Menu

O ministro das Relações Exteriores defende mudanças na estrutura diplomática brasileira

“Jamais interpretarei a defesa da tradição como um apelo cego ao passado. Tampouco como uma justificativa vã para o imobilismo diante dos nossos desafios”, disse Brandelli. “O povo brasileiro falou nas urnas que quer mudanças e dedicarei todo esforço para promover e implementar estas mudanças conforme as orientações.” O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Jamais interpretarei a defesa da tradição como um apelo cego ao passado. Tampouco como uma justificativa vã para o imobilismo diante dos nossos desafios”, disse Brandelli.

“O povo brasileiro falou nas urnas que quer mudanças e dedicarei todo esforço para promover e implementar estas mudanças conforme as orientações.”

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu, hoje (3), a necessidade de mudanças na estrutura diplomática brasileira. Segundo ele, é necessário reestruturar o órgão para que continue a ser “um sustentáculo” do país. A afirmação ocorreu durante a cerimônia em que o novo secretário-geral do Itamaraty, o diplomata Otávio Brandelli, foi empossado no cargo.

“Assim como eu, Otávio [Brandelli] é alguém que ama esta instituição e que, por isso mesmo, sente que devemos mudar algumas coisas para que o Itamaraty continue sendo um sustentáculo deste edifício que estamos construindo no Brasil”, disse o chanceler, que viaja ainda hoje para Lima, no Peru.

Araújo disse estar convencido de participar da “construção de algo novo” no país. “Diante da política externa que queremos implementar, temos que ter esta mentalidade de que estamos construindo algo e não simplesmente administrando. E de que este edifício que estamos construindo faz parte de algo maior, coeso”, acrescentou Araújo.

Sobre Brandelli, com quem serviu em Bruxelas, o ministro disse ser um “dos diplomatas mais competentes de qualquer geração. Um gestor brilhante”.

Mudanças:

Ao discursar, Brandelli também comentou a necessidade de mudanças. Atribuindo ao posto de secretário-geral a atribuição de “manter a tradição” da pasta, ele assegurou que não vai se apegar à defesa da tradição como forma de dificultar as inovações de que a pasta precisa.

“Jamais interpretarei a defesa da tradição como um apelo cego ao passado. Tampouco como uma justificativa vã para o imobilismo diante dos nossos desafios”, disse Brandelli. “O povo brasileiro falou nas urnas que quer mudanças e dedicarei todo esforço para promover e implementar estas mudanças conforme as orientações.”

Como secretário-geral, Brandelli será o principal assessor do chanceler e também será responsável por parte das questões administrativas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Iudna

06/01/2019 - 18h07

Esse chanceller de pés de esterco é um analfabeto ,ignorante, sem condições . Ele vai em pedir demissão.

Rômulo

06/01/2019 - 11h18

O Estado é laico.
Não adianta só falar de Jesus. Tem que fazer o que Jesus fazia. Fazer é mais difícil do que falar.
Não adianta falar de Deus e estar milhões de brasileiros desempregados e muitos com fome.
Para fazer isso não precisa de diplomata e nem de político. Um pastor ou padre seria muito mais eficaz.
E cá entre nós tem muitos pastores pop stars no Brasil ganhando milhões de reais por mês e que não reparte a fortuna com ninguém. Para que um pastor precisa de um yate ?
É uma inversão de funções sem igual no Brasil. Pregadores fazem política e políticos pregam.
Mas bem feito para o povo. Não vai sobrar pedra sobre pedra.

Elzo

04/01/2019 - 14h17

Criado a amamentado dentro do itamaraty.

Reginaldo Gomes

04/01/2019 - 14h11

Como é intrigante o medo e pânico que toda a esquerda tem desse chanceler!!!!
Porque será?
Todas as ações práticas que ele elencou em seu discurso são rigorosamente iguais a de todos seus antecessores (negociar com todo mundo , respeitar os países, ouvir, etc…)????
Num é intrigante????
O chanceler é gênio e sabe onde tá a cagada dos últimos 200anos de poder temporal!!!!! O poder temporal dos últimos 200anos ( capitalismo, comunismo, socialismo, sionismo, globalismo , progressismo, neoliberalismo, etc…….) quis governar o mundo e as pessoas totalmente apartado e desconectado do poder espiritual , como se isso fosse possível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Num é possível!!
O poder espiritual é superior, criou e sustenta o poder temporal!!
Esses dois séculos negando, omitindo e deturpando o poder espiritual foram terríveis . Nunca se matou tanta gente, devastou o planeta, poluição incontrolável do ar e das águas, guerras nucleares, extinção da fauna e flora, etc…. Fracasso retumbante de todas as ideologias!!!!!!!!!
O chanceler vai fazer tudo igual , porém , com Deus acima de tudo. Da turma do bolsonaro ele é o que mais falou de Deus em essência.
Ele é o que mais está alinhado com os 86,8% de cristão que tem no Brasil, que tem fé em Deus , Jesus Cristo, espiritualidade e transcendência.
Não é pouca gente.
Graças a Deus!
Que Deus esteja sempre no controle!!!

    Nostradamus ( banquinho & bacia )

    05/01/2019 - 16h13

    Vocês não passam de uns intolerantes, desnaturados, desumanos… pecam dia e noite contra o segundo mandamento que preceitua não usar Seu nome em vão! Querem que uma maluca fique monitorando o comportamento da sociedade civil com uma moral de costumes do arco da velha, uma insanidade atrás da outra. Respeito o crente de outras igrejas protestantes sérias mas não estes idiotas da teologia da prosperidade. Menos ainda esta bichana que mente ter visto Jesus cristo num pé de goiabeira. São lobos ferozes em pele de cordeiro, moralistas com fixação em SEXO!!! Fora satanás ! Trás a mamadeira de piroca! Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tou louca! fora fora foraaaaaaaaa satanas ai ai ai mamadeira de piroca!!!!!!

Aurélio Brics

04/01/2019 - 11h02

Russia! Russia! Vladimir Putin!
China! China ! Xi Jinping !

Luiz Felipe de Oliveira Lopes

04/01/2019 - 03h57

Nos meus 60 anos, nunca vi melhor Itamarati do que o liderado pelo Celso Amorim juntamente com o Guimarães. Foram os melhores depois de Rio Branco. Esses néscios estão prejudicando o Brasil e nos envergonhando diante do mundo. E tem brasileiro que ainda apoia estes imbecis.

Paulo

03/01/2019 - 22h47

Deixe-me ver se entendi: o objetivo seria desvincular-se da sordidez ideológica do PT, que aparelhou o MRE e reorientou a política externa brasileira, por mais de uma década? Se for isso, estamos de acordo. Agora, se for pra imitar os petistas com viés trocado estou fora…

Admar

03/01/2019 - 16h40

Quanto mais de 4 ficarmos diante dos gringos melhor!!!


Leia mais

Recentes

Recentes