Menu

Brasil tem participação menor que Colômbia nas vendas mundiais de petróleo refinado

O Brasil exporta cerca de 2% do petróleo cru negociado no mundo, mas importa também 2% de todo o petróleo refinado comercializado globalment. Com isso, o Brasil é um dos maiores importadores mundiais de petróleo refinado. A China, com mais de 1,5 bilhão de habitantes, importa aproximadamente 3% de todo o petróleo refinado comercializado no […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Brasil exporta cerca de 2% do petróleo cru negociado no mundo, mas importa também 2% de todo o petróleo refinado comercializado globalment.

Com isso, o Brasil é um dos maiores importadores mundiais de petróleo refinado.

A China, com mais de 1,5 bilhão de habitantes, importa aproximadamente 3% de todo o petróleo refinado comercializado no mundo.

O percentual da China nas importações globais não é maior porque ela construiu grandes refinarias, para atender a sua demanda doméstica. Com isso, a China também exporta cerca de 3% de todo o petróleo refinado vendido globalmente.

No gráfico de exportação mundial de petróleo refinado, a participação do Brasil é irrisória: 0,31%, menor que da Colômbia, que é de 0,36%.

Para ser justo, é importante registrar que esse número está desatualizado. Em 2019, as exportações brasileiras de petróleo refinado cresceram bastante e os números ainda não estão no gráfico.

Cingapura, que praticamente não tem petróleo, mas importa cru e reexporta industrializado, tem uma participação de 7,5% nas exportações mundiais de petróleo refinado, o que significa que exporta mais de US$ 40 bilhões por ano em derivados de petróleo.

Já o Brasil exportou US$ 5,7 bilhões em derivados de petróleo em 2019, número que constituiu, aliás, um recorde histórico.

Isso dá o que pensar.

Os gráficos foram obtidos neste site especializado.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

09/01/2020 - 09h24

desgoverno

Wellington

09/01/2020 - 09h21

Nas tomadas de 3 pinos e na queima de pneus nas rodovias pelos sem terra è o primeiro….Kkkkkkkkkkkkk

Alan C

08/01/2020 - 22h17

MALDITA DILMA!!!!

rs

    Paulo

    08/01/2020 - 23h48

    Bem, Alan, Pasadena tá na conta dela…

      CONGE

      09/01/2020 - 12h25

      A Abreu e Lima também.

        Wellington

        09/01/2020 - 19h34

        Kkkkkk…falem assim nao, ele ainda tà se perguntando porque o Brasil compra o diesel em vez de refinar na Abreu e Lima e a unica resposta è a mesma de sempre desde os anos 70…Kkkkk

      Alan C

      09/01/2020 - 19h33

      Claro que tá, destruiu o Brasil por causa disso, né?

      rrsrsrs


Leia mais

Recentes

Recentes