Menu

Pesquisa Valor/Atlas traz Bolsonaro 7 pontos atrás de Lula no Rio Grande do Sul

Uma pesquisa encomendada pelo Valor ao instituto Atlas, divulgada hoje, mostra que o presidente Bolsonaro não vai tão bem assim no estado em que ele vinha apresentando, até então, os seus melhores números de aprovação, o Rio Grande do Sul. Feita entre os dias 30 de abril e 3 de maio, com 785 eleitores abordados […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma pesquisa encomendada pelo Valor ao instituto Atlas, divulgada hoje, mostra que o presidente Bolsonaro não vai tão bem assim no estado em que ele vinha apresentando, até então, os seus melhores números de aprovação, o Rio Grande do Sul.

Feita entre os dias 30 de abril e 3 de maio, com 785 eleitores abordados online, a pesquisa estima que 62% dos gaúchos desaprovam o presidente Bolsonaro, contra 36% que o aprovam. 

Já o governador Eduardo Leite é desaprovado por 44%, e aprovado por 47%. 

A rejeição de Bolsonaro já pode ser vista nas intenções de voto do presidente, que começaram a cair tanto no primeiro turno quanto no segundo.

São apresentados quatro cenários de primeiro turno, sendo um “ampliado”, ou seja, com a presença de todos os presidenciáveis mais conhecidos, e os outros “reduzidos”, constando apenas quatro presidenciáveis (Lula e Bolsonaro, mais outros dois). 

Reiterando: é uma pesquisa feita apenas com eleitores do Rio Grande do Sul. 

Bolsonaro empata com Lula no cenário ampliado, e fica atrás em todos os cenários reduzidos. 

Lula pontua 32% no cenário ampliado a 35%-40% nos diferentes cenários reduzidos.  

Bolsonaro tem entre 32,5%  no cenário ampliado e não passa de 33% nos cenários reduzidos.

A chamada “terceira via” ainda enfrenta muita dificuldade para se viabilizar no Rio Grande do Sul. Mas alguns nomes apresentam potencial.

Ciro Gomes pontua 6,4% no cenário ampliado; num dos cenários reduzidos, porém, chega a 14,5%.

O atual governador do estado, Eduardo Leite, que é do PSDB, chega a 19,5% dos votos, num dos cenários reduzidos.  

 

O Valor menciona três cenários de segundo turno, entre Eduardo Leite e Bolsonaro, no qual o tucano venceria o presidente por 48% X 34%. 

Lula e Mandetta também venceriam Bolsonaro num eventual segundo turno, mas o Valor não dá os números exatos. Não é mencionado um segundo turno entre Ciro e Bolsonaro.  

A pesquisa traz ainda um gráfico com a imagem dos presidenciáveis. Aqueles que tem melhor avaliação positiva, por ordem, são: Eduardo Leite (46%), Hamilton Mourão (41%), Mandetta (37%), Lula (35%) e Bolsonaro (33%). 

Entre os que tem pior avaliação negativa no estado gaúcho, segundo essa pesquisa, estão: Ciro Gomes (65%), Bolsonaro (64%), Haddad (62%), Moro (61%) e Lula (59%). 

 

 

Análise: como sempre digo, é preciso olhar com ceticismo e cuidado para pesquisas eleitorais realizadas online, com número relativamente pequeno de pessoas, num ambiente ainda de pouca politização na sociedade. Entretanto, se Bolsonaro realmente tem rejeição de 62% no Rio Grande do Sul, isso seria a prova de que o esvaziamento político do presidente é uma tendência consolidada, e um fenômeno nacional. Ele ainda tem mais de 30% nas pesquisas, mas isso parece ser antes um teto de votos do que um chão. Ou seja, a depender da dinâmica política dos próximos meses, e sob pressão de números cada vez maiores de rejeição, não seria surpresa se a sua candidatura  perdesse cada vez mais apoio, colocando em risco, inclusive, o seu lugar no segundo turno. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ROSEMBERG ANDRADE SOARES

17/05/2021 - 09h20

precisamos varrer essa escória da presidência.
#LULAPRESIDENTE2022

Isis Vieira

05/05/2021 - 21h35

Ninguém quer o PT no Brasil. Também acham que vão levar o Rio de Janeiro. Não vão.

    ROSEMBERG ANDRADE SOARES

    17/05/2021 - 09h22

    APOIAMOS A VOLTA DO LULA, PARA PRESIDÊNCIA DO BRASIL

Márcio Vicenzo

05/05/2021 - 21h32

Lula não volta. Vá de reto PT e seus adjacentes.

Walter Benjamin

05/05/2021 - 20h52

Digno de nota o desempenho pífio de Ciro Gomes: conseguiu a proeza de ser o político mais rejeitado do Brasil mesmo no RS, com 65% de reprovação e apenas 20% de aprovação. Mas não aprende…. Vai seguir destilando ódio e só vai ficar satisfeito quando bater 1% numa disputa presidencial, que nem a Marina

Batista

04/05/2021 - 20h33

Nada que o ‘Paraná’ não resolva.

    Paranaense

    04/05/2021 - 21h46

    Pois é. Nós geralmente compensamos essas gauchices no sul do Brasil.

      Alexandre Neres

      05/05/2021 - 13h44

      Haja vista o triste fim que levou a República de Curitiba. Snif

        Paranaense

        06/05/2021 - 09h31

        A tal república de ctba havia resolvido um grande problema do Brasil. Voltou a ser a MMM q era por causa de gnt escrota de fora do Sul. Escrota igual algum Alexandre Neres da vida……..

Kleiton

04/05/2021 - 16h48

Lula já disse se será candidato ?

    Gilmar Tranquilão

    05/05/2021 - 10h08

    O gado pira kkkkkk

      XTZ Yamaha

      06/05/2021 - 13h01

      O gado já tá mugindo de desespero. Melhor jair se acostumando.
      Se Lula candidatar-se vai ser eleito e vai em pessoa pegar Bolsonaro pelo pescoço.


Leia mais

Recentes

Recentes