Menu

5 formas de se diferenciar no mercado de trabalho

Devido à situação socioeconômica brasileira, muitas empresas decidiram realizar gastos no que diz respeito à contratação de novas pessoas. No entanto, em meio aos cortes e demissões, as organizações ainda precisam funcionar. E quem se vê sem trabalho imagina o quanto alguns setores estão relutantes na hora de fechar contrato, tornando a procura por recolocação […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Devido à situação socioeconômica brasileira, muitas empresas decidiram realizar gastos no que diz respeito à contratação de novas pessoas. No entanto, em meio aos cortes e demissões, as organizações ainda precisam funcionar.

E quem se vê sem trabalho imagina o quanto alguns setores estão relutantes na hora de fechar contrato, tornando a procura por recolocação ainda mais difícil. Apesar do cenário, é preciso prosperar e buscar maneiras de se manter motivado e preparado quando aparecer uma nova oportunidade de trabalho.

Por conta disso, separamos 5 formas de se diferenciar no mercado de trabalho. Você acompanha o conteúdo logo abaixo.

1. Mantenha-se atualizado e capacitado

O desemprego e a falta de recursos não são justificativas para o profissional não buscar por qualificação. Para isso, a internet é capaz de suprir qualquer necessidade, uma vez que conta com inúmeras opções de cursos longos, curtos e de diferentes setores do mercado – muitos deles gratuitos.

Além disso, existem vários locais que promovem palestras presenciais e cursos rápidos SAP sem haver custos, a fim de divulgarem seus serviços nestes momentos de crise, criando uma relação de troca de favores, pois ganha quem participa do curso e ganha a empresa.

2. Explore locais para enviar o currículo

As redes sociais já fazem parte da vida do brasileiro há muito tempo, podendo ser muito úteis na procura por uma oportunidade de emprego. Existem grupos direcionados somente para a oferta de vagas de emprego, onde o candidato pode receber o email e enviar o seu currículo.

Além disso, existem sites de blogs autenticados, com a mesma finalidade. Alguns são pagos, outros são gratuitos. Por isso, é importante criar um perfil em cada uma dessas plataformas. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

3. Estude a empresa

Você acaba de ser convocado para uma entrevista de emprego, mas quando chega na hora, percebe que não estudou nada sobre a empresa. E agora?

Para evitar esse constrangimento, o recomendado é acessar o site da empresa e conhecer um pouco sobre ela. Algumas informações, como missão, visão e valores podem ajudar. Ou, então, busque sobre a organização em sites de notícias e portais.

É mais que importante conhecer o foco de atuação da empresa, quais tipos de funcionários têm vez dentro do ambiente, dentre outras informações.

4. Avalie outras possibilidades

Avaliar as possibilidades é manter-se em movimento. Portanto, não fique bitolado por não ter passado em uma entrevista, ou porque está há um bom tempo fora do mercado de trabalho. Pensamentos negativos afastam as oportunidades.

Posturas derrotistas, sensação de vazio ou inutilidade podem atrapalhar a procura por emprego. Por isso, mantenha-se de pé e continue a buscar pelos seus sonhos.

5. Não foque suas escolhas em dinheiro

Focar somente no dinheiro que determinada vaga de emprego pode pagar é um passo dado no escuro. Isso porque as empresas não querem saber se você precisa ou não de dinheiro. Elas querem profissionais qualificados.

Ou seja, o trabalhador precisa entender o que está sendo proposto pela vaga e se mostrar capaz, independente do salário. É claro, o valor pago é importante, mas na hora a empresa quer saber de suas qualidades profissionais, não da motivação pela parte financeira.

Parceiro de Conteúdo: Evo Educação

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eu Mesmo

29/11/2018 - 12h56

Outra coisa importante é, mesmo o trabalhador comum, nunca esquecer da lei da oferta e demanda. Mesmo o mercado de trabalho tbm está sujeito a ela. Empregador nenhum contrata por caridade. Ele contrata se precisar.

Eu Mesmo

28/11/2018 - 23h14

Muito bom o texto. Excelente mesmo.
Acrescentaria para a pessoa pensar em valor. Empresas vão contratar e remunerar os profissionais de acordo com o valor que aquilo que ela fizer agregar à empresa.
E se a pessoa está preocupada com automação, Marcelo Taz certa vez, no Jornal da Cultura, disse que se vc não quiser perder seu emprego para um robô, não trabalhe como um robô. Tem a ver com a noção de valor (o quanto vale aquilo que vc faz) que falei acima.

P.S. Pq esse post não apareceu em destaque?? Só o vi na lista, do lado direito.

Paulo

27/11/2018 - 19h42

O desemprego é uma chaga. E só vai aumentar, especialmente no trabalho menos qualificado. As vagas estão minguando. Mesmo o emprego na indústria. Se Marx vivesse hoje, teria que reinventar a teoria da mais-valia…

Recentes

Recentes