Live do Cafezinho (18 h): Pós-verdade na política brasileira (uma conversa com Fabio Palacio)

Foto: Organização Mundial da Saúde (OMS)

OMS: erradicação do vírus é “improvável” na situação atual

Por Redação

11 de julho de 2020 : 19h33

É improvável que o mundo consiga erradicar ou eliminar o coronavírus no futuro próximo, afirmou uma autoridade da Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira.

“Na nossa situação atual, é altamente improvável que consigamos erradicar ou eliminar o vírus. Há ambientes muito particulares em que isso pode ocorrer – Estados-ilha e outros lugares – mas mesmo eles arriscam a reimportação [do vírus]”, explicou Dr. Mike Ryan, diretor executivo do Programa de Saúde Emergencial da OMS em Geneva.

“Nós vimos países que conseguiram chegar a zero ou quase zero reimportações de vírus de fora. Mas há sempre um risco – seja de dentro ou de trazer a doença de fora – e, portanto, é dado que sempre há chance de mais casos”, continuou.

“A transmissão que ocorre nessa situação pode ser de casos particulares, esporádicos, que podem ser isolados ou quarentenados de maneira relativamente fácil. Um padrão mais preocupante são grandes conjuntos de casos que poderiam ocorrer associados a eventos de grande alcance – como quando multidões se reunem”, concluiu Ryan.

Maria Van Kerkhove, técnica líder na resposta ao coronavírus e chefe de doenças emergenciais e zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e humanos), afirmou também na mesma coletiva que “algo para o que devemos nos preparar: a possibilidade de que pode haver um ressurgimento, de que pode haver novos pequenos surtos”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Elson de Mendonça Ribeiro

12 de julho de 2020 às 08h44

Comentário boçalnarista desse “Vixen”….tipico de quem nada entende de nada…oligofrenico !

Responder

Vixen

11 de julho de 2020 às 21h43

Existe órgão inutil ao Mundo que a ONU e a OMS de consequência?

Responder

    Vixen

    11 de julho de 2020 às 21h43

    “mais inútil….”

    Responder

    gasparzinho

    12 de julho de 2020 às 18h49

    Sim, a presidência da república.

    Responder

Deixe uma resposta