Menu

Lula sobre 2022: “as pessoas não podem achar que o PT não pode ter candidato”

Nesta sexta-feira, 13, o ex-presidente Lula voltou a falar sobre o cenário eleitoral de 2022 após o encontro que teve com o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes. Na live de apoio a candidatura de Benedita da Silva (PT) no Rio de Janeiro, Lula disse que a direita está com dificuldades de emplacar um nome […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nesta sexta-feira, 13, o ex-presidente Lula voltou a falar sobre o cenário eleitoral de 2022 após o encontro que teve com o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes. Na live de apoio a candidatura de Benedita da Silva (PT) no Rio de Janeiro, Lula disse que a direita está com dificuldades de emplacar um nome e defendeu uma união das esquerdas, desde que o PT seja o protagonista.

“Acho que em 2022, se você olhar o quadro político, já tem vários candidatos. Mas quem está com dificuldade é a direita, que está procurando o Luciano (Huck), o (João) Doria, (Sergio) Moro, não sei quem… Eu vou te garantir que se depender do PT e de mim, vamos ter uma aliança de toda a esquerda. Agora, o que as pessoas não podem achar é que o PT não pode ter candidato. Porque como que pode o maior partido não ter candidato?”

Em outro momento, o ex-presidente complementou dizendo o seguinte: “mas se tiver gente em condição de disputar melhor que o PT não tem problema nenhum”.

Por fim, Lula falou sobre a frente ampla, mas defendeu que os partidos possam lançar candidatos.

“Todo mundo tem o desejo de construir frente ampla. Poderia lembrar da eleição de 1989, 1994, 1998, 2006. Todas elas a gente tentava construir frente ampla sem querer impedir que os partidos tivessem candidato. Lembro que em 1989 não queriam que o Lula fosse candidato, porque ‘era um simples metalúrgico, não tinha nenhuma chance’ e as pessoas ficavam perguntando de voto útil, para apoiar o (Leonel) Brizola (candidato do PDT). Fui candidato, cheguei no segundo turno e o Brizola não foi”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

13/11/2020 - 22h47

Preliminarmente, o problema aqui é de interpretação de texto básica. Lula se posicionou favoravelmente a uma aliança de toda a esquerda e de que a priori o PT não pode ser impedido de ter um candidato, ou seja, “Agora, o que as pessoas não podem achar é que o PT não pode ter candidato. Porque como que pode o maior partido não ter candidato?” Então, não há nenhuma razão para que nessa frente tentem impedir de antemão que o candidato seja do PT, até porque é o maior partido. Daí a afirmar feito a matéria maldosa que Lula “defendeu uma união das esquerdas, desde que o PT seja o protagonista” vai uma distância imensa. Por isso, evito criticar os comentaristas deste blogue, pois são praticamente inimputáveis. Matérias assim servem para adestrar e açular esses cachorros loucos.

Um desses que tá criticando aqui disse outro dia que São Paulo é o paraíso da direita. Assino embaixo o que ele disse, só que ao mesmo tempo que assevera isso, apoia França na pauliceia, Kalil em BH e o candidato do malvadezinha em Salvador, todos de direita. Passam o tempo todo atacando o PT, são obsessivos, deixando o desgoverno Bolsonaro passar batido, parece que só agora estão se dando conta de quem preside o país, já que centram os ataques no PT. Vou tentar me conter para não atacar esses rematados imbecis, analfabetos políticos. Por exemplo, leio o comentarista Netho abaixo e ele aduz convicto que “O PT sairá menor da campanha de 2020 do que em 2016”. Aí vou lá no Valor Econômico e leio há dois dias que o cientista político Antônio Lavareda, ligado ao PSDB, especialista em eleições e em marketing político, presidente do IPESPE, afirmou que “eleições mostrarão recuperação do PT. ” Diante disso, fico em dúvida, em quem devo acreditar? Decerto o comentário mais abalizado é o do Netho.

Se ficasse só nisso, nesses ataques abaixo da cintura, considerando que Bolsonero desgoverna o país e toca o terror, pondo em prática tudo que deixara bem claro que iria fazer antes de eleito, estava de bom tamanho. Mas não. Repetem o discurso nazi do ex-senador Bornhausen de extermínio do PT. Afirmam sem nenhuma evidência de que o PT vai atacar o PDT, quando quem ficou anos a fio direcionando as baterias ao PT foi o PDT. É o projeto Delenda PT, liderado pela Rede Globo, que vai conquistando adeptos e caxas de ressonância. Quem conhece um pouco de história e vê o que se passou com as lideranças progressistas ao longo do tempo, vide Vargas, JK e Jango, vai devagar com o andor. Quem não conhece, condena-se a repetir nossas misérias, como Netho e outros ignorantes que tais.

