STF discute prisão em 2ª instância

Datafolha: quase 60% dos brasileiros acham que Moro teve conduta “inadequada”

Por Miguel do Rosário

06 de julho de 2019 : 17h36

Segundo o Datafolha, 58% dos entrevistados acham que a Vaza Jato revelou que Moro teve conduta “inadequada”.

73% dos entrevistados mais jovens, até 24 anos consideram que as conversas reveladas pela Vaza Jato mostram uma conduta “inadequada” do ministro Sergio Moro.

A reprovação de Sergio Moro, pelo corte de classe, não mostra grandes diferenças. Todas as classes consideram sua conduta “inadequada”, inclusive setores médios, como os que ganham entre 2 e 5 salários.

Os números foram divulgados há pouco pela Folha.

 

No geral, apesar da maioria considerar que os diálogos da Vaza Jato mostram que Moro teve conduta “inadequada”, 55% acham que ele não deveria deixar o cargo por causa disso; mas 38% acham que sim, que ele deveria deixar o cargo.

A avaliação do ministro sofreu um abalo razoável com a Vaza Jato: sua avaliação de “ótimo/bom” caiu 7 pontos, de 59% em abril de 2019 para 52% hoje. Ainda é, todavia, um nível alto.

 

Uma grande maioria, de quase 60%, acha que as irregularidades de Moro, reveladas pela Vaza Jato, são graves e que suas decisões devem ser “revistas”.

 

Entretanto, mesmo após as reportagens do Intercept e de outros veículos, na cobertura do escândalo da Vaza Jato, uma maioria de 54% ainda considera que a prisão de Lula foi “justa”.

O último levantamento do mesmo instituto referente à prisão de Lula havia sido feito em abril de 2018, e os números são praticamente os mesmos: 54% achavam a prisão justa, e 40%, injusta. 

O percentual dos que consideram a prisão de Lula como “injusta” oscilou 2 pontos para cima, e hoje é de 42%.

No Nordeste, uma maioria de 56% considera, hoje, que a prisão de Lula é injusta, percentual porém um pouco menor do que os 61% de abril de 2018.

Nos próximos dias, o Datafolha deve divulgar o relatório estratificado completo. Entretanto, como os números referentes à prisão de Lula permaneceram praticamente os mesmos, repetimos aqui os números estratificados do relatório de abril do ano passado sobre o tema.

Algumas observações que podemos fazer (e que ainda não fizemos acima), sobre os números divulgados hoje pelo Datafolha:

  • No Sul, o apoio à prisão de Lula era de 64% em abril de 2018, e permanece em 63% hoje.
  • Entre os que tem ensino superior, 71% achavam justa a prisão de Lula, em abril de 2018, percentual que caiu para 62% na pesquisa divulgada hoje. Esta é a única mudança mais expressiva, e positiva para Lula, verificada no período.
  • Houve queda de 71% para 67% no apoio à prisão de Lula entre brasileiros com renda familiar média acima de 10 salários.

Abaixo, tabelas do relatório de abril de 2018, referente à prisão do ex-presidente.

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

37 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

João Ferreira Bastos

07 de julho de 2019 às 11h43

Bolsonaro traidor

moro ladrão

Responder

Marcos

07 de julho de 2019 às 11h37

Segundo o Ibope, o poste marmita de presidiário Andrade, é o novo presidente do Brasil. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Os pelegos piram !!!

