nunca foram apresentadas.

          Brasileiro da Silva

          26/08/2018 - 21h02

          Dr. Benoit. O Sr. é advogado? Jurista? Acha que Zanin e Pertence são incompetentes? Por que o Sr. não assume a defesa do corrupto? Já que o Sr. tem tanta certeza de que não existem provas e ele é inocente?

degas

26/08/2018 - 08h27

Complete a segunda frase:
Justiça do Chile conclui que Pinochet é ladrão.
Justiça do Brasil conclui que ____ é ladrão.

    Benoit

    26/08/2018 - 18h51

    Uma parte da justiça brasileira não conclui nada porque para isso eles teriam que ter algumas noções básicas de lógica que eles não têm. Eu conclui que uma partes desses juizes são infantis, incompetentes, politizados e que abusam do direito.

Flávio

26/08/2018 - 08h04

Uè, mas a justiça brasileira também concluiu que Lula é ladrão !

    Benoit

    26/08/2018 - 18h49

    Que justiça brasileira, a dos juizes que ganham acima do teto constitucional? A justiça dos juizes que ganham ajuda para habitação mesmo tendo habitação própria, a justiça de luxo mais cara do mundo, a justiça dos juizes que acreditam estarem acima das leis, a justiça que condena sem provas, a justiça ligada a um aparato de segurança caracterizado pela violência e abusos de direitos, a justiça que comete atos ilegais à vontade, a justiça cheia de cafagestes sem carater de extrema direita, a justiça politizada?

      Flávio

      26/08/2018 - 19h08

      Os ganhos acima do teto , o luxo , o custo, o auxílio moradia da justiça só passaram a você agora, quando ela começou a prender corruptos. Quando não prendia ninguém , você, como bom hipócrita, não se incomodava ,né !

        Flávio

        26/08/2018 - 19h34

        Digo, passaram a preocupar……..

        Benoit

        26/08/2018 - 20h05

        Por que voce acha que voce sabe quando é que essas coisas passaram a me incomodar? Por que razão eu não me incomodaria com essas coisas tão logo eu tenha sabido delas? Eu dou logo a resposta: É voce que não sabe de nada e fica tentando encontrar desculpa para a ignorância voluntária.

          Flávio

          27/08/2018 - 18h25

          Os petistas nunca se preocuparam com as mamatas alheias, desde que lhes fosse possível mamar também. Só agora, que seus corruptos passaram a ser preso, militontos como você passaram a se incomodar !

        Benoit

        26/08/2018 - 20h13

        Olha aqui, se a justiça fosse prender corruptos ela teria que começar prendendo ela mesmo. Em segundo lugar, voce não tem a menor ideia de quando e porque eu penso o que eu penso. Portanto deixe de fazer acusações imbecis de hipocrisia.


Leia mais

Recentes

Recentes