Menu

Caos na Amazônia: Artistas pedem que Biden não feche acordo com Bolsonaro

Nesta terça, 20, um grupo de 36 artistas como Alec Baldwin, Joaquin Phoenix, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Orlando Bloom, Katy Perry, Roger Waters, entre outros divulgaram uma carta pedindo para que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não feche acordo ambiental com Jair Bolsonaro antes que aconteça uma queda brusca no desmatamento na […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nesta terça, 20, um grupo de 36 artistas como Alec Baldwin, Joaquin Phoenix, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Orlando Bloom, Katy Perry, Roger Waters, entre outros divulgaram uma carta pedindo para que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não feche acordo ambiental com Jair Bolsonaro antes que aconteça uma queda brusca no desmatamento na Amazônia.

A carta também teve a assinatura de artistas brasileiros como Caetano Veloso, Fernando Meirelles, Marisa Monte, Patrícia Pillar, Sonia Braga e Wagner Moura.

“Ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos, mas um acordo com o Bolsonaro não é a solução. Encorajamos você a continuar o diálogo com povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia Amazônica, com governos subnacionais e a sociedade civil (…) antes de anunciar quaisquer compromissos ou liberar quaisquer fundos”, defende a carta.

O manifesto é divulgado no mesmo dia em que um levantamento divulgado pelo  Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostrar que o total de área devastada na Amazônia Legal foi de 810 km² no mês de março. Foi o maior índice de devastação dos últimos dez anos.

Leia a carta na íntegra!

Carta dos artistas do Brasil e dos EUA ao Presidente Joseph Biden

Estados Unidos, Brasil, 20 de abril de 2021

Proteja a Amazônia

Caro presidente Biden,

Obrigado por seu compromisso de agir pelas mudanças climáticas, pela conservação das florestas e pelo respeito aos direitos e à soberania dos Povos Indígenas. Escrevemos para você hoje como artistas e músicos dos Estados Unidos e do Brasil para expressar nosso apoio e solidariedade aos Povos Indígenas e organizações da sociedade civil na Bacia Amazônica e ao redor do mundo que expressaram profunda preocupação com relação a possíveis acordos ambientais com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Instamos sua Administração a ouvir nosso apelo e a não se comprometer com nenhum acordo com o Brasil neste momento.

Proteger a Floresta Amazônica é essencial para soluções globais para lidar com as mudanças climáticas. No entanto, a integridade deste ecossistema crítico está se aproximando de um ponto de não retorno devido às crescentes ameaças à floresta tropical e aos seus guardiões pelo governo Bolsonaro, incluindo desmatamento, incêndios e ataques aos direitos humanos.

Desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro de 2019, a legislação ambiental foi sistematicamente enfraquecida e as taxas de desmatamento triplicaram. As terras indígenas, que são as mais protegidas da Amazônia, foram invadidas, desmatadas e queimadas impunemente. Os direitos dos povos indígenas, guardiões da floresta, foram violados por Bolsonaro e seu governo.

Estamos preocupados que seu governo possa estar negociando um acordo para proteger a Amazônia com Bolsonaro neste momento. Embora estejamos aliviados que a secretária de imprensa da Casa Branca Jen Psaki tenha declarado recentemente que não haveria nenhum acordo bilateral anunciado na Cúpula dos Líderes do Clima no Dia da Terra, ainda estamos apreensivos.

Nós nos juntamos a uma coalizão crescente de mais de 300 organizações da sociedade civil brasileira e norte-americana, povos indígenas, membros do Congresso dos Estados Unidos e legisladores brasileiros para pedir a seu governo que rejeite qualquer acordo com o Brasil até que o desmatamento seja verdadeiramente reduzido, os direitos humanos sejam respeitados e a participação significativa da sociedade civil seja atendida.

Compartilhamos suas preocupações de que ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos, mas um acordo com o Bolsonaro não é a solução.

Encorajamos você a continuar o diálogo com povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia Amazônica, com governos subnacionais e a sociedade civil, que têm soluções e desenvolveram propostas para sua consideração, incluindo a Plataforma Climática da Amazônia, antes de anunciar quaisquer compromissos ou liberar quaisquer fundos.

Agradecemos sua liderança em tomar as medidas necessárias e urgentes para lidar com a emergência climática que enfrentamos coletivamente.

Respeitosamente,

Mark Ruffalo
Leonardo DiCaprio
Joaquin Phoenix
Jane Fonda
Rosario Dawson
Orlando Bloom
Katy Perry
Uzo Aduba
Alyssa Milano
Alec Baldwin
Marisa Tomei
Philip Glass
Roger Waters
Frances Fisher
Misha Collins
Laurie Anderson
Sigourney Weaver
Katherine Waterston
Ed Begley Jr.
Wendie Malick
Barbara Williams

Sonia Braga
Caetano Veloso
Gilberto Gil
Alice Braga
Wagner Moura
Fernando Meirelles
Walter Salles
Marisa Monte
Maria Gadú
Andrea Beltrão
Patrícia Pillar
Débora Bloch
Marcos Palmeira
Bela Gil
Fernanda Abreu

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tony

22/04/2021 - 06h40

Parabéns aos artistas, formadores de opinião, governo assassino.

Paulo

21/04/2021 - 11h42

Bando de idiotas! Todos eles. É importante estabelecer-se uma indenização, a ser paga por todo mundo, ao Brasil, anualmente, cada qual na medida de sua economia e possibilidades (excluindo-se os pobres, evidentemente), para que o Brasil possa manter a Amazônia como um paraíso intocável. E não é merrequinha não, hein!? O Brasil não pode ficar de chapéu na mão e aceitar qualquer mixaria pra se tornar refém. Tem que ser um dinheiro destinado exclusivamente à Região, auditado internacionalmente, e suficiente para compensar as populações ribeirinhas e para custear a fiscalização rigorosa do desmatamento…

canastra

21/04/2021 - 11h21

Esses milionarios (poderiam se juntar e por uma grana na mesa ao invés de escrever essas cartinhas inutéis…é o que falta para diminuir o desmatamento ilégal..

Infelizmente o Brasil tà quebrado e nao tem recursos.

Efrem Ventura

21/04/2021 - 10h58

Olha a birrinha dos bilionarios aì….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tony

21/04/2021 - 10h56

Onde chega o malabarismo mental dos esquerdoides…nao querem o acordo porque o Presidente da Republica se chama Bolsonaro, a Amazonia nao interessa nada.

Esquerdismo é um transtorno mental, nao hà a minima duvida.

Ronei

21/04/2021 - 10h44

Esquerda é isso aì….elites milionarias e bilionarias globais.

Valeriana

21/04/2021 - 10h41

Nao querem um acordo para proteger a Amazonia com Bolsonaro…querem com quem se ele é o Peesidente da Republica…? kkkkkkkkkkk

Ainda nao aceitaram o resultado das eleiçoes esses babacoides…?

Galinzé

21/04/2021 - 10h39

“Estamos preocupados que seu governo possa estar negociando um acordo para proteger a Amazônia com Bolsonaro neste momento.”

O que esses imbécis querem entao…?


Leia mais

Recentes

Recentes