Live do Cafezinho (18h): o que acontecerá à Lava Jato?

Fonte: IBGE.

Indústria cresce, mas ainda atinge segundo patamar mais baixo da história

Por Redação

02 de julho de 2020 : 19h41

A produção da indústria nacional cresceu 7,0% em maio de 2020, em relação a abril.

Contudo, o crescimento é insuficiente para reverter a queda de 26,3%, acumulada entre março e abril.

O setor atinge o segundo patamar mais baixo desde o início da série histórica da pesquisa industrial mensal. O menor nível registrado foi em abril desse ano.

Média móvel trimestral da indústria geral. Fonte: IBGE.

Os dados refletem efeitos das medidas de isolamento social para controle da pandemia de Covid-19.

Em comparação com maio de 2019, a produção caiu 21,9%, o sétimo resultado negativo subsequente e a segunda queda mais elevada desde o início da série histórica.

Na soma dos últimos meses, a queda é de 5,4%, a mais elevada desde dezembro de 2016, que foi de 6,4%.

Em 2020, a indústria já acumula um recuo de 11,2% só até maio. A propósito disso, até fevereiro já havia retração, mas era de 0,6%.

Entre os segmentos de atividades, o crescimento em relação a abril foi generalizado, alcançando todas as grandes categorias econômicas 20 dos 26 ramos pesquisados.

A influência positiva mais relevante foi a dos veículos automotores, reboques e carrocerias (244,4%), que interrompeu dois meses seguidos de queda na produção e ainda marcou a expansão mais acentuada desde o início da série histórica.

Ainda assim, se encontra 72,8% abaixo do patamar do último fevereiro.

Na comparação entre maio de 2019 e maio de 2020, essa atividade exerceu a maior influência negativa na formação da média da indústria (-74,5%).

O relatório completo aqui.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta