Menu

Ciro e PDT apoiam Haddad no 2º turno

O ex-candidato Ciro Gomes e seu partido, o PDT, declararam apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad. Abaixo, a nota do PDT: PDT Nacional 10/10/2018 NOTA OFICIAL A Executiva Nacional do PDT, reunida nesta quarta-feira (10), na sede nacional do partido, em Brasília, declara seu apoio crítico à candidatura de Fernando Haddad para evitar a […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O ex-candidato Ciro Gomes e seu partido, o PDT, declararam apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad.

Abaixo, a nota do PDT:

PDT Nacional
10/10/2018
NOTA OFICIAL

A Executiva Nacional do PDT, reunida nesta quarta-feira (10), na sede nacional do partido, em Brasília, declara seu apoio crítico à candidatura de Fernando Haddad para evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil e a derrocada da Democracia.

Brasília, 10 de outubro de 2018.

PS Cafezinho: Alguns internautas, os mesmos que atacaram Ciro ao longo de toda a campanha, agora voltaram a atacar o candidato. Isso, obviamente, não é uma postura inteligente porque afasta seus mais de 13 milhões de eleitores. Não creio, francamente, que a presença ou não de Ciro em “palanques” de Haddad mudaria alguma coisa do quadro atual. Quem participará das entrevistas, sabatinas e debates (estes últimos, se houver) é apenas Haddad. O programa de governo é de Haddad. Ciro é um senhor com mais de sessenta anos que acabou de passar por uma cirurgia de próstata. Tirou férias por recomendação médica. É mais sensato concentrar ataques em Bolsonaro. Atacar Ciro não trará, evidentemente, nenhum voto para Haddad.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sebastião Farias

