Menu

Eleições 2020: Queda de braço entre PT e PDT divide a centro-esquerda no Recife

Assim como no cenário nacional, os dois principais partidos da oposição protagonizam impasses entre si também nas disputas municipais. Apesar da boa impressão que Carlos Lupi teve da petista Marília Arraes depois de uma conversa há duas semanas, o cenário nacional é um dos impasses para definir uma chapa única da centro-esquerda na capital pernambucana. […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Assim como no cenário nacional, os dois principais partidos da oposição protagonizam impasses entre si também nas disputas municipais.

Apesar da boa impressão que Carlos Lupi teve da petista Marília Arraes depois de uma conversa há duas semanas, o cenário nacional é um dos impasses para definir uma chapa única da centro-esquerda na capital pernambucana.

Os trabalhistas não acham coerente e estratégico fortalecer uma candidatura do PT no Recife, pois isso atrapalharia os planos do partido para a disputa de 2022. Já o PT ainda trabalha com a hipótese de lançar Fernando Haddad para presidência e por isso defende que o partido seja cabeça de chapa nas capitais.

Porém, no meio desse embate está o PSB do deputado federal João Campos que juntamente com Marília Arraes (PT) sinalizou interesse em compor chapa com o PDT na capital. O socialista chegou a se encontrar com o Lupi para fechar parceria, mas o acordo não foi feito.

Lupi defende a ideia de que o PDT precisará de palanque próprio no Recife em 2022 e isso passa longe de inserir o PT na chapa, por isso que os trabalhistas pretendem lançar o deputado federal Túlio Gadelha para disputar à Prefeitura do Recife.

Por sua vez, Túlio lidera um grupo de 40 pré-candidatos que fazem oposição à gestão do PSB na capital e esse impasse pode atrapalhar a candidatura própria dos trabalhistas. Como visto, o engodo exigirá muito jogo de cintura para os três partidos. Vamos aguardar os próximos capítulos!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

GEASE N

25/07/2020 - 23h59

Tem que ter jogo de cintura pra custurar essa aliança PDT + PSB.

    GEASE N

    25/07/2020 - 23h59

    costurar*

Clarice

25/07/2020 - 18h14

Eu no lugar da Marília, se conseguisse mesmo sair candidata a prefeita pelo PT, trocaria essa quadrilha pelo PDT um dia depois de eleita. Já que ela não pode trocar de partido sem perder o mandato de deputada, ao menos o mandato de chefe do Executivo será dela, não desse partido de CANALHAS. Marília é muito maior do que o PT.

Marco Vitis

24/07/2020 - 19h17

Marília Arraes era a candidata ao governo de Pernambuco nas últimas eleições e liderava as pesquisas. Tinha apoio da militância e fora escolhida democraticamente como a candidata. Mas Lula autoritariamente a retirou da disputa para impedir que o PSB apoiasse Ciro Gomes. Então Marília foi candidata a deputada federal e obviamente elegeu-se.
Será que Marília continuará sendo a candidata do PT à Prefeitura ? Ou Lula a usará novamente como moeda de troca em outra negociação ? Qual a autonomia política de Marília, se eleita ?

    Fábio maia

    24/07/2020 - 21h03

    falou o advogado da “oprimida” do partido “stalinista”, hahahahahahah

    Clarice

    25/07/2020 - 18h13

    Pois é. Lamento que Marília ainda esteja no PT. Está sendo abertamente sabotada pelo partido, e o senador pernambucano lulista roxo Humberto Costa tenta a todo custo manter a hegemonia da aliança estadual com o PSB, tratando a deputada como qualquer uma. Marília provavelmente só não será a prefeita de Recife se não se candidatar a este cargo. Não conheço João Campos, me parece um jovem parlamentar afinado com pautas progressistas, mas o Paulo Câmara, governador do PSB, liberou seus secretários em 2016 para que retomasses seus mandatos no Congresso e votassem a favor do impeachment da presidenta Dilma. E foi este sujeito que o PT quis reeleger em vez de entregar o Governo de Pernambuco nas mãos de Marília, apenas para isolar Ciro Gomes. E ainda temos que ler ressentimento de petista chorão como esse Alexandre Neres aqui embaixo.

Alexandre Neres

24/07/2020 - 17h16

Isso é o que chamo de uma reporcagem. Qual é a embocadura do PDT na cidade do Recife? Falar em dois principais partidos de oposição soa como uma tremenda forçação de barra, haja vista que um ficou em primeiro e segundo em todas as eleições presidenciais, enquanto o outro… A assimetria de forças é evidente, afora o fato de que Ciro Gomes é um lobo solitário, não é homem de partido. Troca de partido a torto e à direita.

    Clarice

    25/07/2020 - 18h18

    Ainda nesse chororô? Tá difícil de aceitar que quem faz barulho no Congresso e é o terror do governo federal é o PDT, né? Quem é chamado pra ser ouvido e pra criticar o Bolsonaro em todos os meios de comunicação possíveis, de direita a esquerda, da grande mídia à mídia alternativa, é Ciro Gomes, enquanto a Haddad só resta fazer tweets lacradores e memes comentando o BBB. O PSB, a Rede, o PCdoB, o PV, o Cidadania e até o PSOL já entenderam que quem manda na oposição é o PDT, que quem quer arruinar o governo Bolsonaro e seus desmandos é o PDT. O PT só quer defender seu legado e fingir que não cometeram crimes, que não corromperam nem foram corrompidos, que não abasteceram suas campanhas com dinheiro desviado de estatal, que não deixaram as contas do país em desordem e que não têm culpa nos milhões de desempregados. Para a Crazy Hoffmann e seus súditos, só o que importa é dizer que Lula é a alma mais honesta e injustiçada que já pisou neste país e que tudo, absolutamente TUDO, que contrarie as opiniões do grande líder é “golpe e fascismo”.

    GEASE N

    25/07/2020 - 23h58

    tulio gadelha é muito bem avaliado e o ciro gomes troca de partido pra se manter coerente, olha o lula a vida toda num partido só, virou dono e um puta mentiroso picareta.


Leia mais

Recentes

Recentes