Menu

Eleições 2020: Partidos de Centro reúnem maior número de legendas nas coligações

Nas eleições municipais de 2020, a fragmentação da oposição e o desgaste do governo Bolsonaro abriu margem para que partidos de Centro pudessem ocupar o eixo das coligações nas cidades com chances de 2° turno. É o caso de PSDB e MDB que formaram chapas e tiveram o êxito de reunir outros partidos em 65 […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nas eleições municipais de 2020, a fragmentação da oposição e o desgaste do governo Bolsonaro abriu margem para que partidos de Centro pudessem ocupar o eixo das coligações nas cidades com chances de 2° turno.

É o caso de PSDB e MDB que formaram chapas e tiveram o êxito de reunir outros partidos em 65 dos 95 municípios com mais de 200 mil eleitores. De acordo com o TSE, essas cidades representam 40% do eleitorado nacional e por isso, na maioria das vezes, são suscetíveis de 2° turno.

Segundo reportagem da Folha, em média, a dobradinha PSDB e MDB conseguem reunir sete partidos por coligação. Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu em média três legendas nas 45 candidaturas com coligação nos grandes centros urbanos.

Como as coligações proporcionais foram vetadas apenas para candidaturas a vereador, os partidos continuam costurando acordos para ter maior tempo de TV e Rádio nas candidaturas a prefeito e ganhar musculatura.

Entre os partidos de Centro, o PSDB e MDB reúnem o maior número de coligações, 38 e 31, respectivamente. Em seguida, o PSD com 26, PP e Republicanos com 22 cada e o DEM com 21.

Já na esquerda, o PT é o líder com 45 coligações, seguido por PSB e PCdoB com 28 alianças, cada. Na sequência, PSOL com 22 e o PDT com 20.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes