Menu

Opinião: Ao rifar Jilmar Tatto em público, Lula mostra que apequenou-se

Por Gabriel Barbosa Neste domingo, 15, o ex-presidente Lula comentou sobre o encontro ocorrido na última terça-feira, 10, entre a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e Jilmar Tatto, candidato a prefeito de São Paulo pelo partido. Os dois conversaram sobre uma possível desistência do petista para apoiar Guilherme Boulos (PSOL). “Ela (Gleisi Hoffmann) fez o […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Gabriel Barbosa

Neste domingo, 15, o ex-presidente Lula comentou sobre o encontro ocorrido na última terça-feira, 10, entre a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e Jilmar Tatto, candidato a prefeito de São Paulo pelo partido. Os dois conversaram sobre uma possível desistência do petista para apoiar Guilherme Boulos (PSOL).

“Ela (Gleisi Hoffmann) fez o que deveria fazer como presidente do partido e, segundo as informações, disse para o candidato que dependia única e exclusivamente dele. Ninguém poderia dizer o que ele deveria fazer. O candidato disse: eu vou continuar. Acho que foi atitude dele soberana de dizer que não ia retirar a candidatura”, disse a jornalistas em São Bernardo do Campo (SP), onde vota.

Ao rifar o próprio candidato em público, Lula mostra que se apequenou-se. É bom lembrar que foi o próprio mandatário que insistiu na candidatura “puro sangue” do PT em São Paulo e mais 13 capitais, e nos 45 do segundo tempo tira o seu da reta?!

Se Lula percebeu tardiamente que a candidatura de Tatto na capital paulista corre o risco de ter o pior desempenho do partido desde 1985, que assumisse a responsabilidade, seria muito mais grandioso e teria chances de recuperar a imagem já terrivelmente desgastada do partido no seu Estado natal. Assumir erros também faz parte do roteiro de um líder político

Apesar das discordâncias profundas, desejo toda a sorte e solidariedade a Jilmar Tatto.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sebastião

16/11/2020 - 14h20

Apequenou-se desde sempre. Porque ele rifou Luiziane ao ir conversar com Ciro. Lula sempre foi assim, só mesmo o fanatismo da galera que não ver isso. E fanatismos não existe só com Lula… E é da política, ser aberto. Provavelmente só quem sabia da conversa dele com Ciro era Gleise e Haddad. Tanto que Gleise parou de falar de Ciro.

Marco Vitis

16/11/2020 - 01h24

Houve uma “cristianização” do Jilmar em SP em troca da “cristianização” do PSOL no Rio. Os favorecidos foram Boulos e Benedita. Os resultados dessas “alianças” são conhecidos.

    Batista

    17/11/2020 - 12h56

    Houve uma “ciristianização” do PDT, em SP e no RJ, com os candidatos ‘progressistas’, Márcio França e Delegada Martha.

    Os favorecidos foram Brunodoria e Bolsovella.

    Os resultados dessas escolhas são conhecidos, nenhum vereador em São Paulo e um no Rio.

    ‘Espelho, espelho meu, há algum candidato em 22 melhor que eu?’

Netho

15/11/2020 - 22h58

Quando o navio afunda, o capitão da tripulação deve ser o último a sair.
Lula preferiu a máxima das ratazanas.
Seguiu o exemplo de ser o primeiro a pular fora do barco.
Como era de se esperar, o PT sairá menor em 2020 do que em 2016. Na pauliceia simplesmente foi varrido do mapa.
Não se espere nenhuma mudança seja de Lula ou do PT.
Não aprenderam nada, nem esqueceram nada.

    Batista

    17/11/2020 - 12h02

    A máxima dos pascácios…

    “Na pauliceia simplesmente foi varrido do mapa”, o partido com a maior votação para vereadores, seguida pela do partido do candidato a prefeito com mais votos no primeiro turno e pela do partido do candidato a prefeito com a segunda maior votação, graças aos votos para prefeito transferidos ao mesmo, pelo partido com maior votação para vereadores, em função de melhor posicionado na campanha e consequentemente com maior possibilidade de chegar ao segundo turno e derrotar o mais dos mesmos, na maior e mais importante cidade do país.

    ‘Que beleza!’

    “Não aprenderam nada…”, no caso, nada além da mesma desvairada nota só.

brasileiro

15/11/2020 - 20h09

Quando Lula luta pelos candidatos do PT, é hegemonia, e quando é sincero, se ‘apequena’? Até parece que tem milico mandando no blog, af.

O Demolidor

15/11/2020 - 20h05

Opinião:

Fosse o França ao invés do Boulos a matéria seria “Lula agigantou-se”….enfim…

Agostinho José Soares

15/11/2020 - 19h51

Seria interessante saber dos petistas que aderiram à candidatura Boulos, alguns antes da Convenção, qual o motivo que os levou a essa atitude. Do meu observatório, cá da roça, o que me cheira é preconceito que se desdobrou em golpe branco.
Paraisópolis-MG

    Francisco*

    17/11/2020 - 12h37

    Talvez a partir da pandemia…

    Pela campanha necessariamente reduzida e limitada pelo distanciamento social.

    Pela necessidade vital do recall.

    E por Haddad, o candidato natural, ainda mais nessa modalidade de campanha, refutar concorrer.

    Por Tatto, o melhor candidato a prefeito de São Paulo, experiente e por agir e saber fazer mais que falar, porém, infelizmente, na hora errada, por praticamente desconhecido, sem recall, vencer a convenção interna por escassos votos, derrotando o também excelente Padilha, com mais recall requerido pela hora.

    E por Boulos, como Manuela do PC do B, ser o mais petista dos novos ptsolistas.

    Talvez…

Tiago Silva

15/11/2020 - 19h12

Infelizmente a Mídia (PIG, como Globo, SBT, Bandeirantes, Record, Estadão, Folha, Veja, IstoÉ, Época, Crusoé, etc) fez o anti-petismo e colheu o NeoNazismo (Neoliberalismo + Nazismo) atual que nos desgoverna!!!

Aliás, nem essa Mídia conseguiu controlar essa propaganda de ódio a apenas um partido (mas que se referia a todos os partidos do campo da esquerda, porém apenas o PT lhes faziam medo por terem o Lula que em 2018 era o candidato com maior intenção de votos até o golpe para tirarem ele da disputa)… Que até os candidatos dessa mídia (PSDB, DEM, PMDB, Centrão) naufragaram em 2018 – inclusive os fascistas da Lava-Jatucana ainda saíram chamuscados depois ao se associar em ao Bozo – apesar de ainda continuarem mandando nesse Parlamentarismo de Fato mais preponderante desde 2015 com Eduardo Cunha (que foi substituído como primeiro ministro respectivamente: Aécio, Temer, Maia atualmente).

Ocorre que para a surpresa ainda de alguns… Exite uma Mídia que se diz “alternativa” ou “de esquerda” que continua insuflando esse anti-Petismo (como esse blog Cafézinho) e faz o jogo da Direita (Centrão/Direitão). Como falava Darcy e Brizola: “A esquerda que a Direita gosta!”.

Parabéns (ironia e tristeza profunda) em contribuírem para que a polarização de 2022 seja da Direita Fascista/Neoliberal/Elitista de Dória ou Moro ou Huck ou Amoedo ou outro do PSDB/Globo versus a Direita Nazista/Neoliberal/Elitista do Bozo!!!

Acordem!!!

Quanta falta faz BRIZOLA…

Ricardo JC

15/11/2020 - 18h53

Artigo mais superficial do que este impossível. Clara opiniao (?) De quem é realmente antipetista.

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA

15/11/2020 - 18h09

Esse artigo parece ter mais intenção de carimbar o Lula como mal caráter do que , de fato, condoer-se com o candidato Jilmar Tatto. A interpretação de outra pessoa pode soar até inversa à interpretação desse articulista. Ele pode defender que Jilmar Tatto não quis retirar sua candidatura e que era um direito dele. Depende de como se vê…

PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA

15/11/2020 - 17h17

Até parece que o autor desse artigo está realmente “condoído” pelo “desdobramento” dessa fala em relação ao Jilmar Tatto. Mas parece que o objetivo é diminuir Lula para , quem sabe, direcionar possíveis votos, no futuro, para o CIRO. Acho que o Lula não falou nada demais. É uma questão de interpretação. Quando perguntaram tempos atrás se ele, Lula, deveria ter sido o candidato do partido, e não a Dilma ter tentado a reeleição ele respondeu, basicamente, a mesma coisa: “Ela estava na presidência. Tinha o direito de tentar a reeleição. Eu ia fazer o quê? Passar por cima?”. De certo modo se reflete agora. Estamos vivendo tempos malucos, que precisam respostas e ações objetivas para derrotar todo esse autoritarismo que atingiu o poder. Não sei nem se o PT deveria ter lançado candidatura própria na cidade de São Paulo. Uma vez lançada, e não indo bem nas intenções de voto, poderia ter “aberto mão” da candidatura e apoiar outro candidato, de outro partido.Deve ter tido conversas nesse sentido. Mas o próprio quis continuar, até para ver atá onde poderia e até onde realmente vai. É um direito dele. E foi respeitado. Lá na Argentina a Cristina Kirchner já saiu saiu, de cara, de início, como vice. Para não correrem riscos, e, à meu juízo, fizeram certo. Para terminar, quando o Lula falou isso, já não iria interferir muito na votação do candidato do PT. Respondeu o que ele achava. Mas, às vezes, vemos nesse blog uma nítida predileção pelo Ciro, que eu até gosto também.. Mas esse artigo me pareceu, repito, uma tentativa de diminuir o Lula…

    Caio Alexandre Bezarias

    16/11/2020 - 17h20

    ” Mas, às vezes, vemos nesse blog uma nítida predileção pelo Ciro, “, rapaz como você foi polido e comedido – para não dizer eufêmico – nessa observação.