Responder

Alexandre Neres

07 de julho de 2019 às 10h55

Pobre conge. O último bastião que ele tinha era a opinião pública e esta já considera, antes das revelações da Veja, que sua conduta foi inadequada. Deve-se deixar claro que o poder judiciário é contramajoritário, então não tem a menor importância o que a maioria pensa, vale o que está demonstrado nos autos, desde que tenha sido observado o devido processo legal. Só que não. Estamos no Brasil. Aqui temos um ministrinho do supremo que se vangloria de captar o sentimento popular ao mesmo tempo que se acha um iluminista que pode apontar qual caminho devamos trilhar. Ora o conge diz que não tem nada demais nas gravações, ora diz que querem caluniá-lo e enterrar as investigações contra os corruptos. Diz que não falou do MBL, mas mesmo assim pediu desculpas. Percebem como o velhaco vai metendo os pés pelas mãos? Rodrigo Maia mandou bem. Disse que quando os vazamentos eram para um lado era bacana, quando é para o outro não pode, fazendo o paralelo com os diálogos da Dilma e do Lula em um momento crucual. Isso significa, segundo ele, dois pesos e duas medidas. Não se pode esperar que um jornalista não publique um assunto quando for notícia e aí vem o correlato sigilo da fonte. Se um suposto hacker invade algo, não é muito razoável exigir dele que cumpra as leis. Porém, de um juiz espera-se que siga o ordenamento jurídico e não vaze as informações que detenha, a menos que se trate de um JUIZ LADRÃO!

Responder

degas

07 de julho de 2019 às 09h02

Como previsto, a tática de lançar matérias em tom escandaloso alcança mais sucesso com os mais inexperientes (mais jovens) e mais desinformados (em geral também mais pobres). O sujeito mal sabe ler e escrever, não sabe que, ao contrário dos filmes estrangeiros, o juiz pode falar com advogados e promotores no sistema brasileiro, etc. A tática dos petistas é, como sempre, apostar no apoio dos ignorantes. Quando você sobe o nível, encontra pessoas que conseguem analisar o que cada lado apresenta. E aí o apoio ao Moro e à Lava Jato continua avassalador. Só escapa aquela minoria que idolatra o ladrão preso em Curitiba.

Responder

Alan C

07 de julho de 2019 às 07h25

TÁ FICANDO BOM!!!!! Quero ver o que o marreco e o sumidão do DD vão alegar quando os mais de 2 mil áudios (DOIS MIL!!!!) forem analisados e publicados… Vão falar que contrataram o Tom Cavalcanti pra imitar a voz deles kkkk

Passa KY no * miliciada!!!!!

Responder

Miramar

07 de julho de 2019 às 00h21

Existem aqueles que como eu, nunca acreditaram na Lava Jato.
Existem aqueles que só estão começando a desconfiar agora.
Daí dizer que o antipetismo está diminuindo, é desconhecer totalmente o que pensa o brasileiro médio.

Responder

    Alan C

    07 de julho de 2019 às 06h49

    E existem os pobres de direita idiotizados pela Miriam Leitão que acreditam até em Papai Noela se ela disse que eles devem acreditar kkkkk

    Responder

LUPE

06 de julho de 2019 às 22h11

Caros leitores
Ele deve satisfações às leis de Miami
ou a algo (muitíssimo) maior?
O sobrinho da TIA?

Responder

Admar

06 de julho de 2019 às 21h47

Tá fazendo água no barco dos Bolsominions/Moristas. Tem muito rato pulando fora do Farsa a Jato! Nada como um dia após o outro. Nenhuma mentira se mantém de pé por um longo tempo. E/T “e conhecereis a verdade e a verdadei vos libertará”! Palavras do profeta JegueNalro!!!

Responder

    Alan C

    07 de julho de 2019 às 06h50

    Dou apenas alguns meses pra que digam que nunca foram da bozolândia e que sempre foram Dória… só esperar rs

    Responder

Ricardo

06 de julho de 2019 às 19h09

Porem os mesmos 54 % de sempre acham q lula deve continuar preso!!

Responder

    Francisco

    07 de julho de 2019 às 00h15

    Se com todo o monopólio da mídia sob comando da Globo da família Marinho, parceiro da justiça lavajateira, há quatro anos desinformando diuturnamente sem contraditório correspondente sobre o processo, para criminaliza-lo, 42% consideram injusto o ‘sequestro político de Lula’, imagine quando todos souberem de fato o significado de que está condenado na ausência de provas, na sentença, por corrupção passiva, através de ato de ofício INDETERMINADO e lavagem de dinheiro, por ATRIBUIÇÃO de bem, duas ‘jabuticabaças’ criativas da ‘justiça lavajateira’, para não explicar o que sabem jamais terá explicação, quando a democracia e a justiça de fato, vigorarem novamente no país.

