Live do Cafezinho (18 h): Pós-verdade na política brasileira (uma conversa com Fabio Palacio)

Humberto Costa: decisão de Facebook e Instagram confirma denúncias sobre fake news

Por Gabriel Hammer

09 de julho de 2020 : 17h28

O senador disse que a decisão contribuirá para as investigações da CPI das Fake News

Agência Senado – Durante pronunciamento nesta quinta-feira (9), o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a decisão do Facebook e do Instagram de derrubar uma rede de fake news (notícias falsas) ligada a partidários do presidente Jair Bolsonaro confirma as denúncias feitas sobre o tema. O senador também afirmou que a decisão contribuirá para aprofundar as investigações da comissão parlamentar mista de inquérito que investiga as fake news.

Humberto acrescentou que o fato reforçará a possibilidade de cassação de parlamentares que estariam relacionados com um esquema de propagação de notícias falsas, inclusive com a utilização do trabalho de seus funcionários. Para ele, é muito grave que a produção de notícias falsas seja feita utilizando servidores que atuavam no horário de expediente, pagos com dinheiro público.

— Essas pessoas são funcionários vinculados aos gabinetes do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e de outros deputados federais e estaduais ligados ao PSL — afirmou.

O senador lembrou que foram afetadas pela decisão 35 contas do Facebook e 38 contas do Instagram, que, segundo Humberto, se caracterizavam por “comportamentos inautênticos”, pela utilização de perfis falsos e pela produção de notícias falsas.

Fonte: Agência Senado

Gabriel Hammer

Gabriel Hammer também escreve em seu próprio blog: https://gabrielhammerthe.wordpress.com/

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta