Menu

Siqueira: exportar petróleo bruto e importar derivados é um erro estratégico

Siqueira classifica políticas do setor petrolífero como ‘sucessão de erros’ O desmonte da principal empresa estatal brasileira, a Petrobras, se reflete em diversas faces. Uma delas é a insegurança quanto a um novo aumento dos derivados de petróleo provocado pela insegurança global quanto à possibilidade de uma guerra no Oriente Médio após o assassinato do […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Siqueira classifica políticas do setor petrolífero como ‘sucessão de erros’

O desmonte da principal empresa estatal brasileira, a Petrobras, se reflete em diversas faces. Uma delas é a insegurança quanto a um novo aumento dos derivados de petróleo provocado pela insegurança global quanto à possibilidade de uma guerra no Oriente Médio após o assassinato do líder iraniano Qasem Soleimani.

Apesar de ter alcançado a autossuficiência na produção de pretóleo bruto, o Brasil ainda depende da importação de derivados. Além disso, a política de preços adotada pela companhia nacional é vinculada aos valores praticados no mercado mundial.

Um dos maiores especialistas do setor petrolífero no país, o diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) e conselheiro da Petros Fernando Siqueira citou as falhas cometidas pelo Governo Federal na gestão da estatal.

“É uma sucessão de erros. Estavam previstas duas refinarias importantes, do Comperj e a de Pernambuco (Abreu e Lima). A de Pernambuco foi feita a metade, um dos trens de refino, e a do Comperj foi totalmente desprezada. Hoje você tem uma capacidade de refino inferior à produção nacional, tem de se exportar petróleo e importar derivados, o que é um erro estratégico gravíssimo”, avaliou.

Declarações recentes de Roberto Castello Branco, mandatário da empresa, e da cúpula da administração federal indicam a necessidade de privatização das refinarias existentes no país, indo de encontro às práticas das nações que detém o monopólio do insumo.

“O presidente tem dito que quer que a Petrobras fique com apenas 50% do refino. O correto seria incentivar empresas privadas a construir refinarias e não vender a preço de banana as da Petrobras. Quando você vende metade das refinarias, não acrescenta nada na capacidade de refino”, ressaltou o dirigente.

Atualmente o Brasil produz cerca de 2 milhões e 800 mil barris de petróleo por dia. As projeções são de que, daqui cinco anos, esse número salte para 5 milhões e 200 mil barris. Fernando Siqueira levantou a necessidade de ampliação da indústria de óleo no país.

“A capacidade de refino de hoje até 2025 teria de ser dobrada e isso não está sendo levado em conta. Você tem um parque de refino hoje abaixo da capacidade de produção nacional, portanto gerando exportação do petróleo, e essa produção vai dobrar até 2025. Em uma administração estrategicamente correta teria de se procurar incentivar refinarias novas”, lamentou Siqueira.

“Era previsto, nos governos anteriores, se ter a RNEST, em Pernambuco, com uma capacidade de 300 mil barris, o Comperj e mais duas refinarias, no Maranhão e no Ceará, mas essas foram abandonadas depois que a Petrobras gastou milhões em projetos e compra de terrenos. Por uma questão política, foram totalmente abandonadas, houve uma sucessão de erros no projeto das refinarias”, concluiu.

Ouça a entrevista de Fernando Siqueira:

***

Leia também: O petróleo é o novo pau-brasil?

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alan C

08/01/2020 - 13h08

O Brasil de Bolsonaro está em guerra, contra a Petrobras: beneficia importadores, exporta empregos e cobra caro a gasolina na bomba

https://www.viomundo.com.br/politica/o-brasil-de-bolsonaro-esta-em-guerra-contra-a-petrobras-beneficia-importadores-exporta-empregos-e-cobra-caro-a-gasolina-na-bomba.html

Gilmar Tranquilão

07/01/2020 - 20h23

19:37
19:18
19:34

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Alan C

    08/01/2020 - 10h13

    Relaxa, é só um camundongo.

Evandro Garcia

07/01/2020 - 19h18

É só refinar na Abreu e Lima, cadê o problema…?

    Andressa

    07/01/2020 - 19h34

    Importa o diesel e ainda ganha 35% revendendo.

Alan C

07/01/2020 - 17h36

Que algum bolsomínion acéfalo explique em qual país do planeta Terra acontece algo parecido.

Usando quantos nomes quiserem, podem fazer bastante volume, tá liberado kk

    Wellington

    07/01/2020 - 19h17

    No Brasil.

      Andressa

      07/01/2020 - 21h05

      No Brásil de Dilma, Lula e Paulo Freire….Kkkkk

        João Paulo Lima de Miranda

        12/04/2021 - 01h03

        Realmente, Paulo freire é um absurdo né? ele é um dos pensadores mais lidos no mundo inteiro, inclusive nos EUA e vem uma acéfala citá-lo….

      Alan C

      07/01/2020 - 22h09

      E onde mais bolsoburro?

        Andressa

        08/01/2020 - 00h11

        Só no Brasil mesmo as empresas estatais são assaltadas por quem você elegeu, os mesmos que compraram o parlamento.

          Alan C

          08/01/2020 - 09h22

          Sempre fugindo do assunto hein wellington.

          Andressa

          08/01/2020 - 10h38

          Vai là na Abreu e Lima produzir diesel…Kkkkkkkkk

          Alan C

          08/01/2020 - 16h06

          Vamo pedir pro Queiróz huauhahu

        Evandro Garcia

        08/01/2020 - 08h38

        Onde projetam uma refinaria para garantir 100% do diesel nacional, começa a ser assaltada antes de sair do papel, custa sei lá quantos bilhões a mais do orçamento, agora está lá sem chegar a 5% de produção e não se pagará nunca mas gerará prejuízos bilionários…. só no Brasil do voto ideológico.

        Más o problema é o inimigo imaginário, quem tem alucinações ideológicas e vê coisas que não existem se não me engano é afeito por esquizofrenia.

          Alan C

          08/01/2020 - 10h09

          Wolksvagen, GE, Uber (no exterior), FIFA, Nissan, United Airlines, Siemens, Johnson & Johnson tb foram pegas em corrupção, bem como vários governos mundo afora, os responsáveis foram presos e as empresas liberadas para seguirem adiante gerando divisas pro seus respectivos países e empregos, ninguém quebrou por isso.

          Leia e entenda um pouco antes de falar m… com vários nomes, camundongo.

          Evandro Garcia

          08/01/2020 - 10h23

          Bela tentaiva inutil de passar pano da desgraça que o voto ideologico faz…cavalo.

          Wellington

          08/01/2020 - 10h29

          E a Petrobras tà empedida de fazer o que, nao tà funcionando e fazendo recordes de producao sem os vermes vermelhos colocarem as maos…? Sem precisar ir pro cara do PT para comprar um parafuso…?

          Levaram o Brasil arruina com o voto ideologico…agora è tarde.

          Uma vergonha internacional sem antecedentes.

          Abdel Romenia

          08/01/2020 - 10h43

          Entregaram o Brasil nas maos de vermes imundos e ainda a arrogancia e a presunçao ideologica fazem voce achar que sua opiniao è melhor que a dos outros, faça me rir pra là…mulo.

          Alan C

          08/01/2020 - 10h46

          Organize melhor as ideias, faça um único comentário com coerência ao inves de 3 com 3 nomes diferentes, camundongo.


Leia mais

Recentes

Recentes