    Responder

    Alan C

    07 de julho de 2019 às 07h20

    São os mesmo que nas passeatas dos coxinhas carregavam faixa “Cunha é corrupto mas está do nosso lado”.

    Responder

Alan C

06 de julho de 2019 às 19h07

60% de brasileiros conscientes.

40% de pobres de direita inúteis

Responder

    Marcio

    06 de julho de 2019 às 21h51

    Esqueceram de perguntar a opinião dos tanques do exército. Kkkkk

    Responder

      Alan C

      06 de julho de 2019 às 22h21

      Pobre de direita e tanque é a mesma coisa, o QI é igual.

      Responder

        Marcio

        06 de julho de 2019 às 22h26

        Kkkkk.

        #frota 2022

        Responder

          Alan C

          06 de julho de 2019 às 22h36

          “A culpa não é minha, eu votei no Aécio”

          ahuauhauhauhauh

          Alan C

          07 de julho de 2019 às 06h47

          “A culpa não é minha, eu votei no Aecio”

          rs

Alan C

06 de julho de 2019 às 18h52

Ah uma bala nessa cabeça.

Bandido bom é bandido morto.

Responder

    Onofre Junqueira

    06 de julho de 2019 às 19h00

    E só voce tentar a sorte ; cagão militonto Quer arriscar meter uma bala na minha cabeça? Ou vai cagar no pau ? kkkkkkkk

    Responder

    Onofre Junqueira

    06 de julho de 2019 às 19h10

    Poxa, fiquei com medo .O militonto valentao vai comprar umas balas toffe e jogar na minha cabeça ! kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

      Alan C

      06 de julho de 2019 às 20h21

      Ué, vc já se dispôs a morrer no lugar dele?? kkkkk Um pobre de direita metido a mártir agora

      Fique à vontade milicete, podem ficar em fila abraçados, assim a gente gasta uma bala só, por mim vc e ele são a mesma merda kkkk

      Responder

        Onofre Junqueira

        06 de julho de 2019 às 21h29

        O Alanzinho vai enfiar as balas toffes no próprio â.n.u.s, vai peidar e expeli-las em direçao à cabeça de Moro ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Responder

          Alan C

          06 de julho de 2019 às 22h22

          Nossa, como vc é engraçado!

          Tava brincando, é apenas um retardado kkkk

          Onofre Junqueira

          07 de julho de 2019 às 00h16

          Alanzinho e seus mortíferos pei;dos de balas foffe ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Marcos

    07 de julho de 2019 às 11h39

    Ui!!! A moça tá nervosa… Tá menstruada biba?

    Responder

      Marcio

      07 de julho de 2019 às 11h56

      Kkkk

      Responder

Marcio

06 de julho de 2019 às 18h09

Desse jeito o Celso de Mello não vai mudar o voto…precisamos algo a mais !!

Responder

    Alan C

    06 de julho de 2019 às 22h23

    Ah, já tem o marreco! kkkkk

    Responder

      Marcio

      06 de julho de 2019 às 22h28

      #moroneles

      Responder

        Alan C

        06 de julho de 2019 às 22h37

        aécio neles combina mais com vc kkkkkk

        Responder

          Marcio

          07 de julho de 2019 às 11h58

          #aecioneles

Onofre Junqueira

06 de julho de 2019 às 18h05

ah ah ah . A maioria dos brasileiros, com seu baixíssimo grau de escolaridade ( esses que percebem até dois salários mínimos ), nem sabe o que é uma conduta inadequada e aposto que essa manada de pobres , o pessoal dessa faixa de renda , nem está acompanhando esse assunto. O resultado dessa pesquisa é só uma piada da Folha !

Responder

    Alan C

    07 de julho de 2019 às 06h53

    Taí um com nenhum grau de escolaridade kkkkkkkkk

    Responder

Marcio

06 de julho de 2019 às 17h58

Pego carona no 60%…também acho esse Telegrama uma porcaria.

Responder

    Alan C

    07 de julho de 2019 às 06h53

    “A culpa não é minha, eu votei no Aecio”

    Responder

Deixe uma resposta