Menu

Wanderley Guilherme: “O PT e nós”

Trecho do artigo de Wanderley, contra a postura de setores do PT que hostilizam as críticas mais sinceras e bem intencionadas: Finalmente, os eleitores que promoviam as festas mais alegres e hospitaleiras das cidades, nos idos dos anos 2000, foram substituídos por leões de chácara emocionais, salivando contra alegados heréticos, exatamente como a direita, sem […]

63 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Trecho do artigo de Wanderley, contra a postura de setores do PT que hostilizam as críticas mais sinceras e bem intencionadas:

Finalmente, os eleitores que promoviam as festas mais alegres e hospitaleiras das cidades, nos idos dos anos 2000, foram substituídos por leões de chácara emocionais, salivando contra alegados heréticos, exatamente como a direita, sem tirar nem por.

***

No blog Segunda Opinião

O PT E NÓS
24 de setembro de 2018

Por Wanderley Guilherme dos Santos

A maioria do eleitorado em festa pela vitória de Lula, em 2002, não imaginaria que chegaria a 2018 com o PT comprometido por associação com os crônicos predadores da economia popular. A fúria persecutória da Lava Jato, conseguindo encarcerar sem provas um grande líder do povo, propiciou a armadura emocional de que se vale grande parcela daqueles eleitores de 2002 para recusar audiência a argumentos críticos ao PT ou a Lula. A discordância política transformou-se em heresia religiosa.

Contudo, é incontroverso que as políticas sociais, aquelas que “colocaram o povo no orçamento”, e de que se orgulham os líderes partidários, surgiram sem afetar a margem de lucro do grande capital. Ao contrário, a expansão dos negócios industriais e bancários adquiriu brilhante dinamismo, à custa dos ganhos da exportação. O mundo absorvia commodities com voracidade pantagruélica e desse fluxo beneficiou-se o governo Lula “sem tocar no lado da receita do Estado”, como admitiu Fernando Haddad, questionado por Ciro Gomes em debate televisionado.

Não era pilhéria quando Lula reagia às campanhas contra ele e seu partido com a indagação: por que os ricos não gostam de mim? Lula, o fantástico e implacável intuitivo, nunca captou o conceito de luta de classes, limitado pelo horizonte sindicalista que reduz os conflitos à negociação sobre reposição de perdas inflacionárias.

Cabem aplausos à distribuição da fartura ocasional entre os pobres e miseráveis, posto que, em circunstâncias similares, os governos mantinham a periferia fora da repartição. Mas a “receita que ficou intocável” se refere a políticas de efetiva distribuição de renda, alterando a contribuição proporcional do trabalho e do capital à acumulação econômica. Nem foram os pobres incluídos em programas institucionalizados, resistentes a ataques conservadores quando virasse a maré. Pois a maré virou e em dois anos desmontou-se a rede petista de proteção social.

A expedição de reconquista do poder haveria de considerar os novos parâmetros do conflito distributivo, produtores das desigualdades e da pobreza no século XXI, século da ambição capitalista de desqualificar a relevância do trabalho humano na reprodução da espécie. O PT de hoje perdeu-se na nostalgia de um tempo feliz absolutamente vulnerável, desconhece as razões estruturais do conflito atual, e propõe a mesma estratégia de governo: retomar o realejo do passado, com acenos a medidas que nem são ousadas. Pior: com a mesma fórmula de governança. De um lado, em sociedade com os velhos cupins da economia pública que, em pagamento, depuseram Dilma Rousseff; de outro, com promessa de apaziguamento e pedido de benevolência aos donos do capital. A campanha do PT, hoje, visita escritórios atapetados mais do que amassa barro em porta de fábrica.