Aproveitar-se de um momento de fraqueza de um partido que ganhou as eleições democraticamente
e que está servindo de bode expiatório de todo o sistema político brasileiro, cujo problema é estrutural e bem anterior, sendo demonizado diuturnamente e culpado por toda a corrupção existente, quando na verdade tem muito menos envolvidos do que outros partidos, até mesmo da oposição, é conduta de patife ou de quinta-coluna. Se um partido que era próximo, quer se afastar e buscar o próprio caminho, é do jogo, no entanto sabedor de que o PT foi vítima de lawfare e de uma persecução judicial sem igual, apeado do poder por meio de um golpe híbrido do establishment num pacto por cima, aí vem o gaiato querer se aproveitar dessa situação e tachar o ex-aliado de corrupto, o que cai como uma luva para a grande mídia e lhe traz holofotes, afora o fato de colocar essa pecha em todo o campo progressista, nesse caso não paira nenhuma dúvida. Tem que ser um pusilânime para agir desse modo.

    Washington

    14/11/2020 - 17h55

    Cara vc fala que o Bolsonaro desgoverna o país cara onde vc vive . Vc só pode fazer parte da máfia do PT claro. A transposição do rio são Francisco está rodando sem problemas algum a água está chegando a quem precisa sem roubar de ninguém, a máfia das balsas na divisa do Acre e para está pra cavar pois a ponte que o PT começou a 16 anos e nunca terminou em dois anos andou mais que 16 rodovia 364 que era pra ficar pronto antes da copa que foi outra vergonha de roubalheira está na fase final e muitas outras obras que ficou abandonada eu poderia falar aqui quem desgoverna o país cara e melhor vc ver que a máfia das empreiteira que hj está quebrando pois o governo só passa o dinheiro que foi do projeto . Não sou Bolsonaro mais esperando mais melhorias em algumas áreas que ele não está vendo precisava ser feito mais por enquanto ele está acabando com as mafias.

Netho

13/11/2020 - 19h31

A realidade de Lula e do PT é uma só: não são mais capazes da primavera de esperanças. Atualmente, dia sim dia não, os próceres do PT são obrigados a lidar com a polícia, a carceragem e os alcaguetas. Bastou Lula por a cara na campanha em Fortaleza que a candidatura da petista despencou. Se Lula beijou a Carta aos Banqueiros quando tinha tudo nas mãos para abandonar o neoliberalismo, o que se viu? Viu-se a conversão do Lulismo à “esquerda neoliberal”. O PT sairá menor da campanha de 2020 do que em 2016. Não será diferente nas grandes capitais do país. Lula e o PT pegaram o beco sem saída: a “polarização nacional’ nas eleições municipais já deu com os burros na água e levou as últimas vacas magras para o brejo. Desde que Lula começou a ver o sol nascer quadrado, o ex-presidente voltou à condição de ex-operário e ex-retirante sujeito a alcaguetas e conduções coercitivas. A estrela não só perdeu o brilho como desapareceu do firmamento. A única função de Lula e do PT é fazerem o jogo da direita. Não por acaso, Brizola dizia, ainda nos anos 90: “O PT é a esquerda que a direita gosta”. Lula e o PT, no poder confirmaram a profecia de Brizola. De tanto usar o cachimbo da direita, também terminaram com a boca entortada nas grades da carceragem.

Tony

13/11/2020 - 13h41

“Mas quem está com dificuldade é a direita, que está procurando o Luciano (Huck), o (João) Doria, (Sergio) Moro, não sei quem… ”

…a direita tem dificuldade se achar candidato diz ele….fingindo que sejam de direita (tanto quanto Biden é de esquerda) acabou de citar 3, fora Bolsonaro e Mandetta sao 5.

O PT vai candidatar quem…? Nao tem ninguem com a certidao de antecedentes criminais limpo e as faculdades mentais minimaente em dia para candidatar.

O Lula tà ficando senil de vèz.

ney

13/11/2020 - 12h45

Para o Lula esta faltando um país só dele.

Alan C

13/11/2020 - 12h32

Mas quem foi que disse que o PT não pode ter candidato em qq eleição que seja???

Esse coitadismo barato é pra que?? Tentar gerar uma suposta comoção??

Digo e repito: ESSE SENHOR TÁ SENIL.

Valeriana

13/11/2020 - 12h01

O PT faleceu hà anos.


Leia mais

Recentes

Recentes