Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Salles e presidente do Ibama são alvos de operação da PF

Por Redação

19 de maio de 2021 : 08h43

Na manhã desta quarta-feira, 19, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, são alvos de uma operação que apura a exportação ilegal de madeira da Floresta Amazônica para Estados Unidos e Europa.

A PF cumpre 35 mandados no Distrito Federal, Pará e São Paulo que também inclui endereços residenciais de Salles na capital paulista, no imóvel funcional em Brasília e no gabinete da pasta de Meio Ambiente no Pará. Ao todo, são 160 agentes envolvidos na operação.

A operação foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também carimbou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles. Já o mandatário do Ibama será afastado preventivamente e mais nove agentes que ocupam cargos e funções de confiança nos órgãos.

Moraes também determinou a suspensão imediata do decisão emitida em fevereiro do ano passado que autorizava a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

“Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020”, disse a PF.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ronei

19 de maio de 2021 às 09h20

A casa tá caindo pra esse mocassim que anda.

Responder

Deixe um comentário