Finalmente, os eleitores que promoviam as festas mais alegres e hospitaleiras das cidades, nos idos dos anos 2000, foram substituídos por leões de chácara emocionais, salivando contra alegados heréticos, exatamente como a direita, sem tirar nem por. De concessão em concessão, o PT transmitiu a seu eleitorado o dogma de que não se anda ao lado do povo sem a companhia de ladrões. Isso é falso, mas o novo eleitor petista segue o teólogo medieval Tertuliano: crê porque é absurdo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

O’Belt

25/09/2018 - 16h20

Esta é a terceira vez que sugiro ampliar a discussão sobre “autocrítica” chamando a atenção para o artigo do nassif /jornalggn.com.br/noticia/o-caso-da-autocritica-do-pt-por-luis-nassif. Porque meus comentários não aparecem, Miguel? Controle ideológico?

hocuspocus

25/09/2018 - 13h42

O MOMENTO É DE SOMAR VIÚ MIGUEL ?,E DAR ESPAÇO A “TEORIAS ACADÊMICAS” DE INTELECTUAIS DE ESQUERDA ( que carecem em sua maioria da noção de realidade) SE NÃO FOR PRA +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ ,NÃO AJUDA.
O espaço é teu,o país é teu e nosso também .Dá uma olhadinha na sugestão no comentário do Luis Gazal que fala do Pagina 12,é perfeito.

hocuspocus

25/09/2018 - 13h25

O “profeçor” usa uma tática surrada mas não por isso deixa de ser SUJA.–ou se está de acordo com ele,ou vc fará parte dos “leões de chácara”—– ,quem define isso ?,o profeçor é claro.
Ele expões suas “brilhantes ideias”( algumas já discutí lá embaixo) e quem não concordar vira “leão”.
Que os pts cometeram erros/ acertos é uma obviedade ,querer NESTE MOMENTO colocar as coisas a limpo É SACANAGEM ,VIÚ PROFEÇOR???????
vc faz parte do campo chamado”progressista” ou é um quinta coluna??????hummmmmmm

LUIS GAZAL

25/09/2018 - 13h18

COMO COMENTÁRIO AOS CONCEITOS DE WANDERLEY GUILHERME DOS SANTOS, SUGIRO AOS LEITORES DE “O CAFEZINHO” LER O PRECISO ARTIGO DE ATILIO A. BORÓN EM PÁGINA 12, COM REFERÊNCIA ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO BRASIL:
https://www.pagina12.com.ar/144178-los-errores-del-izquierdismo

    hocuspocus

    25/09/2018 - 13h35

    —–Mais claridade,agregue água—— O cara diz o óbvio,mas que os “intelectuais” cegados pelo FANATISMO ( contradição aberrante) negam com ares de “doutores” ,assim como o tal de “profeçor” wanderley

O’Belt

25/09/2018 - 13h04

O tema “autocrítica” é mesmo muito importante. Sugiro ver também o artigo do Nassif /jornalggn.com.br/noticia/o-caso-da-autocritica-do-pt-por-luis-nassif

O’Belt

25/09/2018 - 13h02

O tema “autocrítica” é mesmo importante. Sugiro também o artigo do Nassif /jornalggn.com.br/noticia/o-caso-da-autocritica-do-pt-por-luis-nassif

Ricardo Andrade

25/09/2018 - 11h00

A dificuldade do partido em fazer autocrítica é visível.O partido envelheceu,os novos parecem não encontrar espaços.Quantas discussões foram travadas sobre o futuro,o pós Lula? O texto caiu naquele pecado de apontar os erros sem apontar soluções como por exemplo como governar com o pior congresso desde muito tempo.Lula fez o que fez graças a seu incomum talento de negociador.Muitos acusam-no de não ter aproveitado o inicio do 1°mandato para implantar um programa de choque quando estava com 80% de popularidade.Não sei,programa é uma coisa,governo é outra.Achei ótimo o perfil do Hadad que fez uma administração moderna em Sampa,incluindo as periferias,democratizando o uso da cidade,mas parece que o conceito de democracia de nossa classe media entende que deve ser únicamente para eles.Hadad prometeu mexer em 2 “vespeiros”os jrs altissimos dos bancos e a concentração da mídia.São
medidas urgentes.Conseguirá apoio?

deborah dourado

24/09/2018 - 23h07

Dois fatos que não podem passar despercebidos nessas eleições: a grandeza de Lula e a bizarrice de WG e Miguel do Rosário, dois chatos e oportunistas sem noção. Afff!

