Menu

Glenn Greenwald, do Intercept, entrevista Ciro Gomes

Um dos mais respeitados jornalistas americanos, que vive no Brasil e escreve para o site Intercept, entrevistou o presidenciável Ciro Gomes. Assista e comente! A transcrição da entrevista segue neste link.

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um dos mais respeitados jornalistas americanos, que vive no Brasil e escreve para o site Intercept, entrevistou o presidenciável Ciro Gomes. Assista e comente!

A transcrição da entrevista segue neste link.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Serg1o Se7e

31/08/2018 - 13h27

Dá um Google aí:

O irmão de Ciro, o marqueteiro de Ciro e o ex-chefe de Ciro estão enrolados na Lava-Jato. Uma testemunha, agora, diz que o próprio Ciro também sabia de tudo

Por Nonato Viegas e Hugo Marques
31 ago 2018

O candidato Ciro Gomes tem feito questão de lembrar ao eleitor que não é investigado pela La­va-Jato, mas a Lava-Jato está no seu encalço. A pedido da Procuradoria da República no Ceará, a polícia vem apurando a existência de um esquema de extorsão contra empresários no governo do Ceará. Entre os suspeitos de promover o achaque figuram um dos irmãos, o marqueteiro e um ex-empre­gador de Ciro Gomes — e, agora, apareceu uma testemunha afirmando que o próprio Ciro participava do esquema criminoso.

Alexandre Neres

31/08/2018 - 09h42

Ao argumentar assim Ciro está coonestando o bloco monolítico do partido da justiça que está fazendo o possível e o impossível para tirar Lula do jogo, de processo sem prova passando pela farsa a jato. Concentra-se num detalhe insignificante: que a substituição de Lula por Haddad seria um golpe, uma fraude. Olvida-se do principal: que isso está acontecendo porque o judissiário mais caro do mundo e o DOI-CODI da democracia fizeram da retirada do Lula do páreo uma questão de honra, usando todos os meios ao seu alcance para alcançar esse fim. Esse pequeno detalhe é omitido. Desse modo, Ciro demonstra sua falta de grandeza, ao não se dar conta da gravidade disso para a suposta democracia, ou então finge de morto para tentar ser o beneficiário direto do espólio de Lula. Ciro não é um líder, pode ser no máximo um gestor.

    JOÃO BATISTA

    31/08/2018 - 12h41

    Ciro deixou claro que quem reconheceu o papel do judiciário foi lula, ao recorrer aos trâmites do próprio judiciário e não enfrentá-lo, como Ciro sugeriu a ele.
    Ciro é excelente gestor e excelente político, pois, ao contrário de lula, não roubou e nem deixou que roubassem quando exerceu cargo público no executivo, como prefeito e governador. De ambos saiu consagrado pela população e premiado por organismos nacionais e internacionais. E o mais importante, nunca respondeu a processo por malversação de recurso público.
    Defenda, elogie e destaque o candidato em que você acredita, mas não destile argumentos falsos e mentirosos, embrulhados para presente em vocabulário coxinha, sobre um homem de bem que apresenta suas ideias, propostas e compromissos para melhorar o caos em que o país se encontra.

      Alexandre Neres

      31/08/2018 - 14h10

      Caro João Batista, a solução do Ciro foi a mais casuística possível, dizendo que levaria o Lula para se refugiar numa embaixada. Sua intenção é clara: posar de herói e tirar do páreo o maior líder popular brasileiro de todos os tempos.

      Por outro lado, não há nada mais coxa do que uma pessoa defender o seu candidato com o argumento de que é honesto, de que não roubou e não permitiu que roubassem. Isso é discurso pra quem quer se tornar palatável para a Rede Globo e cai como uma luva para candidatos como Jair Bolsonaro e Marina Silva. Estou mais preocupado com a redução da desigualdade, maior problema existente em nosso país, que o Brasil saia do limbo e volte a crescer, ocupando novamente o espaço que lhe é devido na América Latina, de forma ativa e altiva. O que me aflige é o estado democrático de direito que nos foi usurpado.

      Vide só o caso do Haddad, denunciado em tempo recorde. Em São Paulo, construir ciclovia é crime, obras ad eternum no metrô e Rodoanel são permitidas. Portanto, responder atualmente por crime de malversação de dinheiro público no Brasil não raro representa um selo de qualidade no sentido de estar sendo perseguido por um estado de exceção policialesco.

