Menu

Notas internacionais (por Ana Prestes) – 04/03/20

– Biden venceu a superterça das prévias do Partido Democrata de ontem (3). O voto da população negra fez a diferença, assim como a falta de massiva participação da juventude, esperada por Sanders. É preciso ter em conta também a avalanche conservadora contra Sanders nas redes nas últimas semanas. Apesar de Sanders ter ganhado na […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Supporters take selfies with Democratic presidential candidate and former Vice President Joe Biden at a campaign event in Columbia, S.C. on Feb. 11, 2020. The ability to mobilize black support in South Carolina has long been the foundation of BidenÕs candidacy. (Travis Dove/The New York Times)

– Biden venceu a superterça das prévias do Partido Democrata de ontem (3). O voto da população negra fez a diferença, assim como a falta de massiva participação da juventude, esperada por Sanders. É preciso ter em conta também a avalanche conservadora contra Sanders nas redes nas últimas semanas. Apesar de Sanders ter ganhado na Califórnia (projeção – pois apuração ainda está em curso), que foi o Estado com o maior número de votantes ontem, Biden venceu em 9 dos 14 Estados que participaram da votação. No computo geral dos votos, quando entrarem os da Califórnia Sanders pode aparecer numericamente na frente (por conta das primárias anteriores), mas não o necessário para ter carimbado o passaporte do favoritismo que agora é do ex-vice de Obama. Biden venceu em Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Massachussets, Minnesota, Oklahoma, Tenesse, Texas e Virgínia. Sanders venceu no Colorado, Vermont e Utah. Falta finalizar Califórnia e Maine. Chamou atenção Biden vencer em Massachussets, por exemplo, terra de Elizabeth Warren, mais alinhada com Sanders. A Convenção Nacional Democrata será entre 13 e 16 de julho com 3979 delegados eleitos e 771 superdelegados que não são eleitos (parlamentares, prefeitos, governadores).

– Alegando reciprocidade, Trump anunciou que a China terá que cortar jornalistas de suas agências instaladas nos EUA. São elas a Xinhua, a tv CGTN, a China Rádio Internacional e o jornal China Daily. Hoje eles empregam 160 chineses nos EUA e terão até 13 de março para mandar 60 para casa. O ato revanchista vem de meses de discórdia e também da expulsão de três jornalistas norte-americanos da China responsáveis por escrever o artigo: “China, o verdadeiro do ente da Ásia” que questionava a conduta do governo chinês em relação ao coronavírus.

– Notícia econômica importante de ontem foi o corte de 0,5% de sua taxa de juros pelo Banco Central dos EUA. É a primeira vez que se faz um corte emergencial desde o início da crise econômica mundial de 2008 e fala-se que a crise do coronavírus, que vem impactando na economia mundial desde janeiro, é a responsável pelo corte. Os maiores setores atingidos pela crise são o turismo e a indústria, até aqui. Para o Brasil, no entanto, já há sinais de impacto no setor agroexportador.

– Por falar em crise e coronavírus, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Toquio 2020 podem ser adiados para o final de 2020, como uma medida para ajudar a barrar a propagação do vírus. A ideia foi pronunciada pela Ministra responsável pelos jogos no Japão, Seiko Hashimoto. Originalmente os jogos estão marcados para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto. O COI tem poderes para cancelar os jogos sem consultar o Japão. Grandes eventos estão sendo adiados ou cancelados mundo afora, desde Feiras de Livros a congressos de gigantes como Google, Facebook e o Mobile World Congress, de telefonia celular. Enquanto escrevo, vejo que hoje são 93.453 casos confirmados de infecção por Covid19 e 3198 mortes em todo o mundo. A China concentra cerca de 80 mil casos e vem seguida da Coreia do Sul com 5621, Itália com 2502 e Irã com 2336.

– Macron quer uma Reforma da Previdência por decreto na França. Segundo o primeiro ministro do país, Édouard Philippe, “o governo vai aplicar o artigo 49.3 da Constituição que permite encerrar o debate parlamentar de um projeto de lei e aprova-lo sem votação caso não haja moção de censura”. O primeiro ministro teve autorização do Conselho de Ministros, reunido no sábado (29), para levar a manobra a cabo pegando a oposição de surpresa e elevando o nível de contestação ao projeto que já contava com mais de 40 mil emendas apresentadas no parlamento. O governo chama as 40 mil emendas de estratégia de obstrução da minoria. Para ser apresentada, uma moção de censura precisa de 58 assinaturas de parlamentares, 24 horas após o anúncio da aplicação do artigo constitucional 49.3. Ao menos duas moções haviam sido apresentadas ontem (3), uma pela oposição de esquerda a Macron e outra pela oposição de direita. Dos 289 votos necessários, a direita obteve 148 e a esquerda 91, portanto o governo Macron derrotou as duas.