    Miguel do Rosário

    25/09/2018 - 08h34

    Ô, você confirma a tese do Wanderley: o surgimento de “leões de chácara emocionais”, que estão transformando qualquer um que faça as necessárias críticas ao PT e a Lula em hereges da seita.

      Justiceiro

      25/09/2018 - 08h40

      KAKAKAKAKAKAKAKAKA

      Boa, Miguel. Demoliu com a leoa de chácara.

      Serg1o Se7e

      25/09/2018 - 09h34

      Perfeito!

      Carlos Lima

      25/09/2018 - 11h07

      O Cafezinho, alem de grande jornalista é também gozador, “leão de chácara no PT?” Sem juízo de valor, leões de caneta, de tecla ou de voz, são muito mais nocivos que os leões de chácaras, Porque esses você para ser atacado tem que ir até eles, talvez nas chácaras, mas os de canetas, teclas e de voz, alastram o ódio, a intolerância, a mentira e irracionalidade sem subterfúgio, com a ânsia de que tudo que poreja em seu corpo seja a única verdade, o PT só fez campanha como todos os partidos, goste ou não, essa foi a única forma de enfrentar o que viria.

      deborah dourado

      25/09/2018 - 19h02

      E vc confirma o que eu já desconfiava, ambos, vc e WG são dois sem noção. Dois Ciristas de última hora. No começo, até que eu tinha certa simpatia, quase admiração, mas vc é um grande mico. Chato mesmo. O tempo vai ser essencial para um fato já esperado, o desparecimento do seu blog por erros táticos do jornalismo de pura conveniência. Vc é muito novo para cair na armadilha do poder, foi muito cedo.
      Os escritos, seus de WG, não conseguem atrair mais de 50 leitores. Cansaram a todos muito precocemente. Não vou perder mais o meu tempo…

        Daisy

        25/09/2018 - 21h32

        Apoiada, o dono do blog está muito mimizento, não suporta crítica, me chamou de mentirosa.

CARLOS Augusto Nunes Rodrigues

24/09/2018 - 23h07

Apesar de uma análise até um certo ponto verdadeira, está encoberta pela decepção de seu candidato (Ciro Gomes) não emplacar. Concordo que LULA é maior que o PT, mas convenhamos as pesquisas mostram que o PT é o mais preferido dos brasileiros cerca de 21%.
No mais o neofacismo hoje incorporado por Bolsonaro é uma herança da direita histórica de nosso país somado aos que se escondem no PSDB, um partido em extinção.
O PT, o Povo vai ganhar mais uma eleição.

Pedro Cruz

24/09/2018 - 22h30

Criticas sinceras e bem intencionadas???? Miguel e seu clubinho vivem atirando pedras, ajudar a construir nunca. Os eternos aborrescentes zangados.

    Daisy

    25/09/2018 - 21h35

    Acertou na mosca!

NeoTupi

24/09/2018 - 21h56

Sem nenhuma ironia, só não entendo porque o prof. Wanderlei não apoia a Vera Lúcia do PSTU, em vez do Ciro Gomes. Acho nem o Boulos do Psol serviria para o Prof. por ser também reformista.
Independentemente do programas de governo, Ciro está à direita do PT em função de ser um candidato de si mesmo, sem base política de apoio em partido de massa e movimentos sociais, a ponto de fazer campanha e pedir votos no RN para eleger José Agripino Maia (DEM) para deputado federal, em troca do ex-presidente do DEM fazer campanha para ele. Sei que é do jogo dentro dos padrões políticos nacionais. Mas trabalhar para eleger bancadas de direita no parlamento não dá governabilidade de esquerda.

Luis Castro

24/09/2018 - 19h27

Como se explica que só agora o Ibope chegue aos 22% para o Haddad aferidos há mais de uma semana atrás pelo Vox Populi. Será que o Coimbra teve premonição, virou vidente para acertar tão antecipadamente o indice que hoje tardiamente o Ibope dá ao Haddad? Não meus amigos isso só comprova a manipulação desses institutos lugados aos golpistas que retardam o quanto pode o crescimento de candidato da esquerda.