      Para o seu governo, não sou petista nem lulista, talvez para você isso seja crime. Nas 3 últimas eleições votei no PSOL. Pelo seu discurso, recomendo que procure um candidato mais à direita para votar, vários deles abordam essas questões que lhe são caras.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

31/08/2018 - 08h33

Continuem batendo e agredindo que não chegarão a lugar algum. Eu realmente achei que a entrevista estava muito boa até que no final veio a recaída ao meu ver insana do Ciro. Nem tanto porque isso é de caso pensando atrair os votos petistas e lulistas não muito enraizados. Mas insana no sentido de bloquear o dialogo com o mesmo campo como costumam falar. E ainda chamam os petistas de seita, de fanáticos… vocês nem conhecem as pessoas e saem afirmando coisas que não procedem nem tem nenhuma fonte ou respaldo na realidade apenas para guerrear na internet… e fogo amigo! Companheiros, esse procedimento é péssimo e é o que a direita e o fascismo mais quer ver a gente se destroçando. Então é bom se respeitar. Se é verdade muito do que falaram, não deixa de sê-lo o que falei e, verdade maior ainda é que o velhinho esta preso injustamente pelo golpe fascista dos pretorianos. Muitos de vocês partem da premissa enrruistida de que Lula é corrupto, ladrão, então por isso que malham e colocam o pretexto de que alas do PT estão dividindo a esquerda da esquerda fanática hegemônica… essas coisas todas para quem tem tempo de apegar-se aos detalhes e deixar a cabeça de um inocente na guilhotina. Isso sem contar que na dúvida pró réu é sagrado como princípio de justiça! E não há prova nenhuma contra o Lula. Ponham a mão na consciência. E antes de mais asneiras fique dito e claro que não sou petista mas sempre votei e voto com quem realmente estará com o povo. Lula Livre! Lula/Haddad/Manu.

Alan Cepile

31/08/2018 - 08h09

Glenn Greenwald é um dos 3 melhores jornalistas da atualidade atuando no Brasil, e a qualidade e profissionalismo do The Intercept Brasil impressiona e nos mostra que o jornalimo tem jeito, o Glenn mostra isso claramente.

Sobre a entrevista propriamente dita, a cada uma que passa o Ciro aumenta sua vantagem sobre todos os demais em domínio, clareza e sinceridade sobre os assuntos expostos.

No final, sobre Lula, Ciro foi de uma categoria ímpar. O Brasil merece Ciro Gomes!

    JOÃO BATISTA

    31/08/2018 - 12h48

    Ciro foi brilhante!
    Respeitoso com as pessoas, mas agudo com os agentes públicos.
    Lúcido, autêntico.

Gilberto

31/08/2018 - 06h40

Essa estratégia do pt é irresponsável e vai acabar elegendo o Bozonaro

Nostradamus ( banquinho & bacia )

30/08/2018 - 20h44

Foi realmente excelente até os 44 do segundo tempo. Então ele teve que malhar o Lula e dizer que porque o Lulão 40% não vai ser candidato está enganando o povo e que vai colocar uma outra Dilma = Haddad, que é uma farsa, uma enganação, um golpe! Tem que ca.gar na saída! Eu já estava até convencido de que poderia talvez se necessário dar um votinho para ele mas phodeu-se !!!

    CezarR

    30/08/2018 - 21h15

    Ora meu caro, mas o próprio PT, como já relatado pelo Nassif, conta com a aparição da fotinho do Lula na urna para que seja eleito o seu substituto. Isso foi dito por gente do PT! Isso é o que? É enganação explícita! Ok, política é guerra e não vou ser moralistinha para atacar o PT, mas o Ciro enquanto adversário pode e deve explorar isso, já que é mais do que sabido que o PT não só deixou de lhe estender a mão, como também lhe deu uma rasteira sem que tenha se beneficado de uma aliança com o PSB.

    Brasileiro da Silva

    30/08/2018 - 21h44

    Se apresentar um corrupto condenado e preso como candidato não for enganar o povo, precisamos alterar os dicionários:
    ENGANAR: transitivo direto e intransitivo e pronominal
    fazer acreditar ou acreditar em algo que é falso, errado; induzir em erro; esconder a verdade de (alguém ou de si mesmo); burlar, lograr, mentir.

    Ultra Mario

    31/08/2018 - 01h48

    Ué, e não é verdade?

    O Haddad seria outro poste do Lula, ainda menor que a Dilma. Não conseguiu ganhar nem a re-eleição em SP, como esse cara vai ser presidente?

    Se o PT fosse limpo e tivesse apresentado o candidato e participado de debates, tudo bem. Mas essa estratégia de indicar o Haddad em ultima hora é pura enganação mesmo, se a democracia brasileira já está morrendo, isso é capaz de matá-la de vez.

    JOÃO BATISTA

    31/08/2018 - 07h41

    Nosferatu, seu voto é no frota, enrustido.


Leia mais

Recentes

Recentes