Menu

Eleições 2020: Manuela tem 40% das intenções de voto entre eleitores até 24 anos

Manuela D’Ávila registra uma performance simplesmente prodigiosa junto a juventude portoalegrense. Isso deve se explicar pelo fato dela, além do enorme prestígio que acumulou ao longo de sua carreira, ter se convertido, mais recentemente, numa espécie de “estrela teen”. Sua atuação política nos últimos dois anos tem se concentrado nos mais jovens. Sua rede mais […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Manuela D’Ávila registra uma performance simplesmente prodigiosa junto a juventude portoalegrense.

Isso deve se explicar pelo fato dela, além do enorme prestígio que acumulou ao longo de sua carreira, ter se convertido, mais recentemente, numa espécie de “estrela teen”. Sua atuação política nos últimos dois anos tem se concentrado nos mais jovens. Sua rede mais forte é o Instagram, onde há maioria de internautas com menos de 30 anos.

Some-se a isso o enorme recall de Manuela obtido com sua presença como candidata a vice, na chapa que foi ao segundo turno nas eleições presidenciais de 2018.

Segundo o relatório estratificado do Ibope divulgado hoje,  Manuela tem um total de 24% das intenções de voto, contra 14% e 11% do segundo e terceiro colocado.

Entre eleitores de 16 a 24 anos, todavia, a candidata tem incríveis 40% das intenções de voto.

Manuela se mantém, de qualquer forma, na liderança isolada, em todas as faixas etárias, registrando 27% entre jovens com 25 a 34 anos (contra 12% do segundo lugar), e 25% nas faixas que vão de 35 a 54 anos. Apenas entre eleitores com mais de 55 anos, a ex-deputada registra um percentual menor, de 15%, e mesmo assim empatada com o segundo lugar, que também pontua 15%.

Na análise por renda, Manuela permanece na liderança em todas as faixas, chegando a 29% entre eleitores com renda salarial de 1 a 2 salários.

***

O Ibope também mediu a rejeição dos candidatos.

O candidato mais rejeitado é Nelson Marchezan Junior: 37% dos eleitores afirmaram que não votarão nele “de jeito nenhum”.

Manuela é rejeitada, por sua vez, por 28% dos eleitores, o que não é um percentual fora de controle.

O que talvez atrapalhe o desempenho de Manuela num eventual segundo turno é sua rejeição de 41% junto a eleitores com renda familiar superior a 5 salários. Neste segmento, ela é a mais rejeitada, pois Marchezan tem 37% de rejeição junto a estes eleitores.

Segundo o mesmo Ibope, Porto Alegre é uma cidade relativamente rica: 23% dos eleitores tem renda familiar superior a 5 salários. Para efeito de comparação, Recife tem apenas 13% dos eleitores com renda familiar superior a 5 salários, e São Paulo, 17%. A faixa de renda familiar até 1 salário, engloba apenas 16% dos porto-alegrenses, contra 31% no Recife e 18% em São Paulo.

Isso significa que Porto Alegre é uma cidade com renda melhor distribuída do que se vê em outras cidades.

Porto Alegre também é uma cidade culta: segundo o Ibope, 44% dos eleitores da cidade tem ensino superior, contra 37% em São Paulo e 30% em Recife.

  

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

08/10/2020 - 18h48

Juventude transviada e sem Deus…


Leia mais

Recentes

Recentes