    Miguel do Rosário

    24/09/2018 - 19h33

    sem tanta teoria de conspiração. a votação do haddad vem num crescendo que se explica pela migração gradual do voto lulista.

    Miguel do Rosário

    24/09/2018 - 19h37

    Não viaja. Esses mesmos institutos davam Lula lá na frente. E vai por mim, eles vão errar. Teremos surpresas quando as urnas se abrirem.

      Tamara Souto

      24/09/2018 - 21h58

      Que lógica é essa Miguel? Quem parece que tá viajando é você. Você disse que esses nstitutos davam Lula lá na frente como se eles tivessem errado na conta. Não erraram não. Lula estava lá na frente mesmo e venceria no primeiro turno, por isso foi tirado do jogo. Haddad, que você disse que não subiria, vem como um foguete. Aí você solta essa bazófia de “Teremos surpresas quando as urnas se abrirem.” Você acha que as urnas vão se abrir e Ciro vai chegar na frente? Fala sério amigo. Sem delírios, por favor.

    Joel do Nascimento Côrtes

    25/09/2018 - 07h01

    HADDAD, HADDAD, HADDAD, HADDAD, HADDAD, HADDAD, HADDAD…

hocuspocus

24/09/2018 - 19h17

—— Lula, o fantástico e implacável intuitivo, nunca captou o conceito de luta de classes, limitado pelo horizonte sindicalista que reduz os conflitos à negociação sobre reposição de perdas inflacionárias.——-
Lula como sindicalista que politicamente se alinea com o CENTRO,teve na sua atividade sindical o comportamento político de um centrista.
Mas ,a redução da atividade politica de um sindicalista a ser um mero negociador de perdas salariais,SÃO PRÓPRIAS DE UM BURGUÉS ,VIÚ PROFEÇOR??????
Saiba que um sindicalista ,assim como os participantes de partidos políticos populares ,são os organizadores da massa trabalhadora,portanto quando um sindicalista negocia (deveria ser assim,e se não é ,é porque sindicalista brasileiro é uma PIADA)o faz desde o ponto de vista de opositor ao capital e seus representantes ,os empresários (neste caso).Assim ,melhores condições de trabalho,maiores beneficios,maiorparticipação nas decisões,maior fatia do bolo,são parte SIM da tarefa de um sindicalista ,viú profeçor ??????

    hocuspocus

    24/09/2018 - 19h21

    Correção ,em alinea,leia-se -alinha

Alex

24/09/2018 - 18h55

Ibope Bolsonaro 28 , Haddad 22, Ciro 11. Segundo turno Haddad 43% Bolsonaro 37%

Justiceiro

24/09/2018 - 18h07

Caramba! Um petista com cérebro. Melhor, sem venda nos olhos.

O articulista diz aquilo que os lulistas sempre escondem: o sucesso dos governos de Lula – principalmente o primeiro – se deveu ao controle inflacionário herdado, assim como um moeda forte e estabilizada. Os programas sociais de Lula foram também herdados. Para aqueles que teimam em brigar com a realidade, pode ler a MP que criou o bolsa família. O presidente da República, no uso de suas atribuições UNIFICA os programas bolsa escola, vale gás, vale alimentação e renda mínima.

O articulista também mostra que o sucesso do primeiro governo Lula foi a explosão da venda de comoddities , onde a China comprava até cocô de boi.

Queria ver Lula com uma inflação de 2.000% ao ano, cortes de zeros na moeda a cada dois anos e desemprego.

Lula pegou uma casa arrumada e nunca agradeceu a FHC. Mas, pra ser eleito, prometeu manter a política econômica de fiagá e isso lhe garantiu o sucesso.

    hocuspocus

    24/09/2018 - 20h06

    O velho defeito(de fábrica) dos fanáticos ,acomodar a realidade a seu pensamento ,ainda que ela grite que é diferente.Esperar o què de alguém que defeca na urna ,escolhendo um fascista ????

