Menu

Em decreto, Governo Bolsonaro tenta privatizar unidades básicas do SUS

Nesta terça-feira, 27, o Governo Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União (DOU) um decreto que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Sistema Único de Saúde (SUS), em um Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Além do presidente Jair Bolsonaro, o decreto também foi assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. No documento, […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nesta terça-feira, 27, o Governo Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União (DOU) um decreto que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Sistema Único de Saúde (SUS), em um Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

Além do presidente Jair Bolsonaro, o decreto também foi assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. No documento, é defendida a tese de “parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde”.

Em outro trecho, o decreto afirma que o objetivo da medida é “encontrar soluções para a quantidade significativa de unidades básicas de saúde inconclusas ou que não estão em operação no país”.

Com a medida, o Ministério da Saúde poderá recorrer ao BNDES para definir as diretrizes na elaboração de projetos para oferecer a consórcios que estejam interessados nessas “parcerias”.

Especialistas da Saúde reprovam a medida e alertam sobre a privatização da Saúde Pública.

“Embora coloque como estudo-piloto, as coisas começam assim. Isso é a porta aberta para a desconstrução do SUS. Não se sabe se vão respeitar as condições do sistema”, disse a presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo.

Já Ricardo Heinzelmann, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, afirma que a medida poderá ser um avanço na privatização.

“Há risco de se perder ações importantes da saúde da família, como a abordagem comunitária. Falamos de uma população vulnerável. As OSs não constroem, enquanto a PPP vai além nisso: ele poderia construir e ser como um proprietário daquele serviço. Há um avanço maior no campo da privatização quando falamos nessa lógica”

Ao todo, o Brasil tem 44 mil unidades básicas de saúde.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcio

29/10/2020 - 01h13

Esse capitão é um lixo!

Alan C

28/10/2020 - 23h03

Incrível como a notíci já ficou velha.

Governo bunda mole rsrs

Marildo

28/10/2020 - 19h23

Q merda. Já revogou…. É um idiota q nao sabe mesmo o q quer….

Paulo

28/10/2020 - 17h26

Ué, mas Bolsonaro não era o “novo” na política, o fim da “velha política”? Sendo assim, era de se esperar que administrasse bem não só a Saúde, mas a Previdência, a Seguridade Social, a economia, etc. Mas, como se mostra um incapaz absoluto, junto com Porco Guedes, só fala em privatizar, em se livrar daquilo que é patrimônio do povo brasileiro e que deveria ser bem gerido por administradores competentes e honestos, mas…

    vieira

    28/10/2020 - 21h46

    O novo na politica seria justamente nao aparelhar a maquina, otimizar e reduzir os gastos, se livrar do q é dispensável, melhorar o ambiente de negócio, diminuir o peso do Estado das costas do setor privado, combater corrupção, desregulamentar, desburocratizar, e tudo o mais q a esquerda não sabe fazer.

      Paulo

      28/10/2020 - 22h24

      Foi o que eu disse. “(…) e tudo o mais que a esquerda não sabe fazer”, diz você. Pelo visto a direita também não sabe…Quid inde?

      Alan C

      28/10/2020 - 23h04

      Quer reduzir os gastos? Mais de 40% de tudo que o Brasil arrecada (seu imposto) vai pra juros e rolagem da dívida, dando boa vida pra banqueiro. Pode começar por aí…

        Paulo

        29/10/2020 - 12h20

        Dando calote?? Argentina é logo alí, tá?

    Germano

    28/10/2020 - 22h18

    Toalha Sonsa…com qual dinheiro a não ser o privado…?

Antenor

28/10/2020 - 17h02

Tomara q o governo consiga. Tem meu apoio. De que importa ser estatal ou privado se as pessoas continuarão a serem atendidas de graça??? Vcs veem pelo em ovo.

Jerson7

28/10/2020 - 16h59

Com decreto se privatiza o SUS agora…? Kkkkkk

Que titulos, que matérias, que nível rasteiro…

O pensamento vai ao comentário de ontem de Paulo Guedes sobre a prisão cognitiva, ao eterno atraso, ao trogloditismo ideológico da america latrina, ao marco do saneamento básico e aos partidos que conseguiriam votar contra, etc…

“De alguma forma essa nossa dificuldade de criar um caminho de prosperidade em um país rico em recursos naturais está ligada à nossa prisão cognitiva. Somos prisioneiros cognitivos de uma visão de mundo que está obsoleta”.

Cabeças de terçeiro Mundo fazem um Pais de quarto Mundo…nao hà como dar outra.

Kleiton

28/10/2020 - 15h53

Pra que modernizar os hospitais brasileiros que são referência Mundial de atendimento, eficiência, etc…?

    kledir

    28/10/2020 - 21h35

    Referência em combustão espontanea tbm

      Kleiton

      28/10/2020 - 22h20

      Também.

Jerson7

28/10/2020 - 15h51

Parcerias público/privado nos hospitais são a coisa mais normal e eficiente do Mundo…Brasil das cavernas a parte.

    Gilmar Tranquilão

    28/10/2020 - 23h07

    Nem vou pedir exemplo pq camundongo não sabe kkkkkkkkkkkkkkkkk

Conde

28/10/2020 - 15h48

Não precisa de nada disso, as famosas UAI brasileiras que o mundo inteiro quer imitar e não consegue são perfeitas…


Leia mais

Recentes

Recentes