11/10/2018 - 21h24

Parabéns a Ciro e PDT por suas coerências políticas, será uma grande ajuda em defesa da democracia brasileira.
Como de parabéns está a FENAJ ( https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/371890/Fenaj-convoca-jornalistas-para-luta-contra-o-fascismo.htm ), mesmo que tardiamente, nessa batalha entre a Democracia e o estado de direito e justiça social, verso, o totalitarismo, o fascismo e continuidade do golpe, pois as forças políticas que o apoiaram, o BBB ( bancadas da Bala, do Boi e da Bíblia ) estão aí, com o fascismo. A imprensa brasileira, tem importância sim, e condições de ajudar o Brasil a vencer mais essa provação, que o impede de fazer o bem. Daí, a essencialidade da FENAJ neste momento, como força verdadeira da sociedade, já que detém a informação e a verdade das eleições, para abater parte de seu passivo parcial em favor dos poderosos e prejudicial, historicamente ao desenvolvimento do país e de seu povo, basta, agora, ser verdadeira e patriótica e, tomar atitudes que pensem na paz social, no bem-estar e na justiça imparcial para a nação.
Como as mulheres do Brasil por sua sensibilidade natural e de mães têm nas suas mãos nessas eleições, a força dos votos femininos para que, conscientes, justas, patriotas e de forma heroica, se quiserem, salvarão a nação brasileira das mãos dos golpistas, dos fascistas, da injustiça, do preconceito, do ódio e do caos social e econômico a que, os golpistas, seus aliados, seus patrocinadores, seus promotores e dos seus beneficiários. São elas que agora, protagonizam a resistência, juntamente com as esquerdas e seus líderes que, imagino eu, não abandonam o povo sofredor e o Brasil, e com outros brasileiros de boa vontade, dão provas cívicas de cidadania, de patriotismo, etc, fundamentais para o resgate da democracia, do estado de direito, da justiça imparcial, do bem-estar do povo, da unidade e da soberania brasileira, etc, pois esses torcedores estão de parabéns, por suas iniciativas. Tá tudo conforme o Plano de Deus, que não age por nosso entendimento humano e nem despreza os fracos, os pobres, os humildes, as viúvas, os órfãos e sim, que castigará com justiça ( Tiago 5, 1-9) os religiosos infiéis e que não praticam Seus Mandamentos e desviam da fé cristã os irmãos mais susceptíveis; os autossuficientes, os egoístas e os insinuantes e os mentirosos; os orgulhosos, os vaidosos e os soberbos; todos os que amam e idolatram o deus dinheiro, a riqueza material e o poder para exploração dos mais fracos, etc.
Tudo indica que o gigante (o povo consciente) brasileiro, após o golpe aos seus direitos, acordou e não será as pesquisas de tendências, que irão definir as eleições e sim, a maior consciência dos cidadãos responsáveis, o seu conhecimento das obras positivas dos candidatos, realizadas para o bem do povo e seu compromisso efetivo em prover mudanças reais para o bem-estar de todos os cidadãos e, com a justiça imparcial.
Nesses últimos dias do processo eleitoral, até o dia V das eleições, esse povo em defesa da democracia, do estado de direito e da justiça imparcial, seja ele (esquerdistas que se unirão, estudantes que acordarão, movimentos sociais, religiosos e esportivos que se manifestarão, mulheres organizadas que protestarão, classes sociais diversas que farão suas exigências, trabalhadores, militares conscientes e patriotas, mortadelas, coxinhas, até a imprensa golpista, os religiosos infiéis, a elite desiludida com o golpe que apoiou, etc, nos últimos instantes do período eleitoral, por ação de Deus,, todos, repensarão suas atitudes egoístas, prepotentes, insinuadoras e inverídicas, vaidosas, escravagistas, volúveis, etc).
Acreditem que existem forças invisíveis mobilizadas para impedirem tudo isso e julgarem os que tanto males fizeram ao Brasil, basta focarem na quantidade de golpistas que já foram julgados pela vontade de deus, nesse 1º Turno, os demais, serão derrotados no 2º Turno. Como alguém já falou antes: se a justiça faz política e não pune os culpados que tantos males fazem a nossa pátria, o povo, através da política, fará justiça.
Todos os brasileiros de boa vontade, os cristãos e demais irmãos de outras confissões religiosas, justos e do bem, estão sendo chamados a se envolverem nessa missão planetária do bem e da paz, a protagonizarem unidos, e sob as ordens das falanges divinas de jesus, a somarem esforços nos últimos instantes desse período eleitoral, para que nessa batalha contra o fascismo e, resgate da unidade nacional, da democracia, da soberania do povo do Brasil e da Pátria do Evangelho Verdadeiro de Cristo.
Não há dúvidas que, se todos os brasileiros votarem conscientes, em paz e com responsabilidade, conforme o que recomenda o Mandamento de Jesus, o Filho de Deus e Nosso Senhor e Salvador: Amar ao próximo como a si mesmo”, com certeza, todos protagonizarão um fabuloso espetáculo cívico jamais visto nesse país, que o PIG a partir dele, resolverá pendurar as chuteiras de fomento de inverdades e de discórdia e ódio, juntos com seus apaniguados e, envergonhados pelo mal, pelo atraso e pela confusão ética que fizeram ao Brasil, e todos, com problemas graves de consciência, pedirão perdão ao povo.
Não vendo alternativas para continuarem com insinuações, procurarão enfim, se integrarem à frente democrática brasileira e planetária, contra a implantação do fascismo no Brasil, Pátria Cristã do Evangelho e Coração do Mundo, escolhida por Deus, para irradiação do espírito libertador e do amor, para toda a América Latina e para o Mundo.
Por questão de justiça e imparcialidade, para que todos de boa vontade tenham os meios de conhecer os candidatos e suas propostas, para assim, compará-las, analisá-las e fazerem suas escolhas conscientes, és aqui nossa humilde contribuição à informação, originada das mesmas fontes:
1) Candidato Fernando Haddad: Currículo – https://www.ebiografia.com/… e Propostas –
https://www.destakjornal.co
2) Candidato Jair Bolsonaro – Currículo – https://www.ebiografia.com/… e Propostas –
https://www.destakjornal.co… .
Todos os cidadãos conscientes, sem exceção nesses dias, compreenderão que Deus é Brasileiro e existe pois, o Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, assinalado no céu do país pela Cruz de Cristo a milhares de anos (Mt.21,43), será luz e exemplo restaurador da liberdade, da justiça imparcial, da democracia e do estado de direito, da unidade nacional e da soberania, para todas as nações do mundo, que sofrem opressão do mal e, que impede o seu bem-estar geral, que sofrem violência e desrespeito de seus direitos constitucionais, que sofrem injustiças, etc. Aguardem e verão.
Assim, os anticristos, que tanto atacam a Família de Deus na terra, que é a única Igreja que o Próprio Jesus estabeleceu para Si (Mt. 16, 13-19) e, onde muitos desses anticristos serão reconhecidos por nós, porque muitos deles saíram da Igreja mas, não eram da Igreja ( 1 João 2,18-19 ). Todos os ímpios e anticristos, serão julgados pela justiça de Deus por suas ações más e, também, todos os que não deram crédito à verdade e a justiça imparcial, quando podiam, como os que quando deveriam fomentar o bem-estar e justiça para o povo, consentiram no mal, todos, prestarão contas de tudo. (2Ts 2, 8-12). Deus tarda mas, não falta, aos que nEle têm fé e confiam.
Paz e bem.
Sebastião Farias
Um brasileiro, pela graça de Deus, nordestinamazônida