    Paulo Henrique Netto de Alcântara

    25/09/2018 - 07h55

    Boa análise! Mas digamos que o “agradecimento” foi não auditar a privataria tucana, nem a Dívida Pública… Mas cinicamente aproveitou tudo que lhe interessava, avançou em coisas que antes combatia – o que foi um dos motivos elencados para os primeiros rompimentos dos petistas, deixando mais espaço interno para os “fisiologistas” da conciliação e do cargo de gabinete…

    Carlos Lima

    25/09/2018 - 11h15

    Parece que LULA encontrou os cofres da união cheio, e que todo mundo sabe que o único dinheiro foram $15 bilhões que o FMI emprestou no apagar das luzes ao FHC com o aval do LULA. Sei que aposentado não é vagabundo e etc..e etc.. Mas governo do PSDB é nocivo a nação brasileira e tudo de vem e veio de lá é nada.

Nelia

24/09/2018 - 17h50

Alguns envelhecem com sabedoria. Outros, como fhc , bicudo e WG, apenas apodrecem.

Jadir

24/09/2018 - 17h10

Passando para recomendar a entrevista com Silvio Almeida no Brasil247.

Luis Castro

24/09/2018 - 17h07

O professor publica artigos com um teor de rancor contra Lula e o PT que nem os adversários escreveriam melhor. Nada contra faz parte da luta politica e partidária mesmo entr8e iguais, mas uma coisa é certa quem fala o quer escuta o que não quer. Fanáticos existem em todos os segmentos, eu como brizolista que fui me lembro daa queixas contra os brizolistas fanáticos e agora o mesmo acontece em relação aos petistas. Agora sejamos justos tirando o Ciro que com sua incontinência verbal mais desagrega do que agrega. A maioria da esquerda, como o PSOL, levando em conta o dificil momento enfrentado pelo PT, superou divergências e se solidarizou com a legenda e com seu lider maior Lula. O momento é de união das esquerdas, deixando as críticas para os adversários.

Luis Castro

24/09/2018 - 17h05

O professor publica artigos com um teor de rancor contra Lula e o PT que nem os adversários escreveriam melhor. Nada contra faz parte da luta politica e partidária mesmo entre iguais, mas uma coisa é certa quem fala o quer escuta o que não quer. Fanáticos existem em todos os segmentos, eu como brizolista que fui me lembro daa queixas contra os brizolistas fanáticos e agora o mesmo acontece em relação aos petistas. Agora sejamos justos tirando o Ciro que com sua incontinência verbal mais desagrega do que agrega. A maioria da esquerda, como o PSOL, levando em conta o dificil momento enfrentado pelo PT, superou divergências e se solidarizou com a legenda e com seu lider maior Lula. O momento é de união das esquerdas, deixando as críticas para os adversários.

Marcos Videira

24/09/2018 - 16h57

É mais fácil descer porrada no Wanderley do que contestar seus argumentos.
É possível contestar Wanderley, mas pra isso é preciso pensar.

    Carcará

    24/09/2018 - 17h10

    Porrada no Wanderley ? Diante da tentativa de esmagamento que ele faz ? Que que é isso ? Não se gasta vela com defunto ruim, diz o ditado popular. Este já está com os pés pra cova! Não vale a pena debater o ódio, porque a mer..da quanto mais mexe mais catinga, segundo outro dito. Deixa esse invejoso frustrado sexual para lá. Seria mais útil para a economia ele olhar uns filminhos pornôs, umas cams porn… não é não ?

      Marcos Videira

      24/09/2018 - 17h56

      Fiquei admirado com a profundidade de seu pensamento.

        Justiceiro

        24/09/2018 - 18h10

        KAKAKAKAKAKA

        O carcará é o típico eleitor petistas: seu raciocínio se assemelha a de um símio. Ele não entendeu uma vírgula do que você escreveu.

