Menu

Pesquisador da Fiocruz defende Complexo Industrial da Saúde para o Brasil

“Sem capacidade econômica, produtiva e tecnológica na saúde, não teremos direito à vida”. Essas são as palavras do líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Grabois Gadelha. Recentemente foi lançada pela própria Fiocruz o projeto Desenvolvimento, saúde e mudança estrutural: O Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0 no contexto […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

“Sem capacidade econômica, produtiva e tecnológica na saúde, não teremos direito à vida”. Essas são as palavras do líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Grabois Gadelha.

Recentemente foi lançada pela própria Fiocruz o projeto Desenvolvimento, saúde e mudança estrutural: O Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0 no contexto da covid-19 com o objetivo de formular políticas para o setor de saúde.

Na entrevista concedida ao Valor, Gadelha defendeu que o Brasil tenha um complexo Industrial da Saúde e deu suas razões.

“A saúde é uma das áreas mais críticas para as perspectivas de futuro em termos globais e para a inserção do Brasil. É um complexo econômico que representa 10% do Produto Interno Bruto [PIB]. Nos países mais desenvolvidos, essa parcela do PIB se aproxima de 15%, caminhando para 20%. No Brasil, são R$ 700 bilhões em termos de valor adicionado por ano”

O pesquisaador também ressaltou que é necessário reacender no país um grupo que trate especificamente desse assunto.

“A primeira questão é recuperar institucionalidade perdida quando foi encerrado o grupo executivo que tratava do complexo da saúde. É preciso uma política sistêmica para articular ações de governo, isso não é blá-blá-blá. Sem isso, a área social vai para um lado, a industrial, para outro, assim como a econômica e a de ciência e tecnologia”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nercilene Monteiro

20/03/2021 - 20h20

Desculpe mas o complexo é um conceito que existe desde a década de 1980 e o PT investiu pesadamente via BNDES/programa 2004 no fortalecimento das instituições públicas que o integram.
Gadelha foi nomeado por Lula para ocupar a SCTIE/MS. Não há nenhuma novidade no que ele fala e ele sabe que o PT fez pelo CEIS. Por isso voto 13. Fez muito pela ciência, tecnologia na área da saúde.

Alan C

20/03/2021 - 15h44

Ou seja, defende as ideias de Ciro Gomes.

Edibar

20/03/2021 - 15h23

Contanto q seja 100% privado. Xô estatismo!

Oblivion

20/03/2021 - 10h52

Quase um Deja vu de 2018 quando Ciro Gomes foi o único candidato a propor a implantação de um complexo industrial da área da saúde (enquanto os ptistas estavam no eleição sem lula é fraude e os bolsominions querendo exterminar pessoas). Claro que vindo da fiocruz agora terá muito mais peso, afinal o povo coloca todos os políticos numa só panela e acham q todos são centrão (uso da política pra, prioritariamente, benefícios pessoais). Os piores desiludidos são aqueles analfabetos políticos q caem de cabeça na admiração de um bozo (corrupto, grosseiro, incapaz e incompetente) e depois de defender por meses ou até anos um verme de tal espécie se desiludem por total.


Leia mais

Recentes

Recentes