JOÃO BATISTA

11/10/2018 - 20h28

A escumalha petista não se emenda, mesmo.
Ciro fez todos os alertas a lula. Desde refugiar-se em uma embaixada para não ser preso, e de lá manifestar seu apoio a um candidato, até a inevitável impugnação de sua candidatura ser motivo para preparar outro nome, que unisse a esquerda e evoluisse e aprimorasse as políticas públicas.
lula, egocêntrico, caudilho, mau caráter, fez de tudo para limitar e constranger a campanha de Ciro, chegando ao mais baixo nível na negociata com o psb. Além desta, pp e pr, liderados por comparsas de lula, também desistiram de coligação com o PDT, por obra dele e de seus paus-mandados. Em dado momento a arrogância de quem já se via vencedor da eleição foi tão grande que a presidente nacional do pt, a barbie do paraná, a que usou a mesma estratégia de aécio para manter o foro privilegiado, disse “Ciro, nem com reza brava!”.
Agora, com a viola em cacos, com lula na cadeia, haddad derrotado e o fascista eleito, têm a cara-de-pau de criticar Ciro por cuidar da própria vida, recuperar-se da cirurgia por que passou no final da campanha e evitar o abraço de afogado do pt.
Ciro lutou o bom combate, foi leal ao fazer os alertas e fez uma campanha em que apresentou ideias, propostas e compromissos à sociedade, que, democraticamente, optou por outras, que agora estão no segundo turno.
Espero que Ciro mantenha-se distante desse buraco negro chamado lula, que com sua estratégia de jjjênio, arruinou o pt, agora restrito ao Nordeste, onde divide protagonismo com pcdob e psb. Este, golpista de primeira hora, não tardará a reposicionar-se e aplicar sua natureza de escorpião.
Ciro deu um presente ao país ao livra-lo de outro comparsa de lula, eunicio oliveira.
Caso Ciro deseje uma nova oportunidade, terá tempo para estruturar nacionalmente sua campanha, o que não ocorreu em 2018, unindo aqueles políticos que entendiam que seu nome era o ideal para representar toda a esquerda.
Boas férias, Cirão da massa!

Sergio

11/10/2018 - 19h21

Miguel,
Se conhecem os covardes nas horas das lutas.
Já caiu a ficha em relação ao seu “ líder” Ciro Gomes??
Uma vergonha com o Brasil. Porém principalmente com o PDT de Leonel Brizola
Esse cidadão só respeita sua vaidade

    JOÃO BATISTA

    11/10/2018 - 19h48

    Foi a presidente do pt quem disse “Ciro, nem com reza brava!”.

    Luiz Paulo

    11/10/2018 - 20h56

    Não faltaram avisos. Parabéns a todos vocês, petistas, que trabalharam incansavelmente para eleger um fascista descerebrado! Votarei em Haddad sem a menor esperança de que esse poste derrote a maior ameaça à democracia e às minorias desde 1985. Guardem bem essa “vitória” desonesta e fraudulenta que conquistaram no primeiro turno, me parece que é tudo que terão (e agradeçam ao Ciro, não fosse ele, o “nazista fdp” e o “jumento de carga”, levariam no 1º turno, faturando em cima do antipetismo que vocês insistem em menosprezar)…
    Essa militância cega e esse partido esganiçado pela hegemonia e pelo poder se tornaram algo indefensável…
    “A extrema-direita só cresce onde a esquerda trai seus compromissos históricos” (Vladimir Safatle)

JOSÉ ANTÔNIO COELHO FERREIRA

11/10/2018 - 18h58

Ou, Miguel, vocês do Cafezinho, que tanto defenderam Cyro, olha o papelão que este senhor apronta agora, viajando de férias para a Europa, com o país prestes a ser governado por um Nazifascista. Nada justifica esta fuga mas, a impressão que fica, é que Cyro, nada mais é que um Fernando Henrique Cardoso, este, por inveja dos resultados sociais e econômicos obtidos pelos governos populares de Lula e Dilma, ele, por não ter sido o escolhido por Lula para assumir a candidatura a presidente. Está mais pra Marina Silva, que jamais perdoou Lula, por tê-la preterido, em favor de Dilma. Retiro tudo aqui dito se, deveras, sua ida à Europa, se dever a problemas de saúde.

    JOÃO BATISTA

    11/10/2018 - 19h50

    Foi a presidente do pt quem disse: “Ciro, nem com reza brava!”

Jota One

11/10/2018 - 18h26

Pois é, Bolsonaro tira atestado para fugir aos debates. Ciro foge para a Europa num momento muito complicado na vida nacional.
Ciro baixou muito no meu conceito com tudo isso.

    JOÃO BATISTA

    11/10/2018 - 19h51

    O pt quer dar abraço do afogado em Ciro.