        Carcará

        24/09/2018 - 18h15

        É a insustentável leveza do ser. Pesado ? Pois não é ? Se o Wanderley tivesse um canal de desafogo ou descarrego erótico talvez lubrificasse a mente e poderia ter umas ideia brilhantes sem ranço de ódios, intrigas, invejas, fuxicos…

Wilton Santos

24/09/2018 - 16h51

Gostaria de saber por que o Wanderley Guilherme guarda tanto ressentimento do PT, ele até parece o Fernando Henrique ou a Marina SIlva!

Tonha do ” Ele Não “

24/09/2018 - 16h38

As mulheres não vão deixar o coiso ir para o segundo turno. Pega bobo!

J Fernando

24/09/2018 - 16h36

Experts sobre o PT, sobre o eleitor do PT, sobre Lula, Dilma e Haddad, sobre os erros do PT, estão brotando de todos os lugares.
WG deveria escrever mais sobre o Ciro, qualidades do Ciro, acertos do Ciro, eleitores do Ciro e talvez assim conseguisse angariar um pouco mais de simpatia para o candidato.
Do jeito que anda atacando o PT, WG vai acabar sendo o “elenão” dos artigos do cafezinho.

    raul soares

    25/09/2018 - 07h42

    Os artigos deste professor, ja vinham me dando um mal estar à tempos. Assim como marina, marta e outros, w, está muito magoado, pois suas previsões estão fora da realidade e dos acontecimentos atuais. Os seus acertos, são somente uma constatação de fatos passados, que não precisava ser nenhum doutor para relatá-los.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

24/09/2018 - 16h30

Terei que desenrolar aquele rosário de reclamações até que meu comentário sobre o arsenal de ódio encalhado no Wanderley sobre o PT, que o Miguel chama de setores do PT por mera conveniência retórica, seja publicado ? Publiquem meu comentário!

Robson Bonelli

24/09/2018 - 15h53

Wanderley? Conheço não.
#haddadpresidente

Juan

24/09/2018 - 15h12

Rapaz… entendo que em época de guerra o ambiente nem sempre é afeito à diplomacia, muito menos o pensamento crítico. Mas sem elas, viveremos pulando de guerra em guerra. Veja só esse caso: escreve-se um artigo criticando alguns dos alicerces do sucesso econômico e político do PT. Não vi absolutamente nada de agressivo no artigo, que é mais um convite para ponderação. E a reação que testemunhamos nos comentários são de uma baixeza que me causa estranheza como um cidadão com pensamento progressista. Chego a me perguntar: “é com essas pessoas com quem cerro fileiras?”. Há algo de errado quando nos recusamos a ponderar, a duvidar, a criticar. Como disse, sei que são tempos de guerra, mas será que não dá pra refletirmos um pouco? O custo de andar com o povo, como disse o articulista, é realmente se submeter a corruptos notórios e agendas tímidas? Sei lá, me chamem do que quiser, mas isso me preocupa. Preocupa do que a eleição.

    CezarR

    24/09/2018 - 15h18

    É precisamente isso. Eu venho dizendo que esse Brasil do golpe revelou muitas coisas, dentre essas: que a maioria dos blogs progressistas são, na verdade, petistas; que somos tão ruins, preconceituosos e baixos quanto os MBL´s e afins. Seja qual for o resultado das eleições, teremos o governante que merecemos!

      hocuspocus

      24/09/2018 - 19h07

      É muita mâgoa rapaz !!!não pelo fato de existirem fanáticos ( em todos lados há) do lado dos pts vamos cair no terrível erro de tua comparação com os imbecis do mbl.
      No fundo acabas caindo no mesmo erro daqueles a quem criticas,o fanatismo .Não sou petista porque nunca caminhei atrás de líder algum,partidos personalistas são anti-tese do questionamento,mas a candidatura ciro também é personalista.Findo o ciro,acaba o “partido” .

