Menu

A prova do crime: juros do cartão de crédito aumentam fortemente no governo Bolsonaro

No mundo inteiro, e mais agudamente nos países com nível de desenvolvimento médio para cima, como é o caso do Brasil, o motor dinâmico do comércio está na internet. São dois universos que evoluem em grandezas diferentes. Enquanto o comércio brasileiro eletrônico continua crescendo a dois dígitos por mês, se usarmos bases anualizadas, o varejo […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No mundo inteiro, e mais agudamente nos países com nível de desenvolvimento médio para cima, como é o caso do Brasil, o motor dinâmico do comércio está na internet.

São dois universos que evoluem em grandezas diferentes. Enquanto o comércio brasileiro eletrônico continua crescendo a dois dígitos por mês, se usarmos bases anualizadas, o varejo tradicional avança timidamente, a depender dos altos e baixos da economia.

Segundo o IBGE, em novembro último, o varejo ampliado cresceu 3,6% no acumulado dos últimos 12 meses, o que nem foi um resultado ruim, considerando as condições atuais da economia nacional.

O comércio eletrônico, contudo, vem crescendo a taxas anualizadas acima de 30%, e sempre com tendência altista, desde muitos anos. No mesmo novembro de 2019, o comércio eletrônico avançou 46% no acumulado de 12 meses. Em dezembro passado (o comércio eletrônico, por razões óbvias, possibilita estatísticas mais rápidas), o crescimento em 12 meses foi de 54%! Os números são da Câmara Brasileira de Comércio Exterior, que produz um índice mensal chamado MCC-Enet.

Se olharmos para o faturamento online, o último índice MCC-Enet, referente a setembro de 2019, registrou um crescimento de 62% no acumulado 12 meses.

Com isso, está claro que o comércio eletrônico é muito importante para movimentar a economia brasileira.

Entretanto, por mais que esses números chamem a atenção, eles ainda são tímidos em relação ao potencial do país.

Alguns setores importantes da área do conhecimento, como o comércio de livros, assinaturas digitais, consultorias e serviços online, ainda patinam no Brasil, por causa do acesso difícil dos consumidores à principal moeda usada na internet, o cartão de crédito.

E o que fazem os bancos? Mesmo com o declínio do custo da taxa Selic, eles aumentam os juros do cartão de crédito!

Segundo divulgado hoje pelo Banco Central, os juros do cartão de crédito rotativo, para pessoa física, cresceram para 318,85% em dezembro, o maior nível desde abril de 2018!

Na média de 12 meses, o juro do cartão de crédito ficou em 304,2% ao ano. Eu fiz um gráfico para comparar com a evolução da taxa Selic, que vem caindo muito desde o início de 2019.

O Brasil insiste em remar contra a corrente da economia global. É impressionante!

Já que o BC se dispôs a regular os juros do cheque especial, seria importante que o governo checasse se os bancos não estão transferindo os juros para o cartão de crédito!

Segundo a Câmara Nacional do Comércio, 66% das famílias brasileiras tomaram crédito no cartão em dezembro de 2019, das quais 24,5% estão inadimplentes (contra 22,8% no mesmo período de 2018). É absolutamente criminoso que os bancos, na contramão da Selic, na contramão inclusive da recuperação do mercado de trabalho, aumentem os juros do cartão!

Considerando um histórico mais longo, de 2011 a 2019, vemos o papel central que os bancos jogaram na crise econômica dos últimos anos. Banco Central (BC) e instituições financeiras competiam para ver quem prejudicava mais o consumidor e, logo, o comércio nacional: os bancos subiram os juros do cartão de cŕedito bem acima do que os juros do cartão de crédito subiram bem mais do que a Selic (taxa básica de juros, definida pelo BC), que por sua vez vinha atingindo picos históricos entre 2015 e 2016. 

Os juros do cartão de crédito (rotativos, para pessoa física) chegaram a bater em 500% na média de 12 meses, ao final de 2016!

Desde então, caíram bastante, mas inexplicavelmente voltaram a subir a partir de 2019, na contramão do declínio dos juros da Selic!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Abdel Romenia

29/01/2020 - 16h19

Essa gente fala de j”uros do cartão de crédito” como se fosse coisa normal não pagar a fatura do cartão de crédito, mas não é.

O cartão de crédito em paises normais é somente uma facilitação para não andar com dinheiro, é por isso que os gringos ficam de boca aberta quando percebem que os preços dos produtos das lojas é o valor da parcela.

Atribuir aos bancos o fato dos brasileiros não terem dinheiro não faz muito sentido mas parece mais uma papagaiada ideológica.

Até eu cobraria caro para emprestar dinheiro a quem não tem ou quando tem não possui educação financeira para gerir ou poupar.

Abdel Romenia

29/01/2020 - 15h48

Fazem pra lá de bem os bancos a explorar um povinho de idiotas como esse.

Andressa

29/01/2020 - 15h47

Mesmo sabendo dos juros elevados os brasileiros continuam a se endividar comprando o que não podem pagar só porque o vizinho de casa comprou e querem também…tem que ser imbecil mesmo.

Alan C

29/01/2020 - 14h16

Vai esperar o que dos animais da bozolândia???

El Bartho

29/01/2020 - 14h16

Se o minto não afirmasse que não entende nada de economia (entre outras coisas) diria que ele pode estar acertado com os bancos. O tchutchuca nem pensar rs…?

Wellington

29/01/2020 - 14h11

Quem cobra os juros do parcelamento de compras on line são as operadoras de pagamentos como Cielo, PayPal, PagSeguro, etc…

Os bancos cobram eventualmente os juros do rotativo de quem não paga a fatura do cartão de crédito, que se não me engano será no máximo 8% ao mês daqui pra frente + encargos.

    El Bartho

    29/01/2020 - 14h28

    Que comentário mais babaca, faça uma pesquisa nas empresas que vc citou aproveita e inclua o Credicard e outras. Vc tem noção do que é juros de 8% ao mês, com inflação oficial de 4,3% ao ano? O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito subiu 33,5 pontos porcentuais em 2019 e atingiu 318,9% ao ano.

      Wellington

      29/01/2020 - 15h39

      Para os trogloditas como você ainda é muito pouco ….kkkkkkkk

        El Bartho

        29/01/2020 - 19h00

        Fraquinho, sem argumento… Está ficando sem graça zoar um gadinho como vc. Em tempo engole esse kkkkk (rindo da própria ignorância) que idiota.

    João

    29/01/2020 - 16h02

    Cara, você consegue ser mais idiota do que o Bolsoasno! G-zuis!

chichano goncalvez

29/01/2020 - 13h39

Não se preocupem, sempre se pode piorar, digo ao Zé Povinho que foi as ruas protestar, onde andas ?


Leia mais

Recentes

Recentes