Alexandre Neres

11/10/2018 - 15h46

É muita ingenuidade política supor que um partido com muito mais bagagem, que ficou pelo menos em segundo lugar ou participou de todos os segundos turnos quando houve desde 1989, abdique de tamanho cabedal político em torno de um arremedo de partido feito o atual PDT, que não guarda relação com o trabalhismo histórico de Brizola. Por exemplo, Vivaldo Brabosa e Fernando Brito estão com o Haddad desde o primeiro turno. O PDT votou rachado nas principais votações do desgoverno Temer que tiraram direitos do povo e do trabalhador. Na realpolitik, um partido maior, com mais voto e preferência partidária, não cede a vez a um menor, ainda mais sem estrutura e ideologia. O resultado das urnas do PT é surpreendente, já que foi diuturnamente atacado pelos partidos da imprensa golpista e da justiça com partido. Ciro Gomes troca de partido como quem troca de roupa. Em tempo, gosto do Ciro, é um grande quadro político, mas a história cobrará sua posição em um momento crucial como este. Se a eleição fosse contra Alckmin, Marina, vá lá desfrutar a Europa, quando é o restolho de democracia que tá em jogo no país, isso é uma temeridade.

O Miguel está se portando como porta-voz do Ciro, deveria ter avisado antes qual era sua função. Cirurgia de próstata? Quando? Parece que está fazendo uma ameaça velada aos eleitores do Haddad: ora, seus petralhas, se me criticarem acerbamente, não vão ter mais meu voto, viu?

Alberto Cipiniuk

11/10/2018 - 12h41

Miguel,
Essa semana com licença médico tá parecendo até o “sete pele” argumentando que não pode falar na TV. Sei lá, em um momento que a barbárie está arranhando os portões da nossa casa, não é momento para “descansar” ainda que com licença médica, certo? O Ciro deve mostrar a cara dele de frente, pois demonstrou ser um cara corajoso em suas falas. Não dá para ser valente apenas em proveito próprio. É o Brasil que precise de nós.

    João Passos

    11/10/2018 - 13h24

    Alberto, ele já fez isso. Ele sabia que o anti-petismo poderia resultar na derrota do PT nas urnas, sendo a opção mais saudável se unir com o PDT para então derrotar o fascismo. Ele insistiu e avisou e agora pode ficar com as mãos limpas. Esse caos só está começando por pura irresponsabilidade de grandes líderes na nossa história, é muito injusto querer cobrar algo do Ciro – especialmente depois de 1989.

      Dulce

      11/10/2018 - 13h52

      Temos tpdos q desmontar o antipetismo desmetindo as fakenews, pq é isso q o está sustentando até hoje.
      Precisamos de todos. Não é mais eleição do pt, é da democracia.
      Todos os democratas tem q ajudar.
      Ciro gomes merece descanso pra convalescer.
      Merece tb toda gratidão e reconhecimento por colocar o campo democrata no 2° turno.
      Mas seus eleitores não podem cruzar os braços. Precisamos de votos. E tem muito trabalho a fazer no combate as fake news e ao antipetismo

    NeoTupi

    11/10/2018 - 16h07

    Sinceramente esse negócio de apoio de cacique político agora adianta pouco em termos de votos. Deixa o Ciro fazer o que quiser (acho até que é ele quem tem mais a perder como líder, pois fica ausente da campanha de Odilon do PDT a governador do MS, e de Rodrigo Rollemberg do PSB que o apoiou). Mas na eleição presidencial, agora tudo depende do desempenho do próprio Haddad x Bolsonaro. Seria uma eleição fácil para Haddad se o eleitor prestasse atenção na diferença: Bolsonaro é o governo Temer piorado com porrete na mão. Haddad é o governo Lula melhorado (em termos políticos, de alianças eleitorais).

    O que adianta muito também é cada um conversar com seus contatos esclarecendo que Bolsonaro é continuação do arrocho do Temer piorado, e ainda por cima sem poder reclamar, pois vão reprimir protestos e movimentos reivindicatórios. Pobre e classe média vai sofrer muito mais com economia de mercado pura e estado mínimo, com aumentos de tarifas de luz, gaz, água e esgoto, gasolina, planos de saúde, aumentos de mensalidade de quem paga escola particular, privatização da educação pública, e funcionalismo público civil com salários congelados e colocação em disponibilidade, estatais com demissões em massa. E ainda terá a carteira de trabalho verde amarela sem direito nenhum, legalizando o trabalho informal sem registro em carteira de hoje.
    Já Haddad é a retomada do governo Lula, com crescimento do mercado interno através da valorização do salário mínimo e erradicação da pobreza.

    Ultra Mario

    11/10/2018 - 16h12

    Querem cobrar do Ciro o que não cobraram do PT????


Leia mais

Recentes

Recentes