Entrevista de Lula ao UOL

Brasil tem participação menor que Colômbia nas vendas mundiais de petróleo refinado

Por Miguel do Rosário

08 de janeiro de 2020 : 20h19

O Brasil exporta cerca de 2% do petróleo cru negociado no mundo, mas importa também 2% de todo o petróleo refinado comercializado globalment.

Com isso, o Brasil é um dos maiores importadores mundiais de petróleo refinado.

A China, com mais de 1,5 bilhão de habitantes, importa aproximadamente 3% de todo o petróleo refinado comercializado no mundo.

O percentual da China nas importações globais não é maior porque ela construiu grandes refinarias, para atender a sua demanda doméstica. Com isso, a China também exporta cerca de 3% de todo o petróleo refinado vendido globalmente.

No gráfico de exportação mundial de petróleo refinado, a participação do Brasil é irrisória: 0,31%, menor que da Colômbia, que é de 0,36%.

Para ser justo, é importante registrar que esse número está desatualizado. Em 2019, as exportações brasileiras de petróleo refinado cresceram bastante e os números ainda não estão no gráfico.

Cingapura, que praticamente não tem petróleo, mas importa cru e reexporta industrializado, tem uma participação de 7,5% nas exportações mundiais de petróleo refinado, o que significa que exporta mais de US$ 40 bilhões por ano em derivados de petróleo.

Já o Brasil exportou US$ 5,7 bilhões em derivados de petróleo em 2019, número que constituiu, aliás, um recorde histórico.

Isso dá o que pensar.

Os gráficos foram obtidos neste site especializado.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

09 de janeiro de 2020 às 09h24

desgoverno

Responder

Wellington

09 de janeiro de 2020 às 09h21

Nas tomadas de 3 pinos e na queima de pneus nas rodovias pelos sem terra è o primeiro….Kkkkkkkkkkkkk

Responder

Alan C

08 de janeiro de 2020 às 22h17

MALDITA DILMA!!!!

rs

Responder

    Paulo

    08 de janeiro de 2020 às 23h48

    Bem, Alan, Pasadena tá na conta dela…

    Responder

      CONGE

      09 de janeiro de 2020 às 12h25

      A Abreu e Lima também.

      Responder

        Wellington

        09 de janeiro de 2020 às 19h34

        Kkkkkk…falem assim nao, ele ainda tà se perguntando porque o Brasil compra o diesel em vez de refinar na Abreu e Lima e a unica resposta è a mesma de sempre desde os anos 70…Kkkkk

        Responder

      Alan C

      09 de janeiro de 2020 às 19h33

      Claro que tá, destruiu o Brasil por causa disso, né?

      rrsrsrs

      Responder

Deixe uma resposta