Menu

O Cafezinho no The Guardian

Perdoem-me o cabotinismo, mas nesses tempos bicudos não podemos deixar passar essas pequenas vitórias da mídia alternativa. O principal correspondente do The Guardian no Brasil, Dom Philips, publicou matéria sobre as polêmicas envolvendo a condenação de Danilo Gentili, e teve a generosidade de mencionar a opinião deste modestíssimo blog (modestíssimo é uma ironia inspirada numa […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Perdoem-me o cabotinismo, mas nesses tempos bicudos não podemos deixar passar essas pequenas vitórias da mídia alternativa.

O principal correspondente do The Guardian no Brasil, Dom Philips, publicou matéria sobre as polêmicas envolvendo a condenação de Danilo Gentili, e teve a generosidade de mencionar a opinião deste modestíssimo blog (modestíssimo é uma ironia inspirada numa piada de Veríssimo, que se declarava o homem mais humilde do mundo).

O The Guardian é um dos jornais de maior audiência online no mundo. E tem um longo e sólido histórico de orientação progressista.

***

On The Guardian

Brazilian comedian gets jail sentence for video attacking leftwing politician

Danilo Gentili, a conservative known for his aggressive attacks on the left, was tried over a 2017 clip he shared on social media

Dom Phillips in Rio de Janeiro

Thu 11 Apr 2019 22.11 BST
Last modified on Fri 12 Apr 2019 16.45 BST

A row over free speech has erupted in Brazil after a foul-mouthed conservative comedian was given a six-month jail sentence for abusing a leftwing politician.

Known for his aggressive attacks on the Brazilian left, Danilo Gentili, 39, was sentenced by a judge in São Paulo on Tuesday for his comments about Maria do Rosário, a congresswoman for the southern state of Rio Grande do Sul. He remains free pending appeal.

Gentili was tried over a 2017 video he shared on social media, in which he ripped up a notice he had been sent by the Brazilian congress asking him to remove offensive tweets about Do Rosário, stuffed it into his underpants and directed obscenities at her.

In her ruling, Judge Maria do Prado wrote he could have removed the tweets or taken legal advice. Instead, he “decided to record a video with highly offensive and reproachable content, leaving very clear your intention to offend”.

Do Rosário has often been a target for attacks from the Brazilian right. In February, Brazil’s supreme court upheld a ruling that Jair Bolsonaro pay her about £3,000 ($3,920) in damages for telling her she “did not deserve” to be raped in 2014.

On Tuesday, Bolsonaro was criticized for expressing solidarity with Gentili, despite failing to do so for the family of a Rio man who was killed earlier in the week when soldiers fired 80 bullets into his car.

Do Rosário welcomed Tuesday’s verdict in a series of tweets. “Impunity can’t prevail in any way when you are dealing with people’s honour,” she said, while the Workers’ party president, Gleisi Hoffmann, tweeted clapping hands.

But the leftist blog O Cafezinho (the Little Coffee) called the verdict “mistaken”, saying: “Today it’s Danilo Gentili, a humourist hated by the left. Tomorrow it could be anyone who said some tough words against the Bolsonaro family.”

Gentili – who once shared a positive tweet about fascism and linked the leftwing Socialism and Freedom party to paedophiles in a standup show – tried to laugh off the sentence. “I’m worried about who will bring me a cellphone in prison, who will bring cigarettes,” he told the Jovem Pan radio station.

“I prefer to be jailed than kneel down,” he said. “I don’t think I did anything wrong.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge

16/04/2019 - 06h53

Ou se defende a liberdade de expresssao, ou admitimos que queremos uma ditadura. Nao existe meio-termo, como “caso a caso”. O tal do “caso a caso” é justamente o que tinhamos da nossa ditadura.

Paulo

15/04/2019 - 20h17

Não concordei com a opinião expressa na matéria do Cafezinho (acho que o Danilo deveria, sim, puxar uma cana, ainda que leve e breve), mas, de qualquer forma, parabéns!

Justiceiro

15/04/2019 - 17h56

Parabéns, Miguel, você merece.

E a rataiada está inconformada por ver seu post publicado no The Guardian. Eles acham que você deveria sair contra Gentili só porque do outro lado está aquela deputada acostumada a xingar e ofender os outros. (dia desses ela foi posta pra correr de um velório). KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Já lhe disse, Miguel; você é um jornalista esquerdista fora da curva. Largue esses zumbis e venha para o nosso lado, o lado dos bons.

    Octavio

    15/04/2019 - 22h44

    Venha para o lado negro?!! Só se ele for violento, racista e homofóbico!!!

Carlos

15/04/2019 - 17h54

Vamos ver se a reação dos petistas se o Gregório Duvavier for processado pelo ex- juiz Sérgio Moro. Um ofício do promotor Lucilio de Held Junior, do Paraná, enviou o ofício ao ex- juiz Sergio Moro comunicando suposto crime de injúria. O humorista Gregório Duvavier atacou a honra do ex- juiz Sèrgio Moro usando de palavras de baixo calão nas manifestação do Lula Livre em Curitiba no dia 7 de abril de 2019, quando então o ex- presidente Lula fez aniversário de uma ano de prisão.

Brasileiro da Silva

15/04/2019 - 17h11

Parabéns, Miguel.