    Francisco

    24/09/2018 - 16h53

    “Nem vem de escada que o incêndio é no porão”
    Veja só esse caso: não se trata de escrever artigo criticando alguns dos alicerces do sucesso econômico e político do PT. Não se trata de não ver, isoladamente, absolutamente nada de agressivo no artigo, mas sim de sabe-lo ser mais uma agressão a juntar-se ao conjunto da obra gestada na metralhadora de cuspir artigos contra o PT e Lula, utilizada por WGS, para viabilizar a estratégia eleitoral de sua parceria política que é um convite, não a ponderação, a reação a agressão metódica e continuada, há tempos, praticada por esse senhor.
    E a reação que testemunha nos comentários não são de uma baixeza que causa estranheza ao cidadão com pensamento progressista, mas a esperada reação a quem fez da agressão, dada a dificuldade dos objetivos realizarem-se, comezinha razão eleitoral. Chego a me perguntar: “é com essas pessoas que contávamos?”. Há algo de errado quando nos colocamos a ponderar, a duvidar, a criticar sem considerar o conjunto da obra e a oportunidade da ocasião. Como disse, são tempos de guerra, mas será que não dá pra refletir um pouco? O custo de andar com o povo, como disse o articulista, é realmente se submeter a corruptos notórios ou a conchavos ainda mais notórios e agendas tímidas, que ‘bisam’ o ‘controle remoto’ para regular a notória mídia monopólio?
    Sei lá, me chame do que quiser, mas isso não preocupa no momento. Preocupa o golpe e a possibilidade de legalizarem-no, quer com Bolsonaro, quer com qualquer Egovia, terceira ou quarta, que apoiem para tanto.

Carlos Lima

24/09/2018 - 14h57

Miguel, você é um grande jornalista, e você deve prestar mais esse auxilio ao coitado do Wanderley, ele cruzou o rubicão, ele ataca o PT, generaliza, mistura mentiras com verdades, implora contra ele um censo crítico já de um doente psíquico, ou sei lá o quê. Todos nós Wanderley, temo o direito de escolha, desde que estejamos com as faculdades mentais em ordem, raiva, ódio, vingança, perseguição não são coisas boas, isso é provado, é triste nós o perdermos dessa forma, desqualificar o PT é fazer o jogo que você sempre combateu, o Ciro teve muito mais chances que o HADDAD, mas ele infelizmente não é do PT, não é o PT o culpado de suas chances, teve a língua, o lado que ele escolheu, teve muito e não foi o PT. Acorda homem…..Aliás acorda Wanderley estamos lutando contra coisas muito grandes e perigosas, o PT não é seu inimigo, nunca foi e nunca será. Abraços companheiro, volte ao normal logo antes que seja tarde, precisamos de você.

Rodrigo Cardoso Condeixa da Costa

24/09/2018 - 14h37

Só uma correção a mais ao texto do WGS = Tertuliano não é medieval, mas do século 3. Época dos chamados Pais da Igreja. Foi um apologista e polemista. Haddad 13.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

24/09/2018 - 14h32

A inveja é uma mer.da ! Já dizia a perereca moribunda. O professor não fala mais, vomita ódio. Não concatena mais ideias, tortura convicções. Credo em cruz diria o curió, estás com a cara que é uma tristeza! E agora me diz… o que é que ele vai fazer agora ? Dar um nó nas tripas ? Engolir o que vem falando, enfiar a viola no rabo e sair de colombina no carnaval ?

ELOSSANDRO BORGES

24/09/2018 - 14h26

E viva o PT e Renan juntos! O antipetismo irá papar essa eleição! Sabe pq ? Qdo ocorrer, chamem a cúpula petista ou o Maquiavel preso em Curitiba para explicarem! Burrice tem limite. Consciência Ingênua todos têm. Consciência Crítica, pouquíssimos!

Francisco

24/09/2018 - 14h13

Pô, Miguel!
Que sacanagem com o Wanderley Guilherme.
O dever de protege-lo nessa fase outonal é mais que obrigação, é o respeito pelo que representou.

Darcy Brasil Rodrigues da Silva

24/09/2018 - 14h03

Quando é que os comentaristas da seita religiosa petista vão, pelo menos, mostrar que leram o texto, o compreenderam, mas discordaram? Professor Wanderley Guilherme é um brilhante intelectual progressista, suas críticas partem de consitente embasamento teórico, e algumas delas, nem todas, prolongam para o interior do Brasil um debate que começou na Rússia pré-revolucionária (independentemente do professor Wanderley ser ou não um marxista-leninista como eu), que opunha a concepção científica (portanto, não intuitiva, mesmo que formulada por uma intuição genial), materialista dialética, de política, à concepção política economicista, metafísica, sindicalista (tradeunionista) formulada espontaneamente (intuitivamente) pelos que travavam a luta em defesa dos trabalhadores contra o czarismo. Não se pode refutar tanto esforço crítico, formulado por um pensador progressista de forma honesta, com respostas apressadas, fundadas em enfadonhos chavões de indivíduos que aparentam ter preguiça para pensar.

Antonio Passos

24/09/2018 - 13h53

É evidente que não é possível ler mais do que poucas linhas das sandices do WGS, que conseguiu jogar no lixo toda sua história, tornando-se o Cristovam Buarque dessa eleição.
Esse senhor está delirando, com seu inexplicável ódio ao PT, reforçado pelo desmoronar de suas previsões ridículas sobre a candidatura Haddad.
Cabe a pergunta: e aí Wanderlei ? Quem estava certo sobre as pesquisas ? Você ou os blogs que você acusou de estarem manipulando a favor de Haddad ?
É triste mas não é o primeiro e nem será o último “intelectual” brasileiro, a destilar ódio de Lula e do PT, por estes contrariarem sua arrogância infinitamente maior do que seu valor.

Jayr

24/09/2018 - 13h43

E do lado da esssquerdapsolista é o q não falta. O grooobo tá cheio de propaganda paga de psolista. É lá q estão os eleitores psolistas???
Que horror de tese. Calmaí Zé. Tu és bom pensador , e o Haddad pode ganhar. Seliga Zé!!!

baltazar pedrosa

24/09/2018 - 13h38

O senhor Wanderley Guilherme,se tornou o Merval do cafezinho,sempre destilando suas toxinas contra o partido dos trabalhadores,é lamentável que um sujeito desse, seja confundido como alguém de esquerda,ele estar mais para Eliana cantanhede,do que para Luiz Nassif,todas as pessoas que não concordam com o seu ponto de vista estrábico, passam ser rotulados de marginais,sua logica se assemelha a dos analistas da grande mídia

Luzia

24/09/2018 - 13h34

O Bolsonaro não vai ao segundo turno. Isso deve ser divulgado. O Vandeco Saco de Mágoas está completamente demodê, embora o Miguel insista com as asneira que ele passou a vomitar. Anda desesperado e imbecilizado além de mal educado e bárbaro.

joao sigrist

24/09/2018 - 12h48

Ficaria contente se Ciro melhorasse nas pesquisas e pudesse disputar o segundo turno com Haddad.
Pelo andar da carruagem e das pesquisas isto nao ira acontecer pois e muito provavel que o Ciro pula-pula vai mesmo disputar um terceiro ou quarto lugar com o chuchu e a Blabarina.
No segundo turno se o Haddad nao levar no primeiro , quero ver o que o Miguel vai falar quando o Ciro apoiar o melhor candidato apoiado pelo que foi o melhor presidente ate hoje.

Irineu

24/09/2018 - 12h45

Eles se uniram em um projeto bom para engambelar e depois extorquir a população brasileira. Comprou a imprensa, agora vcs da “midia” são obrigado aplaudir em ves de denunciar, e, são proibido de falar a verdade. A imprensa tem q ser opositora aos corruptos e não defende-la. Estamos assistindo e reagindo, nos aguarde….

    Tamosai

    24/09/2018 - 18h25

    Com todo o respeito que o professor Wanderley merece, eu acho que esse comentário é inoportuno. É preciso entender o momento grave que passamos. Corremos o risco de ter um governo fascista em breve e precisamos da união de todas as forças progressistas. Claro que o PT cometeu erros, assim como todos os outros partidos. Mas será que enquanto o circo pega fogo vamos ficar discutindo sobre a roupa da trapezista?


Leia mais

Recentes

Recentes