Menu

Os números da produção brasileira, segundo o ministério da Economia

Agora vamos examinar os números relativos à produção econômica brasileira, nos últimos anos e sua projeção para 2020 e anos próximos, segundo a edição de janeiro do Panorama Macroeconômico, do Ministério da Economia. Os número são otimistas, e naturalmente ainda precisam enfrentar a prova da realidade: o governo estima que o Brasil vai crescer 2,4% […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Agora vamos examinar os números relativos à produção econômica brasileira, nos últimos anos e sua projeção para 2020 e anos próximos, segundo a edição de janeiro do Panorama Macroeconômico, do Ministério da Economia.

Os número são otimistas, e naturalmente ainda precisam enfrentar a prova da realidade: o governo estima que o Brasil vai crescer 2,4% este ano, o que seria o melhor índice desde 2014, embora ainda assim uma taxa modesta para uma economia em desenvolvimento. Eu peguei no Banco Central um gráfico com um histórico desde 1962, para compararmos.

O governo estima que a economia se recuperá num crescendo, com desempenhos melhores a cada trimestre.

Como não há nenhum projeto de investimento, o governo contará com a sorte e com um crescimento vegetativo do consumo.

Os gráficos abaixo compilam o desempenho da economia até o terceiro trimestre de 2019, ou até novembro.

No gráfico abaixo, com o PIB trimestral por setor, fica patente a nossa dependência crescente da agropecuária. A indústria caiu expressivamente a partir de 2014, e ainda não se recuperou.

Pelo lado da demanda, o gráfico mostra que a recuperação econômica (que nem é tão recuperação assim, como se vê na imagem, com a linha do PIB caindo nos últimos trimestres) está perigosamente baseada na importação. Investimentos e exportação se mantém estagnados.

Quando se olha o gráfico do PIB industrial, um fator que chama a atenção é o descolamento do PIB da indústria extrativa, que é a linha superior. A indústria de transformação é a linha mais inferior do gráfico, e se mantém estagnada.

No gráfico com os subsetores dos Serviços, o destaque são os serviços de informação, que forma a linha superior. Neste setor, estão youtubers, aplicativos e empresas ligadas ao setor de telefonia.

Os números relativos ao investimento mostram uma situação muito negativa, embora se possa ver uma ligeira recuperação nos últimos trimestres.

O gráfico do balanço dos pagamentos mostra como o Brasil viveu, de 2010 a 2016, uma situação bastante negativa em termos de transações correntes e balança comercial e de serviços. O bom momento de consumo assistiu a uma explosão de importações, gastos no exterior, produzindo um buraco crescente em nossa balança de pagamentos, o que certamente contribuiu para o cenário de fragilidade macroeconômica visto a partir de 2015, quando estoura a bolha de crédito.

As transações correntes voltaram a piorar, porque a produção brasileira, com baixos índices de produtividade, não consegue dar conta do aumento do consumo proporcionado pela recuperação econômica.

A tabela abaixo mostra que o governo estima um PIB de R$ 7,74 trilhões em 2020, um crescimento nominal de 7% sobre o ano anterior; em termos de crescimento real (que leva em conta a inflação), o número, como já dissemos antes, é estimado em 2,4%. O crescimento do PIB per capita, no entanto, deve ser menor, de apenas 1,6%. Aliás, a coluna de crescimento per capita mostra que ele caiu mais que o PIB total e agora se recupera também abaixo dele. Em 2019, ano em que se espera a confirmação de um crescimento de 1,12% do PIB, o PIB per capita é estimado em 0,33%, o pior desde 2016.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Evandro Garcia

14/01/2020 - 16h00

Após os desastres dos últimos 20 anos se o PIB chegar a 3% um ano qualquer nos próximos 70 anos será um milagre… infelizmente é tarde, tinham que acordar antes.

    Gilmar Tranquilão

    14/01/2020 - 16h19

    Ué? Mas não era só tirar a dilma e no dia seguinte o dolar iria despencar, os empregos iriam voltar, o PIB subir, os investidores voltar???? Agora faz arminha e enfia na toba!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Evandro Garcia

      14/01/2020 - 19h47

      Quem mora no Brasil faça isso…Kkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo

14/01/2020 - 15h06

Quando vai jorrar leite e mel?


Leia mais

Recentes

Recentes