Alexandre Neres

15/11/2020 - 15h24

Para entender qual a linha que o Cafezinho vai seguir, é só acompanhar antes a Globo. Se não, vejamos. A Globo atacou diuturnamente o PT no meio da rede de esgotos. O Cafezinho passou os dois últimos anos, em pleno desgoverno Bolsonaro, atacando o PT. A Globo passou a exigir uma autocrítica do PT, justo ela que 50 anos depois desculpou-se por ter apoiado a ditadura, o Cafezinho passou a exigir uma autocrítica do PT. Depois, a Globo lançou a tese dos dois extremos, a tal polaridade simétrica que nunca existiu pelo fato de o PT ser um partido de centro-esquerda. O que fez o Cafezinho? Isso mesmo, passou a defender a tese dos dois extremos. Ultimamente, a Globo está tentando criar a tese do centro imaginário. Quem compõe esse grupo? Huck, Moro, Doria, Maia, ACM Neto, Mourão e Mandetta. O que eles têm em comum? Todos apoiaram o golpe e votaram em Bolsonaro em 2018. O que o Cafezinho está fazendo atualmente? Começando a elaborar as linhas do que significaria o tal centro imaginário, que não é de esquerda nem de direita. Sabem o que isso significa, né?

Huck disse que Bolsonaro ressignificaria a política. Moro disse que o que falta a Bolsonaro é apoiar as reformas. Moro propôs uma excludente de ilicitude para a polícia que mais mata no mundo, é aquele que a grande imprensa reluta em dizer que é de extrema-direita, que quer colocá-lo no tal centro. Maia é o que toca as reformas neoliberais do desgoverno Bolsonero e senta em cima dos pedidos de impeachment, fazendo pouco caso dos ataques à Constituição. ACM Neto, de quem Ciro Gomes é aliado em Salvador, neto de Toninho Malvadeza, apoiador da ditadura, levou Huck esta semana para apresentá-lo aos Faria Limers, entre os quais o dono da Riachuelo, que é apoiador de primeira hora de Bolsonaro. E assim por diante. Poderia ficar horas citando Doria, Mandetta, Mourão e que tais.

O PT, tal qual na ditadura, é preso por ter ou por não ter cão. Ora é o partido que é hegemonista, ora se alia a todo mundo. Obsessivos com o PT, vão cuidar do seu próprio quintal, metam-se com o arremedo de partido de vocês. Tatto não quer sua solidariedade, Gabriel. Tatto, junto com Boulos e Orlando Silva compõem o campo progressista em São Paulo. Apesar de a grande imprensa e suas caixas de ressonância o tempo inteiro ficarem querendo jogar um contra o outro, não conseguiram uma só declaração em que um acuse o outro. Quem não é do grupo é o Márcio França, que foi vice do picolé de chuchu, que votou no picolé de chuchu em 2018, que votou no Doria em 2016, que piscou para Bolsonaro em 2020, que é um legítimo representante desse centro imaginário que essa imprensa calhorda insiste em tramar.

Alan C

15/11/2020 - 15h23

Em SP o candidato decide, o que já é bem estranho onde há hierarquia, mas no Recife a candidata não tem nenhuma autonomia…. Eta PT…..

De novo, sendo repetitivo mesmo: ESTE SENHOR TÁ SENIL!

Ronald

15/11/2020 - 14h15

Nunca foi grande. Os grandes verdadeiros jamais cometem crimes.

    Batista

    17/11/2020 - 13h06

    Então é grande.

Justiceiro

15/11/2020 - 13h58

Agora que vocês estão percebendo quanto canalha Lula é?

Se Tatto estivesse bem nas pesquisas, era mérito de Lula, como Tatto está mal (vai perder até pro mamãe falei), a culpa é do candidato.

E Lula fez pior: deu essa declaração em plena votação, dizendo que é pros petistas não votarem em Tatto e votarem em Boulos.

Em 2012 Haddad foi eleito, mas quem foi o vencedor foi Lula. Em 2016 Haddad perdeu e quem perdeu foi..Haddad.

Lula sempre foi assim. Acordem.

Francisco

15/11/2020 - 13h53

Chico, sempre ele…

“Até quem sabe a voz do dono
Gostava do dono da voz….
Fizeram bodas de acetato – de fato
Assim como os nossos avós
O dono prensa a voz, a voz resulta um prato
Que gira para todos nós
O dono andava com outras doses
A voz era de um dono só
Deus deu ao dono os dentes, Deus deu ao dono as nozes
Às vozes Deus só deu seu dó
Porém a voz ficou cansada após
Cem anos fazendo a santa
Sonhou se desatar de tantos nós
Nas cordas de outra garganta…
E, rouca, regalar os seus bemóis
Em troca de alguns brilhantes
Enfim, a voz firmou contrato
E foi morar com novo algoz…
A voz foi infiel trocando de traquéia
E o dono foi perdendo a voz
E o dono foi perdendo a linha – que tinha
E foi perdendo a luz e além
E disse: Minha voz, se vós não sereis minha
Vós não sereis de mais ninguém”


Leia mais

Recentes

Recentes