NeoTupi

15/04/2019 - 15h59

E o deputado “Mamãe falei” condenado a indenizar Marcelo Freixo em R$ 100 mil? Não sei o motivo da condenação, mas quando esquerda vence alguma coisa no judiciário geralmente é porque o réu fez muita m…
O Psol passou a campanha criticando o auxílio moradia dos juízes. Não é muito popular entre os togados.
Mas se formos falar de injustiça de fato, o que interessa no mundo de hoje é #FreeAssange e #LulaLivre (o maior preso político do mundo hoje, segundo Noam Chonsky).

    Roque

    15/04/2019 - 17h00

    Gentilli livre!!!!!!

      Alan C

      15/04/2019 - 17h17

      Rogério 157 livre!!!!

Renato

15/04/2019 - 15h55

“modestíssimo é uma ironia inspirada numa piada de Veríssimo, que se declarava o homem mais humilde do mundo”. Eu pensei que modestíssimo fosse uma ironia inspirada numa piada de Lula , que se declarava o homem mais honesto do mundo . kkkkkkkkkk

    Octavio

    15/04/2019 - 22h46

    O mais honesto do mundo é o Bolsonaro!! Seu ídolo!!!

      Renato

      16/04/2019 - 01h10

      Não tenho Bolsonaro como ídolo, mas que foi divertido ver um sujeito tosco como ele botar na bunda de Lula , de Ciro, de Haddad e na sua, lá isso foi !

        Alan C

        16/04/2019 - 07h50

        O único que levou foi o povo, mais ninguém.

          Renato

          16/04/2019 - 17h01

          Bolsonaro botou na sua bunda também ! kkkkkkkk

Renato

15/04/2019 - 15h52

Olhem o vira-latas brasileiro abanando o rabinho e levantando as patinhas ! kkkkkkk

    Oblivion

    15/04/2019 - 19h06

    Sim, com o Trump e com o Natanael. Mas já faz um tempo. Por que, teve outra? Com o Trump teve várias eu sei, é praticamente uma vergonha por mês. E o engraçado é que os retardados mentais votaram no cara empunhando a bandeira do Brasil e se dizendo nacionalistas…. Mas antes fosse só a necessidade de se mostrar submisso o tempo todo, o pior que aí vai a base de Alcântara, a Amazônia, exportações em risco pra países árabes, Rússia e China, e por aí vai, só ladeira abaixo.

Zé Maconha

15/04/2019 - 15h48

Complementando:
No carnaval uma garota foi preza por usar uma fantasia com folhas de maconha.
Ela não ofendeu nem difamou nimguém , apenas expôs seu amor por uma planta.
O Cafezinho defendeu a liberdade de expressão dela?
Não , porque o objetivo do Miguel é pagar de isentão , nunca foi defender a liberdade de expressão.
Miguel já defendeu o Queiroz e agora defende o Gentili , agora defender a liberdade de um certo ex presidente preso sem provas por uma reforma que nunca aconteceu num imóvel que não é dele , isso tá difícil.

    NeoTupi

    15/04/2019 - 16h00

    #LulaLivre e #FreeAssange é que valem a luta.

    Eu

    15/04/2019 - 16h17

    Já fumou um hoje Zé ?

      Zé Maconha

      15/04/2019 - 16h40

      Ainda não , acordei tarde hoje.
      Daqui a pouco.

    Carlos

    15/04/2019 - 17h47

    E o caso do humorista Gregório Duvavier que participou do protesto político do Lula Livre em Curitiba no dia 7 de abril de 2019 (quando o ex- presidente Lula fez aniversário de um ano da sua prisão), onde ele covardemente a atacou a honra do ex- juiz Sérgio Moro com palavras de baixo calão. Agora o Gregório Duvavier está com medo se ser processado por crime de injúria pela Justiça do Paraná.

Hamilton

15/04/2019 - 15h39

O guardian o progressista so na cabeça do cafezinho.

Zé Maconha

15/04/2019 - 15h28

Como admirador do grande Bakunin defendo que cada um diga o que quiser.
Agora temos que ter compromisso com a verdade , ele difamou a filha da Maria do Rosário , e ele a ofendeu , não foi um ataque como a matéria diz.
Se eu disser o mesmo para a mãe do Miguel ele não vai me processar?
Duvido muito.
O dia em que um jovem negro e pobre puder falar para um policial o que o Gentili disse sem ser torturado até a morte eu concodarei com vocês.
E o the Guadian não sabe que o Cafezinho já passou pro lado sombrio faz muito tempo.

Roque

15/04/2019 - 15h00

Miguel, parabéns pelo seu trabalho. Por isto que eu sempre digo, quem dera se os outros blogs progressistas tivessem a mesma credibilidade, imparcialidade e seriedade que O Cafezinho tem. Admiro a sua postura e respeito a sua opinião. É por isto que vc é respeitado por todo mundo. Já os outros blogs de esquerda… Haja babação de ovos dos bandidos de esquerda.

Alan C

15/04/2019 - 14h13

Jornalismo de qualidade e responsabilidade.

    Renato

    15/04/2019 - 15h56

    Jornalismo de responsabilidade e qualidade que defende Nicolás Maduro e que dizia que Joaquim Barbosa recebia vencimentos da UERJ sem trabalhar

      Alan C

      15/04/2019 - 17h19

      Tá certo e mantenho meu comentário anterior.

Sergio Araujo

15/04/2019 - 14h02

Parabèns !!


Leia mais

Recentes

Recentes