Menu

Bolsonaro desiste de base americana no Brasil

É uma importante vitória dos militares nacionalistas que, pelo jeito, existem… No Terra Bolsonaro desiste de base americana no Brasil, diz jornal Segundo a “Folha de S.Paulo”, presidente fez chegar a informação a oficiais generais das Forças Armadas, que eram contrários à proposta O presidente Jair Bolsonaro recuou da intenção inicial de possivelmente permitir a […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

É uma importante vitória dos militares nacionalistas que, pelo jeito, existem…

No Terra

Bolsonaro desiste de base americana no Brasil, diz jornal

Segundo a “Folha de S.Paulo”, presidente fez chegar a informação a oficiais generais das Forças Armadas, que eram contrários à proposta

O presidente Jair Bolsonaro recuou da intenção inicial de possivelmente permitir a instalação de uma base militar norte-americana em território brasileiro, e fez chegar a informação a oficiais generais da cúpula das Forças Armadas que eram contrários à proposta, segundo o jornal “Folha de S.Paulo” desta terça-feira (8).

A Folha informou que apurou com generais que o recado foi passado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, depois da repercussão negativa entre a cúpula militar da ideia levantada pelo presidente.

Bolsonaro sinalizou na semana passada, em entrevista ao SBT, a possibilidade de instalação de uma base dos EUA no Brasil. Uma alta fonte militar disse à “Reuters” que as Forças Armadas são contra essa ideia.

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, confirmou a abertura de Bolsonaro a uma possível base dos EUA em entrevista a repórteres em Lima, na sexta-feira, após encontro de chanceleres da região sobre a crise atravessada pela Venezuela.

Na entrevista ao SBT, Bolsonaro afirmou que sua aproximação com os EUA é “uma questão econômica, mas pode ser bélica também”, e disse, ao ser indagado sobre a possibilidade de instalação de uma base militar norte-americana em solo brasileiro, que “a questão física pode ser até simbólica”.

A sinalização feita por Bolsonaro foi mais uma demonstração do presidente da vontade de aumentar a aproximação do Brasil com os Estados Unidos. Bolsonaro não esconde sua admiração pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e o governo brasileiro espera a confirmação de sua visita aos EUA dentro dos próximos meses.

Reuters

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luis Campinas

08/01/2019 - 21h18

A questão não é só dos militares, afinal criar uma base dos EUA, com um mundo que está mudando de mão para a China deslocar seus investimentos para outros cantos mais promissores, conta mais. Na verdade é o tal “bode na sala”. Com isso, todos felizes com a entrega da base de alcântara.

Regina Zept

08/01/2019 - 20h42

Enquanto O Cafezinho opta por babar o ovo de Ciro Gomes, o Conversa Afiada destrói o idiota até não sobrar nem pó. Que diferença! https://www.conversaafiada.com.br/politica/ciro-gomes-qual-e-a-sua

Paulo

08/01/2019 - 19h39

Pelo menos alguém parece ter juízo nesse grupo bolsonarista. O pior é se desdizer, e a impressão de que o intrépido Capitão é um fraco, inseguro. Ainda espero estar enganado. Outra coisa preocupante é que, se Bolsonaro se mostrar inepto para a governança, e a coisa sair fora de controle, a chance dele renunciar (ou, até, ser morto) é grande…

Milton

08/01/2019 - 19h03

De um lado diz que cortará privilégios mas do outro membros do seu regime desgovernamental estão empregando parentes.
Enquanto isso seus ministros tramam destruir as proteções e conquistas sociais do povo brasileiro.

    Justiceiro

    08/01/2019 - 20h34

    Qual parentes ‘estão empregando’? Se se refere ao filho do vice-presidente, o rapaz está no BB há 19 anos por que passou em concurso público.

    Miguel, que é um jornalista esquerdista fora da curva, ainda não publicou nada sobre a nomeação do filho de Mourão para a assessoria da presidência do banco.

    É que Miguel sabe que, embora possa parecer fora de ordem, a nomeação não cometeu nenhum ilícito. O rapaz está no banco há quase duas décadas. Não entrou no banco por nomeação simples. Foi promovido.

CAR-POA

08/01/2019 - 14h14

————É uma importante vitória dos militares nacionalistas que, pelo jeito, existem…————-
Miguel ,vc continúa descendo a ladeira ,imaginar que nessa organização exista un nacionalista é acreditar em Papai Noel.
Provas AO LONGO DA HISTÓRIA e ainda mais ,nos fatos acontecidos recentemente,invalidam qualquer chance de existir ,UM,SÓ UM dessa organização pro-americana que seja a favor do país.
Largue de ser ingênuo

CAR-POA

08/01/2019 - 13h55

UM GOVERNO DE IMBECIS,SABUJOS DO IMPERIO DO NORTE,INCOMPETENTES ,INCLUA-SE AÍ TODA A TURMA DO GOLPE ,MILICOS,JUDICIÁRIO,MÍDIA,BANDO DE BOSTAS!!
MAS NÃO DEVE SE PERDER O FOCO DO QUE REALMENTE IMPORTA,O DESASTRE QUE ELES QUEREM PROVOCAR NA ECONOMIA E NAS RELAÇÕES SOCIAIS.

Reginaldo Gomes

08/01/2019 - 11h59

Governo novo; pautas identitárias novas; ( base, armas, azul/rosa, b,v. da globo, censura da imprensa, etc…)

Gustavo

08/01/2019 - 11h39

Mais uma demonstração da completa falta de articulação de Bolsonaro e seu time. A todo instante temos uma demonstração de que as coisas não são combinadas e aí vem o constrangimento de desfazer algo.

Nessas idas e vindas o saldo sempre se mostra negativo. Normalmente o agrado não foi solicitado (base americana, embaixada de Israel, redução da idade mínima, etc). Depois que o agrado é feito a expectativa é gerada e quando o agrado não solicitado é retirado voltamos ao momento inicial com uma expectativa negativa.

Adicionalmente isso enfraquece o presidente. Quem vai acreditar na palavra de alguém que toda a hora volta atrás ? É confuso até pra saber com exatidão quem dá as cartas além da impressão nata de que nada é analisado com seriedade, pois, somente depois da notícia dada é que se descobre que não foram feitas todas as análises ou ainda nem todos os envolvidos foram ouvidos.

Sinceramente se começar nesse tom vamos ter problemas.

    CAR-POA

    08/01/2019 - 13h52

    VC JÊNIO,ESPERAVA ALGO DIFERENTE DA BANDA DE DELINQUENTES INCOMPETENTES QUE ROUBOU O PODER NO BRASIL?????

      Gustavo

      08/01/2019 - 15h27

      Olá CAR POA

      Espero que um dia você ataque menos e discuta mais rs.

      Eu não faço defesa ao Bolsonaro, mas acho que o mínimo que se espera de um presidente e seu time é que eles se alinhem e conversem.

      Em se tratando de um ex-militar, a palavra estratégia deveria fazer ainda mais sentido mas pelo visto esse time do executivo não conhece o que isso significa. É cada um agindo por si e que se avalie depois o resultado.

Antonio Carlos martins

08/01/2019 - 10h46

Eu vi a reportagem dele oferecendo a base ao Sr. Pompeu do governo trump! Mas quem manda são os milicos que são contra!

Alan Cepile

08/01/2019 - 09h56

Mas como assim?! Até ontem essa insanidade tava de pé… Até quando esse (des)governo vai ficar batendo cabeça nesse eterno vai e volta??


Leia mais

Recentes

Recentes