Menu

Fachin libera julgamento de Lula no STF para segunda semana de setembro

Na Agência Brasil Fachin libera para julgamento recurso de Lula contra prisão Publicado em 28/08/2018 – 09:56 Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil Brasília O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou ontem (27) para julgamento um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão do plenário da […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: STF.

Na Agência Brasil

Fachin libera para julgamento recurso de Lula contra prisão

Publicado em 28/08/2018 – 09:56 Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil Brasília

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou ontem (27) para julgamento um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão do plenário da Corte que negou um habeas corpus antes de ele ser preso, em abril.

O recurso, do tipo embargos de declaração, foi pautado, no entanto, para ser julgado em ambiente virtual, quando os ministros do STF podem decidir remotamente sobre uma questão que trate de temas com jurisprudência já consolidada. O julgamento está marcado para ocorrer entre os dias 7 e 13 de setembro.

É possível que a análise seja realizada no plenário, presencialmente, caso algum dos 11 ministros do STF faça um pedido de destaque, provocando discussão mais aprofundada. Nesse caso, seria preciso que a presidente do STF, responsável pela pauta, agende o julgamento.

Na apelação, apresentada ainda em abril, a defesa de Lula volta a questionar se a prisão após condenação na segunda instância deveria ter sido automática, uma vez que, segundo os advogados, a ordem de encarceramento contra o ex-presidente não teria sido adequadamente fundamentada.

Lula foi preso em 7 de abril, três dias depois de o plenário do STF ter negado, por 6 votos a 5, um habeas corpus para impedir sua prisão. Desde então, ele se encontra na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

* Matéria alterada às 10h58 para acréscimo de informações

Edição: Kleber Sampaio

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alberto LIMA

28/08/2018 - 14h28

Logo após a impugnação da candidatura?

    Justiceiro

    28/08/2018 - 19h04

    KAKAKAKAKAKAKA

    A defesa pede Habeas Corpus mas vocês não querem que seja julgado?

    Vai entender cabeça de petista.

      Gerson S.

      29/08/2018 - 15h15

      Pelo menos conseguiu ler a matéria acima, antes de opinar?


Leia mais

Recentes

Recentes