– Novos protestos estão sacudindo o Chile. Novamente a Praça Dignidade em Santiago é palco da violência dos carabineiros ou “pacos” como os chilenos os chamam contra manifestantes. Até agora 283 já foram detidos. Durante a madrugada houve também confrontos na periferia da capital e pelo menos 15 estações do metrô amanheceram hoje fechadas.

– A Nicarágua perdeu no último dia 2, o poeta, padre e atuante na Revolução Sandinista, Ernesto Cardenal. Foi ministro da Cultura entre 1979-1987 e várias vezes indicado ao Prêmio Nobel de Literatura. O padre foi renegado pelos Papas João Paulo II e Bento XVI da Igreja Católica, mas o Papa Francisco o reabilitou em 2019, quando já estava doente. Ele deixou a FSLN em 1994, por divergências com Daniel Ortega hoje presidente. O governo nicaraguense decretou luto oficial por três dias.

– A imprensa internacional menciona hoje com destaque a crise política em Guiné-Bissau. Desde o final de semana o país vive uma série de eventos conflitantes com a renúncia do Presidente da Assembleia Nacional e Presidente Interino do país, Cipriano Cassamá após os militares do país terem invadido o palácio presidencial, a Assembleia Nacional, a Televisão e a Rádio nacional em um clássico golpe militar. O golpe é atribuído a Umaro Sissoco Embaló que se autodeclarou Presidente do país no dia 27 de fevereiro e demitiu o primeiro ministro Aristides Gomes, nomeando em seu lugar Nuno Nubian. O país passou por eleições em 29 de dezembro passado e a Comissão Nacional Eleitoral anunciou a vitória de Sissoco, de oposição, por 53,55% dos votos contra Domingos Simões. No entanto o Supremo Tribunal de Justiça não reconheceu o resultado e alegou “falhas grosseiras” na apuração, recomendando nova apuração, que nunca ocorreu e o país ficou em um limbo político desde então.

– Uma eleição pouco comentada por aqui foi a da Eslováquia no último sábado (29) que teve como grande vencedora uma coligação da direita conservadora constituída pelos partidos Pessoas Comuns e Candidatos Independentes (conservador), Nova Maioria (conservador e eurocético), União Cristã (direita católica) e Mudança pela Base – União Democrática (liberal). A chamada principal da campanha desse pool da direita foi a luta contra a corrupção, em especial tendo como alvo Robert Fico que foi o Primeiro Ministro do país entre 2012 e 2018 pelo partido Social Democrata e renunciou em 2018 por suspeita de estar implicado no assassinato de um jornalista que investigava casos de corrupção em seu governo.

– O Vaticano abriu os arquivos do Papa Pio 12 (1930 – 1958) acusado de conivência com o Holocausto.

Apoie o Cafezinho

Ana Prestes

Ana Prestes Socióloga, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Autora da tese “Três estrelas do Sul Global: O Fórum Social Mundial em Mumbai, Nairóbi e Belém” e do livro infanto-juvenil “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”. É membro do conselho curador da Fundação Maurício Grabois, dirigente nacional do PCdoB e atua profissionalmente como assessora internacional e assessora técnica de comissões na Câmara dos Deputados em Brasília.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

04/03/2020 - 17h34

O Macron deveria pedir sugestões ao Governo brasileiro sobre como aprovar a Reforma da Previdência que ele quer: basta liberar a grana para as tais “emendas parlamentares”. Fácil, fácil…

    Capanga da Milícia

    04/03/2020 - 18h36

    O povo francês não é o brasileiro.

      Capanga da Milícia

      04/03/2020 - 18h39

      Muito menos bolsominion pobre de direita.

      Paulo

      04/03/2020 - 18h43

      Eu diria que o Parlamento de lá não é o daqui…Só falei pra zoar…

        Capanga da Milícia

        05/03/2020 - 08h18

        Tudo neste forum é só pra zoar.

    Andressa

    04/03/2020 - 18h51

    Concordo, os brasieleiros manifestaram para que a Reforma fosse aprovada.

    Paulo Toalha

    04/03/2020 - 18h54

    DEixaram tudo corre na marola por decadas, nào fizeram reforma nenhuma para nào desaparelhar, deixar os servidores publicos bem gordinhos, nào perder votos de ninguem e situaçao chegou ao ponto que chegou.

    Onde vc ficou nos ultimos 20 anos…? Acordou sò quando mexeram no seu bolso…?

    Faça me rir mas nào tanto asim.


Leia mais

Recentes

Recentes