Menu

Paulo Gala e Andre Roncaglia desafiam o consenso neoliberal em novo curso à distância

Um dos grandes problemas do Brasil tem sido a persistente hegemonia da opinião neoliberal. Desde meados dos anos 80, essa hegemonia impôs uma agenda profundamente regressiva ao país, que está nos fazendo empobrecer cada vez mais. Entra governo, sai governo, e o debate econômico continua preso a dogmas e falácias que há muito se tornaram […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um dos grandes problemas do Brasil tem sido a persistente hegemonia da opinião neoliberal.

Desde meados dos anos 80, essa hegemonia impôs uma agenda profundamente regressiva ao país, que está nos fazendo empobrecer cada vez mais.

Entra governo, sai governo, e o debate econômico continua preso a dogmas e falácias que há muito se tornaram obsoletos!

Os momentos de crescimento econômico do Brasil, por sua vez, se revelam frágeis, porque lhes faltam algumas características essenciais, em especial o foco no desenvolvimento tecnológico e industrial do país, que nos permitiria elevar a complexidade e sofistificação da nossa base produtiva.

Se você se interessa por economia, e sobretudo, tem curiosidade para entender porque o Brasil é pobre e que iniciativas deveriam ser tomadas para escapar desse destino, você precisa ler, ouvir, e fazer o curso de Paulo Gala e Andre Roncaglia!

Lembrando que, ao se matricular no curso, você ganha de brinde o novo livro da dupla!

Através de uma parceria com o site O Cafezinho, você ganha 30% de desconto no valor total do curso.

Basta clicar no botão ou link a seguir e usar o Cupom Cafezinho (no link, o cupom já vem preenchido).

Brasil uma economia que não aprende + Ebook

***

Leia o programa do Curso:

Em nosso curso percorremos a história das ideias econômicas sobre a riqueza “invisível” das nações: o conhecimento. O incrível avanço da ciência e da tecnologia nos levou do motor a vapor à eletricidade, do transístor aos semicondutores e do computador à inteligência artificial. A humanidade sempre dependeu do conhecimento para dar saltos qualitativos na organização econômica. A história econômica das nações é a própria evolução do conhecimento aplicado à produção, ao comércio e às finanças. Neste sentido, aprender significa assimilar as forças da realidade e submetê-las ao domínio da razão humana. Para o bem ou para o mal, o conhecimento é o motor invisível da prosperidade econômica. Na marcha do desenvolvimento das nações, é preciso correr muito para manter a sua posição. Quem custa a aprender, fica para trás. O Brasil deixou de aprender a partir dos anos 1980 e, desde então, vem “esquecendo” as competências produtivas que lhe garantiriam um destaque proporcional às suas grandeza territorial e riqueza natural. A partir de experiências internacionais de sucesso de políticas industriais e de pesquisa e desenvolvimento, o curso aponta os erros que o Brasil cometeu, bem como os acertos que não prosperaram e por quê. Fugindo de polarizações ideológicas simplistas, argumentamos que uma combinação dinâmica entre mercado, Estado e sociedade civil é fundamental para canalizar a energia social rumo à expansão das capacidades tecnológicas do país. Uma estrutura produtiva mais sofisticada gerará empregos de melhor qualidade, capazes de aproveitar os investimentos em educação que os cidadãos tão arduamente fizeram. O resultado é maior bem-estar com menor desigualdade e mais oportunidades para todos os que cooperam pela prosperidade coletiva.

O curso é voltado para leigos, estudantes de graduação em economia e ciências sociais, alunos de mestrado e doutorado ou professores que queiram utilizar essa metodologia em seus cursos. As aulas são transmitidas em vídeos didáticos e simples, podendo ser acompanhados por quem não é economista. Cada aula tem duração média de 30 minutos. O curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar à cada participante. As aulas podem ser assistidas em smartphones, tablets e desktops e ficarão disponibilizadas na web por prazo ilimitado. Nesse curso passamos toda nossa experiência de mais de 20 anos com pesquisas e cursos na área de Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia, Comércio internacional, Microeconomia e Economia Brasileira. O curso tem uma linguagem simples, didática e direta, sem abrir mão do rigor cientifico. Disponibilizamos também amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas Online. O prazo do curso é ilimitado.

1. Introdução
1.1 – Da indústria para o Uber no Brasil

2. Breve história do pensamento sobre a riqueza das nações

2.1 – Alexander Hamilton, pai do protecionismo dos EUA

2.2 – Panorama da economia do desenvolvimento

2.3 – Clássicos do desenvolviento econômico

2.4 – Reabilitando o mercantilismo

2.5 – As ideias de Paul Romer – parte I

2.6 – As ideias de Paul Romer – parte II

2.7 – Tensões do desenvolvimento economico

2.8 – Desenvolvimento econômico como autodescoberta

3. Ascensão e queda da indústria no Brasil

3.1 – Um mapa da indústria no mundo

3.2 – Divisao do trabalho e retornos crescentes de escala

3.3 – A contradição de Adam Smith sobre indústria e livre mercado

3.4 – A industrialização é um processo de aprendizagem

3.5 – Desindustrialização prematura ou normal?

3.6 – Desindustrialização do Brasil – parte I

3.7 – Desindustrialização do Brasil – parte II

3.8 – Desindustrialização do Brasil – parte III

4. O Brasil não conseguiu alcançar a sofisticação produtiva

4.1 – A perda de complexidade da economia brasileira

4.2 – A escada tecnológica

4.3 – O hiato de inovação tecnológica entre países

4.4 – A transferência de tecnologia entre países não ocorre espontaneamente

4.5 – A importância da complexidade das organizações

4.6 – Baixa complexidade e falta de inovação no Brasil

4.7 – Inovações, exportações e serviços no Brasil

5. A ação do estado e do mercado na história do Brasil

5.1 – Breve história do desenvolvimento brasileiro: de Vargas a FHC

5.2 – A era Lula e Dilma

5.3 – Política industrial para tigres, gansos e golfinhos

5.4 – A política industrial nos governos Lula e Dilma

5.5 – O papel do estado e a maldição dos recursos naturais

5.6 – O falso conflito entre mercado e estado

5.7 – Desigualdade: meritocracia ou topocracia?

5.8 – Economias que são ataris e supercomputadores

6. Conclusão

6.1 – Conclusão Paulo Gala

6.2 – Conclusão Andre Roncaglia

Curso Paulo Gala - Economia para entender o Brasil
Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Justiceiro

30/01/2021 - 17h57

Esse site tá de doer heim, só propaganda e conteúdo mínimo.

Renato

30/01/2021 - 05h08

Curso ministrado por engenheiros de obra feita. Se tiver meia dúzia de inscritos já terá sido um sucesso ! kkkkkkkkkkkkkk

Paulo

29/01/2021 - 22h08

O melhor administrador é o que não se prende a dogmas, ainda mais de origem ideológica…Infelizmente Adam Smith e Karl Marx continuam servindo de referência para os não-pensantes (não que não devessem ser estudados, e efetivamente o são, pelos livres pensadores).


Leia mais

Recentes

Recentes