Menu

SOS Brasil Soberano: Lava Jato fere Soberania Nacional

Por Lídia PenaSOBERANIA EM DEBATELava Jato fere Soberania NacionalSexta feira, 31 de julho, às 17H Nesses tempos de dura quarentena, o Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, mantém a sua agenda via recursos on line. Em maio de 2019, o Movimento SOS Brasil Soberano, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Lídia Pena
SOBERANIA EM DEBATE
Lava Jato fere Soberania Nacional
Sexta feira, 31 de julho, às 17H

Nesses tempos de dura quarentena, o Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, mantém a sua agenda via recursos on line.

Em maio de 2019, o Movimento SOS Brasil Soberano, com apoio jurídico da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia/ABJD, traduziu o contrato referente ao acordo que envolvia o Ministério Público Federal (Curitiba), a Petrobras, a Operação Lava Jato e os Estados Unidos. A mais brasileira das empresas participava de um acordo redigido exclusivamente em inglês! No simpósio Violação de Soberania! Acordo Lava Jato/EUA/ Petrobras, o documento traduzido foi entregue a políticos e jornalistas. A denúncia contida na chamada do simpósio procedia.

Um mês depois, o Intercept/Brasil iniciou a série de reportagens intitulada Vaza Jato, que em junho de 2020 chegou a quase 100 matérias, podendo ser considerado sem exagero um dos casos jornalísticos mais longos da história, como avaliou Leandro Demori, editor executivo do site.

Em setembro, o pedido de CPI da Lava Jato, proposto pela oposição, era validado pela Mesa da Câmara dos Deputados, “para investigar, com base nas mensagens divulgadas pelo site The Intercept, supostas arbitrariedades e ilegalidades cometidas pelos membros da Força Tarefa da Lava Jato e pelo então juiz Sergio Moro.”

No editorial publicado junto às três primeiras reportagens da série, estava escrito no parágrafo final: “Tendo em vista o imenso poder dos envolvidos e o grau de sigilo com que eles operam – até agora –, a transparência é crucial para que o Brasil tenha um entendimento claro do que eles realmente fizeram. A liberdade de imprensa existe para jogar luz sobre aquilo que as figuras mais poderosas de nossa sociedade fazem às sombras”.

A mudança sobre a prisão em segunda instância, que acabou por soltar Lula, não foi o único movimento do STF pós-Vaza Jato. A imagem de Sergio Moro e a Lava Jato sofreram abalos inquestionáveis.

“CONVERSAS VAZADAS de procuradores do Ministério Público Federal revelam o funcionamento de uma colaboração secreta da operação Lava Jato com o Departamento de Justiça dos EUA, o DOJ, na sigla em inglês. Os diálogos, analisados em parceria com a Agência Pública, mostram que a equipe liderada pelo procurador Deltan Dallagnol fez de tudo para facilitar a investigação dos americanos – a tal ponto que pode ter violado tratados legais internacionais e a lei brasileira”. Publicado no Intercept em 12 de março de 2020.

Em agosto próximo, quando o Habeas Corpus de Lula for julgado, essas revelações não poderão mais ser ignoradas.

A violação da soberania nacional pela Lava Jato, um ano depois, será reafirmada na nossa próxima live, cujo tempo de duração está estimado em 90 minutos.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e estará aberto a perguntas no chat.

Debatedores:

Carol Proner – Advogada. Doutora em Direito Internacional pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha. Professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Diretora do Instituto Joaquin Herrera Flores (IJHF). Ex-conselheira da Comissão Nacional da Anistia – Brasil. Integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia/ABJD. Foi uma das organizadoras do livro: Comentários a uma sentença anunciada: o processo Lula.

José Maria Rangel – Formado em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF, foi Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros/FUP e está licenciado do cargo de Diretor do Sindpetro norte fluminense. Nascido em Campos dos Goitacazes, acaba de se aposentar da Petrobras onde trabalhou durante 35 anos, exercendo o cargo de Técnico de manutenção.

Leandro Demori – Jornalista e escritor brasileiro especializado em jornalismo investigativo com ênfase em sistemas mafiosos. Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RGS é editor executivo do Intercept Brasil e autor de “Cosa Nostra no Brasil, a história do mafioso que derrubou um império”.

Paulo Teixeira – Advogado e mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo/USP, foi deputado estadual/PT por dois mandatos. Deputado Federal/PT desde 2006, foi líder do Partido na Câmara. É relator do PL que institui o novo Código de Processo Civil e autor do PL que prevê a investigação dos “autos de resistência seguida de morte”. Entre 2011 e 2013, ganhou por três vezes consecutivas o Prêmio Congresso em Foco. Secretário Geral do PT.

Mediador:

Jorge Folena – Doutor em Ciência Política (IUPERJ), com pós-doutorado (CPDA/UFRRJ). É diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. E um dos coordenadores do Movimento SOS Brasil Soberano

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jezualdo

30/07/2020 - 20h52

Só mto burro pra crer nisso….


Leia mais

Recentes

Recentes