Menu

STJ concede regime aberto a presos por tráfico privilegiado

A 6ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a soltura de todos os traficantes presos em regime fechado no estado de São Paulo condenados a 1 ano e 8 meses pelo chamado “tráfico privilegiado”. 1 ano e 8 meses é a pena mínima por tráfico de drogas no Brasil. “Tráfico privilegiado” ocorre quando […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do planeta. Foto: CNJ

A 6ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a soltura de todos os traficantes presos em regime fechado no estado de São Paulo condenados a 1 ano e 8 meses pelo chamado “tráfico privilegiado”.

1 ano e 8 meses é a pena mínima por tráfico de drogas no Brasil.

“Tráfico privilegiado” ocorre quando a quantidade de droga apreendida não é suficientemente alta, o réu era primário, com bons antecedentes e não integrava organização criminosa.

Em março, segundo relata a Defensoria pública, no estado de São Paulo havia 1.018 homens e 82 mulheres presos nessa condição.

A decisão pode servir de base para que defensorias dos demais estados façam o mesmo.

Os ministros da sessão também proibiram que pessoas condenadas futuramente a essa pena sejam presas em regime fechado.

O ministro Rogerio Schietti, relator, afirmou que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o tráfico privilegiado não é crime hediondo, o que imporia “tratamento penal mais benigno”, segundo ele.

Schietti disse ainda que “há anos são perceptíveis, em um segmento da jurisdição criminal, os reflexos de uma postura judicial que, sob o afirmado escudo da garantia da independência e da liberdade de julgar, reproduz política estatal que se poderia, não sem exagero, qualificar como desumana, desigual, seletiva e preconceituosa”.

Para o ministro, não cabe à Justiça impor regime prisional mais gravoso do que o cabível com base apenas na gravidade abstrata do delito e sem idônea motivação, que não pode decorrer da mera opinião do julgador.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Arthur Fonzarelli

09/09/2020 - 14h28

Fantástico…


Leia mais

Recentes

Recentes