Entrevista de Lula ao UOL

Um dos 'biobots' de meio milímetro criado pelos cientistas.DOUGLAS BLACKISTON

Cientistas criam “máquinas viventes”

Por Redação

14 de janeiro de 2020 : 11h52

Matéria publicada no El País informa que quatro jovens cientistas americanas, financiados pelo Departamento de Defesa do governo americano, criaram pela primeira vez “máquinas viventes”.

Trata-se de uma “máquina biológica” muito pequena, apenas meio milímetro, com poucas centenas de células, mas capaz de se deslocar conforme orientação determinada pelos pesquisadores.

Eles acreditam que esses “organismos reprogramáveis” poderão ter uso médico, como o combate ao câncer, dentre outras coisas.

Vale destacar ainda a importância do financiamento público à um tipo de pesquisa que pode revolucionar a medicina e a indústria (não apenas a indústria médica).

Isso também se chama “política industrial”.

Os efeitos combinados desse tipo de tecnologia com as pesquisas sobre “deep learning” (tecnologia que ensina computadores a aprender) e inteligência artificial sinalizam a proximidade de um novo “turning point” (em português: uma reviravolta dramática) no mundo, tanto em suas relações econômicas como em tudo o mais.

Os países que estiverem à frente no domínio dessas tecnologias também poderão atravessar com muito mais segurança possíveis crises (temporárias ou duradouras) que elas poderão causar no mercado de trabalho.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

14 de janeiro de 2020 às 14h55

Segundo o Porco Guedes, não há dinheiro pra nada…Já saíram duas Reformas e ele precisa de mais duas. Aí vai…

Responder

Alan C.

14 de janeiro de 2020 às 12h51

Boa Tarde a Todos,

fiquei sabendo que é nesse site que se reunem os que votam pro Lula…? E’ verdade …?

Responder

    Alan C

    14 de janeiro de 2020 às 13h04

    Sim camundongo, é verdade, fique a vontade apesar de ser bozominion rs.

    Responder

    Dario Coelho Neto

    14 de janeiro de 2020 às 16h42

    Nem tanto, Allan C!! E você, como vai??? Pro Lula, pro Haddad, pro Zé Dirceu, pro Paulo Pimenta, pra Gleisi…Menos pro Bolsonaro.

    Responder

Andressa

14 de janeiro de 2020 às 12h39

Poderiam testar isso no Boulos, se funcionar com ele tà garantido…Kkkkkkkkkkkkkk

Responder

Deixe uma resposta